quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Versículo do Dia

Versículo do Dia


E de um salto pôs-se de pé e começou a andar. Depois entrou com eles no pátio do templo, andando, saltando e louvando a Deus.
Atos 3:8

PÃO DIÁRIO - 30/09/2015 - Fogo e chuva


Fogo e chuva

…um trono surgirá em benignidade, e sobre ele […] se assentará […] um que julgue, busque o juízo e não tarde em fazer justiça. —Isaías 16:5

Quando um incêndio se alastrou pelos belos cânions no Colorado, EUA, destruiu o habitat de todos os tipos de vida selvagem e de milhares de lares. Pessoas ao redor do país clamaram a Deus, pedindo a Ele que enviasse chuva para apagar as chamas, dar fim à destruição e descanso aos bombeiros. As orações de algumas pessoas tinham uma condição interessante. Elas pediram a Deus para demonstrar misericórdia e enviar chuva sem raios, que poderiam causar mais incêndios.

Isto me lembra do quanto vivemos em tensão entre as coisas que nos salvam e nos matam. Com o fogo, cozinhamos o nosso alimento e nos mantemos aquecidos, mas ele pode nos consumir. Com a água, podemos nos manter hidratados e o nosso planeta resfriado, mas ela pode nos derrubar. Muito ou pouco de cada um é uma ameaça à vida.
Vemos o mesmo princípio na vida espiritual. Para prosperar, as civilizações precisam das qualidades aparentemente opostas da misericórdia e justiça (Zacarias 7:9). Jesus repreendeu os fariseus por defenderem a lei, mas negligenciarem os “…preceitos mais importantes da lei…” (Mateus 23:23).
Nós podemos tender à justiça ou misericórdia, mas Jesus as mantém em perfeito equilíbrio (Isaías 16:5; 42:1-4). A Sua morte satisfez a necessidade de Deus por justiça e a nossa necessidade por misericórdia.
— Julie Ackerman Link


Leia: Isaías 16:5


Examine: A Bíblia em um ano: Isaías 3-4;Gálatas 6


Considere: A justiça e misericórdia de Deus se encontram na cruz.

COMO RECEBER MAIS DE DEUS

Resultado de imagem para COMO RECEBER MAIS DE DEUS


E disse-lhes: Atendei ao que ides ouvir. Com a medida com que medirdes vos medirão a vós, e ser-vos-á ainda acrescentada.Marcos 4.24

É muito importante prestar atenção ao que você entende na leitura bíblica, durante a pregação ou nos momentos em que medita na Palavra, pois, nessas horas, o Senhor transmite Sua vontade. Então, fazendo o que lhe é designado, você agrada a Ele e é atendido em suas petições. A obra de Deus é tudo que o homem poderia fazer de bom, porque, ao executá-la, ele se realiza por inteiro e o Senhor, por causa do Seu amor, amplia o seu grau de ação.

Ao entender o que está escrito, além de ter os seus olhos abertos e sentir alegria ou confirmação em seu coração, você recebe também um poder que jamais deve desprezar. Afinal, com ele, exercerá autoridade sobre o mal que o oprime. Os que cumprem o plano de Deus maravilham-se com as coisas que lhes acontecem, pois, sendo parceiros dEle em Sua obra, descobrem que Ele é o verdadeiro Parceiro em suas necessidades.

Por vezes, Jesus chamava a atenção de quem O escutava, dizendo que quem tivesse ouvido para ouvir deveria prestar atenção ao que o Espírito de Deus falava ao seu coração. Isso acontece toda vez que alguém está pregando a Palavra ou lendo as Escrituras Sagradas. Os sábios anotam o que lhes salta ao entendimento; depois, meditam no que aprenderam. Por isso, estão sempre de bom humor, mesmo que as situações não tenham ocorrido como gostariam.

Quem despreza o que lhes é dito também é desconsiderado por Aquele que lhe revela a Verdade. Ora, a medida que usamos para medir o favor é utilizada para nos dar novas instruções. Se você quer receber muito de Deus, esteja aberto para dar muito do seu tempo, da sua meditação e da sua ação. Ao sermos instrumentos para abençoar alguém, também somos agraciados. Sem dúvida, somos medidos com a mesma medida com a qual medimos.

Se aceitarmos a revelação e fizermos uso dela, no mesmo instante, receberemos mais informações que nos farão bem e nos darão poder para sairmos das crises. Aquele que nada recebe de Deus, por certo, não dá a mínima atenção a Ele. Aprenda a sentir os toques do Santo Espírito e, em pouco tempo, veja que o Senhor fez muito mais para você do que para outros.

A revelação continua no versículo seguinte, dizendo que quem tem receberá mais (v. 25). Esse é um princípio usado por Deus que jamais será modificado. Quem quer muito do Altíssimo deve agarrar tudo o que Ele dá e, ao orar, precisa usar todo o potencial que lhe é mostrado. Então, quando menos esperar, verá que a mão divina lhe deu muito mais em troca. Pode escrever, pois é pura verdade: os servos de Deus são bem servidos por Ele.

