domingo, 31 de dezembro de 2023

Versículo do Dia

 

Versículo do Dia

O SENHOR Deus colocou o seu trono bem firme no céu; ele é Rei e domina tudo.
Salmos 103:19 NTLH

O Louvor que Invadiu as Igrejas no Brasil✦ Goodness Of God - Cece Winans


 

PÃO DIÁRIO - 01/01/2024 - Sós, mas nem tanto


Sós, mas nem tanto

Pois dessedentou a alma sequiosa e fartou de bens a alma faminta. —Salmo 107:9


A nossa neta Júlia fez um estágio de verão num orfanato em Busia, Uganda. No seu último dia, ela foi até as crianças para dizer adeus a cada uma. Uma menina chamada Sumaya estava muito triste e disse: “Amanhã você vai nos deixar, e na semana que vem outras tias (estagiárias) vão embora.”
Quando Júlia concordou que de fato estava indo embora, Sumaya pensou por um minuto e exclamou: “Mas nós ficaremos sozinhos. Nenhuma de vocês ficará aqui!” Novamente, Júlia concordou. A menininha pensou por alguns momentos e respondeu: “Mas Deus vai estar conosco, então não vamos ficar totalmente sozinhos.”
Se formos honestos com nós mesmos, conhecemos esse sentimento de “vazio total”. É um vazio que a amizade, o amor, o sexo, o dinheiro, o poder, a popularidade ou sucesso jamais abrandam — um anseio por algo indefinível, algo incalculavelmente precioso, mas perdido. Cada coisa boa pode nos lembrar disso, instigar e despertar em nós um grande desejo por aquele ilusório “algo mais”. O máximo que conseguimos é uma pista, um sinal facial, uma pintura, um cenário, e então desaparece. “Nossos melhores bens são os anseios”, disse C. S. Lewis.
Fomos feitos para Deus, e no fim das contas, nada menos nos satisfará. Sem Ele, estamos todos vazios. Somente Ele sacia a fome da alma faminta (Salmo 107:9).
— david h. roper

Leia: Salmo 107:1-9 

Examine: A Bíblia em um ano: Obadias;Apocalipse 9

Considere: Sem Deus é impossível encontrar a felicidade e a verdadeira paz. —C. S. Lewis

O SENHOR NOS É GRANDIOSO

 





Mas o SENHOR ali nos será grandioso, lugar de rios e correntes largas; barco nenhum de remo passará por eles, nem navio grande navegará por eles.Isaías 33.21
  

Estar no lugar preparado para as nossas solenidades é tudo de que alguém precisa para se completar em Deus, e isso é possível. Quem vive nesse ambiente celestial se torna bem-sucedido. Com isso, destaca-se dos demais, pois a unção recebida do Senhor quebra todo o jugo (Is 10.27). É impossível que o maligno, vencido por Jesus, volte a escravizá-lo.

Nesse lugar, Deus será grandioso, completo e amigo. Em Sua presença, descobrimos que não estamos sozinhos em um só momento (Mt 28.20). O Senhor declarou que nunca nos abandonará. Porém, como Pai sábio, Ele nos permite passar por tentações para provarmos que O amamos. Jamais se queixe por estar sendo provado, mas ateste seu amor a Deus.

Ao nos preparar lugar, o Altíssimo pensou no necessário para o nosso bem, levando-nos a uma posição na qual Lhe serviremos de coração e em santidade. Sem ela, não chegaremos nem perto do ponto de encontro com Ele. Deixar de crer na Palavra é ceder diante da arrogante ameaça do derrotado. O diabo jamais poderá cumprir sequer uma de suas falas mentirosas.

Esse lugar é de rios e correntes largas, fortes e impossíveis de serem atravessados por algum barco ou navio projetado pelo Inferno. O Senhor não economizou sabedoria e perícia ao nos instruir para tal posição espiritual. Ele espera que Seus filhos sejam intrépidos como o leão e vivam como “donos da situação”, sem jamais se curvarem ante qualquer tentação do reino do mal (Pv 28.1). Siga o exemplo dado por Jesus no deserto, quando recusou as ofertas do diabo (Mt 4.1-11).

Tudo o que era necessário para vivermos livres dos ataques do adversário foi pensado e feito na salvação providenciada pelo Filho de Deus. Por isso, não temos de aceitar as investidas das trevas. A mão do Senhor cumpriu, em detalhes, o perfeito plano da salvação. Portanto, assuma-se na Palavra e seja a pessoa que Deus planejou. Isso agrada a Ele!

O abismo que Abraão disse existir entre os que estavam no Paraíso e os que se encontravam no Hades é real. Circundando o lugar das nossas solenidades, há rios e correntes largas. Nenhuma embarcação maligna passaria despercebida aos olhos do Altíssimo, pois o que Ele fez para nos separar das forças do mal é obra de Quem é perfeito. Por isso, creia que, no Reino de Deus, estamos a salvos.

Só há uma atitude que devemos ter para agradar a Deus: viver de acordo com o que Ele diz nas Escrituras, sem temer o diabo em absolutamente nada. Em Cristo, temos mais do que precisamos, por essa razão devemos fazer mais do fizeram os cristãos do passado. O nosso Deus é perfeito em Suas promessas. Sirva a Ele com coração inteiro!

Em Cristo, com amor,





R. R. Soares

sábado, 30 de dezembro de 2023

Versículo do Dia

 

Versículo do Dia

Ela terá um menino, e você porá nele o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos pecados deles.
Mateus 1:21 NTLH

Caminho no Deserto ( Way Maker ) ● Sinach


 

PÃO DIÁRIO - 31/12/2023 - Amor e apoio

 


Amor e apoio

Dou graças ao meu Deus […] pela vossa cooperação no evangelho, desde o primeiro dia até agora. —Filipenses 1:3,5


Recebi um bilhete de uma amiga que trabalha num orfanato de um país em desenvolvimento: “Ontem, enquanto estava sentada à mesa de meu escritório, notei uma fila de formigas no chão. Ao segui-la fiquei chocada em ver que milhares de formigas haviam coberto as paredes do prédio — por dentro e por fora. Elas invadiram tudo. Felizmente, um dos trabalhadores agiu rapidamente. Menos de uma hora depois, as formigas tinham desaparecido.”
Após contar esta história, ela escreveu: “E como foi o seu dia no trabalho?” Algumas vezes precisamos de lembretes sobre quais são as necessidade daqueles que deixaram para trás o conforto e a comodidade de seus lares. Deus chama cada um de nós para servi-lo em caminhos diferentes e alguns destes são pedregosos. Trabalhar num escritório tomado por formigas não é atrativo para ninguém, mas minha amiga não está lá pelas vantagens.
Ela e muitos cristãos tiveram seus corações cativados por Cristo e creem que abandonar certos confortos e conveniências “essenciais” é algo pequeno a fazer para honrar aquele que nos ama. Eles precisam de nosso apoio da mesma maneira como Paulo dependia dos seus amigos em Filipo — por comunhão (Filipenses 1:5), financeiramente (4:16) e por cuidado (4:18). Ao encorajarmos nossos amigos que abandonaram seus ambientes familiares para servir a Deus em outro lugar, demonstramos os nosso amor por Aquele que os enviou.
— Dave Branon


Leia: Filipenses 4:10-18 

Examine: A Bíblia em um ano: Amós 7-9;Apocalipse 8

Considere: A glória da vida está em amar, em dar e em servir sem esperar recompensa.

