sexta-feira, 30 de junho de 2023

Versículo do dia

 

Versículo do dia



Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR?

GABRIELA ROCHA - ME ATRAIU (AO VIVO)


 

PÃO DIÁRIO - 01/07/2023 - Simulador de voo

 



Simulador de voo

Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim… —João 16:33

Quando pilotos de avião estão em treinamento, gastam muitas horas em simuladores de voo. Estes simuladores dão aos estudantes a chance de experienciar os desafios e perigos do voo em uma aeronave — mas sem o risco. Os pilotos não precisam sair do chão e caso colidam durante a simulação, podem calmamente sair andando.
Simuladores são ferramentas de ensino fantásticas — úteis no preparo de um piloto aspirante para assumir o comando de uma aeronave verdadeira. Os dispositivos, no entanto, têm uma deficiência: criam uma experiência artificial em que a pressão de controlar uma cabine verdadeira não pode ser totalmente reproduzida.
A vida real é assim, não é? Não pode ser simulada. Não há um ambiente seguro, livre de risco em que possamos experimentar os altos e baixos da vida e sairmos ilesos. Não se pode escapar dos riscos e perigos de se viver num mundo conturbado. É por isso que as palavras de Jesus são tão tranquilizantes. Ele disse: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (João 16:33).
Embora não possamos evitar os perigos da vida em um mundo decaído, podemos ter paz por meio de um relacionamento com Jesus. Ele garantiu a nossa vitória final.
— Bill Crowder

Leia: João 16:25-33 


Examine: A Bíblia em um ano: Jó 1-2;Atos 7:22-43


Considere: Não há vida mais segura do que uma vida entregue a Deus.

As dimensões da paz

 






“Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti” (Is 26.3).

O homem é um ser em conflito: conflito com Deus, com o próximo e consigo mesmo. O homem é uma guerra civil ambulante. O pecado arruinou seu corpo, sua mente e sua alma. O mundo é um barril de pólvora porque o homem não está em paz. Ele precisa de paz. Mas, que paz?

Em primeiro lugar, paz com Deus. “Justificados, pois, mediante a fé temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 5.1). O pecado é o maior mal, pois nos priva do maior bem. O pecado faz separação entre o homem e Deus. O pecado separa o homem de Deus agora e para sempre. O homem não pode limpar-se de seus pecados. Nenhuma religião tem poder para perdoar pecados. Portanto, o Deus ofendido procurou o homem ofensor. Deus mesmo tomou a iniciativa de nos reconciliar consigo mesmo por meio de Cristo. O Filho de Deus veio ao mundo como nosso substituto. Deus lançou sobre ele a iniquidade de todos nós. Ele carregou sobre o seu corpo, no madeiro, os nossos pecados. Ele pagou a nossa dívida e morreu a nossa morte. Agora, os que estão em Cristo estão quites com as exigências da lei e com as demandas da justiça. Fomos justiçados. Estamos reconciliados. Não pesa mais sobre nós, que cremos em Cristo, nenhuma condenação. Temos paz com Deus!

Em segundo lugar, paz com o próximo. “Se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens” (Rm 12.18). Ao desfrutarmos da paz com Deus, precisamos ser agentes da paz com o próximo. Aqueles que foram reconciliados com Deus precisam se reconciliar com os seus irmãos. Em vez de cavarmos abismos de mágoa, devemos construir pontes de reconciliação. Em vez de criarmos divisões, devemos ser aliviadores de tensões. Em vez de jogarmos uma pessoa contra a outra, devemos ser pacificadores. Em vez de sermos o estopim dos conflitos, devemos trabalhar pela preservação da unidade e pela promoção da paz. Em vez de guardar ressentimento, devemos exercitar o perdão. Em vez de sermos os iniciadores de conflitos devemos ter paz com todos os homens.

Em terceiro lugar, paz com nós mesmos. “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus” (Fp 4.7). Aqueles que têm paz com Deus desfrutam da paz de Deus. Paz com Deus não é um sentimento, mas um relacionamento certo com Deus. Aqueles que foram reconciliados com Deus experimentam a paz de Deus. Essa paz interior, entretanto, não é apenas uma emoção, mas, sobretudo, uma pessoa. Nossa paz é Jesus. Aqueles que conhecem a Jesus, podem cantar nas noites mais escuras da alma. Aqueles que são salvos por Jesus e vivem em paz com os irmãos, experimentam uma paz que excede todo o entendimento. Essa paz não é simplesmente presença de coisas boas nem apenas ausência de coisas ruins. Essa paz é o governo de Cristo em nosso coração. Essa paz coexiste com a dor. Está presente nas tempestades da vida. Sustenta-nos nos vales mais escuros. Consola-nos na hora do choro mais amargo.

Você já tem paz com Deus? Seus pecados já foram perdoados? Você tem a alegria de ter seu nome escrito no livro da vida? Você está em paz com todos os homens? Há ainda alguma mágoa em seu coração? Hoje é o tempo oportuno para você fazer uma assepsia em sua alma e lancetar os abcessos do seu coração. Agora é a hora de perdoar e pedir perdão e ter paz com o seu próximo. Você está desfrutando da paz de Deus? Tem recebido o consolo do Altíssimo? Tem experimentado o conforto do Espírito no meio das lutas? É tempo de você tomar posse de todas as dimensões da paz: paz com Deus, paz com o próximo e paz com você mesmo!



Por Rev. Hernandes Dia Lopes

quarta-feira, 28 de junho de 2023

Versículo do dia

 

Versículo do dia



Jesus, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis.

