terça-feira, 11 de junho de 2013

Pão Diário - 11/06/2013

O cálice

No jardim do Getsêmani Jesus afirmou "...A tristeza que estou sentindo é tão grande, que é capaz de me matar..." ( Mateus 26:38 ). Ele já tinha passado noites falando e encontrando forças em Seu Pai. Mas esta noite era diferente. A angústia o assolou. Por três vezes se levantou para buscar Seus discípulos. Ele não conseguia desfrutar da doce comunhão com o Pai, a qual tinha experimentado através da oração, pois sabia que breve seu Pai o deixaria. Isto fazia parte do "cálice" que temia.
Por muitos anos achei que o "cálice" que Jesus temia era somente a crucificação. É horrível até pensar em dor tão excruciante. Sêneca, escritor românico retórico, descreveu desta forma: "Podemos encontrar alguém que preferiria definhar-se na dor, morrendo aos poucos, ou deixar que sua vida se dissipasse gota por gota, em vez de expirar-se de uma vez por todas ? Podemos encontrar algum homem disposto a ser amarrado ao tronco maldito, repugnante, já deformado, dilatando-se pelas duras chicotadas nos ombros e peito, e expirando o fôlego de vida em meio à longa e interminável agonia?"
No entanto, a dor física não é a única razão por Jesus ter pedido libertação ao Pai. A percepção de que a Sua comunhão com o Pai seria desfeita quando Ele levasse os pecados do mundo sobre si, também o levou a clamar por ajuda. Se fosse apenas o sofrimento físico, o medo, ao invés da tristeza, seria a emoção mais apropriada para o Mestre.
Quando Jesus disse ao Pai, " ...que não seja feito o que eu quero, mas o que tu queres " ( v.39 ), Ele escolheu suportar toda dor e vergonha que o esperava - abandonado e sozinho.
Ás vezes nos incomodamos mais pelo desconforto físico do que por estarmos distantes de Deus. A experiência de Jesus no Getsêmani nos ensina a valorizar o nosso relacionamento com Deus mais do que qualquer coisa, até mesmo a dor. - Poh Fang Chia

Leia: Mateus 26:36-46
...A tristeza quen estou sentindo é tão grande que é capaz de me matar... ( v.38 ).

Examine: Então, Jesus clamou em alta voz: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito ! ( Lucas 23:46 ).

Considere: Os problemas físicos e dores afetam o seu relacionamento com Deus ? Como o profundo relacionamento com Jesus ajuda-o a enfrentar tais situações ?

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Amem uns aos outros com o amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns aos outros com respeito. Romanos 12:10 NTLH