quinta-feira, 31 de julho de 2025

Versículo do Dia

   Versículo do Dia


²⁰ Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda? 

Mateus 19:20

Anderson Freire - Agora Tenho Vida (Clipe Oficial MK Music)


 

PÃO DIÁRIO - 01/08/2025 - Tempos difíceis

 

Tempos difíceis


O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente. —Salmo 91:1


Algumas crianças adoram vangloriar-se de seus pais. Se você ouvir às escondidas conversas na vizinhança, vai ouvir uma criança dizendo: “Meu pai é maior que o seu!” ou “O meu pai é mais inteligente do que o seu pai!”. Essa exibição, frequentemente, está relacionada ao aviso de que se as crianças o estão ameaçando, é melhor tomarem cuidado porque o seu pai pode vir e derrubar todas elas, inclusive os pais delas!
Acreditar que o seu pai é o mais forte do quarteirão é muito inspirador diante do perigo. É por isto que eu amo o fato de o nosso Deus ser Todo-Poderoso. Isso significa que ninguém está à altura da Sua força e poder. Ainda melhor, significa que você e eu descansamos “…à sombra do Onipotente” (Salmo 91:1). Assim, não é de se admirar que o salmista possa confiadamente dizer que ele não temerá “…o terror noturno, nem da seta que voa de dia” (v.5).
Indiferente do que o hoje possa trazer ou do problema que você esteja enfrentando, não esqueça que o seu Deus é mais forte do que qualquer coisa em sua vida. Por isso, confie! A sombra da Sua onipresença garante que o Seu poder pode transformar até mesmo a pior situação em algo bom.
— Joe Stowell

Leia: Salmo 91

Examine: A Bíblia em um ano: Cântico dos Cânticos 1-3;Gálatas 2

Considere: Deus é maior do que o nosso maior problema.

FINEIAS EXECUTOU O JUÍZO

 

 

Resultado de imagem para Então, se levantou Fineias, que executou o juízo, e cessou aquela peste.

Então, se levantou Fineias, que executou o juízo, e cessou aquela peste.    Salmo 106.30
  

Foi um dos dias mais tristes da história do povo israelita, quando caminhava rumo à Terra da Promessa. Balaão, o mau profeta, ensinou Balaque, rei de Moabe, a colocar tropeços diante dos filhos de Jacó. O monarca moabita seguiu a orientação daquele profeta, o qual só poderia falar o que Deus lhe dissesse. Balaão, contudo, amou mais a recompensa prometida por esse governante, e fez a vontade do diabo (Nm 22―25).

Os israelitas haviam ganhado a batalha contra Seom, de Hesbom, e Ogue, de Basã, ambos reis dos amorreus. Por causa disso, o rei de Moabe contratou Balaão para amaldiçoar Israel. Balaque temia que o povo de Deus lutasse contra ele, a fim de tomar parte do seu território. No entanto, o Altíssimo havia proibido os filhos de Jacó de fazerem isso e, por certo, nem um milímetro das terras moabitas seriam alvo de quem respeita as decisões divinas.

O mau profeta não pode amaldiçoar a quem Deus abençoa. Ainda assim, Balaão ensinou aquele rei a usar de maldade contra o povo santo. Balaão foi extremamente perverso ao usar as mulheres moabitas para levar os israelitas a se prostituírem da forma mais vil, entregando-se ao pecado praticado em Sodoma. Como resultado da larga oferta, milhares dos filhos de Jacó se renderam ao maior festival pecaminoso da história deles. Que tragédia!

Os homens de Israel foram corrompidos pelas moabitas (Nm 25.1). Por causa disso, o Senhor mandou que Moisés enforcasse todo chefe de família (v. 5). Naquele dia, vinte e quatro mil homens morreram na adoração a Baal-Peor (v. 9). Perceba como o pecado pode seduzir até quem está mais perto de Deus. Se não vigiarmos quando ouvirmos alguém confessar suas iniquidades, podemos ser envolvidos pelas práticas mais nojentas. Misericórdia!

No meio de tanta dor, um israelita levou uma mulher midianita para a sua tenda, com o intuito de provocar o Senhor com ato impuro. Então, Fineias pegou a sua lança e atravessou-os pela barriga (Nm 25.6-8). Isso deve servir de aviso a quem não tem limites em suas atitudes imorais, pois será atingido pelas lanças espirituais.

