segunda-feira, 8 de abril de 2013

ESCOLHAS


alegria e tristeza

É lindo ver como Deus pensa e age nos pequenos detalhes…
Hoje cedo, ao levantar um pouco atrasada, simplesmente abri a Bíblia e pedi ao Senhor um versículo para refletir nas primeiras  horas de meu dia. Abri o livro justamente onde havia um comentário da Pra Joyce Meyer sobre Habacuque 3:18. Li e guardei em meu coração. O comentário era o seguinte:

Em Habacuque 3:18 está escrito: Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação.
Do mesmo modo, o Salmista, no Salmo 118:24 diz: Este é o dia que fez o SENHOR; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele.
Creio que ele havia escolhido se alegrar  e estabeleceu esta atitude não apenas para si, como também para todos que quisessem atender à convocação.
A alegria não é apenas um sentimento. É uma decisão. Podemos tomar a decisão de declarar: “Deus me deu este dia. E se Ele resolveu deixar que eu respirasse por mais um dia, então vou desfrutar dele”. Decida-se hoje, assim como Habacuque e o salmista a se alegrar!

Pouco tempo depois, recebi a notícia da morte de uma querida conhecida da Igreja. Uma pessoa simples, sempre com sorriso nos lábios, que ocupava seu lugar no banco quietinha, ouvindo atentamente as mensagens do Pastor.  Tivemos  pouco convívio, mas o suficiente para ter por ela um grande carinho.
Se tem uma coisa que mexe comigo é a morte de pessoas jovens. É como se faltasse algo a fazer, algo ainda a completar…  Sinto uma tristeza que vem como uma dor profunda, que normalmente me abate bastante.  O Senhor sabe disso e me mostrou logo cedo que hoje eu tinha uma escolha a fazer. Eu tinha que DECIDIR pela alegria e não pela tristeza. Embora minhas emoções me levassem para um grande pesar,  o Senhor queria que eu decidisse pela alegria.

Não vou aqui explanar sobre o consolo de saber que nossa amiga foi para a glória do Pai (e isso é uma grande vitória), mas sobre nosso poder de decisão que nos é dado dia após dia. Podemos escolher entre a tristeza e a alegria, a preocupação e a fé,  a aflição e a tranqüilidade…
As emoções fazem parte de nossa vida, mas somos nós que decidimos se elas vão nos controlar ou não. Existe uma diferença muito grande entre ficar triste por uma situação  e deixar-se abater pela tristeza. O abatimento, nos fragiliza e nos torna alvo fácil do inimigo. Em provérbios 17:22 está escrito: O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos.

Quando nos deixamos abater pela tristeza ou amargura expomos nossa saúde , não apenas espiritual e  emocional, mas também física. Porque o espírito abatido é como um vírus que, aos poucos, vai minando nossas defesas e consumindo nosso corpo.
Hoje o Senhor nos mostra  que nossas emoções podem ser controlados por nossas atitudes. Ou decidimos nos prostrar ou decidimos viver com qualidade, disposição e alegria, aprendendo a usufruir diariamente das bênçãos que o Senhor nos dá.
Hoje, apesar da triste notícia que recebi, eu fiz uma escolha: a de não deixar-me abater. E você? Quais escolhas tem feito ultimamente?

Por Deyse Melo

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso. Lucas 6:36