sábado, 23 de março de 2013

Pão Diário - 23/03/2013



Culpa em lugar errado

Certa manhã, eu não encontrava minha carteira, e procurei por ela nos lugares costumeiros - mas minha busca não deu resultado.
Imediatamente quis culpar outra pessoa. Minha esposa deve tê-la colocado em algum lugar. Se não foi ela, então deve ter sido um dos meus filhos... ou mesmo o cachorro.
Oras ! O que está acontecendo ? Sei que estava estressado e atrasado para o trabalho aquela manhã, mas porque sou tão rápido para culpar os outros ? ( Mais tarde encontrei a carteira onde a havia deixado - debaixo do assento dianteiro do meu carro. )
Pensar sobre essa minha tendência me faz lembrar Adão. Quando Deus lhe pediu para explicar o que havia acontecido naquele dia fatal, no Éden, foi rápido para apontar o dedo a outra pessoa, exceto para si mesmo. As primeiras palavras que saíram de sua boca foram, "...A mulher que me deste para ser a minha companheira me deu a fruta" ( Gênesis 3:12 ). Em outras palavras, " Sim, dei uma mordida na fruta proibida, mas foi Sua culpa. Foi o Senhor que me deu Eva,  e ela que teve a ideia. "
Adão não poderia estar mais errado. Não foi ideia de Eva se rebelar. na realidade, foi ideia da serpente - também conhecida como Satanás ( Gênesis 3:1-5 ). E, com certeza, não era culpa de Deus. Adão escolheu livremente comer a fruta proibida.
Você é rápido para culpar os outros ? Eu, como vocês viram, tenho meus momentos. É uma dessas tendências desagradáveis que aprendemos com o primeiro ser humano.
Culpar outras pessoas por nossos descuidos ou erros pode parecer o caminho seguro e razoável a seguir, mas não é. É uma armadilha destrutiva. Quando falhamos em assumir a responsabilidade por nossas próprias escolhas, nos tornamos vítimas; e somos aprisionados pela mentira de que os nossos problemas são culpa de outra pessoa. - Jeff Olson

Leia: ''Gênesis 3:9-12"
O homem disse: - A mulher que me deste para ser a minha companheira me deu a fruta, e eu comi (v.12).

Examine: Há caminhos que parecem certos, mas podem acabar levando para a morte (Provérbios 14:12).

Considere: Em que situações você se vê culpando outros erradamente ? De que maneira você deveria assumir maior responsabilidade ?

Versículos do Dia

  Versículos do Dia Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o...