JUIZ, LEGISLADOR E SALVADOR

 







Porque o SENHOR é o nosso Juiz; o SENHOR é o nosso Legislador; o SENHOR é o nosso Rei; ele nos salvará.Isaías 33.22
  

Ter Jesus como Salvador é tudo de que precisamos para sermos bem-sucedidos na fé. Além de nos ter livrado da condenação eterna, Ele nos assiste em todos os sentidos. Na verdade, podemos encontrar nEle o suprimento necessário para tudo nesta vida. Deixar de ter comunhão com Cristo é a pior decisão a ser tomada, pois é impossível lidar sozinhos com as forças do mal. Caso tentemos, enfrentaremos problemas em todas as áreas.

Veja bem, quem enfrentou os demônios por nós, incluindo o chefe deles, não nos daria todas as condições para vivermos bem? Muitos cristãos andam derrotados por deixarem de falar com o Mestre sobre o que os atrapalha. Se o fizessem, Ele logo entraria em ação, abrindo-lhes a Palavra, para que assumissem a autoridade dos salvos em Cristo. Ele é muito mais do que podemos necessitar para vencermos as tentações. É bom ter comunhão com o Senhor.

O Senhor é o Juiz que pode nos absolver das acusações por causa do modo como vivíamos antes da salvação e das quedas que, porventura, tenhamos sofrido após termos sido salvos. A receita para a liberdade é confessar os pecados praticados, pois Ele é fiel e justo para nos perdoar e purificar de toda iniquidade (1 Jo 1.9). Se você não confessar os seus pecados, no último Dia, quando Cristo Se sentar no tribunal, a única sentença dada por Ele será a condenatória.

Outra das Suas atribuições é ser o nosso Legislador. Vieram dEle os mandamentos e as proibições, a fim de que nos tornássemos sábios e não caíssemos nas mentiras de Satanás, o qual faz de tudo para que nos desviemos do Caminho e percamos os Céus. Creia: as leis do Altíssimo foram o melhor para nós; portanto, os rebeldes não encontrarão desculpas para justificar seus procedimentos errados. A melhor maneira de amar a Deus é ter os Seus mandamentos e guardá-los (Jo 14.21).

Como nosso Rei, Ele governa sobre todas as coisas com a finalidade de nos proteger do maligno e da perdição eterna. Quem não assume o Senhor como o Soberano sobre a sua vida terá problemas com o diabo e, quando precisar de ajuda, perceberá ter tomado a pior decisão. Submeta-se ao senhorio do Pai celeste, pois não há nada melhor do que ser súdito de Quem reina com justiça e faz todas as coisas pensando em nosso bem-estar. Vale a pena ter Jesus como seu Rei!

A missão do Senhor é nos salvar, guardando-nos do maligno, das suas tentações e demais obras de destruição enviadas por ele ao povo santo. Além disso, tendo o conhecimento do que nos pertence em Cristo, daremos o exemplo perfeito do significado de crer em Deus e obedecer ao Seu propósito. Portanto, não deixe o inimigo oprimir você, nem tirar sua fé, pois, por meio dela, você consegue agradar a Deus e levá-Lo a operar em seu favor. O Senhor é do tamanho que você O faz ser.

Seja fiel ao Altíssimo e, então, verá como é bom andar na Luz. Como Juiz, Ele o absolverá dos seus pecados; como Legislador, já preparou as leis que o tornarão sábio na vida, e, como o Seu Rei, Ele o salvará. Em Deus, você usufruirá de tudo o que pertence aos crentes em Sua Palavra. A Ele seja a glória para todo o sempre!

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

Versículo do Dia

 

Versículo do Dia

Adorem o SENHOR com alegria e venham cantando até a sua presença.
Salmos 100:2 NTLH

Sarah Farias - O Rosto de Cristo


 

PÃO DIÁRIO - 30/12/2023 - Vivendo ao contrário

 


Vivendo ao contrário

…quem perder a vida por minha causa achá-la-á. —Mateus 16:25



O Rio Chicago é incomum porque flui ao contrário. Engenheiros reverteram sua direção há mais de um século porque os habitantes da cidade o utilizavam como despejo. Lavaduras, detritos e lixo industrial, tudo convergia para o rio que desemboca no Lago Michigan. Como o lago era fonte de água potável para a cidade, milhares ficaram doentes e morreram antes que as autoridades decidissem redirecionar o rio para fluir ao contrário e não desembocar no lago.
Quando olhamos para a vida terrena de Jesus, pode parecer algo contrário ao que esperaríamos. O Rei da glória veio à Terra como infante vulnerável. Como o Deus encarnado, suportou acusações de blasfêmia. Como o único homem sem pecado, Ele foi crucificado como criminoso. Mas Jesus viveu na terra de acordo com a vontade de Deus (João 6:38).
Como seguidores de Cristo, nos revestirmos das atitudes e ações de Jesus pode parecer “contrário”. Abençoar os nossos inimigos (Romanos 12:14), valorizar a santidade em detrimento das riquezas (1 Timóteo 6:6-9) e alegrar-se na dificuldade (Tiago 1:2) parecem opor-se à sabedoria do mundo. No entanto, Jesus disse: “…quem perder a vida por minha causa achá-la-á” (Mateus 16:25).
Não se preocupe se ao viver a sua vida algumas vezes parecer que você está fluindo ao contrário. Deus dará a você a força para honrá-lo e Ele o impulsionará a seguir em frente.
— Jennifer Benson Schuldt

Leia: Mateus 16:21-28 

Examine: A Bíblia em um ano: Amós 4-6;Apocalipse 7

Considere: Revestir-nos com as atitudes e ações de Jesus demonstra a Sua presença em nossas vidas.

