quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Jejum e Purificação

No Velho Testamento, o jejum está geralmente associado com três coisas: tristeza, confissão de pecados e busca do Senhor. Muitas vezes estes elementos de aflição, confissão e oração foram juntados em períodos de jejum. Um dia regular de jejum era observado pelos judeus todos os anos: Era o dia da expiação dos pecados. E o dia da expiação era naturalmente associado com aflição, confissão e oração, quando o povo se recordava dos pecados que havia cometido durante o ano e oferecia sacrifícios pela sua purificação. Foi por isso que Jesus disse mais ou menos assim: "Quando vocês fizerem jejum, não fiquem com uma cara de tristeza como fazem o s fariseus para que todos percebam que vocês estão fazendo penitência. Mas, pelo contrário, vistam uma roupa bonita e fiquem com uma cara de alegres para que ninguém descubra o que estão fazendo, senão o vosso sacrifício não terá nenhum valor diante de Deus Pai."
        Porque, na verdade, os fariseus tinham transformado o jejum em um ritual e um verdadeiro espetáculo. Jesus ensinava que o jejum é para ser feito em particular e não para impressionar os outros (Mateus 6,16-18). Ele também ensinava que o jejum é para ser feito em ocasiões apropriadas, isto é, em tempos de aflição (Lucas 5,33-39). O jejum não é um ritual mecânico, para ser praticado simplesmente com o propósito de jejuar. Mas quando a tristeza, a culpa ou a necessidade por uma comunicação mais íntima com o Senhor pede isso, então o jejum pode ser praticado.
        O jejum é m tipo de penitência muito importante para se obter o autodomínio do corpo, principalmente para manter a castidade. Ele é tão importante, que foi recomendado pelo próprio Jesus, quando disse aos discípulos que não conseguiam expulsar os demônios de nome legião, que para se fazer isso seria preciso jejum e muita oração.
Jejuar é, principalmente, um meio de purificação, um meio de conseguir vencer as tentações principalmente aquelas referentes a carne, e finalmente um meio de nos aproximarmos do Senhor, orando e meditando no Senhor, e de levar outras pessoas a fazerem o mesmo.

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Quando estamos na presença de Deus, temos coragem por causa do seguinte: se pedimos alguma coisa de acordo com a sua vont...