Fineias executou o juízo, fazendo cessar aquela praga, e foi abençoado por isso. Hoje, sendo nós de outro espírito, temos de fazer praticar a justiça, pregando sobre a salvação trazida por Jesus e interrompendo as pragas que irrompem no meio das pessoas, inclusive nos filhos de Deus que prevaricam. A solução não é matar os pecadores, e sim resgatá-los das mãos do inimigo, o qual os possui e tenta destruí-los.

Você não pode perder a batalha contra o pecado que entrou em sua vida e na de sua família e está fazendo estragos. É preciso executar o juízo, o qual não é contra o homem, mas contra o pecado. Porém, é preciso conhecer a revelação das Escrituras acerca da obra de Jesus no Calvário, assumir a sua posição de guerreiro e levar os seus a se arrependerem das obras más e pedirem o perdão divino. Só assim a praga cessará!

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

terça-feira, 29 de julho de 2025

Versículo do Dia

   Versículo do Dia


² Guarda os meus                                                                                                                                                                                                                                     Provérbios 7:2


Marquinhos Gomes | Não Morrerei (Clipe Oficial)


 

PÃO DIÁRIO - 30/07/2025 - Insignificante

 

Insignificante


…veio a palavra de Deus a João, filho de Zacarias, no deserto. —Lucas 3:2

Os mobilizadores e estimuladores são pessoas que estão subindo a ladeira da influência e sucesso. O livro de Lucas menciona sete líderes proeminentes que exerceram controle na sociedade da sua época. O Imperador Romano Tibério César teve em suas mãos o poder da vida e da morte de pessoas em seu vasto império. Pôncio Pilatos representou Roma como governador da Judeia; enquanto Herodes, Filipe e Lisânias controlaram as pessoas, em âmbito regional. Anás e Caifás foram sumo sacerdotes, levando sua autoridade espiritual muito a sério.
Enquanto estes poderosos tinham as suas estratégias políticas, “…veio a palavra de Deus a João, filho de Zacarias, no deserto” (v.2). Quem poderia ser menos importante do que este homem misterioso que vivia no deserto e ouvia a voz de Deus? O que João Batista conquistaria “…pregando batismo de arrependimento para remissão de pecados”? (v.3). Ainda assim, multidões vieram a João em busca da verdade, afastando-se de seus erros e questionando se ele poderia ser o Messias (vv.7-15). João lhes disse: “…mas vem o que é mais poderoso que eu […] ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo” (v.16).
A vida de João nos ajuda a compreender o que significa ser importante aos olhos de Deus. Assim como João, que todas as nossas palavras e ações levem outros a Jesus.
— david c. mccasland


Leia: Lucas 3:2-6,15-18 

Examine: A Bíblia em um ano: Cântico dos cânticos 6-8;Gálatas 4

Considere: A nossa entrega a Deus precede o Seu importante trabalho em nossa vida.

O TAMANHO DA MISERICÓRDIA DE DEUS

 


 


Pois a tua misericórdia é grande até aos céus, e a tua verdade até às nuvens.    Salmo 57.10
  

A misericórdia de Deus é como Ele: imensurável. O Criador diz que ela é maior do que a necessidade de todas as pessoas juntas. Quem despreza esse dom celestial perde muito e verá que a sua atitude foi a pior possível, pois deixou o Manancial de águas vivas e escolheu cavar cisternas rotas (Jr 2.13). O homem precisa da bondade do Pai!

Ló falou dessa misericórdia, dizendo que o Senhor a engrandeceu para ele, pois a sua decisão de aproveitar a oferta de Abraão, escolhendo o território fluvial de Sodoma, por certo o fez enriquecer (Gn 19.19). Porém, como Ló não influenciou positivamente o comportamento dos moradores daquela região, o Altíssimo teve de destruí-los. Ao sair apenas com a roupa do corpo, Ló viu que Deus foi compassivo para com ele e os seus. O Pai celestial é fiel!

Ao entregar os Dez Mandamentos a Moisés, o Senhor disse que seria bondoso para com milhares que guardassem Seus estatutos. Mas Ele afirmou também que visitaria a maldade dos pais nos filhos até a terceira e quarta gerações de quem O aborrecesse (Êx 20.5), por exemplo, cultuando imagens de escultura. Os idólatras nem imaginam o mal que causam aos seus descendentes.

