domingo, 5 de maio de 2013

Pão Diário - 05/05/2013


O mistério

Recentemente meu filho de 4 anos estava me explicando o que queria ser quando crescesse: médico. Eu o ouvi falar de outras opções - astronauta, artista ou piloto de carros de corrida. Entretanto, ele jamais mencionou qualquer uma das minhas profissões - pastor ou escritor. Portanto, com alguma cautela, perguntei: " Você já pensou em ser pastor ?"
"Não", ele respondeu, "não gosto de pastores." Sei que meu filho não pretendia ferir minha identidade com o seu comentário. Muitas das mensagens que recebemos da nossa cultura, porém, podem fazer exatamente isso.
Se estivermos lutando com a autoestima, as palavras de Paulo podem nos fazer vacilar. Paulo explica que foi um mistério, "o segredo que ele escondeu de toda a humanidade durante os séculos passados," ...porém que agora foi revelado ( Colossenses 1:26 ). E esta revelação é bárbara, escandalosa: a presença do próprio Jesus  ressurreto habita em todo aquele que recebeu a misericórdia divina.
 A salvação, portanto, não é meramente um ato jurídico através do qual Deus determina se somos perdoados ou não; salvação também é um ato de recriação divina. Ele nos recria para sermos o que deveríamos ser desde o princípio (  2 Coríntios 5:17 ). Ele nos salva do pecado, de nós mesmos. E esta obra redentora tem enormes implicações. Deus restaura nossa verdadeira identidade, e nos coloca numa posição na qual, literalmente, compartilhamos a " ...força de Cristo... " ( Colossenses 1:29 ).
Nesta realidade não há lugar para odiar  a si mesmo. Não há espaço para ouvir mentiras que dizem que somos desagradáveis, indesejáveis ou desprezíveis.
Como disse C. S. Lewis: '' O que podemos entender, se a doutrina cristã for verdadeira, é que a nossa própria existência complexa não é o desvio anômalo que aparece, mas a débil imagem da corporificação divina. - Winn Coller

Leia: 2 Coríntios 3:7-18
...refletimos a glória que vem do Senhor. Essa glória vai ficando cada vez mais brilhante e vai nos tornando cada vez mais parecidos com o Senhor, que é o Espírito ( v. 18 ).

Examine: Salmo 139 
Efésios 1-2

Considere: Como você se vê de verdade ? O que a realidade de ter Jesus habitando em você-definindo sua identidade- significa para sua compreensão de si mesmo ?

Versículos do Dia

  Versículos do Dia Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o...