terça-feira, 12 de junho de 2018

DEUS CUMPRIDOR DE PROMESSAS

Resultado de imagem para DEUS CUMPRIDOR DE PROMESSAS 

E chamou Moisés a Josué e lhe disse aos olhos de todo o Israel: Esforça-te e anima-te, porque com este povo entrarás na terra que o SENHOR jurou a teus pais lhes dar; e tu os farás herdá-la.Deuteronômio 31.7
  

Os homens que dirigem a obra de Deus são escolhidos pelo Senhor. Portanto, devem caminhar com temor completo, seguindo Suas direções e jamais tomando decisões que Lhe desagradem. Além disso, não podem ser dirigidos por amigos e familiares, tampouco pelos próprios desejos. Afinal, precisam estar cientes de que, um dia, serão chamados a prestar contas da sua mordomia, respondendo pelas decisões tomadas.

Moisés anunciou: Josué iria sucedê-lo na condução e direção da obra, pois, além de estar com 120 anos – impedido, portanto, de conduzi-los nas batalhas –, o próprio Deus lhe dissera que não poderia entrar em Canaã, pelo fato de ter ferido a rocha duas vezes, quando apenas falar a ela era a ordem (Nm 20.11,12). Então, a mando do Senhor, chamou o seu sucessor diante de todo o Israel e o instruiu.

Diante dos descendentes de Israel, em uma reunião solene, o homem de Deus deixou claro que a escolha era do Senhor, além de dizer como Josué deveria agir para conduzir os israelitas à Terra da Promessa. De igual modo procedeu Jesus, quando disse, em João 13.15: Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Precisamos apenas imitar o Salvador e bem faremos se desprezarmos qualquer conselho do homem.

Josué esteve ao lado de Moisés durante 40 anos e pôde acompanhar as atitudes do legislador, o qual não fazia nada sem, antes, buscar o Senhor e ouvir as Suas diretrizes. Portanto, o novo líder fazia ideia de como se comportar perante Deus, a fim de resolver todos os casos que surgissem no meio do povo. Porém, o ex-líder lhe avisou: ele deveria se esforçar e se animar. Isso também é de vital importância para todos nós. Vigie e ore!

Moisés falou a Josué que ele e o povo entrariam na Terra da Promessa. Ele não poderia entrar sozinho, nem com a metade do povo, mas, sim, com toda aquela gente que Deus entregava na sua mão para pastoreá-la. Todo pastor deve ter esse conselho diante de seus olhos, pois o Altíssimo não aceita que nenhuma ovelha se perca, a não ser aquelas que decidem se rebelar e abandonar o rebanho. Ainda assim, o pastor deve ir atrás das desgarradas para saber se elas querem ou não se juntar ao grupo novamente (Mt 18.12).

Ministério não é fácil, pois exige consagração, dedicação e unção constantes. Jesus disse ao Pai: Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse (Jo 17.12). Porém, alguém como Jesus não existe. Moisés passou a responsabilidade ao seu sucessor, dizendo que ele deveria fazer o povo de Israel herdar a Terra. Cuide de todos os que lhe foram dados, pois, no Dia final, você dará conta de cada uma das ovelhas do Pai!

Assuma a sua posição no seu lar e cumpra-a com dedicação, pois, ali, está o seu rebanho. O Juiz não o terá por inocente naquele Dia; portanto, exerça o seu ministério com temor e total dedicação, para não deixar de ensinar tudo o que o Pai lhe ordenou.

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Assim também o Espírito de Deus vem nos ajudar na nossa fraqueza. Pois não sabemos como devemos orar, mas o Espírito de D...