terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Versículo do dia

 

Versículo do dia




Disseram então os apóstolos ao Senhor: Acrescenta-nos a fé.

Lucas 17:5

Preto no Branco - Os Sonhos de Deus ft. Juninho Black, Lukão Carvalho, Eli Soares


 

PÃO DIÁRIO - 01/02/2023 - Riscos e resgate

 



Riscos e resgate

Saudai Priscila e Áquila, […] os quais pela minha vida arriscaram a sua própria cabeça. —Romanos 16:3-4


Grace Darling, a filha do zelador de um farol, viu um naufrágio e os sobreviventes perto da praia, no dia 7 de setembro de 1838. Ela e seu pai, juntos, corajosamente remaram seu barco por 1,60 km em águas agitadas para resgatar muitas pessoas. Grace se tornou uma lenda por seu coração compassivo e mão firme ao arriscar sua vida para salvar outros.
O apóstolo Paulo nos fala de outro homem e mulher que correram riscos para resgatar outros. Ele escreveu sobre Priscila e Áquila, seus colaboradores em Cristo, que “…arriscaram a sua própria cabeça; e isto lhes agradeço, não somente eu, mas também todas as igrejas dos gentios” (Romanos 16:4).
Não nos é dito exatamente a que “riscos” Paulo se referia, mas sabendo que espancamentos, aprisionamento, naufrágios e ameaças de morte eram tão comuns no ministério dele, não é tão difícil imaginar como este casal poderia ter se colocado em caminhos perigosos para ajudar o seu amigo. À primeira vista, o resgate de Paulo era mais importante para eles do que a sua própria segurança.
Resgatar os outros — seja do perigo físico ou espiritual — geralmente vem com um risco. Mas quando corremos o risco por alcançar aos outros, refletimos o coração do nosso Salvador que desistiu de muito por nós.
— Dennis Fisher

Leia: Romanos 16:1-7

Examine: A Bíblia em um ano: Salmos 129-131;1 Coríntios 11:1-16

Considere: Se você já tiver sido resgatado, terá o desejo de resgatar os outros.

COM SIMPLICIDADE E SINCERIDADE

 


Resultado de imagem para COM SIMPLICIDADE E SINCERIDADE  com Deus


Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que, com simplicidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria carnal, mas na graça de Deus, temos vivido no mundo e maiormente convosco.    2 Coríntios 1.12

Além de termos a glória de Deus sobre nós, usufruímos do privilégio de termos sido criados à imagem e semelhança dEle. Por isso, podemos viver na presença do Senhor e fazer a Sua vontade. Muitos não dão valor ao que o Criador os fez ser e, por isso, entesouram ira para o Dia do Juízo. Por que não proceder corretamente, em vez de se envolver com obras malignas? Quando a condenação vier, não haverá quem o livrará da culpa.

Toda pessoa que vem ao mundo e, principalmente, aquele que se converte e passa a ser membro do Corpo de Cristo, tem uma glória por trás da sua vida. Ela não andará com Deus somente aqui na Terra; na eternidade, estará continuamente em Sua presença, e, então, quando as coisas ruins da Grande Tribulação começarem a ocorrer, ela será poupada. Porém, quem prefere a vida de pecado ou não quer se submeter ao Criador amargará a Sua ira.

Uma coisa importante a observar é o testemunho da consciência. Com ele, vivemos bem; sem ele, não conseguimos desfrutar de um viver pleno nesta Terra nem no porvir, porque estaremos longe do Altíssimo e seremos afligidos por todos os tipos de obras malignas. Enquanto estivermos aqui, teremos a oportunidade de nos libertar dos erros, mas quem chegar ao Juízo carregando pecados não perdoados, seguirá para o suplício eterno. Misericórdia!

O testemunho da consciência do cristão demonstra se, com simplicidade e sinceridade de Deus, ele tem servido ao Senhor. Ora, além do que a má consciência hoje faz com a pessoa que errou e não se arrependeu – e isso é muito sofrido –, o que ela fará com os condenados à perdição eterna será muito grave. Eles confessarão o tempo todo que se deixaram enganar e, por isso, merecem ser abrasados pelas chamas eternas.

A sabedoria dada pelo Evangelho não é carnal, mas celestial. Não temos de dar ouvidos às propostas do diabo. É nosso dever desfrutar da salvação e das inúmeras e variáveis bênçãos colocadas na nossa conta; assim, de uma hora para outra, nós nos libertaremos do sofrimento. Andando com Deus, só temos a ganhar, pois Seu favor nunca nos abandonará.

Quem vive na graça de Deus jamais se arrepende de ter escolhido Jesus e a salvação. Já os que se tornaram imundos por não aceitarem o lavar regenerador do Espírito Santo enfrentarão problemas de tentações, doenças e demais malefícios para todo o sempre. Não há como uma pessoa em sã consciência desprezar a Verdade e não ser oprimida pelo inimigo. Quem não é fiel ao Senhor vive sob maldição, mas os que vivem no Evangelho são livres.

Viva perto de Deus e você jamais conhecerá o que é pecado e aflição. O caos em que muitos se encontram pode ser desfeito. É possível não tropeçar nas coisas que o diabo coloca à sua frente. Não se deixe levar pelo mal, mas ajuste-se à vontade divina.

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Versículo do dia

 

Versículo do dia




Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.

