sábado, 12 de agosto de 2023

O SERVO QUE SOUBE SER SERVO

 


Resultado de imagem para O SERVO QUE SOUBE SER SERVO


Agora, pois, perdoa o seu pecado; se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito. Êxodo 32.32


Como não tinham notícias de Moisés, os hebreus foram longe demais ao pedir a Arão que fizesse deuses para ficarem adiante deles. Eles não entenderam que a figura central naquela história era o Senhor, e não o servo dEle. Toda vez que, no ministério, houver uma ruptura, ficará provado que quem causou o rompimento estava cuidando dos próprios interesses. Quem segue o rebelde também se insurge contra a sabedoria. O agitador despreza Quem o tirou do cativeiro!

Ao não se interessarem pelo paradeiro do homem de Deus, os filhos de Israel mostraram pouco apreço por quem tinha sido usado para tirá-los do Egito. Eles deveriam crer que o Senhor era suficientemente forte e sábio para guardar o Seu servo. Não deviam ter agido daquela forma, inclinando-se para a idolatria. Ora, quem tiver o diabo como seu guia cairá com ele na cova eterna de fogo e enxofre.

O erro deles foi enorme, pois, em uma louca atitude, provocaram a ira divina. Aqueles débeis herdeiros da promessa levaram os outros fracos a se comportarem como traidores, magoando o coração do Onipotente. Como resultado de tão desastrosa maldade, eles viram em torno de três mil deles serem mortos por causa do vergonhoso pecado. Cuidado: ferir a santidade do Senhor leva à justa punição.

Deus decidiu acabar com todo o acampamento dos hebreus e começar uma nova geração por intermédio de Moisés, que logo recusou a proposta divina. Ele provou que a sua renúncia era imensa, prevalecendo diante do Altíssimo. Se tivesse pensado em si, teria mostrado que não tinha as qualificações de servo e também sairia perdendo. Mas quem deixar qualquer coisa por amor do Evangelho receberá até cem vezes mais.

Agora, pois, perdoa o seu pecado. Moisés fez a oração mais forte pelos seus compatriotas e a que mais agrada ao Altíssimo, o qual deseja que toda a humanidade faça as pazes com Ele. Quando o homem está em paz com Deus, todas as coisas lhe vão bem. Quem se liberta se torna livre do pecado, porque ganhou o favor divino. Com isso, o inimigo já não pode oprimir tal vida. Portanto, a primeira bênção a buscar é a reconciliação com o Senhor.

Para Moisés, perdoar era fundamental. Aquele líder pediu ao Todo-Poderoso que seu nome fosse riscado do livro do Senhor, caso Este não fosse capaz de perdoar aos transgressores. Valeria alguma coisa o que Deus planejara para a salvação da humanidade, se Ele tivesse de matar os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó? Ao terminar de orar, Deus disse a Moisés que tinha atendido ao seu pedido e avisou que seriam riscados os nomes dos desobedientes.

Moisés entendeu que seu nome já estava escrito no livro santo, mas o seu amor a Abraão, Isaque e Jacó era maior do que a glória de começar por ele a geração escolhida. Por isso, preferia ser riscado dessa glória, caso a promessa feita a esses patriarcas não se cumprisse.

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

Versículo do dia

   Versículo do dia Então não ficaria confundido, atentando eu para todos os teus mandamentos. Salmos 119:6