quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Versículo do dia

 

Versículo do dia



Então lhe disse: Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui.

Acalma o Meu Coração / Imperfeito - Anderson Freire ft Maestro Stefano DVD Essência


 

PÃO DIÁRIO - 01/10/2022 - Visão eterna

 



Visão eterna

…não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem… —2 Coríntios 4:18

No mês passado, recebi uma boa notícia no meu exame de vista — a minha visão à distância melhorou. Bem, pensei que era uma boa notícia até que um amigo me informou: “A visão à distância pode melhorar à medida que envelhecemos, a visão de perto pode diminuir.”
O relatório me fez pensar em outro tipo de melhor visão à distância, a qual observo em alguns cristãos. Aqueles que conhecem ao Senhor por um longo tempo ou que já passaram por grandes provações parecem ter uma melhor visão celestial do que o restante de nós. A visão à distância “eterna” deles ficou melhor e a visão de perto “terrena” está diminuindo.
Como o apóstolo Paulo teve esse tipo de visão eterna, ele encorajou a igreja em Corinto: “Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação […] porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas” (2 Coríntios 4:17-18).
Por enquanto, nós lutamos com a nossa “visão”. Há uma tensão entre desfrutar tudo o que Deus nos tem dado nesta vida, mas ainda acreditar no que o teólogo Jonathan Edwards disse sobre o nosso futuro: “Ir para o céu, para apreciar a Deus totalmente, é infinitamente melhor do que as acomodações mais agradáveis aqui.“ Vê-lo trará a visão perfeita.
— Anne Cetas


Leia: 2 Coríntios 4:16-5:8 

Examine: A Bíblia em um ano: Jó 28-29;Atos 13:1-25

Considere: Mantenha os seus olhos fixos no prêmio.

Vestes de alegria em vez de pranto

 


Resultado de imagem para vestes de alegria em vez de pranto




A vida é o percurso que fazemos do berço à sepultura. Nessa jornada escalamos montanhas altaneiras, descemos a vales profundos, atravessamos pinguelas estreitas sobre pântanos perigosos e cruzamos desertos tórridos. Aqui e ali encontramos alguns oásis, alguns jardins engrinaldados de flores, alguns prados verdejantes. Porém, vivemos num mundo hostil, marcado pelo pecado e pela rebelião contra Deus. Não estamos em casa. Aqui não é o nosso lar permanente. Somos peregrinos. Mesmo quando celebramos nossas vitórias, temperamos nossas alegrias com lágrimas amargas que rolam pelo nosso rosto.

Ah, a vida, de fato, não é indolor! Enquanto caminhamos rumo ao lar, enfrentamos ameaças que vêm de fora e pressões que brotam de dentro. Somos acuados por muitos inimigos e ameaçados por muitos perigos. Nessas horas, sentimo-nos tristes, abatidos, achatados debaixo do rolo compressor da angústia. As lágrimas quentes molham nosso rosto e inundam nossa alma. Um manto cheio de cinza nos cobre da cabeça aos pés. Morre em nossos lábios os vivas de júbilos. Nossos recursos acabam e nossas forças entram em colapso.

Mas é exatamente quando nos sentimos totalmente desprovidos de forças, que Deus irrompe em nossa história e faz uma poderosa mudança. Ele converte nosso pranto em folguedo. Ele arranca o nosso saco de cinza e nos cinge com vestes de alegria. Ele tira os nossos pés de um tremedal de lama e nos coloca sobre uma rocha firme. Ele afasta de nossos lábios os gemidos pungentes e enche nossa boca de alegres cânticos. Deus levanta nosso espírito abatido e nos inspira a cantar louvores até mesmo nas noites mais escuras da alma. Essa mudança não procede da meditação transcendental, mas vem daquele é que é transcendente, o Deus Todo-poderoso. Essa mudança não é operada pelo homem, mas vem do próprio Deus. Não procede da terra, mas desce do céu. Não vem da psicologia de auto ajuda, mas emana da ajuda do alto.

O salmista nos mostra essa gloriosa mudança operada por Deus em sua vida: “Converteste o meu pranto em folguedos; tiraste o meu pano de saco e me cingiste de alegria, para que o meu espírito te cante louvores e não se cale…” (Sl 30.11,12). Talvez, hoje sua alma está abatida. Talvez suas noites têm sido tenebrosas. Talvez suas lágrimas têm sido o seu alimento. Não desanime. Não entregue os pontos. Não jogue a toalha. Deus pode irromper em sua vida, dar um sinal de seu favor à sua família, manifestar a sua glória dentro de sua casa e transformar, também, seu choro em alegria, seu espírito angustiado em cânticos de louvor. Lembre-se: o choro pode durar uma noite inteira, mas a alegria vem pela manhã, pois aquele que um dia enxugará dos nossos olhos toda a lágrima, por antecipação, já nos dá sinais de seu consolo aqui e já nos mostra vislumbres de sua glória!





Por Rev. Hernandes Dias Lopes

terça-feira, 29 de novembro de 2022

Versículo do dia

 

Versículo do dia




E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.