2 Coríntios 9:7

Soraya Moraes | Deixa o Teu Rio me Levar


 

PÃO DIÁRIO - 31/01/2023 - Poder benéfico

 


Poder benéfico

…quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é […] dele… —2 Crônicas 16:9


O boxe e as competições de força masculina têm um aspecto exclusivo deles. Nestes eventos, os atletas competem individualmente para mostrar a sua força superior. É como uma queda de braço — você faz para provar que é a pessoa mais forte do lugar.
Um aspecto da glória de Deus é a sua onipotência. Mas como Ele mostra a Sua força? Ele não faz isso reorganizando as galáxias diante dos nossos olhos, mudando a cor do sol por capricho ou congelando um relâmpago como um troféu do Seu poder. Em vez disso, em Seu amor e compaixão a pessoas carentes como nós, Deus escolheu “…mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele…” (2 Crônicas 16:9).
O padrão é o mesmo por toda a Escritura. Da divisão do Mar Vermelho, o milagre do maná no deserto ao milagroso nascimento virginal e finalmente o poder da ressurreição, nosso Deus Todo-Poderoso escolheu demonstrar a Sua força para abençoar, preservar e proteger o Seu povo.
Tenha a certeza de Ele se alegra em mostrar-se forte nos desafios da nossa vida. E quando Ele provar o Seu poder em nosso favor, lembremo-nos de glorificá-lo!
— Joe Stowell

Leia: 2 Crônicas 16:6-13 

Examine: A Bíblia em um ano: Provérbios 13-15;2 Coríntios 5

Considere: Todas as promessas de Deus sustentam-se em Sua sabedoria, amor e poder.

AJUDANDO O SENHOR

 






Sabei, pois, que o SENHOR separou para si aquele que lhe é querido; o SENHOR ouvirá quando eu clamar a ele.  Salmo 4.3
  

Deus não tem prediletos, mas ama os que O amam. É importante ser aceito pelo Altíssimo como alguém que é obediente à Sua vontade. Sem dúvida, ao instruir você a fazer algo, Ele prontamente entrará em ação e o fará. São poucas as pessoas que entendem que servir ao Senhor não é somente dever dos pastores. Todos têm de arregaçar as mangas e partir para realizar o propósito divino. Se todos os salvos evangelizassem, Jesus poderia vir amanhã.

É preciso ter e cumprir os mandamentos. Sem isso, você se arrastará sem o amor de Deus. Não há nada mais triste para alguém que se diz convertido, mas não faz o que a Bíblia diz, descobrir que não há resposta da parte do Senhor para as suas petições. Os cristãos deveriam sempre estar bem na fé, e nunca em pecado. Mas, infelizmente, muita gente não dá importância para isso e, então, quando são atacadas, sofrem o dano. Vigie e ore!

Há muito mais preparado pelo Senhor do que já tivemos notícia. A Bíblia é um livro cheio de revelações que ainda não se tornaram conhecidas. Mesmo assim, a maioria dos que confessam ser de Cristo não têm parado para ver o quanto perdem por não obedecerem a Deus. Quem não pode ir aos campos missionários deve ajudar aqueles que estão indo. Há frentes de evangelismo em todas as partes precisando de auxílio.

Ser separado pelo Todo-Poderoso para fazer parte da Sua obra, além de ser algo de altíssimo privilégio pela nobreza da tarefa, significa viver longe do diabo. No entanto, quem conhece o seu chamado e nada faz, se não retomar essa posição, enfrentará sérios problemas no Juízo. Não podemos brincar com o destino eterno de milhões de pessoas que estão presas nas mãos do inimigo, a menos que queiramos pagar a conta. 

Os cumpridores das ordenanças de Deus descobrem que, além de viverem fora do alcance do mal, serão ouvidos quando clamarem. Essa é a parte mais linda da nossa missão, pois, ao orarmos por nós ou por outras pessoas, o Pai nos atende. Com isso, podemos mudar o destino delas, levando-as a encontrar o Salvador. A melhor decisão que fazemos na vida é dizer sim para o Senhor, pois Ele dirá sim ao que pedirmos segundo o Seu querer.

Estar em comunhão com Deus é bom em todos os sentidos. Ele não deixará de nos abastecer com o melhor que há nos Céus. Tudo é nosso, desde que estejamos ligados ao Pai, o qual garante que nos ouvirá quando clamarmos. Portanto, se você tem feito o certo, peça ao Senhor que aumente o seu entendimento do que é do agrado dEle e ore, pois Ele lhe atenderá.

Nós mostramos o modo como vivemos na fé em Cristo, se somos amados pelo Senhor ou se vivemos longe dEle. Se você nunca consegue cura e resposta às suas orações, e, mesmo clamando a Deus, não sente a presença dEle, está na hora de se examinar, pois, por certo, há algo errado em sua vida. O Onipotente tem prazer em ajudar quem crê nEle.

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

domingo, 29 de janeiro de 2023

Versículo do dia

  

Versículo do dia





Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.

Romanos 6:23

Sarah Farias - Tá Passando (Clipe Oficial MK Music)


 

PÃO DIÁRIO - 30/01/2023 - Preocupação

 



Preocupação

Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros… —João 13:34


Há algum tempo, escrevi um artigo sobre minha esposa Marlene e suas lutas com a vertigem. Quando foi publicado, eu não estava preparado para a forte onda de respostas de leitores oferecendo encorajamento, ajuda, sugestões, e principalmente demonstrando preocupação com o bem-estar dela. Estas mensagens vieram de todo o mundo, de pessoas de todos os tipos. Expressões de preocupação afetuosa por minha esposa, derramadas ao ponto de não conseguirmos nem começar a responder todas. Foi impressionante, da melhor maneira possível, ver o corpo de Cristo reagir à luta de Marlene. Ficamos e permanecemos profundamente agradecidos.
Em essência, é assim que o corpo de Cristo deve funcionar. A preocupação afetuosa por nossos irmãos e irmãs em Cristo torna-se a evidência de que experimentamos o Seu amor. Quando se dirigiu aos discípulos na Última Ceia, Jesus disse: “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos…” (João 13:34-35).
Marlene e eu experimentamos uma amostra do amor e da preocupação de Cristo naquelas cartas que recebemos. Que possamos demonstrar aos outros este tipo de amor com a ajuda do nosso Salvador e como meio de louvá-lo.
— Bill Crowder

Leia: João 13:31-35 

Examine: A Bíblia em um ano: Salmos 126-128;1 Coríntios 10:19-33

Considere: A altura de nosso amor por Deus é indicada pela profundidade de nosso amor uns pelos outros. —Morley

RECITE O DECRETO

 


Resultado de imagem para O SENHOR me disse: as promessas que tenho para ti eu as cumpro


Recitarei o decreto: O SENHOR me disse: Tu és meu Filho; eu hoje te gerei.Salmo 2.7
  

Cada promessa que lhe for dirigida será como um decreto de Deus para sua vida e, por isso, não deve ser desperdiçada. Imagine o Todo-Poderoso ordenar algo a seu respeito e você, simplesmente, não dar atenção a isso. Há gente desprezando o que o Senhor diz e, quando alguma perturbação chega, fica desesperada, tentando se lembrar do que foi dito, mas, muitas vezes, não consegue. Porém, Deus é por você!

