terça-feira, 23 de outubro de 2012

Palavras graciosas





Que as palavras da minha boca... sejam aceitáveis aos Teus olhos...” – Salmos 19:14 

Mark Twain satirizou: “São necessários dois anos para aprender a falar, e o resto da sua vida para controlar a sua boca”. O salmista orou: “Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam aceitáveis aos Teus olhos, ó Senhor”. 

Um pecado muitas vezes tolerado na igreja, e às vezes até perdoado, é o pecado da fofoca. Jesus condena as palavras descuidadas, dizendo que elas “... saem de um coração mau...” (Mt 15:18)

E quanto às palavras que falamos sem considerar o seu efeito sobre os outros? Se você pensa que Deus finge que não vê, pense de novo! Jesus disse: “Cada uma delas... voltará para assombrar você. Haverá um tempo de prestar contas... leve-as a sério...” (Mt 12:36 )

Suas palavras criam ou destroem, desanimam ou inspiram, curam ou ferem, portanto, escolha o que diz com cuidado. Palavras descuidadas muitas vezes soam apenas como uma tagarelice sem sentido pela qual nos deixamos levar quando não temos nenhuma contribuição melhor para dar. 

E quanto mais você as pronuncia, mais provável é que elas se deteriorem e se transformem em fofoca, ferindo as pessoas. Salomão escreveu: “Até o tolo é tido por sábio quando fica em silêncio...” (Pv 17:28 )

Você confiaria em alguém que fizesse um comentário frívolo sobre tudo ao seu redor? Não? Então pare e pense no que sai da sua boca! Você seria mais respeitado e causaria menos confusão se a mantivesse fechada?

Ou tivesse mais discernimento sobre o tipo de história que conta? Ou pensasse duas vezes antes de falar impulsivamente? A Bíblia diz “O seu falar seja sempre com graça... para que saibam como responder a cada um” (Cl 4:6 )


Por Adriana Rangel

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Vocês são filhos queridos de Deus e por isso devem ser como ele. Que a vida de vocês seja dominada pelo amor, assim como ...