segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

CUIDADO PARA NÃO SE ENVERGONHAR!


Eles se envergonharão de um povo que de nada lhe servirá, nem de ajuda, nem de proveito; antes, de vergonha e de opróbrio.Isaías 30.5

Os problemas podem ser vários, e, por mais que oremos, muitas vezes, a resposta não vem. Então, os fracos na fé se desesperam. Esse é um momento perigoso, pois, nessas horas, sempre surge alguém com uma conversa antibíblica e insinua que há outras fontes a serem buscadas. No entanto, quem procura ajuda fora do Senhor descobre que de tal lugar jamais poderia sair algo de bom.

Talvez o aperto seja grande, mas a busca da vontade divina – com um consequente arrependimento, caso seja necessário – trará libertação. A causa dos nossos problemas é o nosso afastamento de Deus, por meio do qual o inimigo nos oprime. Ora, a ajuda material é limitada e de nada serve para quem não quer sofrer eternamente. Se o Senhor permite ao inimigo nos afligir, a solução está em procurar a face do Altíssimo.

Coloque no seu coração que nenhum ímpio tem algo para lhe dar, ainda que se esforce e lhe doe uma grande quantia por ter prosperado materialmente. Somente o nosso Pai possui a resposta exata de que precisamos – a nossa libertação. Se o cristão é “ajudado”, em tempo de crise, por alguém perdido, descobrirá que o demônio lhe trouxe outros males.

É preciso resgatar a ovelha que caiu na cova no sábado (Mt 12.11,12), porque, por si mesma, ela jamais sairá. No caso da mulher encurvada, Jesus foi claro ao dizer que Satanás a mantinha presa por 18 anos (Lc 13.11-13,16). Lutar contra os efeitos pouco ajudará, pois a nossa peleja é contra os principados, as potestades, os príncipes das trevas deste século e as hostes espirituais da maldade (Ef 6.12). Ao vencer com a Palavra, o diabo será expulso para não mais voltar a atacá-lo.

Os que conhecem o Senhor e vivem em Sua presença têm muito a dar à humanidade, principalmente o exemplo de que venceram com o Todo-Poderoso. Não deixe de buscá-Lo até ser atendido, como fez a viúva que foi ao juiz iníquo pedir que lhe fizesse justiça (Lc 18.1-8). Devemos levar nossas orações ao trono da graça e, então, suplicar ao justo Juiz que julgue a nossa causa. Sendo a nossa libertação realizada pelo Senhor, ela servirá com uma boa lição para quem dela precisa.

Quem procurar auxílio fora do Evangelho se envergonhará. Examine o fato de o inimigo oprimi-lo, pois pode ser que ele tenha encontrado a porta aberta. Ao dizer que as raposas têm seus covis (Lc 9.58), Jesus nos instruiu a procurar os lugares onde elas se escondem, atacá-las e expulsá-las. Nada acontece por acaso, nem mesmo uma simples dor. 

Somos a luz do mundo (Mt 5.14) e, por isso, temos de resolver os nossos problemas com Deus para sermos um bom exemplo. Se a luz que está em nós não ilumina, o que fará pelos que não conhecem Jesus? Só quem tem o Espírito de Deus pode ajudar um sofredor, porque Ele sabe de todas as coisas, tanto as materiais como as eternas.


Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Amem uns aos outros com o amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns aos outros com respeito. Romanos 12:10 NTLH