Jamais discuta com Deus ou O acuse de estender a Sua benignidade a algumas pessoas em detrimento das demais. O Senhor diz que Se compadecerá de quem Ele quiser (Êx 33.19). Isso significa que há fatores ocultos a nós sobre as atitudes do Altíssimo. Possivelmente, os deixados sem a assistência dEle desprezaram as oportunidades que Ele lhes deu.

Uma coisa é certa: Deus não é mau, e sim fiel em guardar o concerto até mil gerações aos que O amam e guardam Seus ensinamentos (Dt 7.9). Quando aceitamos Jesus como Salvador e praticamos os Seus preceitos, é quebrada a maldição que estava sobre nossos familiares, pois, ao crermos em Cristo, somos salvos. O manto da salvação é estendido aos nossos descendentes.

Veja o que é amaldiçoado pelas Escrituras e jamais faça o que elas proíbem, a fim de não acender a ira divina contra você. Quem ignora os preceitos bíblicos, quando der por si, verá que se afastou da piedade do Onipotente. Embora use meios santos, estes nunca se multiplicarão. Deus é benigno, mas também zeloso!

O Senhor promete vingar o sangue dos Seus servos que foram maltratados, mortos ou feridos por causa da Sua obra. Loucos são aqueles que desrespeitam as determinações celestiais. A Palavra declara que Deus sobre os seus adversários fará tornar a vingança, e terá misericórdia da sua terra e do seu povo (Dt 32.43b). A misericórdia divina é tão grande que vai até os Céus. Aleluia!

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

segunda-feira, 28 de julho de 2025

Versículo do Dia

   Versículo do Dia


E, quando já chegava perto da descida do Monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos, regozijando-se, começou a dar louvores a Deus em alta voz, por todas as maravilhas que tinham visto,

Larissa Santos - Quando Dobro Meus Joelhos (Clipe Oficial MK Music)


 

PÃO DIÁRIO - 29/07/2025 - Um amigo em necessidade

 

Um amigo em necessidade


Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade. —1 João 3:18


Há pouco tempo, minha esposa Janet e eu compramos uma quantidade de carne de um amigo que cria gado numa pequena fazenda. Era mais barata do que a carne do mercado, e a guardamos no freezer para usarmos nos meses seguintes.
Então, uma tempestade de raios cortou a energia em nossa região. Nas primeiras 24 horas, sabíamos que o freezer manteria a carne congelada. Mas no segundo dia, ainda sem luz, começamos a nos preocupar.
Ligamos para um participante do nosso grupo de estudo bíblico para nos ajudar. Ele cancelou o seu compromisso e apareceu em nossa porta com um gerador para prover energia ao freezer. Ficamos gratos por ele ter nos ajudado e sabíamos que era por causa do amor de Cristo.
O ditado “o amigo na necessidade é amigo de verdade” teve um novo significado para nós. O apóstolo João nos lembra: “Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade (1 João 3:18). Às vezes, isso significa nos incomodarmos para cuidar dos interesses dos outros ou receber essa ajuda quando necessitamos. Afinal de contas, Cristo fez isso por nós; é uma bênção ser as Suas mãos e pés em amor uns aos outros.
— Dennis Fisher


Leia: 1 João 3:11-18

Examine: A Bíblia em um ano: Cântico dos cânticos 4-5;Gálatas 3

Considere: Quando amamos Jesus, amamos aos outros.

UM DOS MAIS BELOS ATOS - CRER NO SENHOR

 

 




Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como disse: Assim, jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo.     Hebreus 4.3
  

Esse local de quietude garantido por Deus não é neste mundo, embora a confiança em Cristo nos dê um alívio nas lutas diárias. A cada momento de provação, ou quando vislumbramos uma promessa colocada diante dos nossos olhos, precisamos tomar uma das atitudes mais belas: crer no Senhor. De nada vale ficar recitando a Palavra, se não cremos nela. Há um descanso à nossa espera, do qual não podemos abrir mão.

Não podemos ficar para trás, como tem acontecido com muitos que esfriaram no zelo e no amor a Deus. Eles já não creem nas promessas bíblicas. Os que se retiraram da caminhada cristã perderam a fé e o dom de amar o Senhor. Pobres vidas! Foram iluminadas, mas deixaram as trevas voltarem. Quem perseverar até o fim entrará no sossego eterno do Pai. Aleluia!