Cuidado para não desperdiçar a pérola que o Senhor colocar em suas mãos. Se você não der atenção às palavras dEle, recusando-as, até o que pensa ter será tirado de você. Não deixe a sua vida diminuir; esteja pronto para dar e, assim, você terá mais. Não há limites para Deus lhe conceder mais revelações.

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Versículo do Dia


Versículo do Dia


Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele.
1 João 4:16

PÃO DIÁRIO / 29/09/2015 - O padrão da sabedoria


O padrão da sabedoria

Pois em ti, Senhor, espero; pois tu me atenderás, Senhor meu Deus. —Salmo 38:15


Albert Einstein disse: “Apenas duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana, e eu não tenho certeza sobre o criador.” Infelizmente, parece que muito frequentemente não há limites para a tolice na qual nos envolvemos — ou os danos que criamos com as nossas tolices e as escolhas que elas promovem.
Foi numa fase assim de arrependimento que Davi derramou a sua luta e queixas a Deus no Salmo 38. Ao se deparar com os seus próprios fracassos, o rei-pastor fez um comentário perspicaz: “Tornam-se infectas e purulentas as minhas chagas, por causa da minha loucura” (v.5). Ainda que o salmista não nos dê os detalhes daquelas escolhas ou da piora de suas feridas, algo é certo: Davi reconheceu sua própria loucura e a sua causa.
A resposta para esta tolice destrutiva é aceitar a sabedoria de Deus. O livro de Provérbios 9:10 nos lembra: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência.” Apenas se permitirmos Deus nos transformar, poderemos superar as decisões tolas que geram tantos problemas. Com a Sua orientação amorosa, podemos seguir o padrão da sabedoria divina.
— Bill Crowder


Leia: Salmo 38:1-15

Examine: A Bíblia em um ano: Isaías 1-2;Gálatas 5

Considere: A sabedoria de Deus é dada àqueles que humildemente lhe pedem.

Eu preciso de Deus

Resultado de imagem para Eu preciso de Deus

Eu sou muito fraco. Não consigo, sozinho, vencer as tentações que me cercam. A minha carne não pode ser domesticada. Ela precisa ser crucificada. A cruz de Cristo precisa lavrar a sua morte, pois toda a sua inclinação é contra a vontade de Deus. Os seus impulsos são inimizade contra Deus. Os meus desejos, muitas vezes, me arrastam para aquilo que é mal. Desejo fazer o bem, mas não tenho poder para efetuá-lo. Tenho tristeza em pecar contra Deus, mas acabo entristecendo o Espírito, fazendo, muitas vezes, concessão ao pecado. Não há nenhum bem em mim. Meu coração é enganoso. Meus pensamentos, muitas vezes, não estão cativos à obediência de Cristo. Minhas mãos, nem sempre, estão puras para fazer a obra de Deus. Meus pés, nem sempre, andam por veredas retas. Meus lábios, às vezes, são fontes amargas. Meus olhos, não poucas vezes, são um laço para a minha alma. Ó miserável homem que eu sou. Se Deus tirar a sua mão de sobre mim um minuto, pereço. Se Ele me entregar aos meus caprichos, naufrago. Por isso, com todas as forças da minha alma, elevo aos céus o meu clamor: Ó Deus, eu preciso de ti.

Sim, eu sei que esta é também a sua confissão. Foi a confissão de Davi, de Isaías, do apóstolo Paulo, de Agostinho e de tantos outros, que ao olharem para a santidade de Deus e para a sujeira de seus pecados reconheceram que precisavam desesperadamente do perdão divino. Não podemos, portanto, diante deste fato, endurecer o nosso coração. Não podemos viver do modo digno de Deus sem sermos lavados pelo sangue do Cordeiro imaculado. Se nos afastarmos de Deus, que é luz, as trevas inundarão a nossa vida. Se perdermos a intimidade com Deus o pecado prevalecerá em nós e contra nós e nos destruirá. O pecado é maligníssimo. Ele é o pior de todos os males que pode nos atingir, pois o pecado nos afasta de Deus e longe de Deus só há trevas, vergonha e opróbrio. Deus é o autor da vida, Ele dá vida, Ele restaura a vida, mas longe Dele só reina a morte.

A maior necessidade da nossa vida é estar perto de Deus. É quando vivemos na luz que percebemos a sujeira do pecado. Quando experimentamos a alegria do conhecimento de Cristo, vemos que os prazeres do mundo são lixo. Quando contemplamos a face do Pai é que conhecemos a doçura do Seu amor e a alegria indizível de ser santo como Ele é santo. O segredo de uma vida vitoriosa, pura, santa e feliz é viver na constante e total dependência de Deus. Sem Jesus nada podemos fazer. Não temos forças em nós mesmos para vencer a batalha contra o pecado. Se tirarmos os olhos de Jesus afundaremos num pântano lodacento. É tempo de nos arrependermos dos nossos pecados. É tempo de chorarmos pelos nossos pecados. É tempo de abandonarmos os nossos pecados. É tempo de nos voltarmos para Deus de todo o nosso coração, com pranto, com jejuns, com o coração rasgado, clamando: Ó Deus, precisamos de ti!



