sábado, 29 de novembro de 2014

Fomos salvos, estamos sendo salvos e seremos salvos



A nossa salvação é um fato consumado, um processo e uma promessa. Já fomos salvos, estamos sendo salvos e ainda seremos salvos. Quanto à justificação já fomos salvos, quando cremos em Cristo. Quanto à santificação estamos sendo salvos, na medida que progressivamente estamos sendo transformados à imagem de Cristo. Quanto à glorificação seremos salvos, visto que na segunda vinda de Cristo, seremos transformados e receberemos um corpo de glória para reinarmos com Jesus para todo o sempre.

1. Quanto à Justificação já fomos salvos 
A Bíblia diz que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.( Rm 3:23 ) Não há justo, nenhum sequer.( Rm 3:10 ) Todos são culpados e Deus não inocentará o culpado,(  Ex 34:7 ) a alma que pecar, essa morrerá. ( Ez 18:4 ) Tanto os gentios que não tinham a Palavra de Deus, ( Rm 1:18-2:16 ) como os judeus que a possuíam ( Rm 2:17-24 ) estavam de igual forma condenados. Os gentios estavam condenados pela lei da consciência ( Rm 2:12-16) e os judeus pela lei de Deus. ( Rm 2:12b ) O argumento de Paulo é que pelas obras da lei ninguém será justificado diante de Deus. (  Rm 3:20 ) Mas, o que o homem não podia fazer, tornar-se justo diante de Deus, ( Jó 9:2 ) ele o fez, enviando o seu Filho ao mundo como nosso representante e fiador. Jesus levou no seu corpo, no madeiro, os nossos pecados. ( 1 Pe 2:24 ) Ele foi traspassado pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniqüidades. Deus fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. ( Is 53:5-6 ) Ele foi feito pecado por nós para que fôssemos feitos justiça de Deus. ( 2 Co 5:21 ) Cristo, na cruz, pagou a nossa dívida. (  Cl 2:14 ) Agora, estamos livres da culpa do pecado e justificados diante de Deus, não tendo mais nenhuma condenação sobre nós. ( Rm 8:1)

2. Quanto à Santificação estamos sendo salvos
Se a salvação é um fato consumado, também é um processo. Desde que fomos regenerados e justificados pela fé em Cristo, somos transformados progressivamente na imagem de Cristo. ( 2 Co 3:18 ) O propósito eterno de Deus não é apenas nos levar para a glória, mas nos transformar à imagem do Rei da glória. ( Rm 8:29 ) Deus nos salva não no pecado, mas do pecado. Deus nos escolheu em Cristo para sermos santos e irrepreensíveis. ( Ef 1:4 ) Deus nos escolheu para a salvação pela fé na verdade e santificação do Espírito. ( 2 Ts 2:13 ) Sem santificação ninguém verá o Senhor, ( Hb 12:14 ) visto que só os puros de coração verão a Deus. ( Mt 5:8 )
A prova de que uma pessoa foi justificada é se ela está sendo santificada. Assim como uma árvore é conhecida pelos seus frutos, uma pessoa salva é conhecida pela sua vida transformada.

3. Quanto à Glorificação seremos salvos
A nossa salvação está consumada na justificação. É um processo na santificação e é uma obra futura na glorificação. Assim, podemos dizer que já fomos salvos, estamos sendo salvos e seremos salvos. Embora, na mente e nos decretos de Deus a nossa glorificação é um fato absolutamente seguro, ( Rm 8:30 ) historicamente, ela se dará na segunda vinda de Cristo, quando os que dormiram em Cristo, ressuscitarão com corpos glorificados ( Jo 5:28-29; 1 Co 15:42-44 ) e os que estiverem vivos serão transformados e arrebatados para o encontro do Senhor nos ares. ( 1 Ts 4:17; 1 Co 15:51-55 ) As primeiras cousas, então, terão passado, ( Ap 21:4 ) pois já não haverá mais pranto, nem luto, nem dor. Reinaremos com Cristo para sempre e sempre e nos deleitaremos nele por toda a eternidade. Oh! Que gloriosa salvação. Bendito seja Deus!



Rev. Hernandes Dias Lopes.

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Quando estamos na presença de Deus, temos coragem por causa do seguinte: se pedimos alguma coisa de acordo com a sua vont...