segunda-feira, 10 de setembro de 2018

EMPRESTAR COM USURA

Resultado de imagem para emprestar o seu dinheiro com usura,


Aquele que não empresta o seu dinheiro com usura, nem recebe subornos contra o inocente; quem faz isto nunca será abalado.Salmo 15.5
  

Se você não quer ser abalado pelas tentações, siga o conselho das Escrituras em tudo, lembrando-se de que chegará o dia em que responderá pelas suas ações com relação às recomendações de Deus, as quais devem ser consideradas mandamentos. O Senhor jamais lhe falaria de algo sem importância, por isso, toda vez que Ele alertá-lo sobre alguma coisa, dê-Lhe atenção.

A promessa para quem dá ouvidos à Palavra é de poder emprestar a muitas gentes, porém tal pessoa não tomará emprestado. Ao emprestar dinheiro a alguém, não cobre juros exorbitantes. Se o fizer, você romperá a proteção divina sobre a sua vida. Deixar de dar atenção ao Altíssimo nos privará da Sua comunhão. Mesmo sem sentir algo especial no que lhe é dito pelos Céus, creia, porque Deus sabe de tudo.

Na Lei de Moisés, quando um israelita emprestava dinheiro a uma pessoa do seu povo que desprezara o Senhor, não podia cobrar juros dela (Dt 23.19). Ora, o Senhor queria o bem-estar de todos! Quem sofreu um prejuízo inesperado não teve culpa de tal infortúnio. Há motivos de força maior que nos fazem pedir dinheiro emprestado.

Nos dias de hoje, com a correção monetária, temos de ficar atentos ao emprestarmos dinheiro a alguém. Com o passar do tempo, se não tivermos cobrado algum percentual a mais –, a quantia que receberemos de volta não será suficiente para comprar o necessário para nós. Para juros módicos, não há proibições. Se alguém quer viver de emprestar dinheiro, deve procurar ter autorização legal para isso.

Não é lícito abusar de quem precisa de algum recurso em uma emergência, pelo fato de essa pessoa ter de saldar um compromisso. O certo é buscar o Senhor, na Sua Palavra, em tudo o que for fazer. Assim, você não terá problemas no Juízo nem com as autoridades. Uma crítica: no Brasil, os juros cobrados pelos cartões de crédito têm sido abusivos.

Outro erro cometido por alguns é aceitar pagamento para testemunhar falsamente, levando um inocente a perder o seu direito. Ora, quem age dessa forma fica vulnerável ao inimigo, que, sem dúvida, aproveitará essa oportunidade para atacá-lo. Isso deveria ser ensinado a todos os cristãos, porque até os que são cheios do Espírito Santo, muitas vezes, perdem o foco e, com isso, o diabo investe na vida deles. Vigie e ore!

Em qualquer situação, seja do bem, a fim de não dar motivo ao adversário para lhe fazer mal. Esteja em comunhão com o Pai, e isso é possível ao crer nEle. Então, a sua luz brilhará mais e mais, pois você é luz no mundo (Mt 5.14). Entenda: muitas pessoas esperam que você se torne um vencedor; afinal, o seu exemplo será de grande valia para elas. 

Em Cristo, com amor,





R. R. Soares

Versículo do dia

   Versículo do dia Então não ficaria confundido, atentando eu para todos os teus mandamentos. Salmos 119:6