Quando a Palavra não é colocada em ação, e o coração está longe dela, é inútil citá-la. Por não ter sido misturada com a fé, ela fica infrutífera. Fomos feitos pela, na e para a Palavra. A nossa existência só terá sentido quando cumprirmos as Escrituras. Ela tem de assumir o lugar ausente de Jesus em nós!

Quem não permanecer inabalável será ordenado a marchar rumo ao fogo inextinguível, porque praticou iniquidade. Já os firmes na fé herdarão a salvação, pois o Mestre garantiu isso (Mt 24.13). Os estatutos divinos devem ocupar o primeiro lugar em nosso coração (Sl 119.33). Continue a caminhar sem olhar para trás!

Aproprie-se de tudo o que você tem ouvido acerca do Evangelho. Sua felicidade eterna depende do quanto você ama a Deus (Jo 14.21). Não relaxe em sua missão, mas se dedique a ela. Assim, você entenderá as coisas que ainda faltam ser feitas. Não abandone a fé em Cristo, pois ela lhe foi dada para você cumprir o que foi ordenado.  Se não tiver mais forças para continuar, fale com o Todo-Poderoso, e Ele o ajudará.

Não deixe a fascinação das riquezas entrar na sua alma, nem os cuidados da vida o embaraçarem, tampouco a ambição de outras coisas mudar seu foco. Ao entender o plano divino, você recebe o dom de crer no Altíssimo. Com isso, pode mudar a sua trajetória para a de quem passará a eternidade ao lado do Senhor. Por que rejeitar o melhor de Deus?

Que tal se acertar com o Criador agora, mudando radicalmente o seu proceder? Os incrédulos não entrarão no Seu repouso. Qual é o seu alvo? A falsa felicidade na Terra ou a verdadeira no Céu?

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

sábado, 26 de julho de 2025

Versículo do Dia

   Versículo do Dia


E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.


Regis Danese - Tu Podes (Clipe Oficial MK Music)


 

PÃO DIÁRIO - 27/07/2025 - O bom e o mau


O bom e o mau

…Davi, meu servo […] andou após mim de todo o seu coração… —1 Reis 14:8


Comecei a estudar, recentemente, os reis do Antigo Testamento que andaram após Deus “…de todo o seu coração…” (1 Reis 14:8) e são um exemplo a seguir (3:14; 11:38). Os reis maus são conhecidos por sua obstinada rejeição a Deus e por liderar os seus súditos à idolatria. O rei Jeroboão, o primeiro a governar Israel após a divisão do reino, em seu legado é lembrado como um dos piores reis “…pelos pecados que […] cometeu e pelos que fez Israel cometer” (14:16). Pelo seu mau exemplo, muitos reis que vieram depois são comparados a ele e descritos como tão maus como ele foi (16:2,9,26,31; 22:52).
Cada um de nós tem um local de influência e podemos usar esta influência para o bem ou para o mal. Uma fidelidade ilimitável a Deus é uma luz que resplandecerá e deixará um legado de bondade.
Nós temos o privilégio de glorificar o Senhor. Que outros vejam Sua luz brilhando em nós e sejam atraídos à Sua bondade.
— Cindy Hess Kasper


Leia: 1 Reis 14:7-16 

Examine: A Bíblia em um ano: Eclesiastes 10-12;Gálatas1

Considere: A menor luz ainda brilha na escuridão da noite.

APÓS UMA TOLA DECISÃO

 


Resultado de imagem para após uma decisão errada vem a decepção, temos que vigiar



E Zerá, o etíope, saiu contra eles, com um exército de um milhão de homens e trezentos carros, e chegou até Maressa.    2 Crônicas 14.9
  

Asa ia muito bem. O país tinha paz e prosperidade, e todos viviam alegres com o seu reinado. Ele mesmo declarou que o Senhor lhes dera aqueles dez anos de paz e abundância. Porém, ele não vigiou, e o pensamento negativo, de incredulidade, tomou conta do seu coração. Parecia um profeta, e, talvez, ele se considerasse como tal, porque, do nada, conclamou o povo a se preparar para a guerra. Por que fazemos coisas semelhantes?

