domingo, 18 de setembro de 2016

O ERRO FATAL DE ESAÚ

Resultado de imagem para O ERRO FATAL DE ESAÚ


E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer, e para que me servirá logo a primogenitura?  Gênesis 25.32
  

O forte não deve abusar do fraco, pois ambos foram feitos por Deus. Não é porque alguém é mais forte que poderá passar na frente daquele a quem o Senhor preparou para servir-Lhe, mesmo que as leis da Terra assim o aconselhem a fazer. A justiça divina jamais falha para quem crê na Palavra. Não adianta alguém o enganar, pois, se você souber seu direito em Cristo e reivindicá-lo diante do Altíssimo, recuperará o que lhe foi tomado. 

Havia gêmeos no ventre de Rebeca. Lá, eles brigavam por algo que dizia respeito à nossa felicidade. Deus a tudo isso via e, ao ser questionado pela mãe de aquilo acontecer, o Senhor lhe falou que dois povos estavam sendo gerados no seu interior, mas o menor seria o vencedor. Ouça a revelação de Deus em Sua Palavra, pois, sem dúvida, ela prevalecerá. Ele sabe de tudo, por isso as Suas declarações se tornam realidade.

A temente Rebeca guardava tudo no coração, imaginando o que ocorreria. Tendo o Senhor falado, ela estava certa de que tal palavra não falharia. Assim, Jacó seria aquele de quem a semente de Abraão, o Messias, viria. Seu sentimento ao ouvir a pregação ou ler a Bíblia é Deus falando e, se Ele lhe mandar mudar seu procedimento, ou fazer algo, obedeça. Creia, pois o Altíssimo já está em ação para agir em seu favor.

Certo dia, ao voltar do campo, Esaú estava faminto e pediu a Jacó um pouco do guisado de lentilhas que preparara. Jacó, por sua vez, viu, naquele momento, a oportunidade de ganhar legalmente o direito à primogenitura o qual lhe foi roubado ainda no ventre da sua mãe. Ele negociou e teve a palavra de Esaú de que o “negócio” estava fechado. Desse modo, por um prato de lentilha, Esaú vendeu o direito que conquistara “na marra” e, com isso, Jacó pôde ser abençoado pelo pai. 

Já ouvi pregadores famosos acusarem Jacó de ladrão, pois roubou esse direito do seu irmão, o que não é verdade. Quem negocia um bem ou um direito tem de entregar o que vendeu e, no caso de Esaú, ele até recebeu. Acho muito corajoso um irmão em Cristo e, principalmente, um ministro do Evangelho se referir ao patriarca dos hebreus, homem com tantas evidências, que andava direito diante do Senhor, como ladrão e trapaceiro.

A palavra de um homem está acima de todas as suas ações. Jacó soube esperar sua hora, para, de modo tranquilo, obter o que lhe fora roubado ainda no ventre materno. Ele saiu com a mão agarrada no calcanhar de Esaú, como se quisesse dizer que, um dia, receberia o que lhe fora tomado à força. Depois, Esaú, com lágrimas, buscou arrependimento e não o encontrou. Cuidado para não desprezar o dom de Deus; por certo, você não o receberá de volta. Amém?

As atitudes de Esaú provaram que ele não servia para ser um homem de quem o Salvador descenderia. Ele se casou com duas mulheres estrangeiras só para causar ira nos seus pais. Alguns anos depois, quando Jacó voltava para Canaã, Esaú foi ao seu encontro com 400 homens armados (Gn 32.6) e só não lhe fez mal, porque Jacó lutou com Deus em oração, e o Senhor mudou o coração de Esaú.

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Amem uns aos outros com o amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns aos outros com respeito. Romanos 12:10 NTLH