sábado, 4 de maio de 2013

Pão Diário - 04/05/2013


Ouça

Desde o início dos tempos, o anseio de ser ouvido por Deus e pelos outros é um desejo que está no coração do homem e da mulher. Como o salmista escreveu: "Ó Deus, defensor dos meus direitos, respondeu-me quando eu te chamar ! Eu estava em dificuldades, mas tu me ajudaste. Tem misericórdia de mim e ouve a minha oração !" ( Salmo 4:1 ).
Moisés ansiava por um público acolhedor - pessoas que ouvissem. Moisés era um orador inseguro e ele reclamou com Deus: "Mas os israelitas não vão acreditar em mim, nem vão dar atenção ao que eu falar..." ( Êxodo 4:1 ).
De volta aos Salmos, o rei Davi muitas vezes também ansiava por um bom ouvinte. "Ouve ó Deus, a minha oração !" clamou. "...Escuta as minhas palavras" ( Salmo 54:2 ).
Um livro muito útil sobre este tema é Conversation Peace ( Conversa sobre Paz ) da autora e palestrante canadense Mary A. Kassian. Em seu livro, Kassian sugere que existem diversos tipos de obstáculos que nos impedem de ouvir e sermos ouvidos. Estas barreiras incluem:
- Adiantar-se: pensar sobre o que vai dizer a seguir; planejando uma réplica.
- " Viajar: "estar preocupado, pensando sobre assuntos pessoais ou deixar o pensamento ir longe.
- Intrometer-se: interromper o raciocínio da outra pessoa para interpor os seus.
- Desconsiderar: classificar mentalmente os pensamentos do interlocutor como sem importância ou insignificantes sem refletir adequadamente, ou achar que já compreendeu a perspectiva dele.
- Bloquear: recusar-se a reconhecer o tópico que a outra pessoa está tratando, filtrando seletivamente a mensagem para bloquear alguns trechos.
Da mesma maneira que desejamos ser ouvidos e compreendidos importante evitar as práticas listadas e ouvir atentamente a Deus e aos outros. Agindo assim, não seremos tolos, mas sábios ( Provérbios 12:15 ). - Roxanne Robbins

Leia: Êxodo 6:11-13
Porém Moisés respondeu ao Senhor: Se até os israelitas não querem  me dar atenção, o rei também não vai querer. Eu não tenho facilidade para falar ( v.12 ).

Examine: As minhas ovelhas escutam a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem ( João 10:27 ).

Considere: Como você se tornará um melhor ouvinte ? De que maneira você pode ouvir melhor a Deus ?

Versículos do Dia

  Versículos do Dia Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o...