quinta-feira, 4 de abril de 2013

APENAS UM ERRO



Ontem à noite eu comecei a ler na Bíblia os capítulos de Gênesis que contam a história de Isaque ( Gênesis 25 a28) e um episódio me chamou a atenção logo no início: Devido à fome na terra, ele sai de Beer-Laai-Roi, terra onde estava estabelecido, e Esaú e Jacó nasceram, e partiu para Gerar, onde habitavam os filisteus. Chegando naquela terra, como sua esposa Rebeca era muito bonita, Isaque teve medo e mentiu dizendo a todos que ela sua irmã. A farsa foi desmascarada quando Abimeleque, rei filisteu, viu por uma janela, Isaque tendo intimidade com Rebeca. A bíblia diz que Abimeleque repreendeu a Isaque por sua mentira, mas por temor ao Deus de Abraão, tomou medidas que preservaram a vida do jovem casal e sua família. Apesar daquela falha, Isaque era um homem abençoado por Deus e prosperou naquela região.

Se Deus era com Isaque, por que Isaque mentiu?
De onde ele tirara aquela idéia de mentir sobre sua esposa, colocando em risco a integridade de sua amada, que poderia ter sido requerida pelo rei dos filisteus?
Certamente Isaque sabia da história de seu pai Abraão que, por duas vezes, no passado, fizera o mesmo com Sara, sua esposa, no Egito e em Gerar.
Abraão, o pai da fé, como nós, teve momentos de fraqueza e de dúvidas. Abraão que, atendendo o chamado de Deus, teve coragem de deixar a segurança de sua terra e sua família para ir para lugares que não conhecia, teve medo e mentiu.
Isaque conhecia a história e fez o mesmo…

É certo que a história nos mostra que Abraão depois teve sua fé provada e aprovada por Deus, tornou-se o pai da nação de Israel e primeiro da linhagem que daria origem a Jesus.
Mas apenas um erro…
Um erro e seu filho mais tarde faria a mesma coisa. A mesma situação, a mesma pressão e o mesmo erro!
Isaque era filho obediente, quando menino, não se revoltou quando seu pai preparava-se para sacrificá-lo e quando homem, já com 40 anos, aceitou com alegria a esposa que foi escolhida para ele. Abraão era seu modelo de fé e de postura de vida e, na pressão, seguiu o exemplo errado do pai.

Porque estou lhe contando essa história hoje?
Porque o Senhor nos mostra o quanto devemos ser vigilantes e cuidadosos.
Por mais que você tenha fé, por mais que você fale de Deus, por melhores que sejam suas intenções e projetos. Apenas um erro e você pode influenciar alguém que está te observando, te vendo como modelo e exemplo. Apenas um erro e alguém pode ter sua vida mudada…
Esta semana uma senhora me falava que desistiu de ir à igreja porque se decepcionou com a postura de alguém que é líder da igreja. Não é hora aqui de avaliar a postura desta senhora, mas de observar que apenas um erro… Apenas UM!

Amados, temos que ter zelo pelas pessoas que Deus coloca em nossas vidas, somos responsáveis por eles!
Apenas UM erro…
E seu filho pode querer agir igual…
Apenas UM erro…
E alguém que te observa pode desistir da fé…
Não basta que você busque a Deus, não basta que a bíblia esteja aberta na estante da sua sala, não basta que você até seja líder ou Pastor e muito menos que você seja uma pessoa cheia de boas intenções.
Apenas UM erro…

Não é a toa que Jesus nos manda orar e vigiar incessantemente. Temos que vigiar não apenas porque o inimigo nos rodeia e quer nos tragar. Temos que vigiar com nossas atitudes e reações porque apenas UM erro…

Pense nisso!
Deus quer fazer de você uma pessoa vitoriosa, quer que sua família e seus amigos sejam abençoados através de sua vida. Vigie, observe, ore, mude o que for preciso e você será feliz!

Por Deyse Melo

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso. Lucas 6:36