Marcos 10:27

PRA SEMPRE | PORQUE ELE VIVE - GABRIEL GUEDES


 

PÃO DIÁRIO - 29/06/2023 - Visão eterna

 



Visão eterna

…não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem… —2 Coríntios 4:18

No mês passado, recebi uma boa notícia no meu exame de vista — a minha visão à distância melhorou. Bem, pensei que era uma boa notícia até que um amigo me informou: “A visão à distância pode melhorar à medida que envelhecemos, a visão de perto pode diminuir.”
O relatório me fez pensar em outro tipo de melhor visão à distância, a qual observo em alguns cristãos. Aqueles que conhecem ao Senhor por um longo tempo ou que já passaram por grandes provações parecem ter uma melhor visão celestial do que o restante de nós. A visão à distância “eterna” deles ficou melhor e a visão de perto “terrena” está diminuindo.
Como o apóstolo Paulo teve esse tipo de visão eterna, ele encorajou a igreja em Corinto: “Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação […] porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas” (2 Coríntios 4:17-18).
Por enquanto, nós lutamos com a nossa “visão”. Há uma tensão entre desfrutar tudo o que Deus nos tem dado nesta vida, mas ainda acreditar no que o teólogo Jonathan Edwards disse sobre o nosso futuro: “Ir para o céu, para apreciar a Deus totalmente, é infinitamente melhor do que as acomodações mais agradáveis aqui.“ Vê-lo trará a visão perfeita.
— Anne Cetas


Leia: 2 Coríntios 4:16-5:8 

Examine: A Bíblia em um ano: Jó 28-29;Atos 13:1-25

Considere: Mantenha os seus olhos fixos no prêmio.

O ENCONTRO COM DEUS

 

Resultado de imagem para o encontro com deus


E eis que o SENHOR estava em cima dela e disse: Eu sou o SENHOR, o Deus de Abraão, teu pai, e o Deus de Isaque. Esta terra em que estás deitado ta darei a ti e à tua semente.Gênesis 28.13
  

Jacó jamais pensara no que veria por ser obediente ao Senhor. Em sua caminhada rumo a Padã-Arã, passou por Betel, chamada anteriormente de Luz, e maravilhou-se com o sonho que teve, no qual uma escada era posta entre a Terra e o Céu. Observou que anjos de Deus subiam e desciam, e o Senhor estava em cima dela. O seu coração deve ter-se alegrado muito, principalmente quando Deus falou com ele, dizendo ser o Deus de Abraão, seu avô, e de Isaque, seu pai.

O obediente filho de Isaque queria passar a noite repousando para continuar sua caminhada na manhã seguinte. Porém, o Senhor pensava diferente. Era hora de Se revelar a quem seria ancestral de Jesus segundo a carne; então, deu-lhe esse sonho. A pedra posta como cabeceira simbolizava sua fé em Deus, e a escada – colocada por Deus –, uma ligação provisória do Altíssimo com ele.

No passado, Deus falava de diversas maneiras aos Seus servos, e o sonho era uma delas. Inclusive, às vezes, a pessoa sonhava acordada, como se estivesse tendo uma visão. Hoje, embora Ele nos fale por meio de Sua Palavra, muitas vezes também faz uso de sonhos e visões abertas para nos dirigir no caminho onde devemos andar. O importante é que o meio que achamos que Ele está utilizando não contradiga os registros bíblicos, pois, se o fizer, tal manifestação não provém do Pai celeste. Amém?

No sonho de Jacó, a escada tinha o Senhor na parte de cima e era diferente da Torre de Babel, a qual Ninrode tentou construir para tocar os Céus – pura insensatez (ver Gênesis 11). O Altíssimo Se identificou como o Deus de Abraão, seu pai, e de Isaque. No entanto, na verdade, Abraão era seu avô. O Senhor teria Se enganado? Não. Ele agiu dessa forma para que o avô dele fosse o seu referencial. Hoje, independentemente da sua origem, o seu exemplo é Jesus.

Deus considerou que Jacó, ao se deitar na terra, estava tomando posse dela, garantindo que seria dada a ele e à sua semente. Jacó não pediu isso, mas sabia das promessas feitas a Abraão e à sua semente, a qual, evidentemente, ainda estava para nascer. Nós somos herdeiros dessa promessa que vai muito além da terra física, mas engloba todas as bênçãos das Escrituras. Tome posse delas pela fé, pois já lhe pertencem.

Os membros do Corpo de Cristo são a semente de que trata o diálogo de Deus com Jacó. Já somos milhões em todo o mundo, mas seremos como o pó da terra. Há de vir um avivamento tão tremendo, que multidões se converterão. A glória da última casa será maior do que a da primeira (Ag 2.9). O que aconteceu no início da Igreja não é nada comparado ao que o Senhor fará nos últimos dias. Prepare-se para esse varrer de poder que sacudirá os quatros cantos do mundo. Todos serão benditos em Cristo. Aleluia!

O Senhor falou claramente que seria com Jacó onde quer que ele fosse, pois não o deixaria até ele realizar o que lhe tinha dito. O sonho o levou a confessar que Deus estava ali, embora ele não o soubesse (Gn 28.16). O Altíssimo está na Palavra revelada. Ao crer, você verá a glória dEle (Jo 11.40).

Em Cristo, com amor,





R. R. Soares

terça-feira, 27 de junho de 2023

Versículo do dia

 

Versículo do dia



E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito

Efésios 1:5

O Fogo Nunca Dorme (Clipe Oficial) - Alessandro Vilas Boas | Som do Reino


 

PÃO DIÁRIO - 28/06/2023 - Problemas com água



Problemas com água

…não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. —Romanos 13:1

A nossa família da igreja estava empolgada para ver o trabalho em nosso novo santuário começar. A cada Terça-feira olhávamos ansiosos para o grande buraco no chão. Mas o progresso parecia lento.
Tudo se resumiu à água: excesso em um lugar e menos do que o necessário em outro. O problema era uma fonte subterrânea. A construção não podia continuar até que os inspetores estivessem satisfeitos com a água sendo direcionada para longe do terreno. Ao mesmo tempo, oficiais municipais disseram que não tínhamos água suficiente chegando até o edifício para abastecer um sistema de irrigação — então novos cursos de água precisaram ser acrescentados. Nenhum de nós queria que o projeto fosse atrasado por estas decisões judiciais, mas percebemos que se as normas não fossem seguidas, enfrentaríamos sérios problemas no futuro.
Algumas vezes, reclamamos do governo e outros oficiais. Mas o devido respeito às autoridades honra a Deus. Paulo, que tinha seus problemas com aqueles que estavam no comando, escreveu: “Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores…” (Romanos 13:1). E mais adiante: “…Faze o bem e terás louvor dela [autoridade]” (v.3).
Conforme permitimos que o Espírito de Deus nos ensine, podemos ter uma atitude saudável em relação ao governo. É para o nosso bem, para o testemunho de nossa fé e, mais do que qualquer outra coisa, para a honra de Deus.
— Dave Branon

Leia: Romanos 13:1-7 

Examine: A Bíblia em um ano: Ester 9-10;Atos 7:1-21

Considere: O respeito por autoridade traz glória a Deus.