Rev. Hernandes Dias Lopes.

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Versículo do Dia

Versículo do Dia


Numa terra deserta ele o encontrou, numa região árida e de ventos uivantes. Ele o protegeu e dele cuidou; guardou-o como a menina dos seus olhos,
Deuteronômio 32:10

PÃO DIÁRIO - 28/09/2015 - Tempos difíceis


Tempos difíceis

O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente. —Salmo 91:1


Algumas crianças adoram vangloriar-se de seus pais. Se você ouvir às escondidas conversas na vizinhança, vai ouvir uma criança dizendo: “Meu pai é maior que o seu!” ou “O meu pai é mais inteligente do que o seu pai!”. Essa exibição, frequentemente, está relacionada ao aviso de que se as crianças o estão ameaçando, é melhor tomarem cuidado porque o seu pai pode vir e derrubar todas elas, inclusive os pais delas!
Acreditar que o seu pai é o mais forte do quarteirão é muito inspirador diante do perigo. É por isto que eu amo o fato de o nosso Deus ser Todo-Poderoso. Isso significa que ninguém está à altura da Sua força e poder. Ainda melhor, significa que você e eu descansamos “…à sombra do Onipotente” (Salmo 91:1). Assim, não é de se admirar que o salmista possa confiadamente dizer que ele não temerá “…o terror noturno, nem da seta que voa de dia” (v.5).
Indiferente do que o hoje possa trazer ou do problema que você esteja enfrentando, não esqueça que o seu Deus é mais forte do que qualquer coisa em sua vida. Por isso, confie! A sombra da Sua onipresença garante que o Seu poder pode transformar até mesmo a pior situação em algo bom.
— Joe Stowell

Leia: Salmo 91

Examine: A Bíblia em um ano: Cântico dos Cânticos 1-3;Gálatas 2

Considere: Deus é maior do que o nosso maior problema.

PARA QUE TIVESSEM O PODER

Resultado de imagem para poder de curar as enfermidades e expulsar os demônios.

 E para que tivessem o poder de curar as enfermidades e expulsar os demônios. Marcos 3.15


Em toda a Escritura Sagrada, vemos a preocupação do Altíssimo com o sofrimento que veio sobre o homem por causa do pecado cometido por Adão. Ao vê-lo escondendo-se por estar nu, o Senhor logo preparou um tipo de roupa para que ele não ficasse desconfortável. Mesmo sendo Deus que o criou do pó da terra, de maneira que Ele conhecia cada célula daquele corpo, fez túnicas de peles de animais para cobrir a nudez de Adão e Eva.

Nos dias de Abraão, em resposta à oração do patriarca, Deus fez um milagre na casa de Abimeleque, rei de Gerar, curando sua mulher e suas concubinas que não podiam ter filhos. Ao levar Abraão a orar para que o milagre ocorresse naquela casa, o Senhor ensinou que devemos orar por todas as pessoas, salvas ou não, para que a Sua obra seja feita em qualquer lugar. Devemos usar a autoridade do Nome dEle em favor de quem dela necessita. 

No tempo de Moisés, durante a caminhada pelo deserto, inúmeras vezes, Deus atendeu à oração do Seu servo, providenciando meios para curar os enfermos, como no caso do aparecimento das serpentes que dizimavam o povo santo. O pecado havia feito cobras venenosas aparecerem. Por causa disso, o Altíssimo orientou Moisés a moldar uma serpente de metal e colocá-la em um poste, como sinal de que Seu Filho viria nos redimir.

Na época dos profetas, Deus os usou para levar a cura ao povo. Por intermédio de Eliseu, Naamã, comandante do exército sírio, foi curado ao mergulhar sete vezes no rio Jordão; a sunamita estéril, por iniciativa divina, foi sarada. Em muitas partes da Bíblia, vemos que Deus mandou Seus servos anunciarem que não se esquecessem de que Ele restaura o homem de todas as enfermidades, como Davi escreveu no Salmo 103.3.

Isaías teve uma visão do que aconteceria no Calvário quando Jesus sofreria nossas dores e doenças nas feridas que fizeram em Seu corpo. Mateus falou sobre isso, e Pedro, que era um dos 12, garantiu que, pelas Suas chagas, fomos sarados. Este, por sua vez, foi usado em Jerusalém a ponto de as pessoas colocarem os enfermos nas praças e ruas, para que a sombra dele os cobrisse e, assim, os curasse e libertasse.

O próprio Senhor Jesus é o maior exemplo de que o Senhor deseja curar os enfermos, pois dois terços do Seu ministério foram dedicados a erradicar o sofrimento, curando leprosos, coxos, paralíticos, surdos, mudos, cegos e demais sofredores. Cristo garantiu que os que nEle cressem fariam as obras que Ele fazia. O mundo está esperando o aparecimento dos que creem em Deus. Assim, veremos maravilhas sendo realizadas.

