sábado, 2 de agosto de 2025

Versículo do Dia

   Versículo do Dia


⁸ Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos. 

Salmos 32:8


Michelle Nascimento - Louve e Adore (Clipe Oficial MK Music em HD)


 

PÃO DIÁRIO - 03/08/2025 - Fogo e chuva

 

Fogo e chuva


…um trono surgirá em benignidade, e sobre ele […] se assentará […] um que julgue, busque o juízo e não tarde em fazer justiça. —Isaías 16:5

Quando um incêndio se alastrou pelos belos cânions no Colorado, EUA, destruiu o habitat de todos os tipos de vida selvagem e de milhares de lares. Pessoas ao redor do país clamaram a Deus, pedindo a Ele que enviasse chuva para apagar as chamas, dar fim à destruição e descanso aos bombeiros. As orações de algumas pessoas tinham uma condição interessante. Elas pediram a Deus para demonstrar misericórdia e enviar chuva sem raios, que poderiam causar mais incêndios.
Isto me lembra do quanto vivemos em tensão entre as coisas que nos salvam e nos matam. Com o fogo, cozinhamos o nosso alimento e nos mantemos aquecidos, mas ele pode nos consumir. Com a água, podemos nos manter hidratados e o nosso planeta resfriado, mas ela pode nos derrubar. Muito ou pouco de cada um é uma ameaça à vida.
Vemos o mesmo princípio na vida espiritual. Para prosperar, as civilizações precisam das qualidades aparentemente opostas da misericórdia e justiça (Zacarias 7:9). Jesus repreendeu os fariseus por defenderem a lei, mas negligenciarem os “…preceitos mais importantes da lei…” (Mateus 23:23).
Nós podemos tender à justiça ou misericórdia, mas Jesus as mantém em perfeito equilíbrio (Isaías 16:5; 42:1-4). A Sua morte satisfez a necessidade de Deus por justiça e a nossa necessidade por misericórdia.
— Julie Ackerman Link


Leia: Isaías 16:5

Examine: A Bíblia em um ano: Isaías 3-4;Gálatas 6

Considere: A justiça e misericórdia de Deus se encontram na cruz.

DEUS NUNCA PARA DE TRABALHAR

 

 




E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.     João 5.17
  

Jesus tinha ido a Jerusalém por causa de uma celebração dos judeus. Porém, Ele não foi participar daquilo que festejavam. Foi fazer a Sua comemoração particular. O nosso Deus tem uma obra na vida das pessoas, a qual dá muita alegria a quem a recebe. Não importa o seu sofrimento; quando Jesus chega até você, Ele o liberta, concede-lhe alegria e o ajuda a se tornar vencedor.

Chegando àquela cidade, o Mestre foi a um lugar tristonho. Ali havia cinco pavilhões, onde doentes e sofredores se ajuntavam. Um deles, que estava perto do poço de Betesda, estava paralítico havia 38 anos. Havia a crença de que, periodicamente, um anjo descia do Céu e agitava aquelas águas, e o primeiro que, naquele local, era mergulhado recebia a cura.

Não sabemos se essa história a respeito do anjo era real, mas também não podemos negá-la, pois as pessoas criam assim. Jesus viu aquele enfermo que, por muito tempo, esperava a sua vez de receber a bênção. O Mestre lhe perguntou se ele queria ser curado. Ele começou a explicar que, quando a água era agitada, ninguém o ajudava, então outro descia ao poço antes dele. Cristo lhe disse: Levanta-te, toma tua cama e anda (Jo 5.8b).

O homem creu na palavra que lhe foi dada, tomou a sua cama e foi para casa. Quando os judeus o viram carregar seu leito, perguntaram-lhe por que fazia aquilo, porque, no sábado, tal ato era ilícito. Assim, o ex-paralítico lhes respondeu: Aquele que me curou, ele próprio disse: Toma a tua cama e anda. Perguntaram-lhe, pois: Quem é o homem que te disse: Toma a tua cama e anda? (v. 11,12). O homem não sabia que o próprio Cristo o havia curado (v. 13).

Mais tarde, o Salvador o encontrou no templo e dirigiu-se a ele. Então, o homem perguntou pelo nome do seu Benfeitor e, depois, foi dizer aos judeus que era Jesus. Estes foram ao encontro de Cristo e logo passaram a persegui-Lo por curar no sábado. Porém, Ele lhes respondeu que Seu Pai trabalhava até aquela hora, e Ele também (v. 17). Essa resposta enfureceu os indagadores por Ele Se fazer igual ao Todo-Poderoso. 

Os judeus não aceitavam o fato de que Cristo fosse o Filho de Deus, pois, sendo Filho, também era Deus. Nisso eles não transigiam. Para eles, só havia um Deus. Eles estavam certos, mas não sabiam que o Criador Se compõe de três Pessoas distintas, formando um único Ser. Ainda hoje, esse mistério é incompreensível para o ser humano, mas pode ser aceito pela fé. Essa dificuldade de entendimento levou os judeus a quererem matar o Messias, por Ele falar a verdade!