OUÇA OS MEMBROS DO CORPO

 






E aconselhou-se com o povo e ordenou cantores para o SENHOR, que louvassem a majestade santa, saindo diante dos armados e dizendo: Louvai o SENHOR, porque a sua benignidade dura para sempre.   2 Crônicas 20.21
  

Ninguém pode se considerar privilegiado, ainda que o Senhor o esteja usando de modo especial. O Todo-Poderoso nos coloca no Corpo de Cristo como quer. Porém, ninguém deveria perder as oportunidades que o cercam por fazer parte da família de Deus, pois grande é a graça sobre a sua vida. Ao se deixar conduzir pelo Espírito, você se torna parceiro dEle na redenção da humanidade. 

Ao se aconselhar com o povo, Josafá pôde entender o que todos sentiam de Deus. Isso faz uma diferença tremenda, pois, como Ele fala com todos segundo a fé, provavelmente muitos terão grandes revelações para nos dar. Jamais subestime um irmão em Cristo. O Consolador o considera peça importante na obra e lhe dá revelações úteis.

Não havia dúvida: o Altíssimo já estava à frente deles para lhes mostrar a Sua glória e levá-los à vitória. Da mesma forma, Ele opera no meio do Seu povo hoje. Impossível descrer do que Ele diz ou se deixar levar pelas mentiras do inimigo. O poderio do adversário para enfraquecê-lo é falso. Jamais se importe com o que ele diz. Ouça a voz do Altíssimo. 

Eles entenderam que tinham de partir para a batalha louvando o Todo-Poderoso, o qual havia garantido que a peleja era dEle. Sempre busque o Senhor até sentir que a sua luta está nas mãos dEle; então, louve a Deus. Josafá ordenou que os cantores fossem adiante dos armados, porque, desse modo, louvando o Onipotente, eles O teriam com eles. Em vez de se encher de medo do Inferno, louve até se encher de fé e poder.

O maior e mais perfeito escudo estava diante dos que empunhavam armas; afinal, ao louvar a Deus, eles O tinham como Aliado. Faça isso também; cante louvores ao Senhor, que o façam entender o poder da fé. Você só cai se deixar o diabo encher o seu coração com mentiras. Tudo o que você ouve de Deus é seu!

O louvor dos servos do Altíssimo tinha como base a declaração que a benignidade (a esperança bondosa e eterna do Onipotente) lhes dava. Preste atenção no amor dEle por você ao ouvir a pregação da Palavra. Isso vai levantá-lo e prepará-lo para viver nas alturas (Hc 3.19). Não deixe o inimigo assaltá-lo nem prejudicá-lo. Em Cristo, todo filho de Deus é mais do que vitorioso, por isso andará em retidão.

A virada que o Senhor deu em favor do reino de Judá ocorreu porque Josafá entendeu o toque divino e se voltou para buscar a Força de Israel. Deus pode fazer o mesmo por você, pela sua família e por tantos que buscarem a Sua face.

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

segunda-feira, 26 de junho de 2023

Versículo do dia

 

Versículo do dia




E eles serão meus, diz o Senhor dos Exércitos; naquele dia serão para mim jóias; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve.

ISAIAS SAAD - BONDADE DE DEUS (AO VIVO)


 

PÃO DIÁRIO - 27/06/2023 - Pairando sobre o nada

 


Pairando sobre o nada

Ele estende o norte sobre o vazio e faz pairar a terra sobre o nada. —Jó 26:7

Um mapa-múndi publicado pela sociedade National Geographic tem a seguinte notação: “A massa da terra é 6.6 sextilhões de toneladas.” E o que sustenta todo esse peso? Nada. O planeta em que habitamos gira em torno de seu eixo a 1600 km por hora conforme se move rápida e violentamente em sua órbita ao redor do sol. Mas é fácil um dado como esse não ser notado em meio a nossas preocupações diárias como saúde, relacionamentos e contas a pagar.
Jó, uma personagem do Antigo Testamento, ponderou repetidamente a criação de Deus em sua luta para compreender a estarrecedora perda de sua saúde, sua riqueza e seus filhos. “[Deus] estende o norte sobre o vazio…” Jó disse. “…faz pairar a terra sobre o nada” (Jó 26:7). Jó se maravilhava com as nuvens que não se partiam com o peso da água que carregavam (v.8) e o horizonte “…até aos confins da luz e das trevas” (v.10), mas a tudo isso referiu-se como “…apenas as orlas dos seus caminhos…” (v.14).
A criação em si não respondeu às perguntas de Jó, mas os céus e a terra indicaram-lhe o Deus Criador, o único que poderia responder com ajuda e esperança.
O Senhor que sustenta o universo “…pela palavra do seu poder…” (Hebreus 1:3; Colossenses 1:17) está no controle do nosso dia a dia. Experiências que parecem ser “lugares vazios” são sustentadas e cingidas pelo amor e poder do nosso Pai celestial.
— David C. McCasland

Leia: Jó 26:5-14 


Examine: A Bíblia em um ano: Ester 6-8;Atos 6


Considere: Quando refletimos sobre o poder da criação de Deus, vemos o poder do Seu cuidado por nós.