Kemuel - Algo Novo (Ao Vivo) ft. Lukas Agustinho


 

PÃO DIÁRIO - 30/11/2022 - Serviço e testemunho

 



Serviço e testemunho

…não nos pregamos a nós mesmos, mas […]a nós mesmos como vossos servos, por amor de Jesus. —2 Coríntios 4:5

Gladys Aylward tinha outros sonhos enquanto servia como empregada doméstica em Londres, Inglaterra, no início do século 20. Seu objetivo era ser uma missionária na China. Por ter sido rejeitada como “não qualificada” por uma organização missionária cristã, Gladys decidiu ir por conta própria. Com 28 anos, ela usou suas economias para comprar um bilhete só de ida para Yangcheng, uma remota aldeia na China. Naquele lugar, ela montou uma pousada para caravanas de comércio onde ela compartilhava histórias da Bíblia. Gladys também serviu em outras aldeias e ficou conhecida como Ai-weh-deh, em chinês “a virtuosa”.
O apóstolo Paulo também levou o evangelho às distantes regiões do mundo. Ele se colocou como servo para atender às necessidades de outros (2 Coríntios 11:16-29). Sobre servir, ele escreveu o seguinte: “Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor e a nós mesmos como vossos servos, por amor de Jesus” (4:5).
Nem todos nós somos chamados para enfrentar dificuldades e levar o evangelho em terras distantes. Mas cada um de nós é responsável, como servo de Deus, por compartilhar Cristo com as pessoas de nosso convívio. É nosso o privilégio de ajudar os nossos vizinhos, amigos e parentes. Peça a Deus por oportunidades para servir e falar sobre Jesus, que se entregou por nós.
— Dennis Fisher

Leia: 2 Coríntios 4:1-12 

Examine: A Bíblia em um ano: Jó 25-27;Atos 12

Considere: Servimos a Deus ao compartilharmos a Sua Palavra.

Quais são os ladrões que tem saqueado a sua alegria?

 



Resultado de imagem para Alegrai-vos sempre no Senhor



Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. (Fp 4:4)


Deixe-me fazer uma pergunta pessoal, talvez desconfortável: você é feliz? As pessoas ao seu redor podem garantir que você é a uma pessoa feliz?

A alegria cristã

Este texto nos mostra que a alegria não é uma opção, mas um mandamento. O verbo está no imperativo: alegrai-vos! Sendo assim, não ser uma pessoa alegre é um pecado de desobediência a uma ordem expressa de Deus.

Além disso, a alegria do cristão não depende das circunstâncias. Paulo não escreveu essas palavras na bonança da vida, mas preso em Roma!

E, também, a alegria do cristão não é um mero sentimento, mas está em uma pessoa: em Cristo. Paulo diz: “alegrai-vos no Senhor”.

A alegria do cristão é imperativa, ultracircunstancial e cristocêntrica.

Quais são os ladrões que tem saqueado a sua alegria?

Contudo, muitos ladrões roubam essa nossa alegria e cada capítulo de Filipenses fala de um desses ladrões.

1) As Circunstâncias da vida

Quero ainda, irmãos, cientificar-vos de que as coisas que me aconteceram têm, antes, contribuído para o progresso do evangelho; (Fp 1:12)

Paulo, mesmo tendo passado tudo o que passou, conseguia se alegrar em meio das circunstâncias.

2) As Pessoas

Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros. Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, (Fp 2:3-5)

As pessoas nos decepcionam e o perdão é uma necessidade, pois assim Jesus ordenou. O perdão é uma obra da graça de Deus em nos, que nos liberta. Não se esqueça da história do credor incompassivo em Mateus 18. Ele devia 10 mil talentos ao rei e seu servo 100 denários. 10 mil talentos são 600 mil vezes maior que 100 denários. Mesmo tendo recebido tamanho perdão, ele não perdoou. Se Deus lhe perdoou tamanha culpa do pecado, você não irá perdoar o pequeno pecado do seu próximo?

3) A Preocupação com o Dinheiro

O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles está na sua infâmia, visto que só se preocupam com as coisas terrenas. (Fp 3:19)

Dinheiro é mais que uma moeda. Dinheiro pode ser um ídolo.

Mas é grande ganho a piedade com contentamento. Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. (1 Timóteo 6:6-10)

O luxo de ontem se tornou a necessidade do hoje e deixamos de ficar contentes com o básico. Lembre-se: o dinheiro em si mesmo não faz a pessoa feliz, pois a felicidade está em Deus!

4) A Ansiedade

Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. (Fp 4:6-7)

Ansiedade é o mal deste século, atingindo a todos. Ansiedade pode ser um sinal de incredulidade.

Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. (Mt 6:31-33)

Qual é o tamanho do seu Deus?

Busque santidade e alegria

A ideia de que “devemos buscar a santidade e não a alegria” é uma mentira, pois Deus quer que sejamos felizes nele. O nosso problema é que buscamos muito pouco a alegria, contentamo-nos com poucas coisas, quando Deus nos criou e salvou para termos a maior das alegrias: Ele mesmo.






Rev. Hernandes Dias Lopes.

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Versículo do dia

 

Versículo do dia



Assim diz o Senhor: Reprime a tua voz de choro, e as lágrimas de teus olhos; porque há galardão para o teu trabalho, diz o Senhor, pois eles voltarão da terra do inimigo.