Não se engane: quem recebe a missão de ficar perto do Senhor e a atende será usado para a cura dos enfermos e a libertação dos oprimidos. Mas aqueles que só querem usar o prestígio de ser servo de Deus, mas não se consagram nem saem para fazer a vontade dEle, nada terão para provar que foram enviados pelo Pai. O Altíssimo precisa de servos autênticos e destemidos. Os milagres nos identifica melhor.

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

domingo, 27 de setembro de 2015

Versículo do Dia

Versículo do Dia


Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele.
1 João 4:16

PÃO DIÁRIO - 27/09/2015 - Insignificante


Insignificante

…veio a palavra de Deus a João, filho de Zacarias, no deserto. —Lucas 3:2

Os mobilizadores e estimuladores são pessoas que estão subindo a ladeira da influência e sucesso. O livro de Lucas menciona sete líderes proeminentes que exerceram controle na sociedade da sua época. O Imperador Romano Tibério César teve em suas mãos o poder da vida e da morte de pessoas em seu vasto império. Pôncio Pilatos representou Roma como governador da Judeia; enquanto Herodes, Filipe e Lisânias controlaram as pessoas, em âmbito regional. Anás e Caifás foram sumo sacerdotes, levando sua autoridade espiritual muito a sério.
Enquanto estes poderosos tinham as suas estratégias políticas, “…veio a palavra de Deus a João, filho de Zacarias, no deserto” (v.2). Quem poderia ser menos importante do que este homem misterioso que vivia no deserto e ouvia a voz de Deus? O que João Batista conquistaria “…pregando batismo de arrependimento para remissão de pecados”? (v.3). Ainda assim, multidões vieram a João em busca da verdade, afastando-se de seus erros e questionando se ele poderia ser o Messias (vv.7-15). João lhes disse: “…mas vem o que é mais poderoso que eu […] ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo” (v.16).
A vida de João nos ajuda a compreender o que significa ser importante aos olhos de Deus. Assim como João, que todas as nossas palavras e ações levem outros a Jesus.
— david c. mccasland


Leia: Lucas 3:2-6,15-18 

Examine: A Bíblia em um ano: Cântico dos cânticos 6-8;Gálatas 4

Considere: A nossa entrega a Deus precede o Seu importante trabalho em nossa vida.

sábado, 26 de setembro de 2015

NOMEADOS POR JESUS

Resultado de imagem para Marcos 3.14

E nomeou doze para que estivessem com ele e os mandasse a pregar. Marcos 3.14


Era grande o número de pessoas que aprendiam de Jesus, mas Ele escolheu apenas 12 para que estivessem com Ele e pregassem o Evangelho. A Bíblia recomenda que a nossa justiça exceda bastante a dos escribas e fariseus; do contrário, não entraremos no Reino de Deus (Mt 5.20). Não estamos vendo a escolha para participar do Reino, e sim para estar com Ele e ser enviado a pregar a Boa Notícia.

Muitos não levam a sério a vida espiritual e se dão às tentações. Porém, no último Dia, eles se decepcionarão. A humanidade será dividida em dois grupos. Os colocados à esquerda do Mestre O ouvirão dizer aos que estiverem à Sua direita que entrem e possuam tudo o que lhes está preparado desde a fundação do mundo. Os posicionados à Sua esquerda verão que perderam e, mesmo que orem para mudar de grupo, não serão atendidos.

No caso que estamos estudando, a escolha foi do Senhor, o qual subiu o monte e chamou os que Ele quis, pois provaram ser obedientes e tementes para subir e estar com Ele. Que dia! Quem ignorou a vontade divina ou a dividiu com outros afazeres, não se consagrando como deveria, não recebeu o honroso convite para entrar e possuir o Reino. Lute para Deus elegê-lo, pois os fiéis são aprovados!

Cristo os vocacionou para que pregassem a Palavra. Entretanto, a escolha divina também se estende a outras áreas. Ele precisa de empresários para gerar emprego, de médicos para tratar os doentes, de engenheiros e demais profissionais da construção civil para construir casas, dentre outros. Ele chama aqueles que, segundo Seus critérios, estão preparados para representá-Lo e ser parte da Sua equipe.

A primeira missão deles era estar com Jesus, a fim de serem enviados para onde Ele quisesse, e, sem dúvida, iriam de bom grado. Como é bom ver servos obedientes, cuja tarefa principal é cumprir a divina! Com isso, todos são beneficiados. Se os chamados fizessem o que lhes é mandado, viveriam melhor. Porém, a fascinação das riquezas, os cuidados da vida e a ambição de outras coisas levam muitos à desobediência.

Andar com Jesus é estar do lado da solução dos problemas, protegido de qualquer tentação e vivendo na mais perfeita paz. Quem está longe dEle vive em uma posição desconfortável, mediante a qual a doença campeia, as maldades reinam e todo mal pode acontecer. Não há lugar melhor do que a presença de Deus. Nela, há plenitude de alegria e nenhum sofrimento. A escolha mais acertada é estar perto do Mestre.

Os 12 seriam enviados para cumprir missões especiais nas cidades que Jesus visitaria mais tarde. Então, falariam dos feitos dEle, preparando o coração das pessoas para aguardar a Sua visita. Porém, não seriam apenas mensageiros; também usariam o poder divino para levar a cura e a libertação a todos. Não importa a tarefa que lhe foi confiada; você foi investido de autoridade para realizá-la.