Quando o Pai lhe envia uma promessa, Ele já está pronto para concretizá-la em sua vida. Após tomar conhecimento disso, passe a agir imediatamente como lhe foi dito. Era dessa forma que os irmãos do passado faziam quando enfrentavam as forças das trevas. Eles não demoravam a tomar as atitudes para obterem o que era deles e, em pouco tempo, eram atendidos e abençoados. O fiel sempre vence!

Preste atenção às palavras do Senhor, pois, sem dúvida, Ele operará o que prometer. A revelação é como um rumo novo e vivo que Deus abre para você e, nele, ninguém consegue andar (nem seu pai nem seu filho), porque é pessoal, dado especialmente a você. Para entrar e andar por ele, é preciso uma senha: a sua fé. Fique atento ao ler a Bíblia e ao escutar a pregação da fé.

O versículo em epígrafe fala do Senhor Jesus, do que Deus fez a Ele. Da mesma forma, você deve recitar o decreto em seu favor. Não há como as promessas divinas deixarem de acontecer; basta crer nelas. Cristo repetiu para Marta, irmã de Lázaro, o que lhe havia dito em uma de Suas reuniões. Embora ela tenha se esquecido do ensinamento dado, Cristo não Se esqueceu, e, se ela cresse, veria a glória de Deus (Jo 11.40). Ele honra o que diz!

Você deve pegar a declaração do Senhor e proferi-la sempre que precisar. Depois, creia no conteúdo dela, pois o Pai a realizará. Acostume-se a andar com Deus e fazer a vontade dEle; assim, você crescerá na fé. Por certo, Ele tem grandes obras para lhe mostrar ou fazer por você. Assuma todas em Nome de Jesus!

O que o Pai declara se tornará realidade para quem crer. Ainda que os Céus e a Terra passem, as palavras dEle jamais passarão (Mt 24.35). Deus não fala coisas que não ocorrerão, pois Ele não diria inverdades. Ao lhe revelar o Seu propósito, o Senhor o tem como cooperador dEle. Então, assumindo o que lhe foi dito, você descobrirá que esse é o segredo para ter o poder divino operando maravilhas. Agora mesmo, creia e seja abençoado!

Os decretos feitos sobre você nunca serão cancelados ou alterados. Sem dúvida, tudo o que Deus lhe disser será confirmado na íntegra. Não há como não ser bem-sucedido, se acreditar nas palavras do Senhor e exigir a sua realização. Você e Deus, agora, são parceiros na tarefa de fazer o bem. Amém?

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

sábado, 28 de janeiro de 2023

Versículo do dia

 

Versículo do dia




E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.

Lucas 19:9

Anderson Freire - A Igreja Vem / Porque Ele Vive (Ao Vivo)


 

PÃO DIÁRIO - 29/01/2023 - Misericórdia

 



Misericórdia

…o que confia no Senhor, a misericórdia o assistirá. —Salmo 32:10


Era quase impossível não ver o enorme outdoor com o fundo vermelho e enormes letras brancas que gritavam: “Este ano, milhares de homens morrerão de teimosia.” Depois, descobri que o outdoor era um de centenas que tinham como alvo os homens de meia-idade que tipicamente evitam as triagens médicas rotineiras e geralmente morrem de doenças que podem ser prevenidas.
O Salmo 32 lida com a doença espiritual — o pecado, a qual pode ser tratada por meio do reconhecimento honesto e arrependimento. Os primeiros cinco versículos expressam a angústia de esconder a nossa culpa e então celebra a jubilosa libertação de confessar as nossas transgressões a Deus e sermos perdoados.
Este salmo continua nos mostrando que o Senhor anseia que busquemos a Sua ajuda em momentos de dificuldade (vv.6-8) e recebamos a Sua orientação. “Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho” (v.8). Somos impedidos, no entanto, quando, em teimosia, nos recusamos a seguir a Sua direção e nos arrepender de nosso pecado.
A Palavra de Deus nos incita: “Não sejais como o cavalo ou a mula, […] os quais com freios e cabrestos são dominados; de outra sorte não te obedecem” (v.9). Ao invés de nos apegarmos ao nosso pecado, o Senhor nos oferece uma alternativa: quando confessarmos em humildade, Sua misericórdia nos cercará (v.10).
— David C. McCasland


Leia: Salmo 32 

Examine: A Bíblia em um ano: Salmos 120-122;1 Coríntios 9

Considere: O primeiro passo para receber o perdão de Deus é admitir que precisamos dele.

FERIDOS NA HONRA SUBJETIVA

 







Se, pelo nome de Cristo, sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória de Deus.     1 Pedro 4.14
  

Em muitos lugares, os convertidos pagam um preço alto. Por crerem em Jesus, eles são caluniados, perseguidos e mortos. A agressão se dá porque as demais pessoas não entendem o Evangelho. Com isso, sentem-se humilhadas, pois os cristãos não compactuam com as práticas pecaminosas delas e, ainda assim, são felizes e realizados em Cristo.

