sábado, 18 de junho de 2016

QUANDO A ALEGRIA NÃO É SUFICIENTE




Resultado de imagem para Fuja dos maus conselheiros, pois servem ao diabo!


E sucedeu que, vindo a arca do concerto do SENHOR ao arraial, todo o Israel jubilou com grande júbilo, até que a terra estremeceu.  1 Samuel 4.5
  

Os filisteus foram perpétuos inimigos de Israel. Eles se preparavam durante anos para fazer mal ao povo de Deus. O que lhes importava era destruir a semente de onde viria o Messias, e isso prova que, por trás daquele ódio, estava o príncipe das trevas. Qualquer sentimento contra o servo do Senhor tem origem em Satanás. A salvação da humanidade era o alvo maior, embora os filisteus não soubessem que eram usados pelo diabo para prejudicar essa obra.

No momento em que Ana decidiu não aceitar a sua esterilidade, ela estava sendo usada pelo Altíssimo para que a luz não se apagasse em Israel. As provocações de Penina, a outra mulher de Elcana, sugeriam que Ana tomasse uma atitude drástica e, assim, deixasse de dar à luz Samuel. Afinal, com a deterioração da casa de Eli, a nação poderia ter chegado ao fim. Há muitas estéreis que precisam lutar pela maternidade.

O pecado apaga os sonhos, destrói a moral e as vidas, leva o povo a voltar ao cativeiro do diabo, humilha os guerreiros da fé e mancha a obra de Deus. Porém, há quem prefira ser réu do Juízo eterno a servir a Deus. Muitos pecadores, em vez de se arrependerem e contarem o que aconteceu, fecham-se no engano, esquecendo-se de que isso os levará ao julgamento do último Dia, quando receberão a condenação eterna.

Por que fazer parte do grupo de Acã, o qual fez Israel ser derrotado diante da minúscula cidade de Ai? (leia Josué 7). Por que deixar a terra se abrir e engolir você e seus familiares vivos, como ocorreu com Datã, Corá e Abirão? (Dt 11.6). Por que mentir e morrer aos pés dos apóstolos, como ocorreu com Ananias e Safira e tantos outros que teimaram em servir a Satanás? (leia Atos 5). Será que trair o Mestre por 30 moedas de prata fez algum bem a Judas? (Mt 26.15).

No primeiro embate com os filisteus, Israel foi derrotado. Os judeus tinham acampado em Ebenézer – que significa até aqui nos ajudou o Senhor – e não sabiam que Deus não os ajudaria enquanto houvesse pecado no sacerdócio. Eli não repreendia os filhos que abusavam das ofertas e das mulheres. Por isso, Deus não lhes daria a vitória sobre os inimigos até que se santificassem. Que lição! Por que seguir o caminho errado, se não há motivo?

Os anciãos de Israel não consultaram o Senhor, a fim de ver a causa da derrota e mandaram trazer a arca do Senhor. Ao vê-la no meio deles, os soldados de Israel se regozijaram de tal modo, que o som que emitiam encheu toda a Terra. Os filisteus ficaram amedrontados e se prepararam para o pior, esforçando-se para não serem derrotados, pois o som do júbilo dos israelitas os deixara apavorados. No entanto, nem sempre a alegria é suficiente. É preciso ser servo para ser honrado.

Mesmo com a arca, Israel foi ferido pelos inimigos. O pecado é coisa séria. Quem o praticar será responsabilizado pelo fracasso do povo santo. Quantos deixarão de se converter, receber a cura e prosperar, impedindo a propagação da obra pelo mundo, por causa do pecado na congregação ou na direção? Misericórdia, Senhor! 

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Quando estamos na presença de Deus, temos coragem por causa do seguinte: se pedimos alguma coisa de acordo com a sua vont...