domingo, 15 de outubro de 2023

O DECRETO DE NÍNIVE

 





E fez uma proclamação, que se divulgou em Nínive, por mandado do rei e dos seus grandes, dizendo: Nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas provem coisa alguma, nem se lhes dê pasto, nem bebam água.      Jonas 3.7
  

A Assíria nunca mais seria a mesma, decretara o Todo-Poderoso. Isso deve fazer o servo mais fiel tremer, pois, ao receber a ordem de se dirigir a determinado local, o Senhor tem mais em mente do que a implantação de uma igreja: Ele quer fazer daquele povo parte dos remidos que estarão diante dEle por toda a eternidade. Os que não obedecem e não servem a Deus, no grande Dia, haverão de prestar contas de muitas vidas que não foram salvas por causa da rebeldia deles.

Em vez de enviar pragas para assolar a Assíria, cujos habitantes eram bárbaros, Deus enviou um de Seus profetas, o qual, na verdade, temeu ante aquela decisão e fugiu. Não importa o quanto o desafio seja grande; se o Senhor o está enviando a algum lugar, Ele já preparou tudo para a realização da Sua obra naquela terra. Quem foi chamado para anunciar a Palavra deve se vestir com as armas da justiça e partir para o combate.

A mensagem era simples, mas poderosa, e dizia que a cidade seria destruída em 40 dias; por isso, o que foi dito penetrou no coração dos seus moradores, inclusive do rei. Não sabemos como a Palavra de Deus consegue mudar uma nação bárbara em tão pouco tempo, mas a verdade é que ela faz isso. Portanto, jamais deixe de anunciar o que as Escrituras dizem, porque, no final, você será completamente realizado. A Boa Notícia abençoa aqueles que a recebem e a entregam.

O chefe do governo assírio não só concordou com o seu povo de que deveriam jejuar e pedir a misericórdia do Senhor, como também que o jejum fosse estendido aos animais. Ninguém poderia imaginar que isso fosse acontecer, mas esse fato nos faz lembrar de que o Senhor sabe fazer a obra. Por isso, aqueles que são comissionados por Deus não devem recusar ir para onde foram mandados, pois Ele é bom estrategista e protetor.

Ninguém podia comer nem beber durante aquele período de clamor, e aquele povo percebeu que essa era a única atitude que poderia poupá-lo. Enquanto Jonas anunciava a mensagem divina, o Senhor falava ao coração daquela gente, mostrando o que deveria ser feito para evitar uma catástrofe. O mesmo ocorre hoje; se estamos dando o recado divino, de onde menos esperamos, virão as maiores decisões. Portanto, seja fiel ao Pai, que o chamou para fazer a vontade dEle.

Não há outro jeito de livrar um indivíduo ou uma nação da destruição eterna, a não ser pregar a Verdade a todos. Se não dermos o recado dos Céus, teremos muitas pessoas – boas ou más – que provarão a destruição eterna. Então, sendo responsáveis por tal prejuízo, conseguiremos escapar da condenação? Em vez de ficarmos filosofando sobre esse assunto, temos de partir para realizar o que nos foi ordenado. Deus sabe comandar a Sua obra e fazer com que o sucesso seja pleno.

A sua vida pode estar em perigo eterno, mesmo que você seja o cristão mais dedicado; por isso, se não fizer o que lhe foi mandado, por certo, será condenado. Portanto, não se deixe dominar pelo demônio do medo e da indecisão, mas prossiga e faça a obra que lhe foi ordenada.

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

Versículo do dia

   Versículo do dia Então não ficaria confundido, atentando eu para todos os teus mandamentos. Salmos 119:6