O rei nem pensou na proposta que fez. Na verdade, ele estava dizendo ao Senhor que não mais os protegesse, porque já tinham dinheiro suficiente para criar barreiras ao redor do seu território. Que estupidez! Se Deus os guardara até aquele momento, não poderia continuar a fazer isso? Veio do Altíssimo a ideia de se equiparem para a batalha? Claro que não! Ora, muita gente contrata seguranças e, quando surgem os assaltos, acham que fizeram o certo.

Na visão de Asa, ele deveria usar os recursos para construir muros, torres, portas e ferrolhos. No entanto, se orassem, Deus lhes revelaria os acontecimentos, os quais seriam armas letais do Inferno. Por ter criado um exército de 580 mil homens de Judá e Benjamim, o rei deve ter sido louvado pelas pessoas que não andavam com o Senhor e, por isso, achavam certo tomar aquelas precauções.

O Muro de Fogo que os protegia ficou decepcionado. Deus sente o mesmo em relação às pessoas que se tornam vaidosas e começam a “se cuidar”. Elas deixam de investir os meios concedidos por Ele na obra de evangelização, mas compram casas, barcos e aviões. Com isso, na sua ostentação, sentem-se desprotegidas e contratam seguranças para guardá-las. Asa nem desconfiava de que seu plano era mau e, em breve, ele veria a guerra nos seus termos.

Então, dos confins do mundo, surgiu contra eles Zerá, o etíope. Quando Asa abandonou seu pacto com o Senhor, o diabo providenciou esse homem da Etiópia, o qual, com um exército de 1 milhão de homens e 300 carros, tomou posse do território do povo de Deus e chegou até Maressa. O rei caiu em si e viu que havia dois soldados etíopes para lutar com cada um dos seus. Assim, resolveu apelar para o Senhor.

Nada daquilo teria acontecido se Asa tivesse mantido seu concerto com o Altíssimo. Pense bem nos seus atos, bem como nas palavras ditas sem orar ao Pai  e buscar a Sua vontade. Ora, se Ele não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela (Sl 127.1), mesmo que esta crie um exército ou construa muralhas! De Deus é a guerra, e bom é quando Ele a trava sozinho, como ocorreu anos depois com Josafá. Ainda há tempo para voltar atrás.

Se você está com problemas e, embora esteja orando, a solução não vem, veja onde caiu e se reconcilie com Deus. Fora da Aliança, você terá muitos prejuízos. Quem serve ao Senhor não serve a si mesmo, mas é servido por Quem Se cingiu de uma toalha e lavou os pés dos discípulos. Deixe-O limpá-lo do que o impede de ter parte com Ele.

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

sexta-feira, 25 de julho de 2025

Versículo do Dia

   Versículo do Dia


¹⁴ Eu vos castigarei segundo o fruto das vossas ações, diz o Senhor; e acenderei o fogo no seu bosque, que consumirá a tudo o que está em redor  

Jeremias 21:14

Anderson Freire - Raridade (Ao Vivo)


 

PÃO DIÁRIO - 26/07/2025 - Sucesso miserável

 


Sucesso miserável

…Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. —Lucas 9:23


“Em qualquer coisa que um homem faça sem Deus, ele deverá falhar miseravelmente — ou ser miseravelmente bem-sucedido”, escreveu George MacDonald (1824–1905), um romancista escocês, poeta e ministro cristão. Essa afirmação intrigante é frequentemente citada por palestrantes e escritores modernos e aparece no livro de MacDonald chamado Sermões Não Pronunciados.
Ele estava lidando com o difícil assunto da autonegação de um cristão e com a ideia de como devemos aplicar o seguinte ensinamento de Jesus: “…Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará” (Lucas 9:23-24).
Ao invés de simplesmente tentar suprimir os nossos desejos naturais, MacDonald disse que a verdadeira autonegação significa que “devemos ver as coisas como [Cristo] as viu, considerá-las como Ele as considerou; precisamos tomar a vontade de Deus como a própria vida de nosso ser… não devemos mais pensar ‘O que eu gostaria de fazer?’, mas sim ‘O que o Deus vivo tem para eu fazer?’”
Ter apenas o que nós queremos é ser miseravelmente bem-sucedidos. O verdadeiro sucesso está em perder nossas vidas por amor a Jesus e reencontrá-las plenas e livres em Sua vontade.
— David C. McCasland

Leia: Lucas 9:18-27 

Examine: A Bíblia em um ano: Jó 11-13;Atos 9:1-21

Considere: O espírito de humildade e autonegação precede uma caminhada profunda e próxima de Deus.