A NOSSA HABITAÇÃO NO SENHOR

 


Resultado de imagem para E o meu povo habitará em morada de paz,


E o meu povo habitará em morada de paz, e em moradas bem seguras, e em lugares quietos de descanso.Isaías 32.18
  

Se o cristão estiver vivendo sem paz, não está residindo onde o Senhor tem dito ser a habitação dos Seus escolhidos. Para que a obra iniciada por Deus em nossa vida seja aperfeiçoada, é preciso verificar se estamos na fé ou desviados para caminhos perigosos, onde só encontraremos dor e sofrimento. Nunca haverá um só erro nos planos do Onipotente nem no cumprimento de Suas promessas.

Por intermédio de Isaías, o Altíssimo garante que Seu povo habitará em moradas de paz. Portanto, Seus servos precisavam vigiar e, ao perceberem algo errado, orar a Deus e proibir o diabo de atuar. A confusão significa que algum espírito ruim está operando. Ora, a Palavra de Deus lhe dá autorização para repreender os ataques do diabo contra você. A habitação do cristão tem de ser de paz.

Quando entendemos que o nosso Refúgio é o Altíssimo, temos prazer em passar horas em Sua presença, louvando o Seu Nome e aprendendo aos Seus pés. Todas as declarações do Senhor são verdadeiras (Nm 23.19). Saiba como entrar diante do eterno Deus para buscar a Sua face, descansar das lutas da vida e usufruir do que Ele preparou para você.

Além de ser de paz, a nossa residência em Deus é bem segura. Sendo assim, a chance de algo dar errado é zero, pois a Palavra dEle nos guardará até o fim. Portanto, o que você aprender no seu encontro com o Pai celestial, ou as respostas vindas dEle, jamais será retirado do rol de bênçãos que lhe serão concedidas. Os dons de Deus são irrevogáveis e sem arrependimento (Rm 11.29). Não há a menor hipótese de o Senhor mudar o que disse.

O Inferno sabe que não há jeito de Deus descumprir a Sua Palavra. É impossível o adversário invadir o território espiritual do cristão. Porém, se você não crer, será oprimido pelas forças malignas, pois duvidou da declaração do Altíssimo. Então, não se deixe enganar por Satanás nem acredite que, no seu caso, existe alguma possibilidade de o inimigo obter vitória.

O profeta Isaías também foi usado para nos avisar de que nossa habitação é quieta, porque o perturbador dos povos não tem acesso a ela. A nossa morada em Deus é chamada de lugar de descanso, por isso não a perca de vista. Sempre que estiver um pouco agitado e com vontade de agir segundo a carne, vá a esse recanto e faça uso dessa bênção preparada pelo Onisciente para que você se acalme.

Um dia, nos Céus, veremos que perdemos muitas batalhas por não termos acreditado no Altíssimo. Ele, de antemão, já havia nos dado o recurso para refazermos nossas energias e sairmos com poder para executar a Sua ordem. No entanto, infelizmente, de nada nos adiantará lamentar. Por que não fazer uso completo de tudo o que Deus planejou para nós agora?

Em Cristo, com amor,





R. R. Soares

quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

Versículo do Dia

 

Versículo do Dia

Tenham orgulho daquilo que o Santo Deus tem feito. Que fique alegre o coração de todos os que adoram ao SENHOR!
1Crônicas 16:10 NTLH

Especial de Natal - Ao Vivo (Completo)


 

PÃO DIÁRIO - 29/12/2023 - Natal cancelado

 


Natal cancelado

E estavam o pai e a mãe do menino admirados do que dele se dizia. —Lucas 2:33


No ano passado, nós sentimos como se o nosso Natal tivesse sido cancelado. Na verdade, o voo que pegaríamos para encontrar a família foi cancelado devido à neve. Celebrar o Natal com os nossos familiares é a nossa tradição já por alguns anos, e por isso nos sentimos muito decepcionados quando tivemos que voltar.
No domingo, numa mensagem que teríamos perdido, o nosso pastor falou sobre as expectativas para o Natal. Ele chamou minha atenção ao dizer: “Se as nossas expectativas para o Natal são presentes e tempo com a família, elas são baixas demais. Estas coisas são agradáveis e somos gratos por elas, mas o Natal é a celebração da vinda de Cristo e Sua redenção.”
Simeão e Ana celebraram a vinda de Jesus e Sua salvação quando José e Maria o levaram ao templo ainda bebê (Lucas 2:25-38). Simeão, um homem que ouviu o Espírito lhe dizer que não morreria antes que visse o Messias, declarou: “…porque os meus olhos já viram a tua salvação” (v.30). Quando Ana, uma viúva que servia a Deus, viu Jesus, ela “…falava a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém” (v.38).
Podemos experimentar decepções ou angústias durante a época natalina, mas Jesus e Sua salvação sempre nos dão motivo para celebrar.
— Anne Cetas


Leia: Lucas 2:36-38 

Examine: A Bíblia em um ano: Amós 1-3;Apocalipse 6

Considere: Jesus é sempre a razão para celebrarmos.

COMO DEVEMOS ADORAR A DEUS

 





Muito se tem debatido, em nossos dias, sobre a questão do culto a Deus. Que fomos criados por Deus para adorá-lo, é um fato inconteste e acima de qualquer discussão. Porém, quando se trata da forma de adorar a Deus, as divergências aparecem. Há aqueles que defendem um culto tradicional e solene; outros preferem um culto contemporâneo e informal.  Uns querem um estilo de adoração endereçado apenas à cabeça, sem qualquer emoção; outros tendem para um culto mais emotivo, sem o concurso da razão. Para nós, o que importa é o que a palavra de Deus diz. O que a Bíblia nos ensina sobre esse momentoso assunto? Devemos adorar a Deus com todo o nosso entendimento e de todo o nosso coração! Fomos criados por Deus com razão, emoção e volição.  Portanto, todo o nosso ser precisa estar envolvido na adoração. O Salmo 100 nos ajuda a entender essa verdade:

Em primeiro lugar, precisamos adorar a Deus com a nossa mente (Sl 100.3,5). “Sabei que o Senhor é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio […]. Porque o Senhor é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade”. Não podemos abandonar nossa mente no culto. Devemos orar e cantar com a mente e também com o espírito (1Co 14.15). Precisamos entender que o ser divino a quem adoramos é o Senhor, o governador do universo, revestido de glória e majestade, entronizado acima dos querubins. No texto em epígrafe, o salmista destaca a centralidade de Deus no culto ao enaltecer seus atributos como bondade, misericórdia e fidelidade. Ainda precisamos saber que ele é o nosso criador. Não viemos ao mundo por acaso. Não somos fruto de uma evolução de milhões e milhões de anos nem viemos dos símios. Procedemos de Deus. Também, precisamos saber que somos propriedade exclusiva de Deus, pois ele não apenas nos criou, mas, também nos remiu. Ele tem duplo direito sobre nossa vida: o direito de criação e o direito de redenção. Finalmente, precisamos saber que, de entre todos os povos da terra, fomos escolhidos para sermos o seu povo, o rebanho do seu pastoreio. Não podemos nos aproximar de Deus sem saber quem ele é e quem nós somos nele e para ele.

