segunda-feira, 8 de abril de 2024

TEMPO DE DAR GRAÇAS

 





E direis, naquele dia: Dai graças ao SENHOR, invocai o seu nome, tornai manifestos os seus feitos entre os povos e contai quão excelso é o seu nome.Isaías 12.4
  

Muitas pessoas consideram Isaías o profeta mais iluminado das Escrituras, pois falou de coisas futuras como ninguém mais. Ele narrou como seriam os dias do Salvador, de que forma Ele viria e viveria e o que faria em nosso favor. Ao ler os seus escritos, nós nos enchemos de alegria e fé. Ele também foi usado pelo Senhor em muitas situações difíceis, como nos dias em que Senaqueribe, o rei da Assíria, tentou invadir e dominar Judá, mas foi derrotado (ver Isaías 37). 

Durante o cerco a Jerusalém, o profeta recebeu a direção de Deus a respeito desse intruso e petulante rei, a ponto de consolar Ezequias, rei de Judá, e seu povo, dizendo que nem mesmo uma flecha dos assírios cairia na cidade do grande Rei (Is 37.33). Quando Isaías e o rei Ezequias oraram, o Todo-Poderoso enviou um anjo à noite, o qual feriu 185 mil soldados do exército adversário. Com isso, o rei assírio voltou para casa triste e derrotado. Ao chegar lá, seus próprios filhos o mataram (v. 36-38).

A passagem bíblica que estamos estudando fala sobre os dias de Cristo, nos quais temos algumas coisas para fazer. O profeta foi usado para nos mostrar como proceder em relação às ameaças. Vejamos agora qual deve ser a nossa posição diante de situações boas ou desfavoráveis. Certamente, se seguirmos a direção do Senhor, nós nos livraremos das armadilhas do inimigo. Dessa forma, o nosso Deus será glorificado.

Vivemos nos dias após a primeira vinda de Jesus, pois Ele já assumiu todo o poder nos Céus e na Terra; portanto, temos de dar graças ao Senhor. Deixar isso para depois, ou não dar atenção ao que Ele fala, irá causar-nos alguns prejuízos. Assim como necessitamos mastigar os alimentos para facilitarmos a digestão e a absorção dos nutrientes, devemos meditar na Palavra (função do estômago) e absorver (função do intestino) as revelações para vivermos bem.

Então, fortalecidos pelos nutrientes espirituais, podemos invocar o Nome de Jesus, pois, assim, nós O teremos operando em nosso favor. Não é somente usá-Lo para repreender doenças, demônios e demais males, mas também nos apropriarmos do poder que foi dado a esse Nome. Quando O invocamos, adquirimos poder e fé, atributos necessários para desfrutarmos da vida abundante trazida por Jesus. Se não fizermos isso, vã será a nossa força!

Outra ação de suma importância é tornar manifestos os Seus feitos entre os povos, tanto os do passado como os do dia a dia, quando oramos para sermos curados, libertarmos os oprimidos e vermos o Senhor operando. No passado, as pessoas se alegravam e davam louvores ao Único que pode e quer nos fazer mais do que vencedores. Ao contarmos os Seus prodígios, a nossa alma se regozija e se fortalece.

O profeta Isaías voltou a mencionar o Nome do Senhor: Contai quão excelso é o seu nome. Não devemos inventar fatos ou delirar ao falarmos do que esse Nome pode fazer; porém, tendo aprendido nas Escrituras sobre as realizações e promessas de Deus em nosso favor, nós Lhe agradamos. Afinal, Ele nos fortalece para executarmos as mesmas obras feitas por Cristo.

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Lembra-te, Senhor, das tuas misericórdias e das tuas benignidades, porque são desde a eternidade. Salmos 25:6