quinta-feira, 30 de novembro de 2017

TRÊS VERDADES SOLENES SOBRE O HOMEM

Resultado de imagem para ​A origem do homem está em Deus.




​A origem do homem está ancorada em Deus. O homem foi criado e criado à imagem e semelhança de Deus. Não veio à existência por meio da evolução, mas saiu das mãos do criador. Três verdades sobre o homem são destacadas nas Escrituras:
​Em primeiro lugar, a magnitude da sua posição original na criação. Deus criou o homem perfeito. Criou-o como um ser físico, moral e espiritual. Criou-o para o maior de todos os propósitos, ser glorificado nele. Criou-o como o maestro da grande orquestra da criação. Criou-o para dominar sobre as aves dos céus, os animais do campo e os peixes do mar. O homem foi colocado no mundo como o gestor do universo, como o administrador da criação, como o mordomo da natureza. O homem foi criado um pouco menor do que Deus (Sl 8.5). Oh, quão privilegiado é o homem, quão magnífica é sua honra, quão exaltada é a sua posição na ordem da criação. E isso, não apenas por causa da nobreza de sua pessoa, mas também por causa da grandeza de sua missão. Todas as coisas lhe estavam sujeitas.
​Em segundo lugar, a tragédia da sua condição atual. O homem criado livre escolheu usar sua liberdade para pecar. Tendo plena comunhão com Deus, foi banido da presença de Deus pelo pecado. Sendo o gestor da natureza e tendo tudo sob seu comando, viu a natureza tornar-se-lhe hostil. Os animais dóceis tornaram-se feras. A terra benfazeja produziu espinhos e abrolhos. O trabalho deleitoso produziu-lhe suor em sua face. A relação harmoniosa com sua mulher, passou a ser marcada por conflitos. Dar à luz a um filho tornou-se missão penosa e cheia de dores para sua mulher. O homem caiu num estado de depravação e miséria. Perdeu sua comunhão com o criador e passou a ter medo de Deus. Perdeu sua liberdade e tornou-se escravo. Perdeu sua alegria e passou a ser esmagado pela culpa. O homem que tinha acesso à arvore da vida, morreu em seus delitos e pecados. Adão, como cabeça federal da raça, precipitou toda a raça num estado de decadência e miséria. Por ele o pecado entrou no mundo e pelo pecado a morte. Todos morreram porque todos pecaram. Não há justo nenhum sequer. Oh, que tragédia terrível foi a queda! Oh, quão maligníssimo é o pecado! É pior do que sofrimento e a morte, que ele trouxe em suas asas.
​Em terceiro lugar, a glória de sua restauração em Cristo. A imagem de Deus criada no princípio, desfigurada pela queda, é, agora, restaurada em Cristo. O homem perdido é encontrado. O homem escravo é liberto. O homem morto recebe vida eterna. O homem corrompido é lavado. O homem arruinado pelo pecado é redimido e restaurado. Pela obra do Espírito Santo ele nasce de novo e torna-se nova criatura. Tudo se faz novo em sua vida. Ele é arrancado da casa do valente, do império da trevas e transportado para o reino da luz. Outrora era escravo do diabo, agora é filho de Deus. Outrora vivia com o pescoço da coleira do pecado, agora deleita-se na santidade. Outrora, vivia segundo o curso deste mundo, andava segundo seus pensamentos e era filho da ira, mas agora deleita-se em Deus, tem prazer em sua palavra. Outrora, vivia sem esperança e sem Deus no mundo, agora regozija-se na esperança da glória de Deus. Outrora, era mesquinho, avarento, egoísta e fazia tudo para agradar sua própria carne, agora seu propósito é alegrar o coração de Deus através de um serviço abnegado ao próximo. Outrora, seus olhos eram cheios de cobiça e impureza, agora deleita-se na santidade. Outrora, amava as coisas, usava as pessoas e era inimigo de Deus, agora adora a Deus, ama as pessoas e usa as coisas para honrar a Deus e servir ao próximo. Na criação Deus fez o homem um ser honrado. Na redenção, Deus devolveu ao homem sua dignidade e o fez assentar-se com Cristo, nas regiões celestes. Na glorificação, Deus levará o homem para sua glória eterna, onde ele reinará com Cristo pelos séculos eternos!

Rev. Hernandes Dias Lopes

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Quando estamos na presença de Deus, temos coragem por causa do seguinte: se pedimos alguma coisa de acordo com a sua vont...