Em segundo lugar, precisamos adorar a Deus com as nossas emoções (Sl 100.1,2). “Celebrai com júbilo ao Senhor, todas as terras. Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico”. Celebração é ato festivo e não um funeral. O culto é um serviço que prestamos a Deus e a forma de fazê-lo é com alegria. Precisamos nos apresentar a Deus com cântico, ou seja, com hinos de louvores. O culto precisa ser vivo, entusiasmado e alegre. A emoção aqui, entretanto, não é epidérmica e carnal. Ao contrário, decorre do entendimento de quem Deus é, do que ele fez e faz por nós e de quem nós somos para ele. Aqueles que meditam sobre a grandeza de Deus não podem comparecer diante dele sisudos e gelados. Aqueles que compreendem o amor de Deus estampado na cruz de Cristo não podem comparecer para a adoração secos e áridos. A mente iluminada pela verdade desemboca em emoções santas. Luz na mente produz fogo no coração. Um culto onde os adoradores não compreendem a verdade gloriosa da majestade de Deus nem se emocionam com o privilégio de sermos amados, comprados e chamados para sermos ovelhas do seu pastoreio, não tem a marca do culto bíblico. Jesus nos ensinou a adorar a Deus em espírito e em verdade. Ou seja, o culto precisa ser bíblico, mas também de todo o coração. Conteúdo e forma precisam estar lado a lado. Precisamos ter a mente iluminada pela verdade das Escrituras e a coração aquecido pela graça de Deus.

Em terceiro lugar, precisamos adorar a Deus com a nossa volição (Sl 100.4,5). “Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome”. No momento que compreendemos quem Deus é e quem nós somos nele, não podemos deixar de adorar a ele. Adorar a Deus deixa de ser um compromisso pesado para ser um prazer deleitoso. Entrar em seus átrios deixa de ser um compromisso denso, para ser uma alegria indizível. Estar na Casa de Deus deixa de ser um peso, para ser uma bendita oportunidade para render graças, cantar hinos de louvor e bendizer o seu nome. Quando nossa mente é iluminada e quando nossas emoções são despertadas, então, a nossa vontade é acionada para obedecermos a Deus e adorá-lo com tudo o que somos e temos. Oh, que tenhamos em Deus todo o nosso prazer na adoração, pois quanto mais nos deleitamos nele, mais ele é glorificado em nós!




Rev. Hernandes Dias Lopes

quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

Versículo do Dia

 

Versículo do Dia

Pois já nasceu uma criança, Deus nos mandou um menino que será o nosso rei. Ele será chamado de “Conselheiro Maravilhoso”, “Deus Poderoso”, “Pai Eterno”, “Príncipe da Paz”.
Isaías 9:6 NTLH

Celiane Andrade Feat Lázaro e Eduardo - Sou Tua Casa (Clipe Oficial)


 

PÃO DIÁRIO - 28/12/2023 - Uma nova força

 


Uma nova força

…porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste diante de todos os povos. —Lucas 2:30-31

Quando o padre jesuíta Matteo Ricci foi à China no século 16, coletou amostras de arte religiosa para ilustrar a história cristã a pessoas que nunca tinham ouvido sobre isso. Elas aceitaram prontamente os retratos de Maria segurando o bebê Jesus, mas quando ele apresentou pinturas da crucificação e tentou explicar que o Deus-criança tinha vindo para ser executado, seus ouvintes reagiram com repulsa e horror. Eles não podiam adorar um Deus crucificado.
Ao olhar os meus cartões de Natal, percebo que fazemos o mesmo. Em nossas celebrações e rituais, podemos não pensar sobre como a história que começou em Belém acabou no Calvário.
No relato da história de Natal feito por Lucas, apenas uma pessoa — o velho Simeão — parece apreender a misteriosa natureza do que Deus fez acontecer. “…Eis que este menino está destinado tanto para ruína como para levantamento de muitos em Israel e para ser alvo de contradição,” ele disse a Maria, e então previu que uma espada transpassaria a alma de Maria (2:34-35).
Simeão sabia que embora superficialmente pouco tinha mudado — Herodes ainda governava, as tropas romanas ainda ocupavam Israel — nos bastidores, tudo tinha mudado. A redenção prometida por Deus tinha chegado.
— Philip Yancey

Leia: Lucas 2:25-34 

Examine: A Bíblia em um ano: Joel 1-3;Apocalipse 5

Considere: O berço sem a cruz perde o verdadeiro significado do nascimento de Cristo.

DEBAIXO DO CAJADO DE JESUS

 






“O Senhor é o meu pastor; nada me faltará” (Sl 23.1)

O Salmo 23 é um reservatório inesgotável de consolo para o povo de Deus. Dessa fonte jorra copiosamente refrigério para os cansados, força para os fracos  e alegria para os tristes. Jesus é o pastor divino. Ele é o bom, o grande e o supremo pastor. Ele ama suas ovelhas e cuida delas. Ele deu sua vida por elas e as guiará à casa do Pai, à bem aventurança eterna. O Salmo 23 enseja-nos três lições assaz oportunas: 

Em primeiro lugar, porque o Senhor é o nosso pastor, há pleno suprimento para as nossas necessidades (Sl 23.1-3). Embora, como ovelhas somos frágeis, míopes, inseguros e inclinados a nos desviarmos do aprisco das ovelhas, em Jesus Cristo, o bom, o grande e o supremo pastor, temos repouso, refrigério e direção. Jesus não é apenas o nosso grande provedor; ele é, também, nossa melhor provisão. Ele não apenas nos concede sua paz nas tormentas da vida; ele é a nossa paz. Jesus não apenas nos guia pelas veredas da justiça; ele é a nossa justiça. Jesus não é apenas pastor; ele é o nosso pastor. Aquele que está assentado no trono e tem as rédeas da história em suas mãos, pastoreia a nossa alma, alimenta-nos com sua graça e fortalece-nos com seu poder.  Conhecer a ele é a própria essência da vida eterna. Andar com ele é a maior de todas as venturas. Glorificar a ele é a razão da nossa vida. Fazer a sua vontade é a maior de todas as nossas metas. Portanto, como Davi podemos alçar nossa voz e dizer que o Senhor é o nosso pastor, por isso, nada nos faltará!