Jamais se chateie por ser afrontado. Se você não deve nada ao diabo, a calúnia que recai sobre a sua vida o torna bem-aventurado. Portanto, nunca pense em mover processo contra os que são usados pelo inimigo para entristecê-lo. O cristão tem a obrigação de orar, com todo o seu coração, para que seus perseguidores se convertam.

O melhor da festa é o repouso da glória de Deus sobre você, dando-lhe a certeza de que não fez nada para merecer a difamação ou outro ataque infernal. Lamentável seria se provassem que você é um homicida, ladrão, malfeitor ou desonesto. No entanto, se o que leva o mundo a maltratá-lo é o seu amor ao Senhor, chore e grite de alegria, pois você é bem-sucedido na fé.

Não temos de buscar pessoas que nos alegrem por nos maltratar, mas, se aprouve ao Pai nomear alguns para isso, podemos ganhá-los para a salvação. Então, em pouco tempo, aquilo que parecia prejuízo será uma grande bênção. Quem padece por seguir Jesus deve regozijar-se por ter sido escolhido pelo Altíssimo para participar da recompensa eterna.

Os injuriados devem glorificar a Deus no tocante aos seus sofrimentos, pois o Onisciente os escolheu para fazer uma obra bem maior do que pensam. Nada nos acontece sem ter sido estudado e permitido por Ele. Se erramos e não nos arrependemos, Satanás pedirá para nos peneirar (Lc 22.31 – ARA), e a permissão será dada. Se, porém, somos inocentes, a bênção será grandiosa.

O Nome de Jesus é soberano em nossa vida, pois, com Ele, vencemos o inimigo, entramos na presença divina para resolver uma situação e saímos com a solução. Contudo, esse Nome pode nos fazer sofrer injúrias por causa do poder que Ele nos dá. O tentador sabe que muitos não querem sofrer perseguição por amor a Deus. Por isso, ele tudo fará para que os que padecem em decorrência desse Nome desistam da fé.

Nunca se canse das aflições pelas quais tenha de passar por causa do Evangelho. O importante é que o Espírito da glória de Cristo repousa sobre você, e, com Ele sobre a sua vida, você pode exigir que as forças malignas caiam por terra e não o oprimam mais. A prova de que o Todo-Poderoso o escolheu é o amor dEle em você.

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Versículo do dia

 

Versículo do dia




E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.

Lucas 19:9

Vineyard - Meu Respirar (Breathe) - Nivea Soares


 

PÃO DIÁRIO - 28/01/2022 - A vontade de Deus

 


A vontade de Deus

O Senhor firma os passos do homem bom e no seu caminho se compraz. —Salmo 37:23


Nós, geralmente, estamos buscando a vontade de Deus; especialmente quando estamos numa situação difícil. Imaginamos: O que vai acontecer comigo agora? Devo ficar ou Deus me quer em outro lugar? A única maneira para ter certeza é fazer o que Ele lhe pede para fazer agora — o dever do momento presente — e esperar para que Deus revelo o próximo passo.
À medida que você obedecer ao que conhece, será fortalecido para dar o próximo passo e o próximo. Passo a passo, um de cada vez. É assim que aprendemos a caminhar com Deus.
Mas você diz: “Digamos que eu dê o primeiro passo. O que vai acontecer depois?”. É com o Senhor. A sua tarefa e a minha é obedecer hoje e deixar o futuro para Ele. O salmista disse que o “…Senhor firma os [nossos] passos…” (37:23). Tudo o que precisamos é da orientação para este dia. As instruções de amanhã em nada nos são úteis. George MacDonald disse: “Nós não compreendemos a página seguinte do livro de tarefas de Deus; vemos apenas a página diante de nós. Nem nos devem permitir virar a folha antes de aprendermos a lição.”
Se nos preocuparmos com a vontade de Deus e obedecermos todos os dias as orientações e alertas que Ele dá, se andarmos por fé e no caminho da obediência, descobriremos que o Senhor nos guiou neste dia. Como Jesus falou: “…o amanhã trará os seus cuidados…” (Mateus 6:34).
— david h. roper

Leia: Salmo 37:23-40 

Examine: A Bíblia em um ano: Provérbios 25-26;2 Coríntios 9

Considere: Abençoado é aquele que descobre o caminho que Deus está mostrando e o segue.

O REFRIGÉRIO DO SENHOR

 


Resultado de imagem para O REFRIGÉRIO DO SENHOR

Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.  Salmo 23.3
  

A alma é uma incógnita para muita gente. Os que mais chegam perto de uma definição dizem que as nossas emoções e os nossos sentimentos se encontram nela. Por ser parte integrante do nosso ser, o apóstolo Paulo disse que ela, o corpo e o espírito deveriam ser plenamente conservados para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo (1 Ts 5.23). Quem não se importar em preservá-la, no Grande Dia verá o prejuízo que teve. Então, por que deixá-la sem controle algum?

Como nosso Criador, o Senhor é o único que sabe refrigerá-la, tirando-a da pressão da tentação, pois conhece a nossa estrutura. Sem essa obra, não temos condições de enfrentar as provações com serenidade e confiança e, agitados pelas tensões da vida, somos capazes de proceder como os perdidos. O momento em que o salvo necessita ter paz é diante das provações.

Quando estamos inquietos, não conseguimos raciocinar nem meditar na Palavra. Então, por não sabermos que atitude tomar para nos livrar do erro, não repreendemos o inimigo como deveríamos. Porém, se deixarmos, o Senhor virá e nos refrigerará. Então, poderemos examinar o que o diabo está tentando fazer em nós e, ao orar, rechaçar seu ataque. Com a direção do Altíssimo, todos os casos têm solução.

A justiça divina possui muitas veredas – que estão dentro do verdadeiro Caminho: Jesus – e, se as trilharmos, não seremos responsáveis pela queda de alguém e, ao mesmo tempo, alegraremos o Senhor. É preciso sentir por onde deve ir para chegar à presença do Pai. Confie, pois Deus há de ajudá-lo a escolher o rumo para cada obra a ser feita.