Em Cristo, com amor,





R. R. Soares

Versículo do Dia

Versículo do Dia


Numa terra deserta ele o encontrou, numa região árida e de ventos uivantes. Ele o protegeu e dele cuidou; guardou-o como a menina dos seus olhos,
Deuteronômio 32:10


PÃO DIÁRIO - 26/09/2015 - Um amigo em necessidade


Um amigo em necessidade

Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade. —1 João 3:18


Há pouco tempo, minha esposa Janet e eu compramos uma quantidade de carne de um amigo que cria gado numa pequena fazenda. Era mais barata do que a carne do mercado, e a guardamos no freezer para usarmos nos meses seguintes.
Então, uma tempestade de raios cortou a energia em nossa região. Nas primeiras 24 horas, sabíamos que o freezer manteria a carne congelada. Mas no segundo dia, ainda sem luz, começamos a nos preocupar.
Ligamos para um participante do nosso grupo de estudo bíblico para nos ajudar. Ele cancelou o seu compromisso e apareceu em nossa porta com um gerador para prover energia ao freezer. Ficamos gratos por ele ter nos ajudado e sabíamos que era por causa do amor de Cristo.
O ditado “o amigo na necessidade é amigo de verdade” teve um novo significado para nós. O apóstolo João nos lembra: “Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade (1 João 3:18). Às vezes, isso significa nos incomodarmos para cuidar dos interesses dos outros ou receber essa ajuda quando necessitamos. Afinal de contas, Cristo fez isso por nós; é uma bênção ser as Suas mãos e pés em amor uns aos outros.
— Dennis Fisher


Leia: 1 João 3:11-18

Examine: A Bíblia em um ano: Cântico dos cânticos 4-5;Gálatas 3

Considere: Quando amamos Jesus, amamos aos outros.

EXALTADO NA SUA FORÇA

Resultado de imagem para EXALTADO NA SUA FORÇA


Exalta-te, SENHOR, na tua força; então, cantaremos e louvaremos o teu poder.  Salmo 21.13


O Senhor é o Todo-Poderoso e, por isso, tem toda a força, a qual não pode ser medida. A Sua capacidade é tão grande, que Ele criou todas as coisas do nada e as mantém pelo Seu poder. Não sabemos exatamente a idade do Universo, ou da primeira coisa criada, tanto no mundo espiritual como no físico; no entanto, o fato é que nada se perdeu nem se perderá ao Seu olhar.

Antes da queda, nada separava o homem do Criador; afinal, Ele o havia feito à Sua imagem e semelhança para andar com Ele e ser como Ele na Terra. Porém, por uma desobediência boba, Eva se deixou levar pela capacidade do inimigo de seduzir e, depois de ter se atrevido e comido do fruto da árvore proibida, encontrou o seu marido, que também comeu do tal fruto. Assim, o diabo entrou no mundo.

Com isso, para sempre estaríamos afastados de Deus e destinados ao suplício eterno. Entretanto, a vinda de Jesus desfez a parede da separação, dando-nos condições de ter de volta a força do Onipotente operando em nosso favor, bem como as demais bênçãos conquistadas por Cristo em Sua morte. A mensagem mais importante de todos os tempos é que todos podem e devem voltar a ser de Deus.

Davi viveu antes do Calvário e, toda vez que necessitava do auxílio do Senhor, orava para que Ele Se levantasse na Sua força e o socorresse. Hoje, se estivermos andando com o Pai celestial, nenhum mal chegará à nossa tenda (Sl 91.10). Porém, muita gente se influencia pelas coisas da vida, não se consagram nem clamam a Deus e, por isso, vivem tropeçando nos obstáculos.

Hoje, quando oramos em o Nome de Jesus e ordenamos que algum mal seja desfeito, o poder de Deus entra em ação e faz a obra. Usar esse Nome é fazê-lo vir em nosso auxílio. Assim, não há inimigo que suporte o cristão que decide demandar com o Senhor sobre qualquer assunto, fazendo com que Ele cumpra qualquer uma de Suas promessas.

Agora, podemos cantar e louvar o poder celestial, pois, com as vitórias obtidas sobre as forças do mal, o Altíssimo será exaltado na Sua força e nós viveremos como Ele planejou. Ninguém é páreo para quem conhece e exerce os seus direitos em Cristo, pois, em tudo e sobre tudo, Ele nos fez mais que vencedores.

Quem não entende a sua posição em Cristo desconhece o fato de que não existe mal que possa atormentá-lo, por isso ora do mesmo modo que Davi orava. Veja bem, o rei de Israel viveu antes do Calvário; logo, tinha de fazer tal oração. Nós vivemos após a morte de Jesus e Sua consequente vitória sobre o Inferno. Agora, só temos de agir por fé.