A ORAÇÃO QUE PREVALECE

 

Resultado de imagem para a oração que prevalece



Livra-me, peço-te, da mão de meu irmão, da mão de Esaú, porque o temo, para que porventura não venha e me fira e a mãe com os filhos.  Gênesis 32.11
  

A volta para Canaã estava sob o olhar de Deus, mas isso não significava que estava tudo calmo, do jeito que o homem gosta, pois o Senhor mostraria o Seu poder a Jacó, desde que ele fizesse a sua parte na batalha de oração. Na verdade, se o Altíssimo estiver dirigindo a situação, não há por que se preocupar com as ameaças, sejam do homem, do diabo ou até mesmo da falta de recursos. O Onipotente é poderoso para nos dar o necessário.

Não sabemos se Jacó orou para Deus repreender Labão, caso este fosse atrás dele para executar alguma maldade; porém, seu sogro foi advertido. Jacó, então, deparou-se com os servos que ele enviara a Esaú, o qual havia prometido matá-lo, a fim de avisá-lo que estava indo a Canaã. Ao saber que seu irmão mais velho iria ao seu encontro com 400 homens, ele teve medo e ficou agitado. No entanto, fez algo que mudaria todo o quadro.

Ele entrou em oração e falou com Deus sobre o que Ele lhe tinha ordenado, dizendo-lhe que lhe faria bem. Ele lembrou ao Senhor que, com o seu cajado, havia passado o Jordão e repartido o seu grupo em dois (v. 7). Orar confessando o que Deus nos tem feito faz a nossa fé crescer e atingir o coração do Todo-Poderoso. Não podemos clamar de modo tímido nem achar que não merecemos as operações divinas.

Jacó confessou que era menor do que todas as beneficências e toda a fidelidade que Deus havia tido para com ele (v. 10). Agora, o Senhor faria algo, mas a batalha ainda não estava ganha. Foi preciso que ele abrisse mais o coração; então, dirigido pelo Espírito de Deus, fez um pedido que não poderia deixar de ser atendido (v. 11). Jacó sabia que, caso não fosse contemplado, não sobreviveria.

A seguir, foi direto ao ponto e pediu que Deus o livrasse das mãos do seu irmão, pois conhecia a índole de Esaú. Disse ainda que temia que ele acabasse com a sua vida e a de sua família. Jamais brinque com as ameaças de quem está a serviço do demônio, pois, em um ímpeto, ele pode lhe causar um grande prejuízo, inclusive tirar sua vida. Aquele servo de Deus precisava de libertação, e isso só o Senhor poderia proporcionar.

O herdeiro das promessas lembrou ao Altíssimo as seguintes palavras: Certamente te farei bem e farei a tua semente como a areia do mar, que, pela multidão, não se pode contar (v. 12). É bom não se esquecer de nenhuma declaração feita pelo Pai celeste a seu respeito, pois Ele cumpre o que promete. Jacó passou a noite em Maanaim e do que lhe veio à mão enviou presentes a Esaú (v. 2, 13). No entanto, o verdadeiro presente o Senhor daria, tirando o ódio do coração de seu irmão.

A agonia de Jacó era muito grande, por isso ele fez toda a sua família passar o vau de Jaboque (v. 22). Ele orou tanto, que um homem lutava com ele até o romper da manhã. Seu nome, então, foi mudado para Israel, pois lutou com Deus como príncipe e prevaleceu (v. 24-28). Além disso, o Senhor mudou o coração de Esaú, como também há de mudar tudo para que você seja atendido.

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

domingo, 25 de junho de 2023

Versículo do dia

 

Versículo do dia




Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

João 8:31,32

Cassiane e Bruna Karla - Recompensa (Ao Vivo) (Clipe Oficial MK Music)


 

PÃO DIÁRIO - 26/06/2023 - Pássaros gananciosos

 


Pássaros gananciosos

Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que […] superabundeis em toda boa obra. —2 Coríntios 9:8

Todos os anos quando penduro o bebedor para os beija-flores, os passarinhos começam a disputar um lugar. Apesar de haver quatro espaços disponíveis “à mesa”, os pássaros lutam por qualquer lugar que um de seus vizinhos esteja ocupando. A fonte de alimento em cada um dos lugares é a mesma — um reservatório de melado no fundo do bebedouro. Por saber que todos os bebedouros são iguais, balanço a cabeça ao ver a ganância dos passarinhos.
Mas então me pergunto, por que é tão mais fácil ver a ganância dos passarinhos e não a minha? Eu geralmente quero o lugar na “mesa de Deus” que pertence à outra pessoa, mesmo sabendo que todas as coisas boas vêm da mesma fonte — Deus — e que Seu estoque nunca se acabará. Já que Deus pode preparar uma mesa para nós na presença de nossos inimigos (Salmo 23:5), por que ficarmos preocupados com a ideia de que outra pessoa possa vivenciar aquilo que nós desejamos?
O Senhor é capaz de dar “…sempre, em tudo, ampla suficiência…” para que “…superabundeis em toda boa obra” (2 Coríntios 9:8). Quando reconhecermos a importância de nosso trabalho como ministros da graça de Deus (1 Pedro 4:10), deixaremos de lutar para tomar a posição de outra pessoa e seremos gratos pelo lugar que Ele nos deu para servir outros em Seu nome.
— Julie Ackerman Link


Leia: 2 Coríntios 9:6-15 

Examine: A Bíblia em um ano: Ester 3-5;Atos 5:22-42

Considere: O ressentimento vem ao olharmos para outros; o contentamento vem ao olharmos para Deus.

ABUNDÂNCIA DE BENS NO DESPOJO


Resultado de imagem para saquearam o despojo, porque era muito.


E vieram Josafá e o seu povo para saquear os despojos e acharam neles fazenda e cadáveres em abundância, como também objetos preciosos; e tomaram para si tanto, que não podiam levar mais; três dias saquearam o despojo, porque era muito. 2 Crônicas 20.25


Quando Deus dirige uma pessoa, ela vê tantas maravilhas que se compara a quem sonha (Sl 126.1). É preciso estar em comunhão com o Onisciente para não perder nada do que Ele dá. Ao nos fornecer a fé que opera em nós, o Senhor diz que pode resolver nossos problemas. Fique atento, porque, muitas vezes, o que Ele faz por nós é maior do que poderíamos pensar. Ele sabe encher de bens os Seus filhos.