Fernanda Brum - O Que Sua Glória Fez Comigo


 

PÃO DIÁRIO - 29/11/2022 - Um milagre voador

 


Um milagre voador

Que variedade, Senhor, nas tuas obras! Todas com sabedoria as fizeste; cheia está a terra das tuas riquezas. —Salmo 104:24

Dentre as criaturas de Deus, a borboleta é uma das mais incrivelmente lindas! Seu voo suave, asas coloridas e seus surpreendentes padrões migratórios são características que as tornam uma obra-prima do mundo natural.
Esse inseto voador, ao mesmo tempo em que nos surpreende com prazer visual, também nos fornece exemplos surpreendentes das maravilhas da criação de Deus.
Por exemplo, a majestosa borboleta-monarca pode viajar 4.800 quilômetros em sua migração para a América Central, apenas para acabar na mesma árvore em que seus pais ou até seus avós pousaram uma ou duas gerações antes. Ela faz isso guiada por um cérebro do tamanho de uma cabeça de alfinete.
Ou considere a metamorfose da monarca. Após a lagarta construir um casulo em torno de si mesma, libera uma substância química que transforma o seu interior em um massa pastosa, sem partes perceptíveis. De alguma forma, a partir disto emergem o cérebro, as partes internas, cabeça, patas e asas de uma borboleta.
Um especialista em borboletas disse: “A transformação do corpo de uma lagarta no corpo e nas asas de uma borboleta é, sem dúvida, uma das maravilhas da vida na terra.” Outro especialista acredita que esta metamorfose é “vista como um milagre.”
“Que variedade, Senhor, nas tuas obras!…” (Salmo 104:24) — e a borboleta é apenas uma delas.
— Dave Branon

Leia: Salmo 104:10-24 


Examine: A Bíblia em um ano: Jó 22-24;Atos 11


Considere: O projeto da criação revela o Artífice-mestre.

A fé e a certeza da salvação

 






Há uma estreita conexão entre a fé em Cristo e a certeza da salvação. Foi o próprio Jesus quem disse: “Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna” (Jo 6.47). Alguns cristãos sinceros pensam que é impossível ter certeza da salvação e vivem inseguros e sem deleite espiritual. Outros, movidos pela presunção, ostentam uma falsa segurança de salvação e vivem confiados em si mesmos para entrar no céu. É preciso gritar a plenos pulmões que a salvação é uma dádiva de Deus e não uma conquista humana. É oferta da graça e não resultado das obras. É recebida pela fé e não pelos rituais religiosos. Consequentemente, nenhum homem pode vangloriar-se de sua salvação. Se a salvação fosse por méritos, então, o homem teria de que se gloriar, mas como ela é oferta da graça, o homem só pode se curvar e agradecer a Deus por tão grande dádiva.

Porque a salvação é presente de Deus, independente de mérito humano, quando cremos no Senhor Jesus e o recebemos pela fé como Salvador pessoal podemos ter certeza da salvação. Essa garantia nos é dada pelo próprio Salvador. Jesus não poderia ter sido mais enfático: “Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna” (Jo 6.47). O verbo “ter” está no presente do indicativo. Quem crê em Jesus não teve nem terá a vida eterna, mas tem a vida eterna. É uma posse imediata e segura. O apóstolo João, nesse mesmo viés, escreveu sua Primeira Carta para que os crentes pudessem ter essa certeza: “Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus” (1Jo 5.13). Jesus disse de forma insofismável: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão” (Jo 10.27,28). Aqueles que creram em Cristo nasceram de novo, foram selados pelo Espírito Santo, têm seus nomes escritos no livro da vida e estão assentados com Cristo, nas regiões celestes, acima de todo principado e potestade. A salvação daqueles que creem em Cristo é assegurada por Deus e nele podemos confiar, pois não é homem para mentir.

É importante enfatizar que a fé não é a causa meritória da salvação; é sua causa instrumental. Não somos salvos por causa da fé, mas mediante a fé. Somos salvos pelo sacrifício de Jesus feito na cruz em nosso lugar e em nosso favor. Jesus cumpriu a lei por nós e satisfez todas as demandas da justiça divina. Ele quitou a nossa dívida e com o seu sangue nos resgatou para Deus. Ele se identificou conosco e morreu a nossa morte. Agora, aqueles que estão em Cristo estão quites com a lei de Deus e com a justiça de Deus. Morremos com Cristo e ressuscitamos com ele para uma nova vida. Agora nenhuma condenação há mais para nós, pois estamos em Cristo Jesus. O Pai nos justificou, o Filho morreu por nós, ressuscitou e está intercedendo em nosso favor e o Espírito nos selou para o dia da redenção. Nossa salvação está plenamente garantida pelo próprio Deus Triúno. Estamos plenamente certos de que nem a morte nem a vida; nem anjos nem principados; nem altura nem profundidade; nem qualquer outra criatura poderá nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Estamos salvos, eternamente salvos. Podemos tomar posse da vida eterna e começar a desfrutá-la aqui e agora. Pela fé podemos desfrutar do gozo antecipado da glória. É claro que não estamos falando de fé na religião, fé nos ídolos, fé em nós mesmos. Estamos falando da fé em Cristo Jesus, o Filho de Deus, o Rei da glória, o Verbo encarnado, o nosso Justo Advogado, Redentor da nossa alma, Senhor da nossa vida, nosso bom, grande e supremo Pastor. Nele temos copiosa redenção. Nele temos refúgio eterno. Nele temos segurança da salvação.





