quinta-feira, 8 de março de 2012

COMUNHÃO COM DEUS


COMUNHÃO COM DEUS

OS TRÊS PRINCÍPIOS QUE REGEM NOSSA COMUNHÃO COM DEUS

A vida de comunhão com Deus é muito mais do que momentos esporádicos de devoção e louvor, é muito mais que frequência a cultos. Comunhão com Deus se define por estreito relacionamento com Deus.  Por conseguinte, vale dizer que é impossível usufruir da comunhão com Deus, alienado de Sua presença e conhecimento.
A Escritura nos aconselha: Conheçamos ao Senhor e prossigamos em conhecê-lo (Os 6:3). Nesta Lição, Jesus nos ensina cinco princípios da verdadeira comunhão com Deus:

1.    O PRINCÍPIO DA RECIPROCIDADE
1.1           Reciprocidade de vontades - Na plena comunhão com Deus, a nossa vontade submete-se a Vontade dEle. Não pode haver comunhão com Deus, sem submissão a Ele. (Sl 37:5) (At 9:6) (Lc 22:42)
1.2           Reciprocidade de companhias - Sabemos que quanto mais nos aproximamos de Deus, mais Ele se aproximará de nós.  "Chegai-vos a Deus e Ele se chegará a vós (Tg 4:6)". Em tempo algum Deus terá comunhão com alguém que não quer sua companhia. "Andarão dois juntos se não estiverem de acordo"(Am 3:3).
1.3           Reciprocidade de corações - Este é o ponto que assinala o clímax da verdadeira comunhão com Deus. Quando somos alcançados e envolvidos pelo seu amor (Jr 31:3) (Jo 13:1) (Rm 5:5),  manifestamos a Ele o nosso sincero amor, dizendo como a Sulamita, amada do rei Salomão:  Eu sou do meu amado e o meu amado é meu (Ct 6:3).  Lembrando sempre, com alegria, que nós o amamos porque Ele nos amou primeiro (1 Jo 4:19).

2.    O PRINCÍPIO DA PROGRESSIVIDADE
2.1          Progressividade na Comunhão  fala de crescimento no conhecimento de Deus
A mulher samaritana dá-nos uma belíssima lição a respeito em João 4.   Vemos ali, passo a passo, o conhecimento a respeito do Senhor ser crescente, progressivo: Ela conhece Jesus como um simples judeu (Jo 4:9),  em seguida como Senhor (Jo 4:11), depois, como a Fonte da água viva (Jo 4:15), como profeta (Jo 4:19)  e finalmente como o Cristo (Jo 4:29).
2.2           Progressividade na Comunhão com Deus é como o romper da aurora até ser dia perfeito
A carreira cristã é bem definida pelo texto de Provérbios 4:18, que diz:  Mas a vereda dos justos, é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. Isto implica em crescimento e progresso espiritual.  Quanto mais nos aproximamos do Senhor, mais luz teremos em nosso caminho.  Oséias 6:3 nos declara que o crescente conhecimento de Deus trará como benção, dias esplendorosos pra nós:  Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor, como a alva será a sua saída
 2.3         Progressividade na Comunhão com Deus fala de maturidade espiritual
Quantos que, a despeito dos muitos anos de fé, ainda não experimentaram a verdadeira e profunda comunhão com Deus, porque são como anões espirituais, que não se desenvolvem.
Sabemos que o crescimento deve ser sadio e coerente (2 Pe 3:18), para que cheguemos a maturidade espiritual tão desejada (Ef 4:13-16).

3.    O PRINCÍPIO DA PROFUNDIDADE
 3.1           Profundidade na Comunhão com Deus fala de vida espiritual com raízes profundas
Paulo ao referir-se a esta maravilhosa verdade, desejava que os crentes de Colossos, tivessem profundas raízes em Cristo (Cl 2:7).
Somente podermos dar frutos para cima, se estivermos enraizados em Deus, como declara Isaías 37:31 "...tornará a lançar para baixo e dará fruto para cima.".
Assim sendo, plantados em Cristo, a Fonte das águas vivas, seremos como José:   ...ramo frutífero junto a fonte, seus ramos correm sobre o muro." (Gn 49:22).
Que sejamos como a palmeira, cujas raízes penetram o profundo da terra; e quando chega a tempestade, está firme (Sl 92:12).
3.2           Profundidade na Comunhão com Deus é como cavar um poço
Certa vez, quando menino, vi um homem cavar um poço. Três coisas eu pude observar. Primeira: Para se cavar um poço, se cava de joelhos. Segunda: O que cava, depende em tudo daquele que fica encima. Terceira:  Cava-se até achar água.
O exercício da Comunhão também é assim:   Não podemos ter comunhão, sem estarmos de joelhos aos pés do Senhor (1 Ts 5:17) (Ef 6:18).  Nunca esqueçamos que sempre dependemos daquele que está encima (Tg 1:17) (Jo 15:5) e que devemos perseverar até encontrarmos a água viva (Is 12:3). 
3.3  Profundidade na comunhão com Deus é como um profundo mergulho
Paulo pode usufruir da experiência de mergulhar no mar da graça e da glória de Deus, e ao constatar sua profundidade, exclamou: Ó profundidade das riquezas (Rm 11:33).  
Por isso pode conhecer as insondáveis riquezas de Cristo (Ef 3:8­)­
Paulo sabia que somente podia mergulhar em Deus, graças a ajuda gloriosa do querido Espírito Santo (1 Co 2:9,10). Portanto, permitamos a cada dia que o bendito Consolador nos leve as águas profundas da Comunhão com Deus.


(Pastor Marcos Antonio da Silva)

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Quando estamos na presença de Deus, temos coragem por causa do seguinte: se pedimos alguma coisa de acordo com a sua vont...