quarta-feira, 15 de maio de 2013

Pão Diário - 15/05/2013



Vivendo Acordado

Na Alemanha, a antiga lenda do Imperador Frederico Barbaroxa persiste. De acordo com a tradição, Barbaroxa nunca morreu, apenas adormeceu e continua a zelar por seu império ainda hoje. O piscar intermitente de seus olhos e o balançar de sua cabeça são os únicos sinais de que ele ainda "respira".
Muitos de nós vivemos como ele: vivos, porém em estado terminal. Não experimentamos o que Paulo nos encorajou a vivenciar, e não estamos alertas em oração para os sinais do mover de Deus. Inúmeras vezes, mal cumprimos nossas obrigações com a família, igreja e trabalho. "Apenas batemos o ponto." Vivendo desta maneira, não estamos vivos para o mundo ou para maravilhas ao nosso redor. Não estamos sintonizados com o trabalho constante de Deus.
Para Paulo, a atitude de oração nos ajuda a resistir contra a existência indiferente e absorta ( Colossenses 4:2 ). Através da oração os seguidores de Jesus permanecem alertas e envolvidos, vivendo de olhos bem abertos para enxergar onde Deus está agindo ( v.3 ). 
Você sempre viu a oração desta forma ? Eu não. Em minha experiência, muitas vezes faltou essa atitude de alerta e a percepção aguçada na oração. Muitas vezes, enxerguei a oração como uma atividade suave e piedosa, a qual me colocava num lugar tranquilo para meditar nas "verdades celestiais" e no conhecimento sublime. Tal atitude, na verdade, afasta de mim o desejo de "anunciar a sua mensagem" ( v.2 ) ao mundo. Além disso, distorci a oração para me desligar do caos e da dor - "vou orar por você" é uma fuga, que afasta o compromisso genuíno de interceder em favor de alguém.
A oração é mais perigosa do que essas perspectiva preconceituosas. A oração me desperta para a obra de Deus. E reforços o desejo que Robert Benson já expressou em Living Prayer ( Oração Viva ), "Quero viver atentamente." - Winn Coller

Leia: "Colossenses 4:2-6"
Continuem firmes na oração, sempre alertas ao orarem e dando graças a Deus ( v.2 )

Examine: Marcos 14:32-41 ; Lucas 21:33-46 ; Efésios 6:18-20

Considere: Em que área da sua vida você está mais "adormecido" e descompromissado ? Como você pode começar a experimentar a atuação de Deus nessa área ?

Versículos do Dia

  Versículos do Dia Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o...