Por  Rev. Hernandes Dias Lopes

domingo, 27 de novembro de 2022

Versículo do dia

 

Versículo do dia




E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles?

Lucas 18:7

GABRIELA ROCHA - EU CREIO (BELIEVE FOR IT)


 

PÃO DIÁRIO - 28/11/2022 - Recuperando-se

 


Recuperando-se

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. —1 João 1:9

Em 18 de janeiro de 2012, a mais longa série de vitórias da história do esporte universitário dos EUA — 252 vitórias consecutivas — terminou quando a equipe do Trinity College perdeu uma partida de squash para a Universidade de Yale. Na manhã seguinte à primeira derrota do time em 14 anos, Paul Assaiante, o técnico do Trinity recebeu um e-mail de um renomado técnico de futebol profissional: “Agora você precisa se recuperar.” Dez dias depois, o time desse técnico de futebol perdeu num dos eventos esportivos mais assistidos — o NFL Super Bowl. Todos nós precisamos lidar com a derrota.
A sensação de fracasso após a derrota esportiva assemelha-se ao sentimento de autocondenação após uma queda espiritual. Como nos recuperar por ter magoado a Deus e aos outros, quando estamos tristes com nós mesmos? O apóstolo João escreveu: “Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:8-9). Deus nos perdoa porque Jesus pagou o preço por nossos pecados (2:2).
O perdão de Deus nos liberta para recomeçar e para nos concentrarmos na oportunidade de hoje, ao invés de na derrota de ontem. Sua purificação fiel nos permite recomeçar com um coração puro. Hoje, Deus nos convida e capacita para voltarmos ao jogo.
— David C. McCasland

Leia: 1 João 1:5-2:2 


Examine: A Bíblia em um ano: Jó 20-21;Atos 10:24-48


Considere: Em vez de viver nas sombras de ontem, caminhe na luz de hoje e na esperança do amanhã.

A SINGULARIDADE DO EVANGELHO

 






O apóstolo Paulo, o maior bandeirante do Cristianismo, estava saindo de Éfeso rumo a Jerusalém, quando escreveu seu maior tratado teológico, a carta aos Romanos. No introito dessa epístola, tratou do tema principal da carta, a singularidade do evangelho. Já de início demonstrou três atitudes em relação ao evangelho: eu sou devedor (Rm 1.14); eu estou pronto (Rm 1.15); e eu não me envergonho (Rm 1.16).

Por que alguém se envergonharia do evangelho? Primeiro, porque este trata da pessoa de Cristo, o Messias de Deus, que veio ao mundo, nasceu de forma humilde, cresceu numa cidade pobre e morreu numa cruz. Segundo, porque pelo evangelho, o próprio apóstolo Paulo já havia sofrido açoites e prisões. Inobstante a cruz ser escândalos para os judeus e loucura para os gentios; e apesar de todo o sofrimento decorrente da proclamação do evangelho, Paulo destaca a singularidade do evangelho, quando escreve: “Porque não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé” (Rm 1.16,17). Deste texto, extraímos cinco verdades:

Em primeiro lugar, o poder do evangelho. O evangelho é o poder de Deus. Portanto, não há qualquer fraqueza nele, pois Deus é onipotente. O evangelho é a dinamite de Deus para derrubar as fortalezas do coração mais duro. É a força irresistível que desarma a incredulidade mais cega. O próprio Paulo, perseguidor implacável da igreja, mesmo na sua marcha sangrenta de oposição aos cristãos, foi transformado por uma ação soberana e irresistível do evangelho. O evangelho quebra barreiras, derruba estruturas, penetra nos lugares mais fechados e transforma os corações mais rendidos ao pecado.

Em segundo lugar, o propósito do evangelho. O evangelho é o poder de Deus para a salvação. Há poder que destrói e mata, mas o evangelho é o poder que dá vida e salva. O evangelho não é apenas o poder de Deus para a salvação, mas também, o único poder capaz de salvar. A religião, os ritos sagrados, as boas obras ou quaisquer outros expedientes humanos são absolutamente insuficientes para salvar o homem. Só no evangelho há salvação. O evangelho fala das boas novas de Cristo: sua vida, sua morte, sua ressurreição e seu governo. Não há salvação em nenhum outro nome. Só Jesus salva!

Em terceiro lugar, o alcance do evangelho. O evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê e só daquele que crê. O evangelho não é o poder de Deus para a salvação do descrente. Muito embora, a fé não seja a causa meritória da salvação, é sua causa instrumental. Apropriamo-nos da salvação pela graça, mediante a fé. A salvação é oferecida a todos, mas somente aqueles que creem são salvos. Não há aqui qualquer acepção de pessoas, seja de raça, posição social ou estofo cultural. Todo aquele que crê em Jesus é salvo.

Em quarto lugar, a universalidade do evangelho. O evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego. O evangelho é para todos os povos. É universal em seu escopo, pois Jesus morreu para comprar com o seu sangue aqueles que procedem de toda tribo, língua, povo e nação. Não há limitação geográfica nem barreira étnica no evangelho. É endereçado a toda criatura, em todo o mundo, até aos confins da terra.