Em Cristo, com amor,





R. R. Soares

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Versículo do Dia


Versículo do Dia


Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: "Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje".
Então ele desceu rapidamente e o recebeu com alegria.
Lucas 19:5,6

PÃO DIÁRIO - 25/09/2015 - O bom e o mau


O bom e o mau

…Davi, meu servo […] andou após mim de todo o seu coração… —1 Reis 14:8


Comecei a estudar, recentemente, os reis do Antigo Testamento que andaram após Deus “…de todo o seu coração…” (1 Reis 14:8) e são um exemplo a seguir (3:14; 11:38). Os reis maus são conhecidos por sua obstinada rejeição a Deus e por liderar os seus súditos à idolatria. O rei Jeroboão, o primeiro a governar Israel após a divisão do reino, em seu legado é lembrado como um dos piores reis “…pelos pecados que […] cometeu e pelos que fez Israel cometer” (14:16). Pelo seu mau exemplo, muitos reis que vieram depois são comparados a ele e descritos como tão maus como ele foi (16:2,9,26,31; 22:52).
Cada um de nós tem um local de influência e podemos usar esta influência para o bem ou para o mal. Uma fidelidade ilimitável a Deus é uma luz que resplandecerá e deixará um legado de bondade.
Nós temos o privilégio de glorificar o Senhor. Que outros vejam Sua luz brilhando em nós e sejam atraídos à Sua bondade.
— Cindy Hess Kasper


Leia: 1 Reis 14:7-16 

Examine: A Bíblia em um ano: Eclesiastes 10-12;Gálatas1

Considere: A menor luz ainda brilha na escuridão da noite.

NÃO DEIXE O INIMIGO TRIUNFAR SOBRE VOCÊ

Resultado de imagem para NÃO DEIXE O INIMIGO TRIUNFAR SOBRE VOCÊ


Deus meu, em ti confio; não me deixes confundido, nem que os meus inimigos triunfem sobre mim. Salmo 25.2


O processo da mudança de alguém para o Reino de Deus depende da fé que essa pessoa emprega. Há casos em que isso acontece em um abrir e fechar de olhos. Porém, também há quem leve um tempo maior para se decidir a fazer do Senhor o seu Deus. Com isso, sai perdendo, pois o inimigo, sabendo que aquela vida ainda não nasceu de novo, envolve-a com suas obras para mantê-la longe do Pai.

Quando alguém chama, de coração, o Senhor de seu Deus, é porque uma mudança enorme ocorreu em sua vida. Então, esse indivíduo realmente se tornou uma ameaça para os planos diabólicos. Veja em que estágio você está e, sem demora, aceite Jesus como seu Salvador. Ainda que o enganador tente tocá-lo, o Onipotente não permitirá isso. Ele diz: Não toqueis nos meus ungidos (Sl 105.15a)!

Confiar em Deus é uma das maiores virtudes que alguém pode ter. No entanto, muitos afirmam fazer isso, mas, quando estão sob alguma tentação, sequer se dão ao trabalho de orar pedindo proteção, e outros, ao se verem provados, desesperam-se e perguntam por que o Senhor não os liberta. Ora, a pessoa confiante em Deus nunca é confundida, porque, no dia a dia, é equipada por Ele com poder.

Depositar a fé no Todo-Poderoso faz bem ao homem, pois, ao ser atacado pelas forças do mal, ele vê que Deus já lhe deu o necessário para desfazer aquele ataque. Quem confia no Altíssimo tem com Ele uma aliança por meio da qual será protegido e guardado de todos os males. Como Davi, pode declarar que mil cairão ao seu lado e dez mil à sua direita, mas não será atingido (Sl 91.7).

Unido ao Senhor, você será como os gibeonitas – como Israel destruiria os povos que habitavam Canaã, eles simularam que moravam longe e alcançaram a promessa de Josué, que, precipitadamente, garantiu, pelo Nome do Senhor, que não tocaria neles e os guardaria de qualquer ataque. Ao serem afligidos por uma confederação de reis, mandaram pedir ao comandante de Israel que fosse socorrê-los, e, prontamente, Josué foi e os salvou.

Quem está em aliança com Deus deve falar com Ele sobre os ataques do inimigo. Se Josué atendeu aquele povo, muito mais o Senhor nos atenderá! O pacto feito pelo sangue de Jesus garante proteção completa, mas, para que ele não se dissolva nem sofra interferência, temos de cumprir nossos deveres.

Nenhum adversário triunfará sobre qualquer filho de Deus, se este permanecer em santidade, separado do pecado. Não há muito a fazer a não ser crer e reivindicar o seu lugar no Reino. As promessas das Escrituras dizem respeito aos salvos. Por isso, jamais tema o diabo.