Ao receber a notícia de que os amonitas, moabitas e os da montanha de Seir se confederaram para lutar contra Judá, o rei Josafá temeu, mas não se escondeu. Ele se apresentou ao Senhor pedindo-Lhe misericórdia. Toda vez que um exame clínico lhe parecer desfavorável, ore; se sentir algo ruim em seu coração, ore; se as circunstâncias provam não haver solução para o seu caso, ore. Deus ama atender aqueles que clamam a Ele dia e noite.

O rei seguiu as instruções que surgiam em seu coração, convocando o povo para pedir ajuda e apresentando-se diante do Altíssimo para suplicar por misericórdia. Era questão de orar e esperar pela resposta, a qual não tardaria. Deus sabia dos planos das nações que tramaram destruir Judá, mas também não Se esquecera da promessa feita ao Seu povo de atendê-lo quando ele O procurasse.

Deus falou pelo profeta Jaaziel. O falar divino significa que o pedido foi atendido. Assim, os habitantes de Judá louvaram o Criador e partiram para a batalha, que, como disse o Senhor, seria dEle. Ao olhar, só viram corpos, o que os alegrou muito, pois os inimigos se destruíram uns aos outros. Depois, os servos do Todo-Poderoso viram o despojo – as riquezas que seus desafetos haviam levado, que, agora, lhes pertencia. Fique atento, pois, ao acabar a sua luta, haverá um grande espólio para você.

A prosperidade foi tanta que foram necessários três dias para carregar tudo. Nem sempre os problemas surgem para o nosso mal, mas para sairmos das batalhas mais abençoados e prósperos. O despojo do passado é como um sinal das bênçãos que ganharemos por crer na derrota do inimigo. Afinal, como cooperadores de Deus, temos de ver a nossa recompensa por sermos fiéis.

Se algum mal surgiu, acerte-se com o Senhor e não sofra mais. Seja uma verdadeira bênção! Cada vez que é abençoado, você se torna doutor naquele assunto. Com a mesma consolação com que é consolado, você poderá consolar os atribulados. Em todos os assuntos, o Senhor não despede vazios os Seus servos. 

Livre-se de tudo o que o diabo lança contra você, principalmente dos desejos imundos. Só se deixe comandar pelo Onipotente. Ao estar bem com Deus, você ouvirá Suas sábias instruções. Ele é Varão de guerra; portanto, deixe-O lutar por você!

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

sábado, 24 de junho de 2023

Versículo do dia

 

Versículo do dia




Faze-me ouvir a tua benignidade pela manhã, pois em ti confio; faze-me saber o caminho que devo seguir, porque a ti levanto a minha alma.

Salmos 143:8

Aline Barros - Jeová Jireh (Clipe Oficial)


 

PÃO DIÁRIO - 25/06/2023 - Rochedo que abriga

 


Rochedo que abriga

Mas o Senhor é o meu baluarte e o meu Deus, o rochedo em que me abrigo. —Salmo 94:22


Certa vez, durante minhas férias, andei por todo o contorno da margem de um grande lago. Conforme me aproximava de uma pilha de cascalhos, percebi um pequeno refúgio entre as rochas e observei que uma pequena planta havia criado raízes ali. A planta parecia estar absorvendo a quantidade certa de luz solar e água e estava recebendo também algo mais: proteção. Nenhum aguaceiro ou tempestade de vento prejudicaria suas delicadas folhas.
O habitat seguro da planta me fez lembrar estes versos de um hino: “Rocha eterna, fendida por mim, quero me esconder em Ti.” Estas palavras expressam o que muitos de nós queremos quando nos deparamos com pessoas mal-intencionadas — pessoas definidas por orgulho, crueldade e uma falta de consideração com Deus (Salmo 94:4-7). Quando somos alvo do mau procedimento de alguém, podemos nos lembrar do testemunho do salmista: “Mas o Senhor é o meu baluarte e o meu Deus, o rochedo em que me abrigo” (v.22).
Como nossa rocha, Deus é fidedigno e forte. Como nosso baluarte, Ele pode prover segurança até que os problemas passem. O salmista lembra que: “…sob suas asas, estarás seguro…” (91:4). Tendo Deus como nosso defensor, não precisamos temer o que os outros farão. Podemos confiar que Deus nos dará auxílio quando a provação surgir.
— Jennifer Benson Schuldt

Leia: Salmo 94:3-23 

Examine: A Bíblia em um ano: Ester 1-2;Atos 5:1-21

Considere: Podemos encontrar refúgio na Rocha Eterna.

O ENCONTRO COM RAQUEL







E aconteceu que, vendo Jacó a Raquel, filha de Labão, irmão de sua mãe, e as ovelhas de Labão, irmão de sua mãe, chegou Jacó, e revolveu a pedra de sobre a boca do poço, e deu de beber às ovelhas de Labão, irmão de sua mãe.Gênesis 29.10

  

A vida de quem serve a Deus é cheia de bons incidentes, por isso os que confiam na direção dEle nunca devem desanimar nem pular etapas. Precisa esperar a direção de Quem é Onisciente – sabe tudo. Depois de ter ouvido da boca do Senhor as mais lindas promessas, Jacó se levantou de Betel e partiu para a terra dos filhos do Oriente. É preciso sempre se levantar e partir para o plano divino se cumprir e, então, seremos felizes. Aleluia!

No coração desse escolhido pelo Deus havia alegria e a certeza de que seria bem-sucedido na empreitada de encontrar a mulher certa para se casar. Jacó sabia que, ao ser dirigido pelo Todo-Poderoso, não erraria na escolha, pois seria guiado de modo infalível. Em Canaã, havia jovens lindas, mas despreparadas para o propósito do Senhor. No agir de Deus, os servos se realizam; logo, esperar a instrução dEle é o melhor.

