quinta-feira, 1 de junho de 2017

A SUGESTÃO QUE DERRUBA

Resultado de imagem para Gênesis 25.33



Então, disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó.Gênesis 25.33
  

O carnal Esaú não pensou duas vezes em vender o seu direito. Ao ver o guisado feito pelo irmão, logo desejou comê-lo. Não é assim que surgem os adultérios? Um indivíduo, ao ver uma pessoa bonita, faz de tudo para satisfazer seus desejos carnais com ela. Depois, tem de pagar caro por isso. A vergonha e as demais consequências desse ato não valem o prazer ilícito proporcionado pela infidelidade. Não fique acomodado como o primogênito de Isaque!

Esaú sucumbiu ao aroma que o ensopado exalava e desejou experimentar tal iguaria. Desvie o olhar do que é de terceiros! Deixe o próximo desfrutar do que tem preparado para si. Evite a cobiça, pois o que pertence ao outro é dele. Evite olhar para o que é do próximo com lascívia ou inveja.

Jacó não perdeu tempo. Possivelmente, sua mãe lhe contara o que se sucedera ainda na sua gestação e o que Deus lhe falara a respeito dos irmãos que brigavam no seu ventre. O patriarca dos hebreus esperava a hora de dar o troco, quando Esaú pediu que lhe fosse dado um pouco daquele cozido. Vendo a chance de ganhar o direito da primogenitura que havia sido tomado dele à força, Jacó propôs a barganha.

Ao aceitar a troca, Esaú se mostrou profano. Segundo ele, de que esse direito lhe serviria, se estava a ponto de morrer? Ora, ninguém morre por esperar uma refeição ficar pronta. A resposta de Esaú mostrou que ele não podia ser aquele de quem o Salvador viria. Muitos não veem nada mais do que uma chance de pecar, porém, com esse comportamento, eles se desclassificam para a vida eterna.

Para dirimir qualquer dúvida, Jacó perguntou se Esaú empenharia sua palavra sobre o negócio feito entre ambos. É sempre bom perguntar às pessoas se elas entendem o que estão fazendo, para que, depois, não voltem dizendo que não era bem isso que entenderam e, agora, já satisfeitas suas necessidades, neguem o que disseram ser sua vontade. Quem age às claras não pode alegar desconhecimento.

A Palavra diz que Esaú jurou, dizendo que estava vendendo sua primogenitura. Então, Jacó deu o pão e o cozido de lentilhas a Esaú, e este comeu, bebeu e se foi dali. Cuidado para não postergar o momento de se acertar com quem foi prejudicado por você. Se comer e beber – acabar de fazer as coisas da vida –, levantar-se e morrer, não haverá acerto.

A última parte do versículo 34 de Gênesis 25 diz: Assim, desprezou Esaú a sua primogenitura. Ele deixou passar a hora de se arrepender e, quando buscou arrependimento, era tarde demais. Fique atento para não cair em tentação. No entanto, se pecar, procure aquele que você ofendeu e se acerte com ele. Em seguida, peça perdão ao Pai.

Em Cristo, com amor,





R. R. Soares

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Quando estamos na presença de Deus, temos coragem por causa do seguinte: se pedimos alguma coisa de acordo com a sua vont...