domingo, 17 de junho de 2018

O CUIDADO DE ISRAEL PARA NÃO ERRAR

Resultado de imagem para Ajudar o próximo, ainda que ele se torne um inimigo amanhã, é dever de todos 


Mas Israel o feriu a fio de espada e tomou a sua terra em possessão, desde Arnom até Jaboque, até aos filhos de Amom; porquanto o termo dos filhos de Amom era firme.Números 21.24
  

Seom selou sua sorte ao negar ajuda a Israel. Depois, quando reuniu forças para atacar o povo do Senhor, chegou ao ápice da maldade, tentando maltratar a quem Deus abençoou.  Por isso, foi abandonado pela misericórdia divina e recebeu a justa recompensa do seu ato. Todo aquele que ultrapassa as ordens dos Céus não teme a Deus, o qual é puro nas Suas determinações.

Ajudar o próximo, ainda que ele se torne um inimigo amanhã, é dever de todos. Ao fazer o bem, sem esperar recompensa alguma, colocamos em ação uma das mais importantes leis do Senhor: a da semeadura. Portanto, jamais negue auxílio a quem precisa, mesmo que essa pessoa esteja envolvida em práticas erradas. O Altíssimo é o justo Juiz que concede bênçãos a quem pratica o bem.

Nunca vire as costas para a pessoa que o busca, pois ela foi direcionada pelo Senhor a fazer isso. Além disso, se você estivesse no lugar dela, também gostaria de ser atendido. No caso de Israel, Seom tinha a garantia de Moisés de que não sofreria prejuízo algum, mas, esquecendo-se da lei da semeadura, preferiu praticar a vontade maligna. Se Israel quisesse prejudicá-lo, não teria usado um artifício que o colocaria na obrigação de retribuir o favor.

Como Seom optou pela guerra, a paz escapou de suas mãos, e Deus o responsabilizou por tudo o que Israel fez para se defender de tamanha covardia. Devido a isso, os amorreus foram passados a fio de espada, e toda a sua terra tornou-se possessão dos filhos de Jacó. Ali poderia ter sido feito um acordo para que os israelitas preservassem a nação, caso ele permitisse a passagem deles, mas, como a decisão foi outra, o seu povo “pagou a conta”.

Cuidado com as suas ações! Não roube o pobre, porque o Senhor o vingará (Pv 22.22,23); não diminua o salário dos seus empregados, pois o Altíssimo verá isso e condenará sua atitude; socorra o necessitado, e você será ajudado pelo Todo-Poderoso. Ele é o Criador e tem um plano para cada um de nós. Nada O impedirá de agir em nosso favor. As suas ações são observadas por Ele!

Todo o reino de Seom foi ferido a fio da espada e a sua terra, tomada. Ao desprezar a oportunidade de se salvar, o rei e o seu povo foram castigados pelo mal que tentaram fazer aos israelitas. Deus vê tudo e, quando o diabo pede autorização para recompensar quem lhe obedeceu, o Senhor não pode negar, pois você se torna servo daquele a quem você obedece (Rm 6.16). É melhor servir a Deus, que é amor.

Mesmo lutando para salvar a própria vida, os filhos de Jacó se lembraram de que Deus os havia proibido de oprimir Moabe e Amom. Por isso, ao chegarem ao território de Amom, não deram nem um passo para adentrar na terra deles. Israel teve o cuidado de não errar!

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Assim também o Espírito de Deus vem nos ajudar na nossa fraqueza. Pois não sabemos como devemos orar, mas o Espírito de D...