Em quinto lugar, a eficácia do evangelho. O apóstolo Paulo é enfático, quando escreve: “Visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé”. O homem sendo pecador, jamais poderá ser justificado diante do Deus santo com base em seus méritos pessoais, pois as nossas justiças não passam de trapo de imundícia. Porém, nossas transgressões foram lançadas sobre Jesus e sua justiça foi imputada a nós, para que a justiça de Deus, revelada no evangelho, fosse apropriada por nós, pecadores, pela fé. Então, aquele que crê é declarado justo diante do tribunal de Deus e passa a viver pela fé. Quão singular é o evangelho!



sábado, 26 de novembro de 2022

Versículo do dia

 

Versículo do dia



Deixa a ira, e abandona o furor; não te indignes de forma alguma para fazer o mal.

Bruna Karla e Anderson Freire - Acima da Média (Ao Vivo)


 

PÃO DIÁRIO - 27/11/2022 - Boas-vindas tardias

 


Boas-vindas tardias

…quero dar a este último tanto quanto a ti. —Mateus 20:14

Certa noite quando visitei um asilo, um residente chamado Tomé saiu em silêncio de seu quarto, esperando me alcançar para conversarmos. Após conversarmos um pouco, ele perguntou: “Deus não se ofenderá se eu me tornar cristão em idade tão avançada?” A pergunta de Tomé não foi uma surpresa. Como capelão, eu geralmente ouço a mesma coisa de anciãos, daqueles que lutam com vícios, de ex-detentos; mas em formas variadas. Eles pensam ter uma razão legítima para acreditar que é tarde demais para conhecerem a Deus ou para serem usados por Ele.
Tomé e eu investimos tempo estudando pessoas nas Escrituras que, por seu passado, poderiam ter pensado que era tarde demais para conhecerem a Deus. Mas Raabe, uma prostituta (Josué 2:12-14; Hebreus 11:31), e Zaqueu, um coletor de impostor (Lucas 19:1-8), escolheram a fé em Deus apesar de seus passados.
Nós também olhamos a parábola de Jesus sobre os trabalhadores na vinha (Mateus 20:1-16). Quanto antes fossem contratados, mais trabalho poderiam fornecer ao dono da vinha (vv.2-7), mas aqueles que foram contratados mais tarde descobriram que tinham o mesmo valor aos olhos do dono e seriam recompensados igualmente (vv.8-16). O dono da vinha escolheu ser gracioso com todos.
Não importa o nosso passado ou presente, Deus anseia por nos demonstrar Sua graça e nos levar a um relacionamento com Ele.
— Randy Kilgore

Leia: Mateus 20:1-16 

Examine: A Bíblia em um ano: Jó 17-19;Atos 10:1-23

Considere: Entregar sua vida a Cristo agora significa tê-la para sempre.

CREIA NA PALAVRA QUE LHE É DITA

 





Quando, pois, ressuscitou dos mortos, os seus discípulos lembraram-se de que lhes dissera isso; e creram na Escritura e na palavra que Jesus tinha dito.João 2.22
  

Não há estupidez maior do que o homem descrer da Palavra enviada por Deus, pois ela vem com poder para fazer o que anuncia. No passado, quando as pessoas não confiaram no Senhor, além de tê-Lo desagradado, sofreram as consequências desse ato. Ao falar com o homem, o Altíssimo o faz por misericórdia, a fim de ajudá-lo. Porém, se ele não crer, perderá a oportunidade de tê-Lo operando em seu favor.

Se não entender o que Deus lhe disser, não feche o coração nem diga que as palavras dEle não fazem sentido. Apenas, ore a respeito. Então, um dia, você entenderá a razão delas, pois, certamente, ali está a sua bênção especial. Quando eu era jovem, ao ler que um determinado rei fizera tudo o que era esperado dele, porém não tirara os altos (1 Rs 15.14), não entendi a repreensão. Então, comecei a orar. Um dia, enquanto dirigia o meu carro, compreendi o que o Senhor queria me falar.

Naqueles dias, principalmente no Rio de Janeiro, fazíamos uma intensa obra de libertação espiritual, pois essa cidade parecia que estava virando um só terreiro de feitiçaria. Então, ao entender, recebi a grande bênção e disse ao pastor que estava ao meu lado o seguinte: “Muitos pregadores fizeram tudo o que era pertinente ao seu ofício, mas o povo continua a frequentar a feitiçaria. Temos de fechar esses lugares dedicados ao diabo”.

Enquanto libertava indivíduos possuídos por espíritos malignos, eu convocava o demônio chefe dos lugares onde essas pessoas frequentaram, e ele vinha como se fosse o dono da situação, dizendo-se forte e que não iria me obedecer. Em o Nome de Jesus, eu afirmava que todos estavam amarrados e, antes de expulsá-los, proibia-os de voltar, declarando que aqueles antros de perdição estavam fechados a partir de então, e assim acontecia.

Portanto, se não entender o que o Altíssimo lhe mostrar, ore e espere nEle. Assim, quando vier o entendimento, assuma-o. Os judeus e os discípulos de Jesus não compreenderam que o santuário era o corpo de Cristo. Porém, estes não acharam que as palavras do Mestre tinham sentido. Porém, quando o Salvador ressuscitou ao terceiro dia, creram no que Ele havia dito.

A Palavra é como Deus. Por mais que conheçamos um versículo, um dia, o Altíssimo pode usá-lo para nos fazer saber a Sua vontade. Não há nada oculto que não seja revelado (Mt 10.26), nem prometido que não se cumpra. Portanto, é bom observar tudo o que lhe é revelado. Tendo entendido, tome posse daquilo naquele momento. Ainda que passem muitos anos, o Senhor jamais Se esquecerá de Suas palavras ou promessas.