Em segundo lugar, porque o Senhor é o nosso pastor, há consoladora companhia nas adversidades (Sl 23.4,5). A vida cristã não é uma jornada fácil. Cruzamos desertos tórridos e vales profundos. Atravessamos mares revoltos e enfrentamos ventos contrários. Porém, mesmo quando andamos pelos vale da sombra da morte, não precisamos ter medo. E isso, não porque somos fortes ou os perigos são irreais. Nossa confiança decorre do fato de Jesus estar conosco em todas as circunstâncias e em todo o tempo. Não precisamos ter medo dos adversários que nos ameaçam, pois o nosso pastor nos dá vitória sobre eles. Não precisamos ter medo de vexame e fracasso, pois o nosso pastor nos honra, ungindo-nos a cabeça com óleo. Não precisamos ter medo da tristeza que ronda a nossa alma, pois o nosso pastor oferece-nos robusta alegria, fazendo o nosso cálice transbordar.

Em terceiro lugar, porque o Senhor é o nosso pastor, temos bendita comunhão para a eternidade (Sl 23.6). Não apenas nosso pastor está conosco, mas, também, coloca ao nosso lado dois escudos seguros: bondade e misericórdia, e isso, durante todos os dias da nossa vida. Bondade é o que Deus nos dá e não merecemos, a sua graça. Misericórdia é o que nós merecemos, e Deus nãos nos dá, o seu juízo. Ladeados por bondade e misericórdia avançamos neste mundo, guardados e protegidos. Porém, quando a carreira terminar, então, habitaremos na Casa do Senhor para todo o sempre. Aqui o Senhor está conosco; lá, nós estaremos com ele. Sua presença será nossa alegria e nossa maior recompensa. O céu é a Casa do Pai. O céu é o nosso lar. Para lá caminhamos. Lá está a nossa pátria. Lá está o nosso tesouro. Lá está o nosso bom, grande e supremo pastor. Ele o centro dos decretos divinos. Ele é o centro das Escrituras. Ele é o centro da história. Ele é o centro da eternidade. Ele é o centro do paraíso. Vivemos nele, com ele e para ele. Jesus é a nossa segurança, a nossa provisão, a nossa paz, a nossa justiça, a nossa alegria, a nossa recompensa. Com ele estaremos para sempre e com ele reinaremos pelos séculos eternos!




Rev. Hernandes Dias Lopes

terça-feira, 26 de dezembro de 2023

Versículo do Dia

 

Versículo do Dia

Ser bondoso com os pobres é emprestar ao SENHOR, e ele nos devolve o bem que fazemos.
Provérbios 19:17 NTLH

Cassiane e Midian Lima - O Leão e o Cordeiro

 


PÃO DIÁRIO - 27/12/2023 - Recompensas eternas

 


Recompensas eternas

Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa… —1 Timóteo 4:8

A ginasta ucraniana Larisa Latynina bateu o recorde de 18 medalhas olímpicas. Ela as ganhou nas Olimpíadas de 1956, 1960 e 1964. O recorde de 48 anos foi quebrado quando Michael Phelps nadou por sua 19.ª medalha de ouro no revezamento estilo livre 4 x 200 m nas Olímpiadas de 2012, em Londres. “[Larisa] meio que ficou perdida na história,” disse o editor da revista International Gymnast (Ginasta Internacional). Quando a União Soviética se desintegrou, “nós a havíamos esquecido”.
O apóstolo Paulo nos lembra de que algumas vezes o trabalho árduo é esquecido. Os atletas sujeitam seus corpos à grande disciplina enquanto treinam a fim de ganhar medalhas perecíveis para premiar os seus esforços (1 Coríntios 9:25). Mas não são apenas as medalhas que perecem. Com o tempo, a memória que as pessoas têm desses feitos se ofusca e desaparece. Se os atletas podem sacrificar tanto para alcançar recompensas na terra, que eventualmente serão esquecidas, quanto esforço a mais os seguidores de Cristo deveriam ter para ganhar uma coroa imperecível? (1 Timóteo 4:8).
O sacrifício e a determinação dos atletas são recompensados com medalhas, troféus e dinheiro. Mas de modo muito mais grandioso, o nosso Pai celestial recompensa a disciplina de Seus filhos (Lucas 19:17).
Deus jamais esquecerá o nosso trabalho feito por amor a Ele, que nos amou primeiro.
— C. P. Hia


Leia: 1 Coríntios 9:24-27 

Examine: A Bíblia em um ano: Oseias 12-14;Apocalipse 4

Considere: O sacrifício pelo reino nunca deixa de ser recompensado.

JESUS VOLTARÁ E NÃO TARDARÁ




“Venho sem demora…” (Ap 3.11).



As profecias sobre a segunda vinda de Cristo são mais abundantes do que as profecias acerca da primeira vinda. Todas as profecias da primeira vinda cumpriram-se literalmente. As profecias da segunda vinda estão se cumprindo e cumprir-se-ão da mesma forma. Mas, como Jesus voltará?

Em primeiro lugar, Jesus voltará pessoalmente (At 1.11). “… esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir”. O mesmo Jesus que nasceu numa estrebaria, trabalhou numa carpintaria, morreu numa cruz, deixou o seu túmulo vazio e voltou ao céu, voltará fisicamente e pessoalmente. Ele mesmo disse: “… voltarei e vos receberei para mim mesmo…” (Jo 14.3).

Em segundo lugar, Jesus voltará visivelmente (Ap 1.7). “Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até quantos o traspassaram…”. Quando Jesus aparecer nas nuvens, com grande poder e glória, todas as pessoas, de todos os lugares, nos mais diversos fusos horários, verão o Filho do homem na sua majestade e serão tomados de perplexidade. Oh, aquele será o dia mais glorioso e ao mesmo tempo o dia mais aterrador da história. Todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele.

