terça-feira, 29 de março de 2016

VENDO MAIS À FRENTE

 Resultado de imagem para obedecer a deus

E partiu dali e cavou outro poço; e não porfiaram sobre ele. Por isso, chamou o seu nome Reobote e disse: Porque agora nos alargou o SENHOR, e crescemos nesta terra.    Gênesis 26.22
  

Quando Isaque foi para Gerar, fugindo da fome, Deus lhe disse que não fosse ao Egito. Prontamente, ele mostrou que era servo fiel e seguiu a ordem divina. Quando o Senhor fala algo, dirigindo-nos ou repreendendo-nos, é melhor obedecer, pois, com isso, damos prova de que O amamos (Jo 14.21). Porém, se não Lhe atendermos, por certo, chegará o dia em que precisaremos da ajuda dEle, mas não a teremos.

A obediência ao Altíssimo sempre será recompensada com favores dos Céus, ainda que tenhamos de passar por algumas provas. Deus sabe preparar-nos para a Sua obra. As provações que sofremos em qualquer sentido não devem nos desanimar. Mesmo que sejam fortes tentações, segure firme e não caia, para que o inimigo não o tenha nas mãos. A sua liberdade é imprescindível para a sua caminhada.

Quase que o Abimeleque daqueles dias tomou Rebeca, a esposa de Isaque para si, como o anterior, dos dias de Abraão, tomou Sara. Agora, Deus fez com que o potentado atual visse Isaque brincando com a esposa (Gn 26.8). Os meios de o Pai livrar são diversos e operantes, desde que não haja nada obstruindo o caminho. A Bíblia orienta a termos vestes alvas em todos os tempos, porque, quando surgir uma provação, poderemos ser ajudados.

Isaque semeou naquele mesmo ano, e Deus lhe deu uma estupenda colheita, provando que ele estava em Suas mãos. Isaque continuou crescendo naquela terra, e isso despertou a inveja dos filisteus, que começaram a tratá-lo mal. Porém, não ouvimos que ele tenha se preocupado com isso; afinal, Aquele que ordenara que ele ficasse ali sabia bem o que estava fazendo. Aleluia!

Veja como é má e insensata a pessoa que não serve a Deus. Os poços de água cavados por Abraão poderiam ter sido utilizados pelos filisteus, mas eles os encheram de entulhos. Hoje, muitos perdidos agem de maneira semelhante, não dando importância quando lhes oferecemos a Água viva que poderia lhes saciar a sede pela Verdade. Os sábios nunca desprezam nenhuma das revelações do Altíssimo.

O próprio Abimeleque pediu a Isaque que se apartasse deles, porque havia se tornado muito mais poderoso do que eles. Ele atendeu ao pedido e foi morar no vale de Gerar, estendendo ali as suas tendas. No entanto, dois poços que seus servos tinham cavado foram reivindicados pelos pastores de Gerar. Isaque não brigou nem juntou um exército para acabar com os filisteus, mas confiou no fato de que Deus estava no comando.

Depois cavou outro poço, e não mais houve porfia. Ele o chamou de Reobote, porque Deus o havia alargado. Então, foi a Berseba onde encontrou o Senhor e dEle recebeu promessas. A lição é: quem é servo do Altíssimo, no final, será o abençoado.

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Quando estamos na presença de Deus, temos coragem por causa do seguinte: se pedimos alguma coisa de acordo com a sua vont...