sexta-feira, 30 de setembro de 2016

A ORAÇÃO QUE PREVALECE

Resultado de imagem para a oração que prevalece



Livra-me, peço-te, da mão de meu irmão, da mão de Esaú, porque o temo, para que porventura não venha e me fira e a mãe com os filhos.  Gênesis 32.11
  

A volta para Canaã estava sob o olhar de Deus, mas isso não significava que estava tudo calmo, do jeito que o homem gosta, pois o Senhor mostraria o Seu poder a Jacó, desde que ele fizesse a sua parte na batalha de oração. Na verdade, se o Altíssimo estiver dirigindo a situação, não há por que se preocupar com as ameaças, sejam do homem, do diabo ou até mesmo da falta de recursos. O Onipotente é poderoso para nos dar o necessário.

Não sabemos se Jacó orou para Deus repreender Labão, caso este fosse atrás dele para executar alguma maldade; porém, seu sogro foi advertido. Jacó, então, deparou-se com os servos que ele enviara a Esaú, o qual havia prometido matá-lo, a fim de avisá-lo que estava indo a Canaã. Ao saber que seu irmão mais velho iria ao seu encontro com 400 homens, ele teve medo e ficou agitado. No entanto, fez algo que mudaria todo o quadro.

Ele entrou em oração e falou com Deus sobre o que Ele lhe tinha ordenado, dizendo-lhe que lhe faria bem. Ele lembrou ao Senhor que, com o seu cajado, havia passado o Jordão e repartido o seu grupo em dois (v. 7). Orar confessando o que Deus nos tem feito faz a nossa fé crescer e atingir o coração do Todo-Poderoso. Não podemos clamar de modo tímido nem achar que não merecemos as operações divinas.

Jacó confessou que era menor do que todas as beneficências e toda a fidelidade que Deus havia tido para com ele (v. 10). Agora, o Senhor faria algo, mas a batalha ainda não estava ganha. Foi preciso que ele abrisse mais o coração; então, dirigido pelo Espírito de Deus, fez um pedido que não poderia deixar de ser atendido (v. 11). Jacó sabia que, caso não fosse contemplado, não sobreviveria.

A seguir, foi direto ao ponto e pediu que Deus o livrasse das mãos do seu irmão, pois conhecia a índole de Esaú. Disse ainda que temia que ele acabasse com a sua vida e a de sua família. Jamais brinque com as ameaças de quem está a serviço do demônio, pois, em um ímpeto, ele pode lhe causar um grande prejuízo, inclusive tirar sua vida. Aquele servo de Deus precisava de libertação, e isso só o Senhor poderia proporcionar.

O herdeiro das promessas lembrou ao Altíssimo as seguintes palavras: Certamente te farei bem e farei a tua semente como a areia do mar, que, pela multidão, não se pode contar (v. 12). É bom não se esquecer de nenhuma declaração feita pelo Pai celeste a seu respeito, pois Ele cumpre o que promete. Jacó passou a noite em Maanaim e do que lhe veio à mão enviou presentes a Esaú (v. 2, 13). No entanto, o verdadeiro presente o Senhor daria, tirando o ódio do coração de seu irmão.

A agonia de Jacó era muito grande, por isso ele fez toda a sua família passar o vau de Jaboque (v. 22). Ele orou tanto, que um homem lutava com ele até o romper da manhã. Seu nome, então, foi mudado para Israel, pois lutou com Deus como príncipe e prevaleceu (v. 24-28). Além disso, o Senhor mudou o coração de Esaú, como também há de mudar tudo para que você seja atendido.

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Amem uns aos outros com o amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns aos outros com respeito. Romanos 12:10 NTLH