Em terceiro lugar, Jesus voltará audivelmente (1Ts 4.16). “Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta e Deus, descerá dos céus…”. A segunda vinda de Cristo não será um acontecimento secreto e inaudível. Mais forte do que qualquer trovão, sua palavra de ordem será ouvida. A voz do arcanjo ecoará pelos quatros da terra e a trombeta de Deus soará retumbantemente. Naquele dia, ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombetas. Além de todos os olhos o contemplarem, todos os ouvidos também o ouvirão.

Em quarto lugar, Jesus voltará inesperadamente (2Pe 3.10). “Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor…”. A vinda do Senhor não será num dia óbvio. Assim como um ladrão chega de surpresa, sem mandar telegrama, também Jesus voltará quando os homens não estarão apercebidos. O próprio Jesus enfatizou essa verdade: “Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem” (Mt 24.38,39). Por causa dessa imprevisibilidade de sua volta, Jesus ainda adverte: “Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora que não cuidais, o Filho do homem virá” (Mt 24.43,44).

Em quinto lugar, Jesus voltará repentinamente (Mt 24.27). “Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até no ocidente, assim há de ser a vinda do Filho do homem”. Jesus voltará rapidamente, num momento, num abrir e fechar de olhos. A vinda de Jesus vai ser tão repentina como o fuzilar de um relâmpago: “assim como o relâmpago, fuzilando, brilha de uma à outra extremidade do céu, assim será, no seu dia, o Filho do homem” (Lc 17.24). Naquele dia não haverá tempo para se preparar.

Em sexto lugar, Jesus voltará inescapavelmente (1Ts 5.3). “Quando andarem dizendo: Paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição, com vêm as dores de parto à que está para dar à luz; e de nenhum modo escaparão”. Aqueles que se deixam enganar pelo ensino dos falsos profetas, duvidando da segunda vinda de Cristo, vivendo despreocupadamente neste mundo destinado ao juízo, como se aqui fosse lugar de paz e segurança, serão surpreendidos com a gloriosa manifestação do Senhor, como uma mulher grávida também é surpreendida pela dor do parto. Oh, a segunda vinda de Cristo é inevitável e inescapável!

Em sétimo lugar, Jesus voltará vitoriosamente (Mt 25.31). “Quando vier o Filho do homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória”. Jesus voltará poderosamente, gloriosamente e triunfantemente. Virá entre nuvens, acompanhado de um séquito de anjos. Trará em sua companhia os remidos e colocará todos os seus inimigos debaixo de seus pés. Julgará as nações e lançará no lago do fogo o dragão, o anticristo, o falso profeta, os ímpios e a morte. Aquele dia será glorioso para os remidos e terrível para os que rejeitaram sua graça. O apóstolo Pedro diz que os céus passarão com estrepitoso estrondo, e incendiados serão desfeitos e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas. Nós, porém, receberemos novos céus e nova terra (2Pe 3.10,12,13) e reinaremos com ele para sempre e sempre.  Oh, dia glorioso será aquele em que o nosso Senhor virá!



Rev. Hernandes Dias Lopes

segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

Versículo do Dia

 

Versículo do Dia

Pois o Senhor mesmo lhes dará um sinal: a jovem que está grávida dará à luz um filho e porá nele o nome de Emanuel.
Isaías 7:14 NTLH

Yahweh Se Manifestará | Marcos Freire, Julliany Souza e Léo Brandão


 

PÃO DIÁRIO - 26/12/2023 - Esperança para céticos

 


Esperança para céticos

…assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz… —Isaías 55:11


Como capelão, tenho o privilégio de conversar com pessoas diferentes. Algumas são céticas em relação à fé cristã. Descobri três grandes barreiras que as impedem de confiar em Cristo para serem salvas.
A primeira, surpreendentemente, não é a indisposição de crer que Deus existe; alguns na verdade duvidam ser importantes o bastante para receberem a atenção de Deus. Outra barreira é que alguns creem não serem dignos do perdão de Deus. As pessoas são geralmente os seus próprios e mais severos juízes. A terceira barreira? Elas se perguntam “se Ele existe”, por que Deus não se comunica com elas.
Vamos trabalhar de trás para frente com as barreiras para ver o que a Palavra de Deus diz. Primeiro, Deus não faz jogos mentais. O Senhor promete que se nós lermos a Sua Palavra, Ele garantirá que ela cumpra o Seu propósito (Isaías 55:11). Em outras palavras, se a lermos, descobriremos que Deus está se comunicando conosco. É exatamente por isso que a Bíblia fala com tanta frequência sobre a Sua graça e misericórdia conosco (v.7). A disposição de Deus em nos perdoar vai além da nossa própria disposição. Uma vez que compreendemos que podemos ouvir a Deus na Bíblia e vemos a ênfase em Sua misericórdia, torna-se mais fácil acreditar que temos Sua atenção quando clamamos a Ele.
A história de Deus é incrível. Pode dar esperança a todos nós.
— Randy Kilgore

Leia: Isaías 55:6-13 

Examine: A Bíblia em um ano: Oseias 5-8;Apocalipse 2

Considere: O ceticismo honesto pode ser o primeiro passo para uma fé íntegra.

O ENCONTRO QUE MUDA A VIDA





Natanael respondeu e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel.João 1.49
  

Deus sabe levar as pessoas a tomarem a maior decisão da vida delas. Isso ocorre no momento em que se rendem ao Senhor de modo inconfundível. Porém, muitas perdem essa oportunidade, porque amam as coisas tolas do mundo e, assim, seguem para a perdição. Quem tem o conhecimento da Verdade chora ao ver alguém se perdendo para sempre por desprezar o dom gratuito de Deus, o qual leva aos Céus. Para evitar essa perda, patrocinamos a evangelização mundial.

Sem dúvida, Jesus conhecia Natanael, mas o futuro discípulo não sabia disso. Quando o Mestre disse que o havia visto debaixo da figueira, ele respondeu: Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel (Jo 1.49). Há momentos em que Deus nos surpreende com algumas lembranças das quais nem nos recordávamos mais. Nessas ocasiões, percebemos a situação e nos arrependemos, se for o caso, ou nos alegramos e louvamos a Ele porque nos fez o bem quando precisávamos.

Em sua defesa contra as acusações dos judeus, Paulo, usado pelo Espírito Santo, disse ao rei Agripa o motivo de pregar o Evangelho. Ao ouvir o relato, o rei disse que, por pouco, o apóstolo queria fazê-lo cristão (At 26.28). Agripa teve sua grande oportunidade de se curvar ante o Senhor e ser salvo, mas não quis fazer parte do povo de Deus. Que tristeza! Agora, nas trevas, grita pela misericórdia que desprezou.

