sexta-feira, 13 de julho de 2018

NA CRISE, O MOCINHO DESAPARECE

Resultado de imagem para Não abra a boca em tempos de crise,


E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirares de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, que nos tens tirado do Egito?    Êxodo 14.11
  

Quando os hebreus saíram do Egito, eram mais de três milhões de pessoas. Essa foi uma obra mais que perfeita! Embora Faraó fosse um homem mau e vingativo, o Senhor soube fazê-lo libertar Seus filhos, sem que nenhum deles morresse. As pragas lançadas por Moisés quebraram as reservas do rei. Se este tivesse permitido que seus escravos fossem embora quando surgiu a primeira praga, ele os teria matado em seguida.

Tudo corria às mil maravilhas, até os hebreus ouvirem que Faraó saíra atrás deles com seu exército, e isso significava destruição. Então, desesperaram-se e começaram a murmurar. Por que fazer isso, se o Senhor garante que nenhum mal nos sucederá nem praga alguma chegará à nossa casa? (Sl 91.10). Ao dar ouvidos a Faraó, encheram-se de medo e deixaram de ser os mocinhos. 

Fique firme na Palavra de Deus. Desse modo, você desprezará o inimigo. Com receio, os hebreus falaram coisas que desagradaram ao Senhor, esquecendo-se de que Ele é poderoso para fazer o necessário para livrar os Seus. Não abra a boca em tempos de crise, porque você pode ofender o Todo-Poderoso. Dirija-se a Ele em oração.

Ao falar sem a unção divina, você cava seu próprio túmulo. O povo de Deus recordou-se de que havia pedido a Moisés, ainda no Egito, que o deixasse servir aos egípcios, pois preferia curvar-se ao adversário a morrer no deserto. Essa foi uma demonstração de fraqueza! Ora, o Senhor não poderia vencer o malvado Faraó? Eles não aprenderam que Deus é perfeito?

O homem é o mesmo em todos os lugares e fala as mesmas palavras sempre. Por isso, não temos de dar atenção a ele, e sim ao Criador. O Senhor havia prometido que libertaria Seu povo da escravidão e o levaria a terra prometida a Abraão, Isaque e Jacó. Os hebreus deveriam ter confiado em Quem nunca errou, mas cumpriu Suas promessas. A atitude deles não foi boa.

O Altíssimo endureceu o perverso coração de Faraó, para que ele e demais egípcios perseguissem o povo de Deus, pois queria dar um fim neles. Como não entenderam, os hebreus temeram e falaram novamente palavras ofensivas contra Moisés, lembrando que, no Egito, ao contrário do deserto, havia sepulcros para que eles mesmos fossem enterrados. Eles passaram dos limites!

O servo do Senhor orou a Ele e ouviu dEle que deveria dar uma mensagem positiva ao povo e obrigá-lo a caminhar em direção ao mar. Ao ferir as águas, um vento forte vindo de leste a oeste, começou a soprar, e elas se abriram.

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Quem poderá dizer: Purifiquei o meu coração, limpo estou de meu pecado? Provérbios 20:9