sexta-feira, 21 de setembro de 2012

O NÓ DO AFETO


baby afeto


Em uma reunião de pais, numa escola da periferia, a diretora ressaltava o apoio que os pais devem dar aos filhos; pedia-lhes também que se fizessem presentes o máximo de tempo possível .Ela entendia que, embora a maioria dos pais e mães daquela comunidade trabalhassem fora, deveriam achar um tempinho para se dedicar e entender as crianças.

Mas a diretora ficou muito surpresa quando um pai se levantou e explicou, com seu jeito humilde, que ele não tinha tempo de falar com o filho, nem de vê-lo, durante a semana, porque, quando ele saía para trabalhar, era muito cedo, e o filho ainda estava dormindo. Quando voltava do serviço, já era muito tarde, e o garoto não estava mais acordado. Explicou, ainda, que tinha de trabalhar assim para prover o sustento da família, mas também contou que isso o deixava angustiado por não ter tempo para o filho e que tentava se redimir, indo beijá-lo todas as noites quando chegava em casa. E, para que o filho soubesse da sua presença, ele dava um nó na ponta do lençol que o cobria.
Isso acontecia religiosamente todas as noites quando ia beijá-lo. Quando o filho acordava e via o nó, sabia, através dele, que o pai tinha estado ali e o havia beijado. O nó era o meio de comunicação entre eles.

A diretora emocionou-se com aquela singela história e ficou surpresa quando constatou que o filho desse pai era um dos melhores alunos da escola.

O fato nos faz refletir sobre as muitas maneiras de as pessoas se fazerem presentes, de se comunicarem com os outros.Aquele pai encontrou a sua, que era simples, mas eficiente. E o mais importante é que o filho percebia o que o pai estava lhe dizendo através do nó afetivo.
Muitas vezes, nos importamos tanto com a forma de dizer as coisas e esquecemos o principal, que é a comunicação através do sentimento; simples gestos como um beijo e um nó na ponta do lençol, valiam, para aquele filho, muito mais do que presentes ou desculpas vazias.
É válido que nos preocupemos com as pessoas, mas é importante que elas saibam, que elas sintam isso. Para que haja a comunicação é preciso que as pessoas “ouçam” a linguagem do nosso coração, pois, em matéria de afeto,  os sentimentos sempre falam mais alto que as palavras. É por essa razão que um beijo, revestido do mais puro afeto, cura a dor de cabeça, o arranhão no joelho, o medo do escuro.
As pessoas podem não entender o significado de muitas palavras, mas sabem registrar um gesto de amor. Mesmo que esse gesto seja apenas um nó. Um nó cheio de afeto e carinho.

Pense nisso…
Nada substitui o amor e o exemplo. Por maiores que sejam nossas dificuldades e correria, tudo pode ser superado pelo gesto de amor…
Temos o hábito de achar que o que importa são as grandes ações, os grandes presentes, os grandes exemplos. E com essa desculpa deixamos de fazer o principal…
Esperando grandes manifestações, deixamos de trocar experiências valiosas, deixamos de experimentar o sabor das coisas mais simples e ricas da vida, deixamos de viver o amor…

Em 1ª Corintios 13: 1- 4 Paulo nos disse: “AINDA que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.  E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria”.

Reflita sobre isso e mude, o mais rápido possível!
Faça o que você pode, mesmo que seja uma pequena ação como um aperto de mão, um beijo ao chegar ou sair, um sorriso, um abraço…
Você não está feliz em casa? acha que tudo deveria ser diferente?
Mude, o mais rápido possíve!
Seus filhos não lhe ouvem, não te obedecem ou não te dão atenção?
Mude, o mais rápido possível!
A família está desunida, o tumulto tomou conta de seu lar?
Mude, o mais rápido possível!
Seja qual for o problema de relacionamento. Em casa, no trabalho, na igreja, na vizinhança…
Mude, o mais rápido possível!

O resultado de suas orações pode ainda não ter aparecido  porque você talvez esteja esperando grandes ações e mudanças espetaculares. Lembre-se do nó do afeto!
O amor nunca falha!

Mude, o mais rápido possível e seja feliz!


Por  Deyse Melo

Versículos do Dia

  Versículos do Dia Em breve abateria os seus inimigos, e viraria a minha mão contra os seus adversários. Salmos 81:14