quarta-feira, 18 de outubro de 2017

PÃO DIÁRIO - 18\10\2017 - ESTUDO DA FALA

ESTUDO DA FALA

O dr. Deb Roy, cientista e pesquisador da cognição, ou seja: do processo de adquirir o conhecimento, no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, EUA, registrou os primeiros três anos da vida de seu filho para aprender de que maneira os seres humanos adquirem a linguagem. Ele e sua esposa equiparam o seu lar com dispositivos de gravação, utilizando-os para coletar o equivalente a mais de 200 mil horas de áudio e vídeo. Coletar, condensar e editar as gravações permitiu que ouvissem os sons de bebê como " gaga " evoluírem para palavras como " água ".
Se alguém quisesse realizar um projeto de pesquisa em seu lar, você participaria se soubesse que cada sílaba que emitisse seria gravada e analisada ? O que o estudo revelaria ? O livro de Provérbios 18 oferece uma reflexão sobre alguns padrões inadequados de fala. O escritor observa que as pessoas insensatas expressam suas próprias opniões, em vez de tentar compreender o que os outros têm a dizer ( v.2 ). Isso nos caracteriza ? Às vezes, provocamos brigas com nossas palavras ( v.7 ) ou falamos impulsivamente e ' respondemos antes de ouvir ' ? ( v.13 ).
Precisamos nos tornar estudiosos da nossa fala. Com a ajuda de Deus, somos capazes de identificar e transformar o diálogo destrutivo em palavras de encorajamento, que são boas "...para edificação, conforme a necessidade " e que transmitam " ...graça aos que ouvem " ( Efésios 4:29 ). - JBS

Leia: Provérbios 18:1-15.

Examine: Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe... - Efésios 4:29.

Considere: Nossas palavras têm o poder de edificar ou destruir.

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Quem poderá dizer: Purifiquei o meu coração, limpo estou de meu pecado? Provérbios 20:9