Quem crê na Palavra crê na Verdade. Ao conhecê-la, você será liberto (Jo 8.32). Não há poder, filosofia ou força do Inferno nem do homem que predominem contra ela. A Verdade liberta, cura e dá solução aos problemas da humanidade. A Verdade prevalecerá para sempre. Nada e ninguém podem contra ela!

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Versículo do dia

 

Versículo do dia



Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.
A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.

Tiago 3:5,6

Gisele Nascimento - Não Vai Falhar


 

PÃO DIÁRIO - 26/11/2022 - Amor e oração

 

   

Amor e oração

Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor. —Salmo 92:14


Em um livro infantil popular, o ursinho Pooh assiste Kanga ir embora saltando. Eu gostaria de poder pular da mesma forma, ele pensa. Alguns conseguem, outros não. É assim que as coisas são.
Vemos homens e mulheres mais jovens ou mais capazes fazendo coisas extraordinárias que não podemos fazer. Eles podem, nós não. É assim que as coisas são. É fácil nos sentirmos inúteis quando não conseguimos fazer coisas que um dia fomos capazes de fazer.
É verdade que talvez não sejamos capazes de “saltar” como no passado, mas podemos amar e orar. Estas são as obras que o tempo e a experiência nos prepararam para executar bem.
O amor é o melhor presente que temos para dar a Deus e aos outros. Não é algo pequeno, pois o amor é o meio pelo qual cumprimos todo o nosso dever com Deus e com o nosso próximo. Nosso amor por uma pessoa pode parecer ser uma pequena ação, mas é o maior dom de todos (1 Coríntios 13:13).
E nós podemos orar. Paulo encorajou os colossenses: “Perseverai na oração, vigiando com ações de graças” (Colossenses 4:2). As nossas orações são uma força poderosa no universo!
Amor e oração são de fato obras poderosas, as obras mais poderosas para qualquer um de nós. Por quê? Porque nosso Deus, que quer nos usar, é um Deus completamente amoroso e poderoso.
— David H. Roper

Leia: Salmo 92 

Examine: A Bíblia em um ano: Jó 14-16;Atos 9:22-43

Considere: Deus derrama o Seu amor em nossos corações para que flua de nós para os outros.

COISAS MAIORES DO QUE ESTAS VERÁS





Jesus respondeu e disse-lhe: Porque te disse: vi-te debaixo da figueira, crês? Coisas maiores do que estas verás.João 1.50
  

Sempre seremos surpreendidos pelo Todo-Poderoso com revelações que jamais sonhávamos existir ou com o poder que Ele nos dá de modo simples, mas que tem uma eficiência tamanha. Em um momento, Natanael questionava o Mestre, porque Ele fizera uma observação positiva a respeito dele. A princípio, aquilo lhe pareceu bajulação, mas logo mudou de ideia.

Se todas as pessoas dessem um tempo para o Criador lhes mostrar Quem Ele é e o que pode fazer por elas, sem dúvida, todas se converteriam e mudariam seu destino eterno. O preceito religioso impede as pessoas de entenderem que o Evangelho não é religião, e sim a Boa Notícia do que foi feito em nosso favor, quando Jesus morreu na cruz do Calvário. Infelizmente, milhões sofrerão eternamente. Que tristeza!

Muita gente que está no Evangelho não desfruta da vida abundante trazida por Cristo. Algumas ainda vivem no pecado, apesar de se declararem salvas. Por que isso acontece, se o novo nascimento faz as coisas velhas passarem e tudo se tornar novo? Muitos estão na casa do Senhor, mas continuam no erro. Isso ocorre porque ainda não entenderam Quem é o Filho de Deus e o que Ele pode fazer por eles. Os ímpios agem como crianças desmioladas.

Se Jesus nos vê a cada instante e sabe o que pensamos antes mesmo de o pensamento se formar, não podemos contar com a ajuda dEle para impedir que o diabo nos induza a pecar? Sim! Porém, não basta saber que se pode recorrer a Ele; é preciso fazer isso de fato. Bom seria se estivéssemos sempre em contato com o Senhor, e isso é possível! Se vivermos em Espírito, jamais cumpriremos a concupiscência da carne. Portanto, procure andar com Deus! 

O Salvador deu provas da Sua Onisciência, ao enviar dois dos Seus discípulos à aldeia que estava em frente a eles, perto de Jerusalém. Lá, deveriam desatar um jumento que ninguém ainda havia montado e levá-lo a Cristo. Se alguém perguntasse por que estavam fazendo aquilo, eles deveriam dizer que o Mestre precisava dele. Isso ocorreu tal qual o Senhor dissera (Mc 11.1-7). Certamente, podemos contar com o socorro dEle em todas as ocasiões (Jo 15.7).

Depois, Ele mandou que seguissem um homem que carregava um cântaro de água no ombro (Mc 14.13). Esses exemplos mostram que conseguiremos mais com Suas instruções. Agora, por que não utilizamos essas faculdades divinas, para que a Sua obra seja feita com perfeição e eficiência? Ora, trabalhamos muito para conseguirmos pouco sucesso. Se cooperarmos com Ele, trabalharemos menos, mas desfrutaremos de tudo o que Ele já preparou.