Encontrar a sua metade deveria ser um dos principais objetivos da vida das pessoas, logicamente depois de buscar o Reino de Deus e a sua justiça em primeiro lugar (Mt 6.33). Sem uma família estável, um cônjuge confiável, o ser humano não se realiza totalmente. O Criador planejou que fosse assim; portanto, não se desvie dos caminhos apontados por Ele na Sua Palavra. Além disso, no final, o que importa é ter sido usado na obra pelo Autor dela.

Ao chegar às cercanias de Padã-Arã, o Senhor conduziu Jacó até um poço no campo, provando que seus passos estavam sendo dirigidos por Quem sabe de todas as coisas. Nós também precisamos encontrar um poço como esse, para que, como servos do Todo-Poderoso, tenhamos à nossa disposição a Água da Vida, Jesus. Não podemos fazer coisa alguma sem o amor, a graça e a misericórdia de Deus, e o segredo para conseguirmos isso é aguardarmos, na certeza de, um dia, ouvirmos: “Este é o poço!”.

Jacó observou os três rebanhos deitados perto do poço, o que para ele tinha grande significado. Aqueles que têm sede em todo o seu ser são como ovelhas  vivem tranquilas, mas precisam ser alimentadas, saciadas e bem cuidadas  e devem se encontrar próximos ao Senhor, o qual convida quem tem sede a ir até Ele e beber da água da vida (Ap 22.17).

Coincidência na fé não existe, mas, ao sentir que aquele poço seria o início da realização de sua vida, Jacó perguntou aos homens ao seu redor de onde eram e se conheciam Labão. Então, eles lhe mostraram Raquel, a qual se aproximava com suas ovelhas. Diante daquela cena, Jacó parou boquiaberto e percebeu naquela bela jovem o que ele foi de tão longe buscar. O coração dele se alegrou ao vê-la, e ele logo assumiu seu lugar ao revolver a pedra de cima da boca do poço e dar de beber àqueles animais.

A seguir, Jacó beijou a que viria ser a amada do seu coração e, levantando a voz, chorou. O seu choro era de alegria, como se dissesse: “Obrigado, Senhor! Valeu a pena esperar!”. Quem conhecer os desígnios de Deus não verá a sua esperança frustrada se confiar nEle. Aleluia!

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

sexta-feira, 23 de junho de 2023

Versículo do dia

 

Versículo do dia



Ai daqueles que nas suas camas intentam a iniqüidade, e maquinam o mal; à luz da alva o praticam, porque está no poder da sua mão!

Gerson Rufino - Louvor Raiz (DVD LOUVOR RAIZ)


 

PÃO DIÁRIO - 24/06/2023 - Jogar com dor

 



Jogar com dor

…pois, ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão… —Lamentações 3:32


O jogador do Hall da Fama de beisebol Gary Carter era cristão. Durante sua carreira de 19 anos, teve força e perseverança para competir dia após dia graças à sua fé em Deus. O escritor Andrew Klavan contou num artigo de um famoso jornal, logo após a morte do jogador aos 57 anos, por um câncer no cérebro, como Carter havia influenciado sua vida.
No fim da década de 1980, Klavan havia chegado ao fundo do poço. Pensava constantemente em suicídio. Foi quando ouviu uma entrevista que Carter concedeu após um jogo. Seu time tinha vencido e Carter colaborou, correndo o máximo que pôde num momento crítico do jogo. Perguntaram-lhe como conseguiu correr daquela maneira com os joelhos doloridos, e Klavan o ouviu dizer algo do tipo: “Às vezes você precisa jogar com dor.” Essa afirmação simples retirou Klavan de sua depressão. “Eu consigo fazer isso!”, ele declarou. Encorajado, encontrou esperança — e mais tarde passou a crer em Cristo.
A verdade consoladora por trás da afirmação de Carter vem do livro de Lamentações. Podemos enfrentar tristeza, dor e dificuldade, mas não temos que afundar em autopiedade. O mesmo Deus que permite nosso sofrimento também nos rega com Sua compaixão (Lamentações 3:32). Com o amor de Deus nos erguendo, podemos — se for necessário — “jogar com dor”.
— David C. Egner

Leia: Lamentações 3:1-3; 25-33 

Examine: A Bíblia em um ano: Neemias 12-13;Atos 4:23-37

Considere: Ou Deus lhe privará do sofrimento ou lhe dará graça para suportá-lo.

O VOTO DE JACÓ

 







E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer e vestes para vestir.Gênesis 28.20
  

O instituto do voto é sagrado, por isso ninguém deve ser levado a fazer uma promessa, a menos que esteja sendo dirigido pelo Altíssimo. Jacó entendeu que a visitação divina era o momento para fazer o voto da sua vida, tomando o Senhor como o seu Deus. A partir de então, ele Lhe serviria e contaria com a bondade dEle para ampará-lo e torná-lo quem Deus havia planejado. E ele o foi!

Quando o Senhor me chamou para iniciar um programa na televisão para mudar a face do Evangelho no Brasil, eu sabia que precisaria de muitos recursos para cumprir essa missão, pois esse veículo de comunicação é muito caro. Então, fiz um voto de jamais chorar diante do povo a fim de pedir ajuda financeira. Entendia que, se Deus estava nessa obra, Ele chamaria as pessoas certas para serem patrocinadoras dela. Aleluia, porque Ele assim fez isso!

Jacó entendeu sua chamada e se prontificou a dizer ao Senhor que Ele seria o seu Deus. Além disso, ele Lhe daria a adoração e o louvor, e o Altíssimo o guardaria de todo o mal. Os servos do Todo-Poderoso vivem em paz, desfrutam de saúde, bênçãos e nada os impede de tornar à casa do Pai. Quem O tem como o seu Deus nunca tropeça na caminhada; antes que seja tentado, ele já é avisado e guardado no amor divino.