UM ALERTA QUE VEM DE DEUS

 


Resultado de imagem para devemos contar com o favor de DEUS em todos os momentos.

Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.    Salmo 23.2
  

Ao dizer: O SENHOR é o meu pastor (Sl 23.1), Davi estava mais do que revelando por que ele contava com o favor divino em todos os momentos. Tendo sido usado como profeta, ele nos mostrou, de modo simples, a forma de vivermos bem e sermos vitoriosos em tudo. Quando o Altíssimo é o nosso Pastor, nada nos falta. Isso soa como um grito de Deus para deixarmos que Ele nos governe, pois, assim, seremos felizes. 

Davi mostrou-se positivo na fé, sem jamais creditar ao Senhor algum fato triste e possível de ocorrer. Afinal, o Todo-Poderoso só faz coisas boas. Da Fonte do bem não pode jorrar algo mau e venenoso. Procure entender a Palavra e peça sabedoria do Alto. Então, saberá como extrair dos Céus o necessário para ser bem-sucedido e ter a certeza da salvação.

O jovem pastor de Israel se comparava às ovelhas da sua família, as quais estavam sob a sua guarda. Como um guia responsável, ele procurava levá-las a pastos verdejantes, onde comeriam o melhor. Ele cria que Deus o conduzia dessa mesma forma. Que tipo de fé em Cristo você tem desenvolvido? Tem obedecido aos mandamentos revelados? Atenção: você dita a sua maneira de viver!

Veja como tem sido a sua vida e conclua se o Senhor é o seu Pastor e se tem dado a Ele a importância devida. Examine se você ama realmente quem está ao seu lado, ou se ele é simplesmente um objeto em suas mãos. É preciso ver seus filhos crescerem em estatura, sabedoria e no temor a Deus. Se Ele estiver no comando do seu lar, você o conduzirá bem. E a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá (Lc 12.48).

Quem paga um preço caro para sobreviver, ou, às vezes, lança mão de coisas desonestas para conseguir algo, não permite que o Altíssimo o dirija. Deus nunca escreve certo em linhas tortas. Para Ele tudo tem de ser puro e cheio de virtude. Nunca assuma nada que o diabo lhe mostra, porque ele é mentiroso e só quer a sua destruição aqui e na eternidade. Vigie!

As nossas águas têm de ser tranquilas, sem sofrimentos nem inimigos. Rejeite as armadilhas do reino das trevas. Respeite o bem dos outros, e os seus serão respeitados. Faça ao seu próximo aquilo que você gostaria que lhe fizessem. Quem é orientado pelo bom Pastor é cortês, bondoso e amável. Viver com Deus é estar fora do alcance do maligno!

Na presença do Altíssimo, você será bem alimentado e saciado com o melhor, pois, como o nosso Pastor, o Senhor tem prazer em nos conduzir em triunfo continuamente. Você tem todas as possibilidades de vencer. Basta temer a Deus e fazer bem ao seu semelhante. 

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

quinta-feira, 24 de julho de 2025

Versículo do Dia

   Versículo do Dia


¹³ Poupa-me, até que tome alento, antes que me vá, e não seja mais. 

Salmos 39:13

Léa Mendonça e Nathália Braga - Chora Que A Vitória Vem (Ao Vivo) (Clipe Oficial MK Music)


 

PÃO DIÁRIO - 25/07/2025 - O amor é tudo

 

O amor é tudo


E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor… —1 João 4:16



Vi um letreiro na frente de uma igreja que me pareceu um bom lema para relacionamentos: Receba amor. Dê amor. Repita.
O maior amor que recebemos é o amor de Deus. Ele nos amou tanto que deu o Seu Filho Jesus para viver, morrer e ressuscitar para nos redimir (1 João 4:9). Nós recebemos o Seu amor ao recebermos Jesus como o nosso Salvador e Senhor. “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome” (João 1:12).
Após experimentarmos o amor de Deus, podemos então aprender a dar amor. “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus…” (1 João 4:7).
O amor de Deus nos capacita a amar nossos irmãos e irmãs em Cristo. Ensinamos, encorajamos e repreendemos. Choramos e nos alegramos. O amor que damos é gentil, atencioso e solidário. Aprendemos com Jesus que devemos amar até mesmo os nossos inimigos: “…amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem” (Mateus 5:44). Amar aos outros, em algumas situações, pode ser desafiador, mas é possível pelo amor que Deus nos deu antes.
Um bom plano para as nossas vidas hoje: Receba amor. Dê amor. Repita.
— Anne Cetas

Leia: 1 João 4:7-19

Examine : A Bíblia em um ano: Provérbios 10-12;2 Coríntios 4

Considere: Receba amor. Dê amor. Repita.

