terça-feira, 25 de junho de 2013

Pão Diário - 25/06/2013

Graça e Gratidão

Martinho Lutero queria desistir. Sua congregação em Wittenberg, após ter aprendido que o evangelho de Lutero prometia perdão para todo e qualquer pecado, havia parado de frequentar os cultos e de ofertar à igreja e começará a ceder à avareza, lascívia e bebedeira. Frustrado, Lutero ameaçou entrar em greve se eles não mudassem suas atitudes, e declarou, " Suas bestas ingratas, indignas do evangelho ; se vocês não se arrependeram, não vou mais pregar a vocês. " Eles não se arrependeram e ele parou, tirando alguns meses de folga para não ser " o pastor de tais porcos ".
Como os luteranos em Wittinberg, muitos de nós pensamos no início de nossa caminhada cristã ): Se Deus nos perdoa independentemente do que fazemos, então não importa realmente o que fazemos. A salvação é um cheque em branco. Podemos pecar quanto quisermos, pois tudo está coberto !
Surpreendentemente, Paulo diz a Tito que ao invés de encorajar o pecado, a graça de Deus na verdade nos instruiu a viver de forma a " ...abandonarmos a descrença e as paixões mundanas e ao vivermos neste mundo uma vida prudente, correta e dedicada a Deus " ( Tito 2:12 ). O Catecismo de Heidelberg explica que somente quando percebo " o tamanho do meu pecado e miséria " posso compreender " como posso ser liberto de todos os meus pecados e miséria ", o que me fará " expressar minha gratidão a Deus por tal libertação ".
Portanto, aqui está a fórmula cristã. Compreender a extensão de meu pecado me capacita a valorizar a graça, o que automaticamente me enche de gratidão, que sempre irá procurar formas de dizer obrigado. Parece assim: Pecado > Graça > Gratidão > Boas Obras.
Se o seu amor por Deus está esfriando a sua vontade em obedecê-la enfraquecendo, a resposta não é ranger seus dentes e tentar com mais força. Em vez disso, use a fórmula. Comece com a percepção da profundidade de seu pecado. Somente então você valorizará a sua necessidade pela graça. E a gratidão e a obediência certamente o seguirão. - Mike Wittmer

Leia: Tito 2:11-14
Deus revelou a sua graça para dar a salvação a todos. Essa graça nos ensina a abandonarmos a descrença e as paixões mundanas e a vivermos [...] uma vida prudente, correta e dedicada a Deus ( vv.11-12 ).

Examine: - Salmo 103:1-5
- Romanos 2:4
- Hebreus 12:28-29

Considere: É significativo o termo gratidão ( eucharistia ) no Novo Testamento basear-se no termo graça ( charis ) ? A gratidão é melhor motivação do que o dever ? Por quê ?

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Amem uns aos outros com o amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns aos outros com respeito. Romanos 12:10 NTLH