terça-feira, 26 de janeiro de 2016

O DECRETO DE NÍNIVE

Resultado de imagem para O DECRETO DE NÍNIVE

E fez uma proclamação, que se divulgou em Nínive, por mandado do rei e dos seus grandes, dizendo: Nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas provem coisa alguma, nem se lhes dê pasto, nem bebam água.      Jonas 3.7
  

A Assíria nunca mais seria a mesma, decretara o Todo-Poderoso. Isso deve fazer o servo mais fiel tremer, pois, ao receber a ordem de se dirigir a determinado local, o Senhor tem mais em mente do que a implantação de uma igreja: Ele quer fazer daquele povo parte dos remidos que estarão diante dEle por toda a eternidade. Os que não obedecem e não servem a Deus, no grande Dia, haverão de prestar contas de muitas vidas que não foram salvas por causa da rebeldia deles.

Em vez de enviar pragas para assolar a Assíria, cujos habitantes eram bárbaros, Deus enviou um de Seus profetas, o qual, na verdade, temeu ante aquela decisão e fugiu. Não importa o quanto o desafio seja grande; se o Senhor o está enviando a algum lugar, Ele já preparou tudo para a realização da Sua obra naquela terra. Quem foi chamado para anunciar a Palavra deve se vestir com as armas da justiça e partir para o combate.

A mensagem era simples, mas poderosa, e dizia que a cidade seria destruída em 40 dias; por isso, o que foi dito penetrou no coração dos seus moradores, inclusive do rei. Não sabemos como a Palavra de Deus consegue mudar uma nação bárbara em tão pouco tempo, mas a verdade é que ela faz isso. Portanto, jamais deixe de anunciar o que as Escrituras dizem, porque, no final, você será completamente realizado. A Boa Notícia abençoa aqueles que a recebem e a entregam.

O chefe do governo assírio não só concordou com o seu povo de que deveriam jejuar e pedir a misericórdia do Senhor, como também que o jejum fosse estendido aos animais. Ninguém poderia imaginar que isso fosse acontecer, mas esse fato nos faz lembrar de que o Senhor sabe fazer a obra. Por isso, aqueles que são comissionados por Deus não devem recusar ir para onde foram mandados, pois Ele é bom estrategista e protetor.

Ninguém podia comer nem beber durante aquele período de clamor, e aquele povo percebeu que essa era a única atitude que poderia poupá-lo. Enquanto Jonas anunciava a mensagem divina, o Senhor falava ao coração daquela gente, mostrando o que deveria ser feito para evitar uma catástrofe. O mesmo ocorre hoje; se estamos dando o recado divino, de onde menos esperamos, virão as maiores decisões. Portanto, seja fiel ao Pai, que o chamou para fazer a vontade dEle.

Não há outro jeito de livrar um indivíduo ou uma nação da destruição eterna, a não ser pregar a Verdade a todos. Se não dermos o recado dos Céus, teremos muitas pessoas – boas ou más – que provarão a destruição eterna. Então, sendo responsáveis por tal prejuízo, conseguiremos escapar da condenação? Em vez de ficarmos filosofando sobre esse assunto, temos de partir para realizar o que nos foi ordenado. Deus sabe comandar a Sua obra e fazer com que o sucesso seja pleno.

A sua vida pode estar em perigo eterno, mesmo que você seja o cristão mais dedicado; por isso, se não fizer o que lhe foi mandado, por certo, será condenado. Portanto, não se deixe dominar pelo demônio do medo e da indecisão, mas prossiga e faça a obra que lhe foi ordenada.

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Vocês são filhos queridos de Deus e por isso devem ser como ele. Que a vida de vocês seja dominada pelo amor, assim como ...