domingo, 15 de julho de 2018

A SABEDORIA DO REI ASA

Resultado de imagem para A SABEDORIA DO REI ASA

E Asa fez o que era bom e reto aos olhos do SENHOR, seu Deus.     2 Crônicas 14.2
  

Asa, rei de Judá, sabia do trabalho que seu pai tivera com Jeroboão. Este  fundara o reino do Norte com as dez tribos que se juntaram a ele, mantendo o nome de Israel (1 Rs 11.31). Ficaram somente Judá e Benjamim, quando Roboão, avô de Asa, ainda era o governante. No entanto, Jeroboão fez dois bezerros de ouro e mandou o povo adorá-los (1 Rs 12.28,29), como se eles o tivessem tirado do Egito. Tristemente, a estratégia de Satanás repetiu-se em Judá.

Onde o temor a Deus desaparece, nasce um desejo para feitiçaria e cultos sem a presença do Senhor; então, os problemas surgem. Asa foi sábio ao ordenar a retirada das coisas ligadas à idolatria em Judá. Livre de altos, estátuas e bosques dedicados aos deuses estranhos, o povo agradou ao Altíssimo, e o reino teve paz. O favor divino apareceu!

Qualquer país, estado ou cidade, onde as autoridades tiverem coragem de acabar com os altares dedicados ao inimigo, será abençoado pela mão do Altíssimo. Quem pensa que um trabalho de feitiçaria ajudará mais tarde verá que estava iludido; afinal, o diabo é mau de qualquer jeito. Dê ouvidos ao Pai celestial, porque Ele é o único Deus. Quem O ama é amado por Ele!

O culto ao inimigo irrita o Senhor pelo fato de as pessoas se entregarem voluntariamente ao diabo, o qual as destruirás. Com isso, o maravilhoso plano de Deus fica inoperante, e elas passarão a eternidade no lago de fogo e enxofre, que é a segunda morte (Ap 20.14). Porém, o Altíssimo é bom e deseja o melhor para todos.

Asa agiu corretamente aos olhos de Deus e, com isso, em Judá, já se viam pessoas com bons propósitos e prosperando. A mão divina sempre será com quem se inclinar para o bem. Sendo o Criador e dono de tudo, Ele deseja que todos se salvem (1 Tm 2.4). Quando abrimos o coração para o Senhor, tudo coopera para o nosso bem, porque O amamos (Rm 8.28). 

Ao entender como tinha de proceder diante do Senhor, o rei O viu operando no meio do povo. Assim, eles tiveram dez anos de paz e progresso. Da mesma forma ocorrerá com sua família; basta que busquem a vontade do Altíssimo. Não há por que se deixar levar pela lábia de quem é mentiroso e pai da mentira (Jo 8.44), se você pode ter acesso ao Pai das luzes (Tg 1.17)!

O rei baixara um decreto segundo o qual todos deveriam buscar o Senhor, Deus de seus pais, e observar a Lei e o mandamento (2 Cr 14.4). Com isso, abriram a porta para o Todo-Poderoso executar o Seu propósito entre eles, e Ele o fez. O mesmo decreto fechou a porta para o diabo. Quem fica neutro e usa do conhecido relacionamento político para com todos, por exemplo, descobrirá que foi insensato. Ora, ter o beneplácito de Deus é melhor do que viver atendendo aos ímpios. Creia!

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Agora que fomos aceitos por Deus pela nossa fé nele, temos paz com ele por meio do nosso Senhor Jesus Cristo. Romanos 5:1...