quinta-feira, 23 de maio de 2013

Pão Diário - 23/05/2013


Censurado por violência

O líder do grupo de jovens declarou: "A Bíblia está cheia de histórias violentas e proibidas para menores." "É mesmo ? Onde ?" perguntaram. "Não vou contar," disse ele. A Bíblia contém histórias sórdidas. Deus deu ordens a Israel para "destruir completamente" os habitantes da Terra Prometida e tomar o seu lugar em Canaã ( Deuteronômio 20:17-18 ). Por que ? Pelas práticas religiosas pervertidas dos cananeus.
Porém, os israelitas falharam. O livro de Josué cita a incapacidade de exterminar os habitantes.
O livro de Juízes narra a triste história subsequente.
Os israelitas foram induzidos a cultuar outros deuses e o sexo desempenhou papel importante nesta idolatria ( Juízes 2:12,17 ).
Os cananeus "adoravam" o deus da agricultura com rituais de fertilidade que envolviam a prostituição cultual. Não admira, que os hebreus achavam tal sistema interessante. O sexo com a prostituta aumentava a produção ? Ter um deus que pudesse ser visto, parecia muito bom ! Logo, era impossível diferenciar os israelitas dos cananeus e o povo escolhido de Deus estava escravizado pelas tribos que deviam ter aniquilado - por ordem divina.
Então por que o livro de Juízes, com sua narrativa de devassidão desagregação e morte, está incluído na Bíblia ? Posso citar duas razões principais:
- É verdadeiro. O livro de Juízes não descreve a grandeza de uma nação, ele mostra a raça humana como realmente é.
- Ele revela os caminhos de Deus. este livro censurado para menores mostra a libertação inesperada que vem do nosso Deus, infinitamente surpreendente ( v.16 ).
Quando seguimos a Deus, optamos por Sua ajuda e bênção. Contudo, esse auxílio raramente vem da maneira que esperamos. O livro de Juízes nos dá um vislumbre da Sua criatividade amorosa apesar da nossa obstinada rebeldia. - Tim Gustafson

Leia: Juízes 2:10-17
...cada um fazia o que bem queria ( Juízes 21:25 ).

Examine: ...Se vocês derem atenção a tudo o que o Senhor, nosso Deus, está dizendo a vocês e se obedecerem fielmente [...] Deus fará com que sejam mais poderosos... ( Deuteronômio 28:1 ).

Considere: Qual tentação tem lhe afastado de Deus ? De que maneira você tem exigido resultados imediatos, ao invés de esperar pacientemente no Senhor ?

Versículos do Dia

  Versículos do Dia Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o...