sábado, 16 de junho de 2018

QUANDO O CORAÇÃO SENTE ERRADO



Porém Seom não deixou passar a Israel pelos seus termos; antes, Seom congregou todo o seu povo, e saiu ao encontro de Israel ao deserto, e veio a Jaza, e pelejou contra Israel.Números 21.23
  

Ao receber o pedido de Moisés, Seom sentiu que deveria atacar os israelitas e destruí-los. Por que ele tomou tal decisão? Bem, como não tinha o temor de Deus, ficou fácil para Satanás encher o seu ego de falsa superioridade. Além disso, por ter vencido o rei de Moabe, a prepotência falou mais alto ao seu espírito do que a voz divina. Com isso, embrenhou-se em uma ação suicida, pois se sentia o tal, preparado para vencer. Vigie e ore sempre!

Seom percebeu o contrário do que ocorria. Na verdade, se deixasse os filhos de Jacó passarem pacificamente pelo seu território, o rei e seu povo poderiam ter continuado vivos e, talvez, ainda fossem uma nação nos dias de hoje. Quando o assunto se refere ao povo de Deus, é bom todos pensarem duas vezes antes de prejudicar aqueles a quem o Senhor abençoa. Por certo, ao dizer não aos filhos de Israel, ele determinou a sua derrota, pois estaria lutando contra o Altíssimo.

O bem que alguém nos faz hoje, ainda que seja pequeno – como nos dar um copo de água –, sem dúvida, será recompensado no Dia do acerto de contas. Portanto, você está provocando o Senhor quando não quer ajudar um filho dEle. Ser neutro também não é a melhor opção. A neutralidade de Meroz, por exemplo, foi a causa de ela ter sido amaldiçoada (Jz 5.23). O bom é ajudar a quem é de Deus.

Pequenas e tristes decisões trazem maus resultados agora e também no futuro, quando os fiéis forem recompensados por Deus pelas suas ações. Os que não seguirem a direção dEle serão punidos. Procure entender a necessidade de qualquer pessoa, ainda que ela se diga sua inimiga, e ajude-a, pois todo ato de misericórdia e amor fala bem alto aos olhos do Altíssimo. Por que viver longe de Deus se você pode e precisa tê-Lo bem perto?

Como acontece a todas as pessoas, no coração de Seom, houve uma batalha. O rei decidiu pelo pior. Então, ao negar auxílio a quem pediu permissão para passar por suas terras e garantiu que nada seria destruído, nem mesmo um pouco de água seria bebido, ele se fechou para o Bem e se abriu para o diabo. Todo pedido de ajuda que alguém lhe enviar é uma oportunidade para você buscar a orientação do Senhor e fazer o que Ele diz. Ele não o esquecerá!

Seom enviou um recado para que todo o seu povo viesse preparado para a guerra e, cheio de si e com um ódio em seu coração, foi ao deserto encontrar Israel. Seom não foi para ajudar os israelitas, e sim aniquilar aqueles que esperavam uma boa ação dele. Por certo, isso fez Deus virar a rosto contra os amorreus. Não deixe de fazer o bem, porque o Todo-Poderoso pesará a sua decisão e a recompensa, seja ela boa ou má.

Nunca deveríamos fazer as coisas sem ouvir o Pai. Por certo, o Espírito de Deus lutou com aquele rei para que fizesse o bem, mas ele resistiu a Deus, afastou-se da Fonte do bem e se uniu ao mal. A atitude dele fez com que ele e seu povo fossem destruídos.

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Quem poderá dizer: Purifiquei o meu coração, limpo estou de meu pecado? Provérbios 20:9