terça-feira, 19 de março de 2013

Pão Diário - 19/03/2013



Alimentos de ídolos

Minha avó era fiel à sua religião, e ia ao templo semanalmente buscar bênçãos para a família. Eu a acompanhava, levando suas ofertas de velas, incenso e comida. Após a adoração, comíamos os alimentos oferecidos no culto dos deuses, nas dependências do templo.
Os cristãos de Corinto, por causa de seu passado religioso, continuavam a participar de banquetes não cristãos em ambientes abertamente religiosos ( 1 Coríntios 10:14-22 ). Eram também convidados às casas de seus amigos pagãos para refeições, que poderiam incluir alimentos oferecidos como sacrifícios nos templos ou em altares das famílias ( vv.23-33 ).
Os ensinamentos de Paulo nessa passagem proíbem os cristãos de participar em refeições nos templos ou em qualquer outro lugar onde cultos religiosos aconteciam. Ele avisou que tais refeições eram demoníacas e traziam sobre si a ira de Deus ( vv.20-22 ).
Na segunda situação de refeição onde o alimento poderia ter sido  oferecido como sacrifício, em outro momento no mesmo dia, o cristão está livre para comer tal comida sem questionamentos desnecessários, suspeita ou temor ( vv.25-17 ). Paulo, porém, estabelece limites para essa liberdade. Devemos evitar comer:
- Se isso encorajar um cristão mais imaturo a comer mesmo não estando plenamente convencido de que poderá fazê-lo ( vv.23-24 ).
- Se outra pessoa ( particularmente o não cristão ) não se sentir à vontade com o fato de comermos esses alimentos ( vv.28-30 ).
- Se isso ofender alguém ( v.32 ).
- Se isso não trouxer glória para Deus ( v.32 ).
Nosso testemunho cristão é da máxima importância. Paulo exprime isso de modo excelente: "...Procuro agradar a todos em tudo o que faço, não pensando no meu próprio bem, mas no bem de todos, a fim de que eles possam ser salvos" ( v.33 ). - K. T. Sim

Leia: "Coríntios 10:14-33" ...Procuro agradar a todos em tudo o que faço, não pensando no meu próprio bem, mas no bem de todos, afim do que eles possam ser salvos ( v.33 )

Examine: Romanos 14:1-17 ; 1 Coríntios 8:1-3

Considere: Em nossos dias, quais situações podem ser consideradas equivalentes às duas situações de refeição desta passagem ? Quais são algumas decisões permitidas e que, no entanto, podem não ser "boas" ou "benéficas" ?

Versículos do Dia

  Versículos do Dia Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o...