sábado, 25 de agosto de 2018

SERVINDO DE EXEMPLO AO REBANHO

Resultado de imagem para SERVINDO DE EXEMPLO AO REBANHO

Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.    1 Pedro 5.3
  

Todo pastor deve saber que precisa servir de exemplo ao Rebanho do Senhor, pois, sem dúvida, esse servo será chamado para responder pelo que fez em favor daqueles que o Pai lhe confiou. Não faltará poder divino sobre a vida de quem decide fazer a vontade celestial e está pronto para proteger o povo. Portanto, como desculpas não serão aceitas no Juízo Final, não é bom agir relaxadamente!

Jesus prestou contas ao Pai, dizendo que não perdera nenhum dos que Ele lhe havia confiado, a não ser o filho da perdição (Jo 17.12). Você não terá culpa se gastar tempo em oração, suplicando por quem é fraco ou ainda não amadureceu na fé e, por isso, erra. Ninguém pode fazer além das forças que Deus lhe dá, mas Ele requererá da sua mão qualquer um que você não livrou do “lobo”.

Não somos responsáveis por aqueles que, sem motivo, decidem seguir o caminho do mal, rumo à perdição. No entanto, seremos responsabilizados se não os avisarmos nem intercedermos por eles junto ao Todo-Poderoso ou se cansarmos de perdoá-las. Ainda que perdoemos alguém 490 vezes ao dia, se pararmos de fazer isso antes de sentirmos de Deus que aquele é um caso perdido, deixaremos o reino das trevas triunfar sobre essa pessoa.

Ao falar que não podemos ter domínio sobre a herança dEle, o Senhor nos faz entender que somos Seus servos, e, nessa qualidade, devemos aprender com Ele a cuidar dela. Uma vez que os filhos são herança de Deus, precisamos lhes dar mais atenção, porque eles não conhecem a diferença entre o bem e o mal, tampouco sabem invocar o Pai para requerer os seus direitos. O Altíssimo fortalecerá os pastores que realmente agem como tais. 

O povo não é “massa de manobra” de ninguém, e sim ovelha preciosa do Senhor. Por isso, temos de estar aos pés dEle, buscando as mensagens que curarão as ovelhas e lhes darão o poder necessário para viverem dignamente diante de Deus. Os pastores infiéis e os inconstantes na fé não cuidarão de suas ovelhas como o Pai requer. Por isso, não serão recompensados com a coroa da justiça, a qual o justo Juiz dará (2 Tm 4.8).

Todo cuidado é pouco! O líder mercenário encontrará mil motivos para usar a herança do Senhor em benefício próprio. Então, toda vez que o lobo surgir, ele abandonará o rebanho e fará a própria vontade. Porém, quando chegar diante do Juiz da eternidade, verá o quanto perdeu e sofrerá por ter sido negligente. O que você faz pelo Reino dos Céus deve vir do Altíssimo. Ele ama os que O amam (Pv 8.17).

Pastorear é cuidar do rebanho, levando-o aos pastos verdejantes, às águas tranquilas, onde será refrigerado por amor do Nome do Senhor (Sl 23.2,3). Pastorear é um ato de amor a ser demonstrado ao Pai celestial. Se fizermos isso com descaso, mostraremos a Ele o modo como O tratamos. Veja bem como você tem exercido o seu ministério.

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Vocês são filhos queridos de Deus e por isso devem ser como ele. Que a vida de vocês seja dominada pelo amor, assim como ...