quinta-feira, 23 de maio de 2013

DESEJOS DO CORAÇÃO


car

Tempos atrás, após cumprir alguns compromissos, resolvi fazer algo que amo: saí dirigindo pelas ruas da cidade, ouvindo um louvor maravilhoso.  Foi muito bom…
Com as janelas do carro abertas, pude sentir o frescor da noite. Em cada lugar que passava, um sentimento muito bom enchia meu coração e a vontade que eu tinha era de não parar de rodar…
Até que, num determinado momento, passei num lugar onde senti que estava correndo perigo. A rua estava deserta, eu saía de uma ponte e, para entrar na minha mão, tive que reduzir bastante a velocidade do carro. Sabia que o Senhor estava comigo, mas percebi que estava sendo tola e até mesmo irresponsável. Era quase meia noite. Resolvi então acelerar um pouco mais e me dirigi para casa com a certeza de que Deus estava me livrando e me guardando…

Ao avaliar essa situação o Senhor me mostrou claramente como, muitas vezes, agimos no nosso dia a dia… Enganados pelo coração, por seus desejos, pela sensação de liberdade, agimos imprudentemente, dando brechas para que o adversário ataque.
Há duas semana falávamos na Escola Bíblica Dominical sobre os desejos enganosos de nosso coração. Em Jeremias 17:9 está escrito: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?”
Conduzidos pelos desejos enganosos muita gente perde seus bens, perde sua dignidade, perde até mesmo a sua vida…
É muito comum ouvirmos nas novelas alguém falar: “Siga o que o teu coração diz”. Muita gente gosta de aconselhar isso. Acreditam plenamente que seguir os desejos do coração é a fórmula da prosperidade, do sucesso, do amor. Quantas pessoas enveredam por uma caminho de escravidão e pecado porque seguem essa “filosofia”!
Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas…

Há muito tempo eu conversava com uma mulher que tinha um relacionamento com um homem casado. Ela argumentava que apenas seguia o que o seu coração mandava. Dizia que o que ela sentia era amor e, portanto, não deveria haver mal algum.
Ela se enganava e afundava cada vez mais numa situação terrível de adultério. Seguia seu coração e não enxergava o mal que fazia a si mesma, a seu amante e às famílias envolvidas…
Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas…
Quando nos deixamos levar pelos sentimentos e impulsos, sem avaliar nossos atos, sem perguntar ao Senhor a sua vontade, corremos um grande risco de nos enganar. Nesses momentos, corremos o risco de cometer erros que marcarão definitivamente as nossas vidas…

Mas não pense você que o coração engana apenas nos casos como de adultério…
Se levados pelos impulsos podemos cometer graves erros!
No meu caso, impulsionada pelo prazer de dirigir ouvindo uma boa música, fui imprudente e coloquei minha segurança em risco.
Mas quantos, através de pequenos atos, seguindo suas emoções, cometem erros lamentáveis!
O jovem que se enche de bebida procurando as emoções por ela provocadas…
O casal de namorados que se relaciona sexualmente antes do casamento porque o que sentem é muito forte…
O motorista que corre acima do permitido pela adrenalina que a velocidade provoca…
As decisões tomadas por impulso, baseadas em emoções normalmente nos levam a erros…
Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas…

Neste dia de hoje eu te convido apensar sobre isso e a vigiar mais em sua vida.
Mesmo que seja difícil dizer não aos desejos e impulsos, resista!
Paulo nos diz: Tudo nos é lícito mas nem tudo nos convém…
Temos liberdade para fazer todas as coisas, mas nem tudo nos convém fazer, nem tudo é bom para nós…
Mesmo que seja difícil dizer não aos desejos e impulsos, resista!
Porque o salário do pecado é alto demais, é a morte…
E se você pensa que não tem forças suficientes para resistir aos desejos de seu coração, lembre-se que em Cristo somos mais que vencedores. Em Cristo novas criaturas somos. Em Cristo temos poder para vencer a carne e todo mal…

E, se por acaso, algum dia, você se deparar com alguma situação que para você é impossível de resistir, lembre-se de Filipenses 4:13, que diz: “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece”.

Busque ao Senhor, fortaleça-se com Sua Palavra, resista ao mal e seja feliz!

Por Deyse Melo

Versículos do Dia

  Versículos do Dia Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o...