domingo, 10 de junho de 2018

QUEM RESISTE A DEUS É DERROTADO

Resultado de imagem para QUEM RESISTE A DEUS É DERROTADO 

E o SENHOR lhes fará como fez a Seom, e a Ogue, reis dos amorreus, e à sua terra, os quais destruiu.  Deuteronômio 31.4
  

No contexto do versículo estudado, Israel ainda não estava ocupando a Terra Prometida, por isso tinha de passar pelo território de Seom, rei dos amorreus. Moisés mandou pedir que aquele monarca deixasse os hebreus passarem, prometendo que não tocaria nos campos, nas vinhas, nem beberia a água de seus poços – só usariam a estrada real. No entanto, como esse mau rei fechou a questão, não permitiu a passagem deles, juntou seu povo e avançou contra Israel, mas foi vencido. 

É tolice impedir os propósitos do Senhor, porque Ele dará a devida retribuição a quem se negar a ajudar Seu povo. Além de não conceder o pedido de Moisés, esse rei guerreiro, o qual tomara parte do território de Moabe, pensou em dar fim aos israelitas. Ele só não atentou para o fato de que o Deus de Israel é o Senhor, e não Quemos, o deus fabricado pelos moabitas. Por causa disso, Seom sofreu tamanha derrota. Como alguém pode pelejar contra Deus e prevalecer?

Israel lutava com mãos limpas, pois o Altíssimo havia proibido que tocasse nas terras de Amom, descendentes de Ló, e o povo respeitou o decreto celestial. Após vencer Seom, os israelitas chegaram a terra dos filhos de Amom, mas não tocaram nela. Conforme declara a Bíblia, a parte dos descendentes de Ló era firme, pois Deus lhes tinha dado como herança (Dt 2.19), mas tomaram a terra que Seom tomara dos moabitas (Dt 2.24).

Com a resposta má de Seom e a sua disposição de tocar no povo de Deus, Israel feriu a fio de espada os amorreus e tomou a sua terra em possessão, desde Arnom até Jaboque, só parando em Amom, por respeitar o dito do Senhor. As suas cidades, casas e tudo o mais virou propriedade israelita. Não era esse o plano de Moisés, mas, ao ver a resposta maldosa daquele rei, ele não teve outra decisão, a não ser derrotá-lo.

Da mesma forma procedeu Ogue, outro rei dos amorreus. Ao ouvir a respeito da vitória de Israel sobre Seom, ele agiu tão estupidamente como o seu colega e, juntando todo o seu povo, marchou contra os filhos de Jacó; porém, como o Senhor estava com eles, foi vencido e tomaram a sua terra. Com Deus ao nosso lado, não há como alguém se levantar contra nós e prevalecer. É sábio ajudar o povo santo e não prejudicá-lo. O Altíssimo é fiel!

Por fazer parte do Corpo de Cristo, espere que o Senhor lute em seu favor, para lhe dar a vitória em todas as situações. Hoje, não temos de tomar nada dos ímpios, mas precisamos levá-los a entender que, em Cristo, eles também serão bem-sucedidos. Não lutamos contra a carne ou o sangue, mas contra as hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais (Ef 6.12). Portanto, não tema fazer sua parte na batalha, porque Deus irá à sua frente.

Quarenta anos antes, o Altíssimo havia ordenado aos israelitas a subirem e tomarem a terra dos amorreus, mas tiveram medo e pediram o envio de espias, a fim de olhar a terra. Naqueles dias, o Senhor mandaria vespões que fariam os inimigos fugirem; porém, como o povo de Israel teve medo, precisou caminhar, desnecessariamente, durante 40 anos no deserto.

Em Cristo, com amor,


Versículo do Dia

  Versículo do Dia Quem poderá dizer: Purifiquei o meu coração, limpo estou de meu pecado? Provérbios 20:9