A revelação que Deus lhe der funcionará como a casa do Senhor, onde você sempre O encontrará. Não perca as palavras dEle; por certo, na iluminação dada por Ele, há poder suficiente para elas se cumprirem. Deus precisa de quem queira sonhar os sonhos dEle e ver a ligação que Ele fez em seu favor. Assim, quando menos esperar, esse indivíduo será surpreendido com as grandezas da glória divina.

Seja fiel ao Senhor tanto na parte financeira como na obediência às ordens dEle. Jamais saia da presença de Deus, mas fuja das tentações do caminho. No final, você verá que a mão dEle sempre operará em seu favor. Faça do Altíssimo o seu Deus, sabendo que os Seus servos não têm falta de nada. Creia: sua vida será muito abençoada quando você também abençoar os outros.

Como Jacó, após a revelação, coloque-se de pé. Não fique mais deitado; esse tempo é só para o descanso e acerto com Deus. Faça o que Ele mandou e seja positivo. Tenha consciência de não estar debaixo da ordem de um homem, e sim do eterno Senhor. O plano para a sua vida é dEle, por isso é completo e cheio de infinito poder para fazê-lo vitorioso. Não se deixe iludir pelas tentações, pois, só pelo fato de serem do diabo, certamente, irão causar-lhe dano.

No entanto, se você já está de pé, seja responsável em tudo o que fizer para o Senhor e, por mais que alguma oferta do inimigo lhe chame a atenção, não se dê a nenhuma delas; o diabo só tem um foco: arrastá-lo para a perdição. Por outro lado, a  felicidade está garantida e bem guardada por Quem é perfeito. Portanto, vá até o fim na sua missão (Dn 12.13). Amém?

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

quinta-feira, 22 de junho de 2023

Versículo do dia

 

Versículo do dia




Quanto ao homem, os seus dias são como a erva, como a flor do campo assim floresce.

Passando por ela o vento, logo se vai, e o seu lugar não será mais conhecido.

Elaine Martins - Elaine Martins 20 Anos Ao Vivo (DVD COMPLETO)


 

PÃO DIÁRIO - 23/06/2023 - As palavras importam

 


As palavras importam

Nada acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor… —Deuteronômio 4:2

Kim Peek era um erudito (alguém com memória extraordinária) que memorizou todas as peças de Shakespeare. Durante uma execução de Noite de Reis, Peek percebeu que o ator havia pulado uma palavra de uma das falas. Peek levantou-se repentinamente e gritou: “Pare!”. O ator pediu desculpas e disse que não achou que alguém fosse se importar. Peek respondeu: “Shakespeare se importaria.”
Palavras importam. Mas, principalmente quando são as palavras do próprio Deus. Moisés alertou Israel: “Nada acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor…” (Deuteronômio 4:2). Moisés frequentemente lembrava Israel da misericórdia e da fidelidade de Deus a eles no passado. Mas ele também enfatizava a importância da obediência aos mandamentos de Deus conforme o povo se preparava para entrar na Terra Prometida. Ele lhes disse que a obediência resultaria em bênçãos de vida e uma rica herança (vv.39-40). Cada mandamento e regra tinham importância para Deus. O valor que Seu povo colocava na Palavra de Deus demonstrava o modo como o viam.
Hoje, valorizando a Palavra de Deus, manejando-a com cuidado e obedecendo aquilo que ali está dito, reverenciamos a Deus como Ele realmente merece.
— Marvin Williams

Leia: Deuteronômio 4:1-10 

Examine: A Bíblia em um ano: Neemias 10-11;Atos 4:1-22

Considere: A Palavra de Deus não precisa de acréscimos ou subtrações.

O ENCONTRO COM RAQUEL

 







E aconteceu que, vendo Jacó a Raquel, filha de Labão, irmão de sua mãe, e as ovelhas de Labão, irmão de sua mãe, chegou Jacó, e revolveu a pedra de sobre a boca do poço, e deu de beber às ovelhas de Labão, irmão de sua mãe.Gênesis 29.10

  

A vida de quem serve a Deus é cheia de bons incidentes, por isso os que confiam na direção dEle nunca devem desanimar nem pular etapas. Precisa esperar a direção de Quem é Onisciente – sabe tudo. Depois de ter ouvido da boca do Senhor as mais lindas promessas, Jacó se levantou de Betel e partiu para a terra dos filhos do Oriente. É preciso sempre se levantar e partir para o plano divino se cumprir e, então, seremos felizes. Aleluia!

No coração desse escolhido pelo Deus havia alegria e a certeza de que seria bem-sucedido na empreitada de encontrar a mulher certa para se casar. Jacó sabia que, ao ser dirigido pelo Todo-Poderoso, não erraria na escolha, pois seria guiado de modo infalível. Em Canaã, havia jovens lindas, mas despreparadas para o propósito do Senhor. No agir de Deus, os servos se realizam; logo, esperar a instrução dEle é o melhor.

Encontrar a sua metade deveria ser um dos principais objetivos da vida das pessoas, logicamente depois de buscar o Reino de Deus e a sua justiça em primeiro lugar (Mt 6.33). Sem uma família estável, um cônjuge confiável, o ser humano não se realiza totalmente. O Criador planejou que fosse assim; portanto, não se desvie dos caminhos apontados por Ele na Sua Palavra. Além disso, no final, o que importa é ter sido usado na obra pelo Autor dela.

Ao chegar às cercanias de Padã-Arã, o Senhor conduziu Jacó até um poço no campo, provando que seus passos estavam sendo dirigidos por Quem sabe de todas as coisas. Nós também precisamos encontrar um poço como esse, para que, como servos do Todo-Poderoso, tenhamos à nossa disposição a Água da Vida, Jesus. Não podemos fazer coisa alguma sem o amor, a graça e a misericórdia de Deus, e o segredo para conseguirmos isso é aguardarmos, na certeza de, um dia, ouvirmos: “Este é o poço!”.

Jacó observou os três rebanhos deitados perto do poço, o que para ele tinha grande significado. Aqueles que têm sede em todo o seu ser são como ovelhas  vivem tranquilas, mas precisam ser alimentadas, saciadas e bem cuidadas  e devem se encontrar próximos ao Senhor, o qual convida quem tem sede a ir até Ele e beber da água da vida (Ap 22.17).