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Versículo do Dia

Versículo do Dia


Quanto a mim, sou pobre e necessitado, mas o Senhor preocupa-se comigo. Tu és o meu socorro e o meu libertador; meu Deus, não te demores!
Salmos 40:17

PÃO DIÁRIO - 24/09/2015 - Preço pela paz


Preço pela paz

Essas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim… —João 16:33


Alfred Nobel enriqueceu com a invenção da dinamite, o que mudou o curso da guerra. Talvez por causa dos horrores que as guerras infligiram com o uso das dinamites, ele deixou preparado em seu testamento um prêmio a ser dado anualmente àqueles que trabalham para promover a paz. Hoje, é chamado de Prêmio Nobel da Paz.
A expressão bíblica de paz é, antes de tudo, paz com Deus (Romanos 5:1). O pecado nos torna inimigos de Deus (v.10), mas a vinda de Jesus a esta terra e a Sua morte na cruz afastaram a ira de Deus. Agora, nós podemos ser reconciliados com Ele. Ao acertar o nosso relacionamento com Deus, Jesus nos capacita a trabalharmos para acabar com as barreiras entre nós e os outros.
Outro tipo de paz é ter a paz de Deus (Filipenses 4:7). Não há necessidade para estarmos ansiosos com coisa alguma, pois aprendemos que podemos apresentar os nossos pedidos a Ele.
Tendo trazido a paz, Jesus está agora sentado à direita do Pai (Hebreus 12:2). Hoje, podemos ter paz com Deus e a paz de Deus.
— C. P. Hia

Leia: Efésios 2:11-18 

Examine: A Bíblia em um ano: Eclesiastes 7-9;2 Coríntios 13

Considere: A verdadeira paz não é ausência de guerra; é a presença de Deus. —Loveless

A prática do bem não pode esperar

Resultado de imagem para “Não te furtes de fazer o bem a quem de direito, estando na tua mão o poder de fazê-lo” (Pv 3.27)

A prática do bem não pode ser postergada. Assim nos ensina as Escrituras: “Não te furtes de fazer o bem a quem de direito, estando na tua mão o poder de fazê-lo” (Pv 3.27). A parábola do Bom Samaritano é uma ilustração eloquente do texto em apreço. Tanto o sacerdote quanto o levita viram um homem semimorto caído à beira do caminho e passaram de largo. Agiram com criminosa indiferença. Pensaram mais no conforto e segurança própria do que em socorrer o necessitado. Eles tinham oportunidade de fazer o bem, e não o fizeram. A omissão e a indiferença são pecados cruéis. É a apostasia do amor, o divórcio da misericórdia, a morte da sensibilidade. A prática do bem não pode ser postergada se está em nossas mãos o poder de realizá-la imediatamente. Não podemos despedir o nu sem roupa se temos como cobrir sua nudez. Não podemos despedir vazio o faminto se temos em nossa despensa abundância de pão. Não podemos falar ao próximo: volte amanhã, se podemos socorrê-lo no exato momento de sua necessidade. Quem ama tem pressa em socorrer a pessoa amada. Quem ama não adia a solução de um problema que é colocado em suas mãos. Delegar a solução de um problema a outrem tendo nós a oportunidade de resolvê-lo é consumada covardia. Deixar de ajudar alguém, tendo nós a chance e os recursos para atendê-lo é negar o amor. O bem precisa ser praticado e praticado sem tardança.

A Palavra de Deus ainda nos adverte: “Não digas ao teu próximo: Vai e volta amanhã; então, to darei, se o tens agora contigo” (Pv 3.28). A demora pode ser um erro irremediável. Protelar uma ação pode ser fatal. Muitos chegam tarde demais, quando poderiam ter chegado mais cedo. Outros deixam de estender a mão para socorrer alguém que está nos portais da morte. Salomão coloca uma situação prática para ilustrar esse fato. O próximo é toda pessoa necessitada que está em nosso caminho, ao nosso alcance. Essa pessoa pode ser membro da família de sangue, ligado à família da fé ou até mesmo alguém que se declara nosso inimigo. Se essa pessoa estiver necessitada e buscar nossa ajuda, tendo nós condições de socorrê-la, não devemos dizer a ela: “Volte amanhã e eu to darei o que me pedes”. A prática do bem precisa de feita imediatamente, com senso de urgência, pois a pessoa necessitada nem sempre pode esperar. Nosso coração não pode ser relutante na prática das boas obras. Nossas mãos não podem ser remissas na demonstração do amor. Despedir vazio o faminto, descoberto o nu e sedento o sequioso, com a promessa de que amanhã o ajudaremos é uma negação do amor, uma apostasia da misericórdia, uma negação da fé. O amor é pródigo na prática do bem. O amor tem pressa em socorrer a pessoa amada. Quem ama sai do território do discurso para engajar-se na ação misericordiosa.

Você tem sido uma fonte exuberante na qual os sedentos encontram refrigério? Você tem sido um celeiro transbordante onde os famintos podem mitigar sua fome? Você tem sido um mensageiro da esperança, onde os atormentados pelos dramas da vida podem buscar paz? Você tem sido um embaixador da verdade, onde os errantes podem encontrar o caminho? Você tem sido um amigo fiel onde as pessoas aflitas podem encontram uma palavra de conforto? Você tem sido um conselheiro sábio onde as pessoas confusas podem encontrar o caminho da vida? Você tem sido pródigo na prática da misericórdia e cuidadoso na censura ao próximo? Você tem sido um bálsamo do céu onde você está plantado? Você é alguém que torna o ambiente onde você está melhor, porque de sua vida transborda a graça de Deus e de suas mãos fluem a misericórdia? O alerta continua: Faça o bem, mas faça agora!