Deixe o Todo-Poderoso conduzi-lo, porque, como os caminhos dEle são perfeitos, somente o que Ele indicar deve ser trilhado. Se seguir as orientações dEle, você se dará bem em tudo. Estar em comunhão com Deus é de grande valia. Agora, como ser ouvido na hora da tribulação, estando em pecado? O Senhor é bom para aqueles que O amam; portanto, ame-O.

Quem andar nas justiças divinas não tropeçará, não se envergonhará nem se frustrará; no entanto, os que as desprezarem jamais se acertarão na vida. Por mais que tentem, nunca conseguirão chegar até onde lhes foi determinado. Sem receber a boa direção e o poder do Altíssimo para caminhar, você fracassará.

Quando não souber pedir algo a Deus, clame em o Nome de Jesus, porque o amor do Senhor pelo Seu Nome O fará atender a sua petição. Quando Abraão parou o seu pleito em dez pessoas justas, pois concluíra que não havia uma sequer em Sodoma, Deus destruiu essa cidade (Gn 18.32). Mas, se tivesse perguntado se Ele a pouparia por amor do Seu Nome, provavelmente, teria o sim dEle.

Em Cristo, com amor,

quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Versículo do dia

 

Versículo do dia



E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.

Anderson Freire - Nada se Compara (Clipe Oficial MK Music)


 

PÃO DIÁRIO - 27/01/2023 - O que está em jogo?

 



O que está em jogo?

Ouve o conselho e recebe a instrução, para que sejas sábio nos teus dias por vir. —Provérbios 19:20


Arrisco ou não arrisco estaquear? Esta foi a questão com que Marília se deparou quando plantou uma muda no verão passado. O vendedor disse: “Estaqueie por um ano para ter apoio em caso de ventos fortes. Depois remova as estacas para que a muda desenvolva raízes profundas por si só.” Mas um vizinho lhe disse: “Estaquear pode fazer mais mal do que bem. A árvore precisa começar a desenvolver raízes fortes desde já, ou talvez nunca o faça. Em longo prazo, é melhor para o bem da planta, não estaquear.”
Questionamo-nos sobre essa questão também nos relacionamentos. Por exemplo, se alguém se meteu em apuros, nós o resgatamos “apoiando-o”, ou deixamos que essa pessoa desenvolva “raízes fortes” por conta própria, permitindo que enfrente as consequências de suas escolhas? Obviamente, isso depende do que parece ser melhor para a saúde espiritual da pessoa em longo prazo. O que o amor faz e quando o faz? O livro de Provérbios 19 oferece pensamentos opostos: devemos ter “pena” e oferecer ajuda (v.17), contudo há perigos em resgatar o outro porque você pode precisar fazê-lo novamente (v.19). Prover a ajuda correta requer sabedoria além da nossa própria.
Deus não nos deixou sozinhos. Ele nos dará a sabedoria quando lhe pedirmos. E conforme dependemos dele, nossas raízes também se aprofundarão nele.
— Anne Cetas

Leia: Provérbios 19:15-25

Examine: A Bíblia em um ano: Salmos 119:89-176;1 Coríntios 8

Considere: A verdadeira sabedoria olha para o mundo da perspectiva de Deus.

BOM EXEMPLO A SER SEGUIDO

 


Resultado de imagem para Como seria se todos fizessem a vontade de Deus



E, no terceiro ano do seu reinado, enviou ele os seus príncipes, a Ben-Hail, e a Obadias, e a Zacarias, e a Natanael, e a Micaías, para ensinarem nas cidades de Judá.  2 Crônicas 17.7
  

Josafá tinha ciência do que havia sucedido com o seu bisavô, Roboão, o qual não se preparou para servir ao Senhor e, por isso, foi um péssimo rei (em seus dias, houve a revolta de Jeroboão, que separou 10 das 12 tribos do reino de Davi). Por saber o resultado da atitude dos revoltosos – os quais, sem a direção de Deus, entregaram-se ao demônio –, Josafá enviou os seus príncipes para ensinar a Verdade ao povo.

Ao mandar os experimentados para doutrinar o povo na vontade de Deus, Josafá deu um passo certo, e isso agradou ao Senhor. Eles levaram o livro da Lei, pois não dá para desprezar o que está escrito na Palavra e ter sucesso. Muitos levitas acompanharam os príncipes, e isso ocasionou um verdadeiro avivamento em Judá. A resposta celestial para essa obra veio logo em seguida.

Deus abençoou Josafá de tal maneira, que todos os reinos não o provocavam nem guerreavam contra ele. Ao contrário, alguns filisteus, além de pagarem tributos ao rei, levavam-lhe presentes. O despertamento espiritual em Judá fez com que os inimigos estivessem em paz com ele e os tributários tivessem alegria em tê-lo como governante. O Senhor faz coisas inacreditáveis pelos Seus filhos.

Os arábios, por sua vez, se sentiam tão bem que lhe davam gado miúdo: sete mil e setecentos carneiros e sete mil e setecentos bodes (v. 11). O resultado disso fez o rei se engrandecer ao extremo (v. 12). Se os filhos de Deus aprendessem a servir ao Altíssimo, em pouco tempo, um verdadeiro avivamento vindo do Onisciente romperia no meio deles; então, eles se engrandeceriam extremamente. O Senhor não quer os Seus vivendo em escassez ou com problemas.

Como seria bom se Deus fosse o Senhor de todas as nações. Ao invés de guerra, teriam paz; em lugar da miséria, teriam prosperidade. Além disso, os abusos de crianças e das demais pessoas dariam lugar a um crescimento lindo e santo dos pequeninos em inocência; assim, as famílias viveriam bem. Não seria o Céu na Terra? É exatamente isso que o Pai quer que aconteça; para tanto, Jesus sofreu os nossos pecados e as nossas dores. Aleluia!