Adiantará chegar ao Juízo eterno e pedir desculpas a Jesus por não termos obedecido às Suas orientações? É hora de servirmos a Ele de verdade, submetendo-nos à Sua Palavra e caminhando sob a Sua direção. Assim, veremos que é fácil fazer a obra. Essas coisas foram escritas como lições para o nosso bem. Ele disse que veremos coisas maiores que aquelas. Aleluia!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Versículo do dia

 

Versículo do dia




Mas agora tu nos rejeitaste e nos confundiste, e não sais com os nossos exércitos.

Salmos 44:9

Anderson Freire e Fernanda Brum - Não é Tarde


 

PÃO DIÁRIO - 25/11/2022 - Sucesso miserável

 


Sucesso miserável

…Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. —Lucas 9:23


“Em qualquer coisa que um homem faça sem Deus, ele deverá falhar miseravelmente — ou ser miseravelmente bem-sucedido”, escreveu George MacDonald (1824–1905), um romancista escocês, poeta e ministro cristão. Essa afirmação intrigante é frequentemente citada por palestrantes e escritores modernos e aparece no livro de MacDonald chamado Sermões Não Pronunciados.
Ele estava lidando com o difícil assunto da autonegação de um cristão e com a ideia de como devemos aplicar o seguinte ensinamento de Jesus: “…Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará” (Lucas 9:23-24).
Ao invés de simplesmente tentar suprimir os nossos desejos naturais, MacDonald disse que a verdadeira autonegação significa que “devemos ver as coisas como [Cristo] as viu, considerá-las como Ele as considerou; precisamos tomar a vontade de Deus como a própria vida de nosso ser… não devemos mais pensar ‘O que eu gostaria de fazer?’, mas sim ‘O que o Deus vivo tem para eu fazer?’”
Ter apenas o que nós queremos é ser miseravelmente bem-sucedidos. O verdadeiro sucesso está em perder nossas vidas por amor a Jesus e reencontrá-las plenas e livres em Sua vontade.
— David C. McCasland

Leia: Lucas 9:18-27 

Examine: A Bíblia em um ano: Jó 11-13;Atos 9:1-21

Considere: O espírito de humildade e autonegação precede uma caminhada profunda e próxima de Deus.

QUE SINAL NOS MOSTRAS?

 






Responderam, pois, os judeus e disseram-lhe: Que sinal nos mostras para fazeres isso?João 2.18
  

O ser humano é ávido por ver sinais, por isso perde o melhor de Deus. Ora, para presenciar os feitos do Senhor, ele precisa crer no que Ele fala ao seu coração pela Palavra. Porém, como as pessoas crerão se não há quem pregue? Quando os púlpitos são usados com qualquer objetivo, menos a pregação da vontade divina, revelada nas Escrituras, Deus não realiza o Seu querer em favor de quem necessita de libertação.

Os judeus eram o povo escolhido do Senhor, mas, com o passar do tempo, deixaram o Altíssimo de lado e passaram a crer em outros deuses, sem saber que Lhe desagradavam. O que Deus precisa para agir em favor de qualquer pessoa é um coração cheio de fé, obtida quando ela dá ouvidos à Palavra (Rm 10.17). Então, uma vez aberto o caminho para as ações do Senhor, vemos todos os tipos de maravilhas.

Quando Jesus fez um azorrague de cordas – um chicote improvisado – e expulsou quem fazia da casa de oração um local de vendas, os judeus se indignaram e foram a Ele, perguntando que sinal lhes mostraria para realizar aquilo. Que absurdo! O homem não pode questionar o próprio Deus, o qual é perfeito e amor ao mesmo tempo. O ser humano é cheio de mentiras, por isso vive sempre cheio de problemas. Inclusive muitos dos que se dizem crentes não procedem de modo correto.

As pessoas gostam de ver milagres, mas, quando o Altíssimo faz algo, poucas se convertem. Na verdade, com as operações do Senhor, elas conseguem ver o erro que praticam, mas não querem se converter. Então, pedem sinais para aceitar o que já constataram e perdem a oportunidade de se acertar com Ele e mudar seu destino eterno. Nada do que elas pedirem lhes será dado, a não ser ao crerem nos ensinamentos das Escrituras.

Se você quer ver Deus atuar em seu favor, não procure sinais, e sim busque conhecer o que Ele diz a respeito da bênção da qual você necessita. A fé capaz de fazer o Senhor operar o que você deseja vem por dar atenção à Palavra. A receita para obter fé é simples e fácil de ser aprendida: leia a Bíblia cuidadosamente. Quando um versículo lhe saltar aos olhos, medite nele até entender aquela mensagem.

O Altíssimo sempre sabe o que faz. Se Ele estiver fazendo uma “faxina” em você, coopere com Ele. Com certeza, a seguir Deus suprirá a sua necessidade. O dom do arrependimento deve estar em evidencia em sua vida. Ao sentir que transgrediu, confesse o pecado ao Senhor e peça-Lhe perdão. Quando o Senhor lhe mostra algo errado, Ele está preparando-o para receber as grandes coisas. Você crê?

Jamais questione o Senhor quando Ele estiver convencendo-o do pecado, da justiça e do juízo, porque Ele está provando que o ama. Todo filho é repreendido pelo pai, mas o bastardo é deixado sem a devida repreensão. Viva em comunhão com o Pai celestial, para que Ele o socorra em tempo oportuno. Conte a Ele tudo o que se passa com você.

