quarta-feira, 8 de abril de 2015

Tem cuidado de ti mesmo

cuidandodenosmesmos

Hoje cedo recebi um texto de devocional que me chamou a atenção. Na mensagem, o Pr Olavo Feijó falava do versículo de 1 Timóteo 4:16, que diz: “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem”, e explicava: “Paulo, num mesmo nível de ênfase, disse a Timóteo para “ter cuidado”: da doutrina e de si mesmo. Só que o “si mesmo” veio antes. 
Esta recomendação apostólica é equivalente à grande síntese de Jesus: o cristão deve amar a Deus, sobre todas as coisas, e ao próximo como a si mesmo. Não se pode cuidar do próximo, negligenciando o próprio eu. Que o Senhor nos ensine a difícil arte de ter cuidado de nós mesmos”.

Já tenho falado aqui sobre isso, mas sempre gosto de refletir sobre essas recomendações porque nós, humanos, temos a tendência de interpretar o evangelho com precipitação e superficialidade. Daí não entendemos a profundidade e extensão das palavras de Jesus, daí erramos ao interpretar e colocamos sobre nossos ombros uma carga pesada demais, humanamente impossível de carregar.
A maioria acha que seguir o evangelho é tarefa para os ermitões, aqueles que, por penitência ou religiosidade, deixam tudo para viver em lugar deserto, isolado; que deixam o convívio na sociedade para viverem sem cuidado algum, sem vaidades ou conforto. A maioria das pessoas interpreta a Palavra do Senhor de forma equivocada, colocando sobre seus ombros cargas pesadas demais…
Jesus diz que o cristão deve amar a Deus, sobre todas as coisas, e ao próximo como a si mesmo…
Cuidar de si mesmo é zelar pelo que o Senhor nos deu de mais precioso: a nossa vida. Como podemos dizer que amamos a Deus se não somos cuidadosos com o maior presente que Ele nos dá? Se não cuidamos de nosso corpo, se não zelamos por nossa saúde, se não investimos no patrimônio que Ele nos deu? Que conta prestaremos a Ele?

Hoje o Senhor nos fala sobre o cuidado que temos que ter conosco mesmo e isso abrange a todas as áreas de nossa vida. Quero te fazer umas perguntas e você responderá do fundo do seu coração:
Como você tem cuidado de seu corpo? Tem negligenciado sua saúde?
Como você tem cuidado de sua vida espiritual? Tem buscado comunhão com o Senhor?
Como você tem cuidado de sua vida sentimental? Tem tido tempo para VIVER o seu amor, saboreando esses momentos sem pressa, preocupações ou pressões?
Como você tem cuidado de seus sonhos? Tem investido neles ou você desistiu de tudo porque não se sente incentivado?
Em Mateus 22: 37-40, Jesus nos diz: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas”.

Hoje o Senhor nos convida a avaliar a nossa vida e a avaliar o que temos feito por nós mesmos. Porque, como anunciaremos um Deus de amor e de vitórias se não vivemos isso em nossas vidas? Como pregaremos esse Deus que é zeloso e cuidadoso se não zelamos por nossas próprias vidas?
Não podemos nos esquecer, no entanto, que em 1 Timóteo 4:16, Paulo fala também do cuidado com a doutrina e da importância de perseverarmos nela para nossa salvação e daqueles que nos ouvem.
A meditação da Palavra de Deus tem que ser uma realidade diária em nossas vidas. É pela Palavra que temos as orientações necessárias para vencer os obstáculos e fugir da aparência do mal. Pelo poder da Palavra nossos olhos se abrem. A Palavra liberta, a Palavra consola, a Palavra cura, a Palavra nos aponta o caminho da verdadeira comunhão com o Senhor. Quando perseveramos nesse conhecimento e nos esforçamos em cumprir os seus preceitos, liberamos para nossas vidas toda a sorte de bênçãos que o Senhor tem para nós.

Pense nisso…
Dê a você o melhor, busque a Palavra de Deus, persevere a cumprir tudo o que o Senhor te diz e seja feliz!



Por Deyse Melo

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Amem uns aos outros com o amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns aos outros com respeito. Romanos 12:10 NTLH