segunda-feira, 17 de junho de 2013

Pão Diário - 17/06/2013


Fraude

Jerônimo Kerviel, negociante de ações no segundo maior banco da França, Société Générale, usou o sistema bancário para fazer transações não autorizadas. Quando foi descoberto, o prejuízo totalizava 55 bilhões de dólares. Para se ter uma ideia, o banco todo valia 25 bilhões de dólares. Isso sim é uma fraude !
Ananias e sua esposa Safira, os famosos enganadores do Novo Testamento, cometeram um erro semelhante. Venderam um terreno e Ananias, retendo parte do valor, levou "...o restante, depositou-o aos pés dos apóstolos" ( v.2 ), alegando que aquilo era tudo.
O impressionante é que Safira, sua esposa, estava de acordo com a fraude ! É por isso que nem sempre podemos confiar nas pessoas ao nosso redor para nos darem uma orientação ética - especialmente quando elas têm algo a ganhar. Por esse motivo, " O Senhor fez os pesos e as medidas ; por isso quer que sejam usados com honestidade " ( Provérbios 16:11 ).
Como Deus estabelece os padrões, não é surpresa alguma que Ele leva a sério quando nós não os consideramos. Uma falta de integridade envolve escolher a influência de Satanás sobre a influência do Espírito Santo. Você pensa que isso é forte demais ? Quando Ananias mentiu, Pedro perguntou, " ...Por que você deixou Satanás dominar o seu coração ? Por que mentiu para o Espírito Santo ?... " ( Atos 5:3 ).
Mentir ao Espírito Santo não é somente errado, é o crime impossível - nunca nos livramos dele. A Bíblia adverte, " ...E fiquem sabendo que vocês serão castigados por causa dos seus próprios pecados " ( Números 32:23 ). A confrontação é certa, e para Ananias foi mortal - " ...caiu morto... " ( Atos 5:5 ).
Duvido que Ananias tenha visto sua mentira como uma ofensa grave a Deus. Ele provavelmente pensou, " Não é nada demais. Minha esposa acha que está tudo bem, e ninguém vai descobrir. " Ele não sabia que '' A pessoa honesta anda em paz e segurança, mas a desonesta será desmascarada " ( Provérbios 10:9 ). - Jennifer Benson Schuldt


Leia: Atos 5:1-5
Então Pedro disse a Ananias: - Por que você deixou Satanás dominar o seu coração ? Por que mentiu para o Espírito Santo ? ... ( v.3 ).

Examine: - Jó 2:3
- Salmo 119:1
- Miqueias 6:8-11

Considere: De que maneira você é tentado a enganar ou ignorar os padrões de Deus sobre o certo e errado ? Como evitar ser fraudulento com o Espírito Santo ?

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Amem uns aos outros com o amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns aos outros com respeito. Romanos 12:10 NTLH