Já Moisés, quando soube de sua origem, preferiu sofrer no meio do seu povo a ser tido como filho da filha de Faraó. Moisés amou mais a glória divina do que a humana. Decerto, durante toda a eternidade, ele será recompensado pela sua sábia atitude. Devido a essa decisão, foi usado pelo Altíssimo para tirar Seu povo do cativeiro egípcio. O simples ato de aceitar Jesus como Salvador e servir a Ele fará você ser muito abençoado.

O jovem rico ouviu dos lábios do Senhor que deveria vender tudo, dar aos pobres e, depois, segui-Lo (Mt 19.21). No entanto, o rapaz trocou a salvação pelos bens temporais. Ao morrer, ele deixou tudo aqui, inclusive a oportunidade de herdar a vida eterna, como desejava. O jovem considerou muito alto o custo que lhe fora imposto e, então, mergulhou nas trevas. Por que alguém ama mais o mundo do que a Deus?

Jesus é o Filho de Deus, o qual criou todas as coisas e as sustenta pelo poder da Sua Palavra (Hb 1.3). O Senhor pode lhe dar a salvação eterna e ainda ajudá-lo a ser a bênção que Ele planejou. Porém, há uma condição fácil de ser resolvida e de grande proveito para você: nascer de novo. Após essa obra, você se torna uma nova criatura (2 Co 5.17), justificada no sangue de Jesus e pronta para ir para os Céus com Ele. Você O aceita como seu Salvador e Senhor?

Judas Iscariotes traiu Jesus (Mt 10.4). Demas amou o presente século e abandonou o apóstolo Paulo e o ministério (2 Tm 4.10). Alexandre, o latoeiro, causou muitos males a Paulo (2 Tm 4.14). Em nossos dias, temos visto várias histórias similares a essas. Muitas pessoas foram além do que poderiam ir e, agora, sentem que seu futuro é o pior possível. Qual é a sua posição diante de Deus neste momento? Você deseja ser salvo? Arrependa-se agora e viva!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

domingo, 24 de dezembro de 2023

Versículo do Dia

 

Versículo do Dia

No mesmo instante apareceu junto com o anjo uma multidão de outros anjos, como se fosse um exército celestial. Eles cantavam hinos de louvor a Deus, dizendo: — Glória a Deus nas maiores alturas do céu! E paz na terra para as pessoas a quem ele quer bem!
Lucas 2:13-14 NTLH

Gisele Nascimento e Midian Lima - Vencer Ou Vencer


 

PÃO DIÁRIO - 25/12/2023 - O bom e o mau

 



O bom e o mau

…fez o Senhor Deus nascer uma planta […]. Mas Deus enviou um verme, o qual feriu a planta, e esta se secou. —Jonas 4:6-7


A história do rebelde profeta Jonas nos demonstra como Deus deseja usar tanto as bênçãos como as tribulações para nos desafiar e transformar-nos para melhor. No livro de Jonas, repete-se cinco vezes que o Senhor preparou circunstâncias para ele — boas e más.
Neste livro, lemos que o Senhor enviou uma tempestade. Está escrito que “…o Senhor lançou sobre o mar um forte vento, e fez-se no mar uma grande tempestade…” (Jonas 1:4). Depois que os marinheiros descobriram que Jonas era a razão da tempestade, lançaram-no ao mar (1:15). E então “Deparou o Senhor um grande peixe, para que tragasse a Jonas…” para salvá-lo de um afogamento (1:17).
Adiante, lemos que “…fez o Senhor Deus nascer uma planta…” para haver sombra sobre Jonas (4:6). Em seguida, percebemos que Deus enviou um verme para ferir a planta e também um vento calmoso e o sol que bateu na cabeça de Jonas (4:7-9). Estas circunstâncias foram usadas para revelar a atitude da rebelião de Jonas. Apenas após essa revelação, Deus pôde confrontar diretamente o problema do coração do profeta.
Ao enfrentarmos situações diferentes, deveríamos nos lembrar de que Deus é soberano sobre as bênçãos e provações que surgem em nosso caminho. Ele deseja utilizar todas as coisas para edificar o nosso caráter (Tiago 1:1-5). Ele usa o bem e o mal para nos transformar e nos guiar em nossa jornada.
— Dennis Fisher

Leia: Jonas 4

Examine: A Bíblia em um ano: Daniel 11-12;Judas

Considere: O Senhor dá e o Senhor toma. Bendito seja o Senhor.

O GRANDE MOMENTO JÁ CHEGOU

 


Resultado de imagem para Que visão você tem tido do Reino de Deus?

E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que, daqui em diante, vereis o céu aberto e os anjos de Deus subirem e descerem sobre o Filho do Homem. João 1.51
  

Quase dois mil anos antes de Jesus nascer, Jacó teve a visão de uma escada que tocava os céus e viu os anjos do Senhor subindo e descendo por ela. No topo, estava o Altíssimo. Que visão você tem tido do Reino de Deus? O que abre os seus olhos quando está lendo a Bíblia ou escutando a pregação da Palavra é a voz do Todo-Poderoso falando ao seu coração. Ao ouvi-la, fale a Ele o que aprendeu e, então, mais lhe será dado, pois é promessa bíblica (Mt 25.29).

Esses anjos acompanhavam Jacó desde o dia em que sua mãe se achou grávida de gêmeos – dele e de seu irmão Esaú. No entanto, tiveram de esperar até o dia em que Jacó assumiu o lugar que era dele por eleição divina e o assistiram na batalha para recuperar sua primogenitura. Acompanharam-no à terra de sua mãe e continuaram com ele até que saiu de lá. Não é bom perder alguém que tem a bênção do Altíssimo, pois o poder divino sairá com a partida dele.

Ao redor de cada pessoa, há um mensageiro do Senhor para protegê-la (Sl 34.7). Porém, como existem algumas que não querem se submeter a Deus, esse poder pouco pode fazer por elas. No entanto, quando alguém se converte e passa a interceder pela herança do Senhor – aqueles que estão sob sua guarda –, o Altíssimo entra na batalha e os liberta de qualquer mal. Deus cumpre a promessa feita a você e à sua casa.

A Palavra diz que os que crerem em Jesus serão salvos, bem como os da sua casa (At 16.31). Perde muito o casal que não se entrega a Deus de todo o coração, servindo a Ele com alegria. Ora, tanto o marido como a mulher não experimentam o agir do Senhor, o qual tem a missão de protegê-los e também aos seus familiares. Por que não fazer o que o Altíssimo diz, se esse é o modo de Ele operar em seu favor? Seja ousado ao crer e você agradará ao Pai celestial.