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Versículo do dia

 

Versículo do dia



Clama em alta voz, não te detenhas, levanta a tua voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão, e à casa de Jacó os seus pecados.

Nathanael Dutra Feat. John Dias - Atrai o meu coração


 

PÃO DIÁRIO - 24/11/2022 - Permaneçamos juntos

 



Permaneçamos juntos

Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. —1 Coríntios 12:14

Para a maioria das regiões do mundo o incrível fenômeno da neve é algo familiar. Flocos de neve são lindos cristais de gelo trabalhados. Cada floco é frágil e derrete rapidamente se cair em sua mão. No entanto, em grande quantidade criam uma força considerável. Podem bloquear grandes cidades e ao mesmo tempo criam belas paisagens de árvores carregadas de neve, cujas imagens decoram calendários e tornam-se tema de ilustrações. Proporcionam divertimento nas rampas de esqui e alegria para crianças que fazem bonecos de neve e têm munição para guerras de bola de neve. Tudo isso porque os flocos permanecem juntos, grudados.
O mesmo é verdade para aqueles que seguem a Cristo. Cada um de nós foi exclusivamente dotado de capacidade para contribuir com a obra de Cristo. O plano para nós nunca foi de uma vida em isolamento, mas de trabalho em união para nos tornarmos uma grande força para Deus e para o avanço de Sua causa. Como Paulo nos lembra, o corpo de Cristo “…não é um só membro, mas muitos” (1 Coríntios 12:14). Todos nós devemos usar os nossos dons para servir uns aos outros de modo que juntos façamos grande diferença em nosso mundo.
Coloque seu talento para funcionar, coopere alegremente com o talento daqueles ao seu redor e permita ao vento do Espírito usar você para a Sua glória!
— Joe Stowell

Leia: 1 Coríntios 12:12-27 

Examine: A Bíblia em um ano: Jó 8-10;Atos 8:26-40

Considere: Conquistamos mais juntos do que sozinhos.

JESUS SABE O QUE HÁ NO HOMEM

 


Resultado de imagem para JESUS SABE O QUE HÁ NO CORAÇÃO DO HOMEM



E não necessitava de que alguém testificasse do homem, porque ele bem sabia o que havia no homem. João 2.25
  

Jesus pregava a Verdade, a fim de que o homem fosse liberto do pecado. Ele conhece o coração do ser humano. Se este não passar por uma mudança radical executada pelo poder de Deus, não se redimirá. As consequências da queda de Adão vão além do que se imagina, a ponto de o próprio Salvador dizer que a carne, a natureza humana, é infrutífera (Jo 6.63). Por isso, quando Ele vier, os que estiverem vivos terão de ser transformados fisicamente para subir ao Seu encontro.

Do jeito que somos hoje, mesmo sendo considerados santos, não poderemos entrar no Reino dos Céus. Assim, além de nascermos de novo quando aceitamos Jesus como Salvador, receberemos corpos glorificados na Sua segunda vinda. Ao ressuscitar, Cristo adquiriu uma forma gloriosa, pois entrou no local onde os discípulos estavam reunidos sem passar pela porta. Vai ser lindo ir para os Céus com o Mestre, concorda?

Por saber do que o homem é capaz, o Senhor não confiava em nenhum daqueles que creram no Seu Nome, quando Ele curava os enfermos, libertava os oprimidos e fazia sinais, prodígios e maravilhas entre o povo. Embora fossem sinceros e tivessem prometido se esforçar para viver de modo digno, por não terem nascido de novo, eles não tinham condições de enfrentar e vencer o tentador, como Cristo fez no deserto.

Sem o novo nascimento, qualquer pessoa tropeça ao ser tentada pelo diabo. Isso é seríssimo, pois só nascendo de novo ela conseguirá agradar a Deus e resistir às investidas satânicas. A tentação é algo difícil de ser suportado. Todos necessitam nascer da água – a Palavra de Deus – e do Espírito, ou serão reprovados. 

O Altíssimo não precisa colocar um mensageiro celestial 24 horas atrás de nós, anotando os nossos deslizes, a fim de provar que não chegamos aonde Ele deseja. Se o próprio Deus não estiver ao nosso lado nas tentações, cairemos. O diabo era o querubim da guarda, um anjo forte. Para enfrentá-lo, precisamos da assistência de Quem é perfeito e poderoso para nos livrar das armadilhas malignas.

Busque a presença de Deus, vigie e ore para não tropeçar. Quando a noite chegar, você não será engolido pelas trevas. Os transgressores se tornam servos do demônio. Por isso, cuidado para não comprometer a sua salvação. Quando sentir que Satanás o está tentando, ore, confesse a Deus sua fraqueza e resista ao maligno. Não dê ao diabo o prazer de dizer que o tem nas mãos dele!

Se você ainda não se converteu, procure um pastor e peça a ele que o conduza ao novo nascimento. Mesmo que todo o Inferno se una e invista contra a sua vida para torná-lo servo do demônio, você escapará das garras do mal se tiver nascido da água e do Espírito. Não deixe o acusador roubar a sua salvação!

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

Versículo do Dia

    Versículo do Dia Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos. Salmos 19:12