segunda-feira, 6 de maio de 2013

Pão Diário - 06/05/2013



Partir o pão

No mês passado meus irmãos e nossas famílias reuniram-se para um delicioso jantar com os nossos primos amish. Os amish iniciam todos os jantares com uma oração silenciosa de agradecimento e - talvez porque suas refeições caseiras sejam tão deliciosas - oram novamente no final. Além da comida maravilhosa, fiquei impressionado com a ênfase que os amish dão à comunhão. O momento da refeição não era simplesmente uma parada para reabastecimento, mas uma oportunidade para rir e conversar até tarde. Acho que eles descobriram algo valioso.
Nas Escrituras, as refeições também são significativas. O memorial mais importante de Israel é marcado por uma refeição. Na noite da Páscoa, enquanto as famílias judias compartilham cordeiro assado com pães sem fermento e ervas amargas recordam-se da libertação da escravidão no Egito. Acrescente-se a estas a Festa dos Pães sem Fermento, a Festa da Colheita e a Festa das Barracas em que os israelitas  se reuniam frequentemente com Deus e uns com os outros ao redor de mesas fartas ( Deuteronômio 16:16 ).
Jesus também participou de várias refeições - tanto que os Seus inimigos afirmaram que Ele era comilão e beberrão ( Mateus 11:19 ). Jesus nos deu uma ceia especial pela qual nos lembramos dele e voltará para oferecer um banquete nas bodas do Cordeiro ( Apocalipse 19:9 ).
Os primeiros cristãos entraram no espírito e " ...participavam das refeições com alegria e generosidade " ( Atos 2:46 ), muitas vezes encerravam suas reuniões com a Ceia do Senhor ( Atos 2:42,46; 20:7 ). A hora da refeição era tão sagrada que Paulo recomendou que os cristãos evitassem irmãos não arrependidos recusando-se até mesmo a " comer com gente assim " ( 1 Coríntios 5:11 ).
Como herdeiro desta tradição  tão rica como podemos transformar nossos jantares em celebrações comunitárias ? Podemos desligar a TV, ter convidados para comer conosco e incentivar nossos filhos a participarem da conversa. Compartilhar uma refeição não é só alimentar-se; é ter comunhão. - Mike Wittmer

Leia: Deuteronômio 16:13-17
A melhor coisa que alguém pode fazer é comer e beber e se divertir com o dinheiro que ganhou. No entanto, compreendi que mesmo essas coisas vêm de Deus ( Eclesiastes 2:24 ).

Examine: Provérbios 11:25
Provérbios 15:13

Considere: Você faz reuniões de confraternização com os amigos e familiares regularmente ? O que você pode fazer para melhorar o momento das refeições em sua casa ?

Versículos do Dia

  Versículos do Dia Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o...