domingo, 14 de outubro de 2018

A SAÍDA DO REI ASA

Resultado de imagem para A SAÍDA DO REI ASA


E Asa clamou ao SENHOR, seu Deus, e disse: SENHOR, nada para ti é ajudar, quer o poderoso quer o de nenhuma força; ajuda-nos, pois, SENHOR, nosso Deus, porque em ti confiamos e no teu nome viemos contra esta multidão; SENHOR, tu és o nosso Deus, não prevaleça contra ti o homem. 2 Crônicas 14.11
  

A prosperidade que Judá experimentou nos dez primeiros anos do governo de Asa fez o coração dele se exaltar. Com isso, o rei afastou a proteção divina que trazia paz ao reino. Ele desejou levantar muralhas em volta de Jerusalém, para ser como as nações que não tinham o conhecimento do Senhor. Além disso, formou um exército grandioso com 580 mil homens, mas logo se viu atacado por Zerá, o etíope.

Ao ver aquela multidão, vinda de longe com o propósito de destruí-lo, Asa percebeu que só havia um caminho: clamar ao seu Deus. Ainda bem que o Altíssimo não o havia deixado e, então, atendeu-o. Em seu pedido de ajuda, o rei confessou: SENHOR, nada para ti é ajudar, como havia feito durante todos aqueles anos. Por que o rei Asa enfrentava aquele problema naquele momento? Pelo fato de ter deixado o Onipotente e confiado nas próprias forças.

Asa disse a Deus que Ele poderia ajudar tanto o poderoso como o de nenhuma força. Assim, ele confessou o seu erro, pois seus mais de 500 mil homens não eram páreo para aquele imenso exército que estava contra ele. Ele foi ajudado, como acontece com muitos que deixaram o Senhor e, em um momento de perigo, gritaram por socorro. A resposta à sua petição não representava a aprovação dos seus maus e pessoais atos.  

Em sua angústia, ele pediu auxílio, porque, como disse, o Senhor era o Deus deles. Por que deixou o Manancial de Águas Vivas e foi cavar cisternas rotas? Sem dúvida, muitos estão fazendo isso. Porém, sem dúvida, por amá-los, o Altíssimo os livrará, se eles O buscarem, e, depois, enviará um profeta. Assim Ele fez naquele dia, quando mandou Azarias, o qual, cheio do Espírito, transmitiu o recado que fez Asa purificar o reino.

Em oração, o rei confessou que confiava em Deus e em Seu Nome, e estava ali para enfrentar seus agressores. Embora isso fosse uma meia-verdade, o Senhor deu-lhes a vitória. Quando Azarias disse que Deus estaria com eles, enquanto estivessem com Ele, o rei fez uma reforma de fé no seu país e tomou uma posição radical: quem não buscasse o Todo-Poderoso, morreria por esse pecado. Esse avivamento durou muito tempo! 

Qualquer cristão que não se emendar, mas agir como os ímpios, verá que a sua atitude impedirá o Senhor de protegê-lo. Então, quando menos esperar, o inimigo avançará contra ele e o fará prisioneiro de si mesmo. O rei de Judá morreu dessa maneira. Anos depois, ficou doente dos pés e nem se lembrou do pacto que fizera com todos os habitantes de Judá: de servir somente a Deus. Pobre Asa!  

O que existe em seu coração? Antes de tomar qualquer decisão, veja o que há em seu interior. Isso determinará se o Altíssimo irá guardá-lo ou não.

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Vocês são filhos queridos de Deus e por isso devem ser como ele. Que a vida de vocês seja dominada pelo amor, assim como ...