segunda-feira, 19 de outubro de 2015

TRÊS BOAS ATITUDES



Lembro-me dos dias antigos; considero todos os teus feitos; medito na obra das tuas mãos.Salmo 143.5


Davi resumiu em três declarações as melhores atitudes que todos devem tomar. Ele não tinha outra fonte de informação dos assuntos divinos a não ser os escritos sagrados da época e, embora a revelação não tivesse se completado, o que encontrava neles era suficiente para pautar a sua vida pela Palavra. É verdade que Davi também foi usado como profeta nos Salmos que escreveu e em suas decisões, por isso foi um homem segundo o coração de Deus.

Ele se lembrava dos dias antigos, nos quais o Senhor interveio e salvou gerações de todos os tipos de perigo. Como Deus não faz acepção de pessoas, Davi sabia que podia contar com a ajuda dEle e, enquanto lutou em favor de Israel, mesmo antes de ser rei, tinha plena confiança de que era simplesmente uma peça nas mãos do Altíssimo para dar vitória ao Seu povo. Quando se tornou rei, não teve dúvidas de que o Senhor lutava por eles.

Considerar os dias antigos fará a sua fé se levantar, porque, afinal, o Senhor, por ser bom, não ajudou somente uma geração. Agora, se o coração de Davi não tivesse se firmado na premissa de que Deus jamais opera mais por alguém do que para outro, poderia ter desanimado. O que o Altíssimo fez em Israel fará em outras partes, pois Ele não deixará de cumprir a Sua Palavra em favor de quem O invocar em verdade.

O salmista se lembrava dos feitos de Deus, e é bom que todos procedam desse mesmo modo. Em vez de ficar lembrando-se das derrotas passadas, dos dias em que orou, mas não foi atendido, e, assim, ter o coração rancoroso, dê atenção ao exemplo da pessoa que teve o Senhor operando em seu favor e partiu para a execução da obra divina. Ao considerar os fatos, a fé surgirá em seu interior, e você tomará posse da sua bênção.

Veja a história de Baraque. Débora lhe havia revelado que Deus ordenara que ele atraísse ao monte Tabor um povo numeroso e tomasse consigo dez mil homens de Naftali e de Zebulom. O Altíssimo lhe prometera que, no ribeiro de Quisom, atrairia Sísera, o capitão do exército de Jabim, com os seus carros e soldados, dando-os em suas mãos (Jz 4.4-7). Ao tomar conhecimento disso, você se inspirará e, então, será chamado para fazer uma grande obra para o Senhor.

Muitos exemplos da Bíblia inspirarão aquele que estudar os feitos de Deus nos dias antigos e meditar neles. Ele continua realizando as mesmas obras em cada geração. Aqueles que foram usados por Ele eram iguais a qualquer um de nós; na verdade, eles se deixaram usar e, com isso, trouxeram liberdade para o seu povo. O Pai há de agir de modo semelhante com todo aquele que, ao ser chamado, não se intimidar nem se acovardar.

Reflita sobre os atos de Deus. Tente ver o que você faria se fosse convidado para liderar a obra nos dias de hoje. Assim como o Senhor usou Pedro, Ele quer que você seja instrumento nas mãos dEle. Quem é convocado não deve ser tímido, porque, quando o Altíssimo fala com algum dos Seus servos, já preparou o necessário para ele guerrear as Suas guerras.

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Amem uns aos outros com o amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns aos outros com respeito. Romanos 12:10 NTLH