sábado, 5 de setembro de 2015

CULPADOS DO PREJUÍZO ALHEIO

Resultado de imagem para CULPADOS DO PREJUÍZO ALHEIO

 Indignaram-no também junto às águas da contenda, de sorte que sucedeu mal a Moisés, por causa deles.  Salmo 106.32

A conduta dos filhos de Deus deve ser sempre de acordo com os preceitos bíblicos, pois, por causa de uma falta de atenção, eles podem causar danos irreversíveis aos seus líderes e a si mesmos. A ovelha deve ouvir a voz do seu pastor. Se, por acaso, achar que ele não está desempenhando bem o seu trabalho, cabe a ela orar por ele. Esse líder pode estar com alguns problemas.

Os israelitas provocaram Moisés até que, chateado, em um momento de descuido, ele se irou e não glorificou o Senhor diante da rocha à qual deveria ter falado, a fim de que dela saísse água. Então, o Altíssimo teve de proibi-lo de entrar em Canaã e, pouco antes de os israelitas entrarem na Terra da Promessa, Ele o tomou para Si. Sabemos que quem der um copo de água fria a alguns dos pequeninos não perderá seu galardão (Mt 10.42). E quem der a algum líder, perderá?

Se você não entende certas atitudes do seu pastor, ore e peça ao Pai que mostre a ele o que fazer. Trate-o com respeito e deixe qualquer iniciativa ser tomada por Deus. Mesmo que esse pastor tenha escorregado e feito algo ruim, seja amoroso com quem o Senhor colocou na direção de Sua obra. Ao mesmo tempo, cuide-se para não ser a pedra de tropeço dele.

Com o aperto dos filisteus, os israelitas começaram a abandonar Saul. Então, prestes a ser atacado por aquele povo que estava em maior número e vendo que Samuel demorava a chegar para oferecer o sacrifício, o rei se atreveu a fazer a oferta. Por isso, perdeu o reino. Fique junto ao seu líder no que diz respeito ao que Deus manda e, se ele se desviar, seja firme na sua fé e cumpra somente as ordens divinas.

Os israelitas agiram de forma insensata por causa da falta de água. Na história de Israel, ocorreram episódios parecidos, como o do rei Josias ao decidir enfrentar o poderoso Neco, governante do grande Império Egípcio, e outros que as Escrituras não registraram a razão de suas péssimas decisões; porém, quem os levou a tomar essas atitudes, sem dúvida, é responsabilizado por elas.

Ao dizer que o mal sucedeu a Moisés como consequência dos atos dos israelitas, o Senhor nos ensina a cuidar para não sermos responsáveis por prejuízos que muitos terão em vida ou no Dia do Juízo. Deus não Se deixa escarnecer (Gl 6.7), e quem plantou a má semente haverá de pagar por ela. Livre-se dos laços armador pelo diabo; afinal, sendo servo, você deve honrar o Altíssimo e quem Ele colocou na condução da Sua obra.

A nossa atitude para com os ungidos do Pai tem de ser de completo respeito e amor, porque casa dividida contra si mesma não fica de pé (Mc 3.25), e ai daquele por meio de quem o escândalo vier (Mt 18.7). Se você não pode fazer muito para ajudar na obra, só o fato de não fazer nada para atrapalhar já é de grande valia. Jamais dê lugar ao diabo (Ef 4.27)!

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Quando estamos na presença de Deus, temos coragem por causa do seguinte: se pedimos alguma coisa de acordo com a sua vont...