Rev. Hernandes Dias Lopes

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Versículo do Dia


Versículo do Dia


Pois estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou. E deu provas disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos".
Atos 17:31

PÃO DIÁRIO - 23/09/2015 - Um lugar difícil


Um lugar difícil

…De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei. —Hebreus 13:5

Quando uma mudança repentina na tecnologia tornou o seu trabalho obsoleto, um cientista altamente treinado foi trabalhar num restaurante de fast-food. Certa noite, após o nosso estudo bíblico, ele descreveu sua situação como difícil e humilhante. Ele disse: “Algo bom que eu posso falar é que os jovens de lá parecem interessados em minha fé.” Alguém do grupo respondeu: “Eu o admiro por ser humilde. Sei que a sua fé tem algo a ver com isso.”
Assim como o meu conhecido, Filipe pode ter imaginado por que Deus o tiraria de Samaria (Atos 8:4-8) e o colocaria no meio do deserto (v.26). Mas em seguida, ele descobriu que um etíope precisava de ajuda para compreender as Escrituras (vv.27-35), e o seu lugar fez sentido.
Quando Jesus prometeu que jamais nos abandonaria (Mateus 28:20; Hebreus 13:5), Ele quis dizer nos momentos difíceis e também nos bons. A nossa missão nas fases difíceis da vida é trabalhar ou servir, lembrando que fazemos para o Senhor, e em seguida observar enquanto Deus trabalha para concretizar Seus propósitos.
Olhe para Deus em seu lugar difícil e descubra o que Ele está fazendo em você e por seu intermédio neste local.
— Randy Kilgore


Leia: Atos 8:4-8,26-35

Examine: A Bíblia em um ano: Eclesiastes 4-6;2 Coríntios 12

Considere: O que é melhor do que sermos respondidos? Confiar no bom Deus que tem os Seus motivos.

QUANDO A AJUDA NÃO FOI SUFICIENTE

Resultado de imagem para QUANDO A AJUDA NÃO FOI SUFICIENTE


Então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Subamos animosamente e possuamo-la em herança; porque, certamente, prevaleceremos contra ela. Números 13.30

O estrago que a má notícia causou nos israelitas foi grande. Com isso, o Senhor ficou triste com aqueles que eram a alegria dEle. Da mesma forma, fique atento para que a conversa do inimigo não o alcance, pois é perniciosa. Se você der ouvidos a ela, amanhã, poderá estar longe de Deus, na prostituição, nas drogas ou desonestidade. Portanto, recuse tudo o que vem do Inferno.

Ao ver aquele quadro patético, no qual o povo de Deus desejava voltar ao Egito para a escravidão, Calebe, rasgando suas vestes e o seu coração, esforçou-se no Senhor para que eles parassem com aquele choro demoníaco. Com muito esforço, ele conseguiu fazer com que voltassem à sanidade. Então, todos ouviram suas palavras e demonstraram estar bem, mas ele deveria tê-los feito calar perante o Senhor também.

O que se passa no coração é importante, porque nele estão as saídas da vida. Um coração não entregue nas mãos de Deus pode ser um instrumento nas mãos de Satanás. Observe que os dez espias insistiram, falando da mentira que o diabo lhes mostrou. Novamente, o povo começou a chorar e a reclamar do Todo-Poderoso, como se Ele o houvesse enganado. A lamúria coletiva voltou, e aquelas pessoas passaram a noite inteira nela. 

A mensagem de Calebe era que subissem animados e possuíssem a terra em herança, e isso fez com que se alegrassem. Porém, quando o coração está longe de Deus, os indivíduos falam e agem como o tentador gosta. Se você faz isso, volte-se para o Senhor e não deixe o acusador tomar conta do seu desejo; do contrário, você entristecerá o Altíssimo. Por pouco, Deus não destruiu todos. Misericórdia!

É preciso ser positivo em relação ao que Deus diz para prevalecer contra qualquer ação do inimigo. Ainda que o Inferno se junte para lhe fazer frente, a promessa divina é que ninguém se susterá diante de você. Por isso, o adversário, ao ver a sua disposição de cumprir a vontade do Senhor, antes mesmo de você repreendê-lo, sai correndo desesperado. Use a sua autoridade. 

Não seja tardio em tomar posse de tudo o que as Escrituras afirmam ser seu. Caso você se cale e não proceda como servo do Senhor, nada conseguirá. Sem dúvida, Deus não Se alegra com o filho desperdiçador de bênçãos, e sim quando esse filho volta para casa. Veja onde tem caído e arrependa-se. De outra forma, o Pai não poderá protegê-lo ou usá-lo. A sua hora de fazer a diferença é agora.

Servir a Deus é guerrear as guerras dEle e não se conformar com nada menos do que tudo aquilo que Ele diz lhe pertencer. O Pai está à disposição para cumprir em você o que tem falado a seu respeito. Não O meça pela ameaça do diabo, mas meça o inimigo pelo poder que o Senhor declara que já lhe concedeu.

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

Versículo do Dia

    Versículo do Dia Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos. Salmos 19:12