Coincidência na fé não existe, mas, ao sentir que aquele poço seria o início da realização de sua vida, Jacó perguntou aos homens ao seu redor de onde eram e se conheciam Labão. Então, eles lhe mostraram Raquel, a qual se aproximava com suas ovelhas. Diante daquela cena, Jacó parou boquiaberto e percebeu naquela bela jovem o que ele foi de tão longe buscar. O coração dele se alegrou ao vê-la, e ele logo assumiu seu lugar ao revolver a pedra de cima da boca do poço e dar de beber àqueles animais.

A seguir, Jacó beijou a que viria ser a amada do seu coração e, levantando a voz, chorou. O seu choro era de alegria, como se dissesse: “Obrigado, Senhor! Valeu a pena esperar!”. Quem conhecer os desígnios de Deus não verá a sua esperança frustrada se confiar nEle. Aleluia!

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

quarta-feira, 21 de junho de 2023

Versículo do dia

 

Versículo do dia



Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.

Romanos 5:2

Momentos | Casa Worship (DVD Completo)


 

PÃO DIÁRIO - 22/06/2023 - Sem riscos

 


Sem riscos

Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. —Efésios 2:8


Recentemente, um colega compartilhou uma experiência pela qual eu pessoalmente não pretendo passar: o bungee-jump (salto com corda elástica). Achei que sua descrição foi fascinante e aterrorizante. Pensar em pular de cabeça de uma ponte a dezenas de metros do chão preso apenas por uma tira de borracha gigante não é minha concepção de divertimento. Mas o seu salto não foi desassistido. Ele descreveu não um, mas dois equipamentos muito resistentes que o garantiram a sua segurança. O cuidadoso projeto e os testes feitos nesses equipamentos deram-lhe enorme confiança para que pulasse no vazio.
Enquanto ouvia, ocorreu-me que para o cristão, viver em um mundo pecaminoso não é um “salto de fé” às escuras. Nós também temos um par de proteções que podem nos guardar mesmo nos momentos mais obscuros da vida. Em Efésios 2:8-9, Paulo escreveu estas palavras: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.”
É nesta dupla de equipamentos — a graça de Deus e a fé na obra consumada de Jesus — que nosso relacionamento com Deus repousa seguro. Na força destas provisões, a salvação não é um salto arriscado no vazio. É um exercício de confiança na palavra de Deus e em Seu amor e proteção infalível.
— Bill Crowder


Leia: Efésios 2:1-10 

Examine: A Bíblia em um ano: Neemias 7-9;Atos 3

Considere: Podemos esperar pela paz de Deus quando aceitamos a Sua graça.

A CONVERSA DO INIMIGO

 


 




Então, disse-lhes o rei do Egito: Moisés e Arão, por que fazeis cessar o povo das suas obras? Ide a vossas cargas.Êxodo 5.4
  

Jamais acredite no inimigo ou em quem serve a ele. Assim como de uma fonte de água salutar não jorra água amarga, da boca do diabo jamais sairá algo bom. Os argumentos dele são astuciosos, cheios de engano, e, se alguém entrar em contato com ele e lhe der ouvidos, embora seja em coisa mínima, já estará contaminado. Somente devemos ouvir o Filho de Deus, o qual é puro e humilde de coração.

O maligno engana qualquer ser humano que dialogar com ele. Os anjos foram feitos com mais capacidade do que os homens, e ele era Lúcifer – o portador de luz –, anjo com maior capacidade que os demais. Se você ceder à conversa dele, ele facilmente o iludirá, pois é mentiroso e pai da mentira. Quando buscamos a libertação de alguém, costuma-se perguntar ao demônio o que o fez entrar na vida de tal pessoa, mas não devemos fazer disso doutrina.

Faraó propôs um acordo a Moisés e Arão: eles podiam fazer os sacrifícios ao Senhor, desde que isso não atrapalhasse o povo no dever diário. Voltando aos dias de José, vemos que os israelitas não foram vencidos em uma guerra e feitos escravos de Faraó, mas recebidos como pessoas livres para viver decentemente naquela terra. O homem não veio ao mundo para se submeter ao diabo, mas, pelo pecado, tornou-se servo deste. Em Cristo, porém, há liberdade!

Na sinagoga em Cafarnaum, Satanás usou um demônio astuto para tentar confundir Jesus, dizendo que sabia quem Ele era, que o tempo de ele ser atormentado não havia se cumprido e o que fazia com aquele e com os demais cidadãos era assunto dele, pois havia ganhado esse direito. O Mestre não dialogou com o espírito maligno; ao contrário, deu-nos direção para não tentarmos convencê-lo, mas simplesmente expulsá-lo. É o que temos de fazer sempre.

Não ouça o diabo, pois você será confundido. Ouça o Senhor, e o que estiver errado em você sairá. As Escrituras dizem respeito a nós e não há nada de ruim hoje que não tenha sido predito. Nos registros bíblicos, há a saída perfeita para qualquer crise ou problema. Precisamos somente obedecer ao Senhor; desse modo, nós nos realizaremos. No Altíssimo, não há erro, apenas a verdade!

Os demônios são arrogantes, chegando a dizer a Jesus que não tinham nada a ver com Ele. Da mesma forma, tentarão barrar o seu ministério, mostrando as coisas “boas” da vida, que você é jovem e deve aproveitar esse tempo para “curtir” e “viver”. Se você deseja ser bem-sucedido aqui e por toda a eternidade, nunca descreia da Bíblia nem dê ao inimigo qualquer atenção, para não cair em suas mãos. Vigie e ore!

Não desista de alguém, mesmo que essa pessoa o massacre com palavras más. O adversário quer que continuemos pecando e deixemos os rebeldes se destruírem em transgressões. Em todo o tempo, seja uma testemunha da Verdade. Mostre a todos o certo e o errado e, então, você terá cumprido a sua missão.

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

Versículo do Dia

    Versículo do Dia Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos. Salmos 19:12