segunda-feira, 10 de setembro de 2018

EMPRESTAR COM USURA

Resultado de imagem para emprestar o seu dinheiro com usura,


Aquele que não empresta o seu dinheiro com usura, nem recebe subornos contra o inocente; quem faz isto nunca será abalado.Salmo 15.5
  

Se você não quer ser abalado pelas tentações, siga o conselho das Escrituras em tudo, lembrando-se de que chegará o dia em que responderá pelas suas ações com relação às recomendações de Deus, as quais devem ser consideradas mandamentos. O Senhor jamais lhe falaria de algo sem importância, por isso, toda vez que Ele alertá-lo sobre alguma coisa, dê-Lhe atenção.

A promessa para quem dá ouvidos à Palavra é de poder emprestar a muitas gentes, porém tal pessoa não tomará emprestado. Ao emprestar dinheiro a alguém, não cobre juros exorbitantes. Se o fizer, você romperá a proteção divina sobre a sua vida. Deixar de dar atenção ao Altíssimo nos privará da Sua comunhão. Mesmo sem sentir algo especial no que lhe é dito pelos Céus, creia, porque Deus sabe de tudo.

Na Lei de Moisés, quando um israelita emprestava dinheiro a uma pessoa do seu povo que desprezara o Senhor, não podia cobrar juros dela (Dt 23.19). Ora, o Senhor queria o bem-estar de todos! Quem sofreu um prejuízo inesperado não teve culpa de tal infortúnio. Há motivos de força maior que nos fazem pedir dinheiro emprestado.

Nos dias de hoje, com a correção monetária, temos de ficar atentos ao emprestarmos dinheiro a alguém. Com o passar do tempo, se não tivermos cobrado algum percentual a mais –, a quantia que receberemos de volta não será suficiente para comprar o necessário para nós. Para juros módicos, não há proibições. Se alguém quer viver de emprestar dinheiro, deve procurar ter autorização legal para isso.

Não é lícito abusar de quem precisa de algum recurso em uma emergência, pelo fato de essa pessoa ter de saldar um compromisso. O certo é buscar o Senhor, na Sua Palavra, em tudo o que for fazer. Assim, você não terá problemas no Juízo nem com as autoridades. Uma crítica: no Brasil, os juros cobrados pelos cartões de crédito têm sido abusivos.

Outro erro cometido por alguns é aceitar pagamento para testemunhar falsamente, levando um inocente a perder o seu direito. Ora, quem age dessa forma fica vulnerável ao inimigo, que, sem dúvida, aproveitará essa oportunidade para atacá-lo. Isso deveria ser ensinado a todos os cristãos, porque até os que são cheios do Espírito Santo, muitas vezes, perdem o foco e, com isso, o diabo investe na vida deles. Vigie e ore!

Em qualquer situação, seja do bem, a fim de não dar motivo ao adversário para lhe fazer mal. Esteja em comunhão com o Pai, e isso é possível ao crer nEle. Então, a sua luz brilhará mais e mais, pois você é luz no mundo (Mt 5.14). Entenda: muitas pessoas esperam que você se torne um vencedor; afinal, o seu exemplo será de grande valia para elas. 

Em Cristo, com amor,





R. R. Soares

Versículos do Dia

  Versículos do Dia Disseram então os apóstolos ao Senhor: Acrescenta-nos a fé. Lucas 17:5