Quando Natanael se rendeu a Jesus, o Céu se abriu para ele. A partir de então, suas orações seriam respondidas, tão logo fossem feitas. Os salvos devem deixar a timidez de lado e viver como Cristo ensinou. Quem se entrega ao Senhor tem o Céu aberto para si. Portanto, não deixe de viver em Deus. Se isso for verdade em você, e as palavras dEle estiverem em seu coração, tudo o que pedir lhe será concedido.

As respostas aos pedidos de Natanael seriam rápidas, e ele veria os anjos do Altíssimo subindo e descendo sobre Jesus, levando os pedidos ao Senhor e trazendo as respostas. Cristo não disse que isso ocorria de vez em quando, mas a partir daquele momento. Portanto, não aceite as sugestões do diabo, o qual diz que isso não ocorrerá. Afinal, Deus não faz acepção de pessoas. Os anjos obedecem à voz da Palavra (Sl 103.20).

Creia que a sua vida mudou no momento em que recebeu Jesus como seu Salvador. Assim, quando orar, não o faça com desconfiança, mas com fé total. Então, você verá que era essa atitude que faltava para o poder do Alto operar em seu favor. A partir de agora, seja um verdadeiro operador da justiça divina em o Nome de Jesus. O Pai o honrará quando você O honrar.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

sábado, 23 de dezembro de 2023

Versículo do Dia

 

Versículo do Dia

— A pessoa que aceita e obedece aos meus mandamentos prova que me ama. E a pessoa que me ama será amada pelo meu Pai, e eu também a amarei e lhe mostrarei quem sou.
João 14:21 NTLH

Anderson Freire - A Igreja Vem (Clipe oficial MK Music em HD)


 

PÃO DIÁRIO -24/12/2023 - Competição de presentes

 



Competição de presentes

Graças a Deus pelo seu dom inefável! —2 Coríntios 9:15


Um comercial de Natal que gosto na TV mostra dois vizinhos em uma competição amigável para ver quem consegue espalhar mais a alegria do Natal. Um fica de olho no outro enquanto decora sua casa e árvores com luzes. Depois, cada um aperfeiçoa a sua propriedade para ficar melhor do que a do outro. Eles, em seguida, começam a competir para ver quem consegue ser mais extravagante com os outros vizinhos, correndo e distribuindo presentes alegremente.
O povo de Deus não está em uma competição para ver quem consegue doar mais, mas somos chamados para sermos “…generosos em dar e prontos a repartir” (1 Timóteo 6:18). O apóstolo Paulo instruiu a igreja em Corinto: “Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria” (2 Coríntios 9:7).
Na época de Natal, conforme compartilhamos presentes, nos lembramos da generosidade de Deus conosco — Ele deu o Seu Filho. O escritor Ray Stedman disse: “Jesus deixou Suas riquezas de lado e entrou em Sua criação num estado de pobreza para enriquecer a todos nós por Sua graça.”
Nenhum presente jamais poderia competir com a abundância do Senhor. Agradecemos a Deus pelo indescritível presente que é Jesus! (v.15).
— Anne Cetas

Leia: 2 Coríntios 9: 6-15 

Examine: A Bíblia em um ano: Oseias 1-4;Apocalipse 1

Considere: Nenhum presente é maior do que o próprio Cristo.

A RESPOSTA DIVINA SANEIA A DÚVIDA

 





Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu estando tu debaixo da figueira.João 1.48
  

A saudação de Jesus a Natanael não foi bem recebida, porque, aos ouvidos deste, parecia mais uma bajulação. Se ele nunca tinha encontrado o Mestre, por que Jesus dissera que ele era um israelita em quem não havia engano? A resposta do Senhor mostra que Ele respeita o nosso modo de pensar, pois não é um tirano que obriga as pessoas a se dobrarem ante Seus comentários. Deus é verdadeiro e confiável.

Aquilo era tudo o que Jesus precisava dizer sobre Seu futuro discípulo, o qual, após ter sido observado, foi aprovado. Ao ouvir o questionamento, o Mestre não Se irritou, mas, com amor e firmeza, explicou que, antes de Filipe chamá-lo, Ele o havia visto debaixo da figueira. Como tenho dito, o Altíssimo sabe de tudo a respeito das pessoas, do que fazem, pensam e oram. A resposta de Jesus surpreendeu o correto homem da Galileia.

Acostume-se a buscar o Senhor nas Escrituras e na oração. Então, você se surpreenderá com o que aprenderá dEle e as Suas respostas precisas. Começar a andar com Cristo é o início de uma caminhada sem fim. A cada passo que der, perceberá que Ele conhece os mínimos detalhes da sua vida. Quando você agradar a Deus, agindo por fé, Ele satisfará até os seus desejos íntimos. O bondoso Salvador é incomparável.

O que fazia Natanael debaixo da figueira, como Jesus disse que o viu? Provavelmente, ele orava. Vendo que o campo estava deserto, foi para lá, verificando se estava sozinho. Então, orou pedindo a Deus que não o deixasse ser enganado com os acontecimentos em sua terra. Ele deve ter clamado em voz bem baixa, cuidando para que ninguém soubesse do seu pedido, e logo seu coração ficou confortado.

Ao ouvir as palavras de Jesus, Natanael se derreteu e confessou que procurava pelo Mestre (Jo 1.49). A verdade Se revela por si mesma a quem procura conhecê-la; então, a busca cessa no mesmo instante. Naquele momento, aquele servo não teve dúvidas de que estava diante do Jeová que fizera a sua nação. Procure ter experiências inconfundíveis com Deus. Ele as dá a quem pede!

Quantas vezes você já buscou o Senhor e desperdiçou as chances de encontrá-Lo? Bem, está na hora de orar de modo correto e esperar pela resposta. Bom seria que ninguém tomasse alguma decisão até aprender a pedir e a receber as direções do Altíssimo. Ele é Deus Onisciente e jamais falaria algo a alguém que não fosse a plena verdade. O Pai tem prazer em vê-lo trilhando o caminho com confiança plena.

Não desperdice o seu momento de conhecer o Criador. Provavelmente, o diabo, temendo que você se encontre com o Senhor, usará pessoas durante a sua existência para lhe dizer que Deus não existe e outras mentiras iguais ou piores que essa. Agora, o seu coração arde por conhecê-Lo. Que tal aproveitar essa oportunidade?

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

Versículo do Dia

    Versículo do Dia Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos. Salmos 19:12