Comece por você a libertação da sua família, aprendendo e cumprindo os mandamentos do Altíssimo. Então, será amado pelo Pai e pelo Filho e, dessa forma, outros seguirão o seu exemplo. A mudança que gostaríamos de ver nas pessoas tem de começar em nós, porque o Senhor não pode usar vasos sujos ou contaminados pelo pecado. Prepare-se, hoje, para que Ele faça maravilhas na sua vida amanhã.

Onde já se viu os eternos inimigos do povo de Deus enviando presentes junto com o dinheiro do tributo? Se os arábios enviaram carneiros e bodes para que o povo escolhido fizesse festa, não dá nem para imaginar o que o Todo-Poderoso fará em sua vida, caso se mantenha fiel.

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Versículo do dia

 

Versículo do dia



E os errados de espírito virão a ter entendimento, e os murmuradores aprenderão doutrina.

Elaine Martins - Colhendo Frutos (Ao Vivo)


 

PÃO DIÁRIO - 26/01/2023 - O próximo capítulo

 


O próximo capítulo

…corramos, com perseverança […] olhando firmemente para […] Jesus… — Hebreus 12:1-2

Estêvão tinha quase 5 anos quando seu pai, o piloto missionário Nate Saint, e mais quatro homens foram assassinados em 1956, pela tribo Waodani no Equador. Mas como resultado do amor e perdão demonstrado pelas famílias dos homens mártires cresce, atualmente, uma comunidade de cristãos entre os Waodani.
Já adulto, Estêvão mudou-se novamente para o Equador e se tornou amigo de Mincaye, um dos homens que mataram seu pai. O lema de Estêvão é: “Permita que Deus escreva a sua história.” Ele diz: “Há muitas pessoas […] que querem escrever sua própria história e deixar Deus editá-la quando algo dá errado. Há muito tempo decidi permitir que Deus escrevesse a minha história.” Quando Estêvão sofreu um acidente grave em 2012, ele tranquilizou sua família: “Vamos permitir que Deus escreva este capítulo também.” Sua fé continua a sustentá-lo rumo à recuperação.
A história continua a desenrolar-se para todos os seguidores de Jesus Cristo. Nenhum de nós sabe como será o próximo capítulo de nossas vidas. Mas ao olharmos para Jesus e corrermos “…com perseverança, a carreira que nos está proposta…” podemos confiar nele — o autor e consumador da nossa fé (Hebreus 12:1-2). Jesus escreveu o início da nossa história, e escreverá o próximo capítulo, assim como o fim.
— Cindy Hess Kasper

Leia: Hebreus 12:1-11 

Examine: A Bíblia em um ano: Salmo 119:1-88;1 Coríntios 7:20-40

Considere: Permita que a sua vida conte a história do amor e da misericórdia de Cristo ao mundo ao seu redor.

APERFEIÇOADO NA FRAQUEZA

 





E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.  2 Coríntios 12.9


Quando o Senhor lhe fala pela Palavra, ou diretamente, você deve crer, pois Ele jamais diria algo que não fosse de extrema necessidade. Na verdade, eu considero um sonho, ou uma palavra direta de Deus, como a última oportunidade para você abrir os olhos e não cair no “conto” do diabo. Por certo, antes de dar essa chance, o Altíssimo já lhe tem mostrado, pela leitura das Escrituras ou pela pregação, o que você deve fazer.

Paulo orava para que as provações que sofria diminuíssem, mas, como havia ouvido coisas que ao homem comum não era lícito saber, as bofetadas que o mensageiro de Satanás lhe dava eram necessárias. Como ele insistiu em pedir que aquilo lhe fosse tirado, o Senhor disse que não. Para Deus, a graça que Ele havia dispensado ao apóstolo era o bastante, para que continuasse fiel, sendo um servo santificado em todos os momentos.

O apóstolo precisava estar fraco para que o poder divino se aperfeiçoasse nele. O Senhor sabe lidar com cada salvo. Se for preciso que passemos por provas difíceis, a fim de que não nos desviemos e, ao mesmo tempo, cumpramos a nossa vocação com fidelidade e amor, Ele nos dará a graça para suportar a preciosa lição. Tendo o Todo-Poderoso cuidando de você, jamais se dê a algum tipo de preocupação ou lamento.

Ao ouvir do Altíssimo que a graça era tudo de que ele precisava, Paulo respondeu que se gloriaria em suas fraquezas de boa vontade. Não importa onde você foi colocado, e sim se o Senhor está com você. Agora mesmo, se tem reclamado ou murmurado contra situações que o fazem sofrer, entre em oração e diga a Deus que aceita o que Ele considera melhor para você. Assim, você Lhe agradará!

O preço pode ser alto, mas o importante é o poder de Cristo habitando em sua vida. Com ele, você fará tudo para obter alívio, mesmo nas provas mais duras. Não há nada pior do que viver de modo derrotado, sendo humilhado por falta de autoridade sobre o maligno. A Verdade tem de ser atendida e crida como acontecia com Jesus. Em qualquer situação, fique fiel à direção do Senhor.

Por ter sido obediente, Paulo completou a carreira e guardou a fé (2 Tm 4.7). Se tivesse desanimado ou desistido de pregar por causa das dificuldades que enfrentava, ele teria se arrependido. Não deixe nada tirá-lo do projeto de Deus. Por amá-lo, o Senhor tem sido paciente, para que você conclua a carreira que lhe foi proposta, sem perder a fé. Um dia, você agradecerá pelo amor que lhe foi dispensado.

Não vai demorar, mas depende do modo como você se comporta e do que imagina. Ora, tudo o que lhe tem acontecido traz uma lição que não deve ser jamais desperdiçada. Por causa da obediência do apóstolo, Deus ainda hoje nos fala pelo que ele escreveu.