Neste exato momento, você pode crer que tanto o Pai quanto o Filho estão trabalhando para ajudar a humanidade. Podemos clamar por socorro a qualquer hora, porque Deus está sempre pronto a atender as pessoas que O procurarem, dando-lhes a solução para os seus problemas, bem como o entendimento que as tornará sábias.

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Versículo do Dia

   Versículo do Dia


¹⁰ E não oprimais a viúva, nem o órfão, nem o estrangeiro, nem o pobre, nem intente cada um, em seu coração, o mal contra o seu irmão. 


Zacarias 7:10


Guarda O Meu Coração - Delino Marçal


 

PÃO DIÁRIO - 02/08/2025 - O padrão da sabedoria

 


O padrão da sabedoria

Pois em ti, Senhor, espero; pois tu me atenderás, Senhor meu Deus. —Salmo 38:15


Albert Einstein disse: “Apenas duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana, e eu não tenho certeza sobre o criador.” Infelizmente, parece que muito frequentemente não há limites para a tolice na qual nos envolvemos — ou os danos que criamos com as nossas tolices e as escolhas que elas promovem.
Foi numa fase assim de arrependimento que Davi derramou a sua luta e queixas a Deus no Salmo 38. Ao se deparar com os seus próprios fracassos, o rei-pastor fez um comentário perspicaz: “Tornam-se infectas e purulentas as minhas chagas, por causa da minha loucura” (v.5). Ainda que o salmista não nos dê os detalhes daquelas escolhas ou da piora de suas feridas, algo é certo: Davi reconheceu sua própria loucura e a sua causa.
A resposta para esta tolice destrutiva é aceitar a sabedoria de Deus. O livro de Provérbios 9:10 nos lembra: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência.” Apenas se permitirmos Deus nos transformar, poderemos superar as decisões tolas que geram tantos problemas. Com a Sua orientação amorosa, podemos seguir o padrão da sabedoria divina.
— Bill Crowder


Leia: Salmo 38:1-15

Examine: A Bíblia em um ano: Isaías 1-2;Gálatas 5

Considere: A sabedoria de Deus é dada àqueles que humildemente lhe pedem.

COLOQUE O SEU FOCO NA TERRA

 





Porque os malfeitores serão desarraigados; mas aqueles que esperam no SENHOR herdarão a terra. Salmo 37.9
  

Três coisas precisam ser deixadas para você ter sucesso na caminhada com Cristo. Do contrário, poderá se dar muito mal. Quem quer vencer logo observa as práticas abominadas por Deus e as abandona. Porém, o desajuizado não percebe o quanto se prejudica por deixar de buscar a face do Senhor. Ora, sem a iluminação celestial, ninguém consegue se livrar das tentações propostas pelo diabo.

A ira procura corações ressentidos e, quando os encontra, traz espíritos piores e investe contra as pessoas. É fácil perceber quem possui esse sentimento, porque o seu semblante logo o mostra. No entanto, há mestres na arte de enganar; porém, basta olhar com atenção para eles e descobrir a sua artimanha. Ora, o Altíssimo conhece todas as coisas e livra aqueles que O buscam de coração. Precisamos amá-Lo!

O furor faz o indivíduo respirar ódio contra a pessoa que lhe fez mal. Por isso, ele não vive direito nem a deixa viver. É nocivo ter o coração fechado para ela. Ora, o inimigo a usou e está prendendo também o ofendido, porque este se recusa a perdoá-la. Com isso, o ofensor e ofendido se igualam em maldade. É necessário ser instrumento nas mãos do Pai celestial, pois Ele é benigno.

É fundamental ter paciência; afinal, você será o único a pagar a conta ao se mostrar inquieto. A impaciência consegue mexer com toda a sua estrutura, ocasionando uma série de sofrimentos. Isso o impossibilita de ser dirigido pelo Espírito Santo. Você se esquece do que Deus lhe falou e toma atitudes equivocadas. Prefira a orientação do Senhor!

Quem for dominado pela ira, pelo rancor e pela impaciência será desarraigado da Terra da Promessa e, no fim, constatará a sua tola decisão. Portanto, abra o seu coração somente para o amor de Deus. Além do bem que você fará a si mesmo, sairão da sua boca apenas palavras brandas (Pv 15.1), capazes de ajudar os aflitos em seus problemas. Prefira sempre estar em Jesus e ter as palavras dEle para guiá-lo.

Esperar no Senhor e servir a Ele o farão bem-sucedido. Na Terra da Promessa, as benditas palavras inundarão o seu coração e o tornarão um herdeiro das posses do Pai celestial, junto com Cristo. Então, rejeite qualquer oferta do maligno de sentir ou desejar o que é proibido pelas Escrituras. Firmado na Rocha, fale de acordo com os oráculos do Todo-Poderoso. Ele tem mais para a sua vida do que você imagina.

A escolha é de cada um. A pessoa que prefere viver longe de Deus nem pensa no sofrimento que o diabo lhe causará aqui e no porvir. Sem dúvida, o inimigo reserva o pior para os rebeldes na eternidade. Entretanto, nenhum mal sucederá aqui no mundo aos fiéis ao Senhor. No Céu, eles provarão o quanto o Altíssimo é bom!

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

Versículo do Dia

    Versículo do Dia ⁸ Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos.  Salmos 32:8