Em Cristo, com amor,






R. R. Soares

terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Versículo do dia

 

Versículo do dia




Vim lançar fogo na terra; e que mais quero, se já está aceso?

Lucas 12:49

Voz da Verdade - "Sou um Milagre"


 

PÃO DIÁRIO -25/01/2023 - Está comigo

 


Está comigo

O Senhor está comigo; não temerei. —Salmo 118:6


Após a pequena atleta olímpica, Gabby Douglas, ganhar duas medalhas de ouro nos jogos de Londres 2012, ela fez a seguinte proclamação: “Deus nunca falhará com você. Ele está sempre ao seu lado.”
Algumas vezes este tipo de afirmação feita por um atleta pode ser mal compreendida. Pode ser interpretada como se significasse que se estou competindo contra você num campeonato e tenho a ajuda de Deus, não há como perder. Mas se recorremos ao Salmo 118:5-6, entendemos o que essa afirmação realmente significa. O salmista escreveu: “Em meio à tribulação, invoquei o Senhor, e o Senhor me ouviu e me deu folga. O Senhor está comigo; não temerei.”
Outra versão também traduz o versículo 6 como “O Senhor está comigo…” (NVI). É a ideia de que quando o problema surge em nossas vidas, Deus, que é cheio de misericórdia e amor (que “dura para sempre”, v.4) sempre estará atento a nós e proverá a proteção de que precisamos.
Não precisamos ser um campão olímpico para valorizar este tipo de atenção divina. Precisamos desta atenção quando a economia vacila e as nossas finanças não são suficientes. Precisamos desta atenção quando um relacionamento significativo se desfaz. Não importa qual seja a nossa situação, como seguidores de Cristo sabemos onde encontrar ajuda. “O Senhor está comigo.”
— Dave Branon


Leia: Salmo 118:1-6 

Examine: A Bíblia em um ano: Salmos 116-118;1 Coríntios 7:1-19

Considere: Deus está conosco em meio às provações.

DEUS ATENTA PARA OS HUMILDES

 





  



Ainda que o SENHOR é excelso, atenta para o humilde; mas ao soberbo, conhece-o de longe.   Salmo 138.6
  

Muitas pessoas ainda não pararam para examinar a atitude do Senhor em relação aos humildes. Esse versículo diz que Deus presta atenção em quem tem esse predicado. Isso significa que, se eu quiser os olhos do Altíssimo sobre mim, para me ajudar e dar direção e vitória, devo buscar a humildade e fazer dela vestimenta para a minha vida. O contrário também é verdadeiro, mas, como eu quero ser visto por Ele, já sei o que fazer.

A vantagem de ter essa qualidade é grande, porque, segundo a Palavra, a pessoa que a possuir obterá honra. Ora, se almejo a proteção de Deus contra os ataques do império das trevas, devo me submeter à vontade divina. Então, no momento certo, quando eu precisar de resposta à minha oração, serei ajudado. A pior coisa é a pessoa não ser honrada na sua fé – não ter a sua determinação cumprida.

Quando Deus nos concede o título de humildes, nós nos igualamos a Jesus, o qual afirmou possuir essa virtude (Mt 11.29). Ora, se pretendo ser como o Mestre, fazer o que Ele fez e ter o mesmo sucesso obtido por Ele, o único modo é colocar-me diante do Pai e pedir o Seu auxílio. A simplicidade tem de ser a sua principal busca diante do Senhor. Assim, o demônio da infidelidade, da desonestidade e de outros pecados não o visitará.

A ordem era informar à filha de Sião sobre a vinda do seu Rei, humilde e assentado sobre uma jumenta e sobre um jumentinho (Mt 21.5). Veja, o Ser que criou todas as coisas, sabe tudo e nunca deixará de ser Deus veio ao mundo do modo mais lindo possível: sem qualquer imponência. Diante disso, por que vou desejar ser visto de outra maneira já que sou chamado por Ele para fazer a Sua vontade e exercer a autoridade sobre os demônios? Será que não desejo ser honrado?

O maior no Reino dos Céus não é quem grita, ostenta roupas de grifes ou possui muitos bens e faz de si uma propaganda. Na verdade, muitos pensam que são considerados grandes diante de Deus, mas, quando um problema os assalta ou uma doença os corrói, e eles pedem ao Senhor uma solução e essa não vem, percebem que não são especiais. Bom é ser humilde como uma criança para ser o maior no Reino dos Céus (Mt 18.4).

Não deixe a soberba entrar em seu coração, pois com ela vem a afronta, a desonra e as demais obras da carne (Gl 5.19-21). O Altíssimo conhece os arrogantes de longe, embora eles se esforcem para demonstrar a Ele que não são e Lhe agradar. No entanto, há quem pareça estar embriagado, pois, mesmo conhecendo a declaração do salmista, teima em andar de modo contrário à atitude esperada dos filhos de Deus. Por isso, quando ora para ser livre, não encontra resposta alguma.

A Palavra diz que o Senhor depôs os poderosos do trono (Lc 1.52), pois se deixaram levar pelas mentiras do inimigo, não respeitaram o próximo e riram da simplicidade alheia. Por essa razão, o clamor deles só seria atendido caso se convertessem de verdade. Vale a pena ser humilde, amém?

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Versículo do dia

 

Versículo do dia





Por que contendeis comigo? Todos vós transgredistes contra mim, diz o Senhor.

Wilian Nascimento e Jairo Bonfim - Soldado Ferido


 

PÃO DIÁRIO - 24/01/2023 - Um amigo em necessidade

 



Um amigo em necessidade

Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade. —1 João 3:18


Há pouco tempo, minha esposa Janet e eu compramos uma quantidade de carne de um amigo que cria gado numa pequena fazenda. Era mais barata do que a carne do mercado, e a guardamos no freezer para usarmos nos meses seguintes.
Então, uma tempestade de raios cortou a energia em nossa região. Nas primeiras 24 horas, sabíamos que o freezer manteria a carne congelada. Mas no segundo dia, ainda sem luz, começamos a nos preocupar.
Ligamos para um participante do nosso grupo de estudo bíblico para nos ajudar. Ele cancelou o seu compromisso e apareceu em nossa porta com um gerador para prover energia ao freezer. Ficamos gratos por ele ter nos ajudado e sabíamos que era por causa do amor de Cristo.
O ditado “o amigo na necessidade é amigo de verdade” teve um novo significado para nós. O apóstolo João nos lembra: “Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade (1 João 3:18). Às vezes, isso significa nos incomodarmos para cuidar dos interesses dos outros ou receber essa ajuda quando necessitamos. Afinal de contas, Cristo fez isso por nós; é uma bênção ser as Suas mãos e pés em amor uns aos outros.
— Dennis Fisher


Leia: 1 João 3:11-18

Examine: A Bíblia em um ano: Cântico dos cânticos 4-5;Gálatas 3

Considere: Quando amamos Jesus, amamos aos outros.

E se foi sem deixar de si saudades

 







“Era Jeorão da idade de trinta e dois anos quando começou a reinar e reinou oito anos em Jerusalém” (2Cr 21.5).

Jeorão era o filho mais velho do grande rei Josafá e neto de Asa. Embora teve outros irmãos, por ser o primogênito, foi o herdeiro do trono. Começou a reinar com trinta e dois anos e reinou oito anos. De todos os reis de Judá, nenhum teve um fim tão trágico. Não houve lágrimas em seu funeral nem saudade depois de sua morte. Na lápide de seu túmulo, poderia ter sido escrito: “E se foi sem deixar de si saudades” (2Cr 21.20). Jeorão fez muitas escolhas erradas na vida. Essas escolhas transformaram-no num monstro e numa ameaça à sua família e à sua nação. Vejamos:

Em primeiro lugar, Jeorão deixou de seguir o exemplo de seu pai (2Cr 21.1-5). Josafá, seu pai, foi um rei piedoso. Conheceu a Deus e fê-lo conhecido. Experimentou o livramento de Deus e levou sua nação a pôr sua confiança em Deus. Porém, Jeorão mesmo sendo o filho mais velho, não andou nas mesmas pegadas de seu pai. Era de diferente estofo. Por causa de suas loucuras, transtornou sua vida, sua família e sua nação.

Em segundo lugar, Jeorão deixou de buscar a direção de Deus para o seu casamento (2Cr 21.6). Jeorão era genro de Acabe. Sua sogra era Jezabel. Foi buscar uma esposa na pior família do reino do Norte. Esse casamento longe de incentivá-lo a andar com Deus, induziu-o a fazer o que era mau perante o Senhor. Um casamento errado é fonte de muitos desgostos, causa de muita dor, palco de muitas tragédias. O casamento de Jeorão matriculou-o na infame escola da idolatria. Depois de sua morte, essa mulher, chamada Atalia, continuou aconselhando Acazias, o próximo rei, a proceder iniquamente (2Cr 22.3). Mais tarde, tentou usurpar o próprio trono.

Em terceiro lugar, Jeorão deixou de confiar em Deus para sustentar seu governo. (2Cr 21.4). Ao assumir o trono, tendo-se fortalecido, matou todos os seus irmãos à espada, bem como alguns príncipes de Judá. Essa truculência desumana foi o resultado de sua insegurança. O medo de perder o poder, fê-lo destruir seus possíveis concorrentes. Sua gana pelo prestígio megalomaníaco induziu-o a matar até mesmo os membros de sua família. Tornou-se um homem perverso, sem amor natural, sem temor a Deus, sem respeito à vida.

Em quarto lugar, Jeorão deixou de servir ao Deus vivo para promover a idolatria em sua nação (2Cr 21.11-13). Em vez de imitar seu pai Josafá, homem piedoso, imitou Acabe, seu sogro, homem idólatra e perverso. Em vez de promover a religião verdadeira em seu reino, disseminou em Jerusalém a idolatria e fez errar o reino de Judá. Ele liderou sua nação para longe de Deus. Foi um líder nocivo à sua família e ao seu povo. Ele induziu sua nação a afastar-se de Deus.

Em quarto lugar,  Jeorão atraiu maldição sobre sua cabeça, sobre sua família e sobre sua nação (2Cr 21.14-17). Porque Jeorão abandonou os caminhos de seu pai e de seu avô para seguir os perversos caminhos de Acabe, Deus trouxe grandes flagelos sobre seu povo, seus filhos, suas mulheres e todas as suas possessões. O pecado atrai o juízo divino. O pecado é o filho maldito da cobiça. Seu salário é a morte.

Em quinto lugar, Jeorão colheu o que plantou, pois foi atacado por uma doença assombrosa e incurável (2Cr 21.18,19). Jeorão zombou da graça de Deus, escarneceu de sua bondade e encheu Jerusalém de abominável idolatria. Porque ele virou as costas para Deus, foi ferido por uma enfermidade que lhe trouxe terríveis sofrimentos e morte humilhante. Saíram-lhe as entranhas e morreu com terríveis agonias.

Em sexto lugar, Jeorão viveu para fazer o mal e morreu sem deixar de si saudades (2Cr 21.19b,20). Depois de dois anos de atroz sofrimento, Jeorão morreu. Sua morte, entretanto, não produziu lágrimas nos seus súditos, mas alívio. O seu povo não lhe queimou aromas nem lhe prestou homenagens. Ele se foi sem deixar de si saudades. Sua vida foi um fracasso, sua morte foi uma tragédia e seu legado foi um pesadelo. Oh, que triste história, de um homem que perdeu as melhores oportunidades da vida e morreu sem se voltar para Deus. E você, o que tem feito de suas oportunidades? Como tem sido suas escolhas?



Por Rev. Hernandes Dias Lopes

Versículo do Dia

    Versículo do Dia Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos. Salmos 19:12