A SABEDORIA DO REI ASA

 





E Asa fez o que era bom e reto aos olhos do SENHOR, seu Deus.     2 Crônicas 14.2
  

Asa, rei de Judá, sabia do trabalho que seu pai tivera com Jeroboão. Este  fundara o reino do Norte com as dez tribos que se juntaram a ele, mantendo o nome de Israel (1 Rs 11.31). Ficaram somente Judá e Benjamim, quando Roboão, avô de Asa, ainda era o governante. No entanto, Jeroboão fez dois bezerros de ouro e mandou o povo adorá-los (1 Rs 12.28,29), como se eles o tivessem tirado do Egito. Tristemente, a estratégia de Satanás repetiu-se em Judá.

Onde o temor a Deus desaparece, nasce um desejo para feitiçaria e cultos sem a presença do Senhor; então, os problemas surgem. Asa foi sábio ao ordenar a retirada das coisas ligadas à idolatria em Judá. Livre de altos, estátuas e bosques dedicados aos deuses estranhos, o povo agradou ao Altíssimo, e o reino teve paz. O favor divino apareceu!

Qualquer país, estado ou cidade, onde as autoridades tiverem coragem de acabar com os altares dedicados ao inimigo, será abençoado pela mão do Altíssimo. Quem pensa que um trabalho de feitiçaria ajudará mais tarde verá que estava iludido; afinal, o diabo é mau de qualquer jeito. Dê ouvidos ao Pai celestial, porque Ele é o único Deus. Quem O ama é amado por Ele!

O culto ao inimigo irrita o Senhor pelo fato de as pessoas se entregarem voluntariamente ao diabo, o qual as destruirás. Com isso, o maravilhoso plano de Deus fica inoperante, e elas passarão a eternidade no lago de fogo e enxofre, que é a segunda morte (Ap 20.14). Porém, o Altíssimo é bom e deseja o melhor para todos.

Asa agiu corretamente aos olhos de Deus e, com isso, em Judá, já se viam pessoas com bons propósitos e prosperando. A mão divina sempre será com quem se inclinar para o bem. Sendo o Criador e dono de tudo, Ele deseja que todos se salvem (1 Tm 2.4). Quando abrimos o coração para o Senhor, tudo coopera para o nosso bem, porque O amamos (Rm 8.28). 

Ao entender como tinha de proceder diante do Senhor, o rei O viu operando no meio do povo. Assim, eles tiveram dez anos de paz e progresso. Da mesma forma ocorrerá com sua família; basta que busquem a vontade do Altíssimo. Não há por que se deixar levar pela lábia de quem é mentiroso e pai da mentira (Jo 8.44), se você pode ter acesso ao Pai das luzes (Tg 1.17)!

O rei baixara um decreto segundo o qual todos deveriam buscar o Senhor, Deus de seus pais, e observar a Lei e o mandamento (2 Cr 14.4). Com isso, abriram a porta para o Todo-Poderoso executar o Seu propósito entre eles, e Ele o fez. O mesmo decreto fechou a porta para o diabo. Quem fica neutro e usa do conhecido relacionamento político para com todos, por exemplo, descobrirá que foi insensato. Ora, ter o beneplácito de Deus é melhor do que viver atendendo aos ímpios. Creia!

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

quarta-feira, 23 de julho de 2025

Versículo do Dia

   Versículo do Dia


 ³⁸ E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar seus pés com lágrimas, e os enxugava com os cabelos da sua cabeça; e beijava seus pés, e os ungia com o unguento.

⁵⁰ E disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz. 


Lucas 7:38,50

Giovana Marins - Eu Vou Te Sustentar (Clipe Oficial)


 

PÃO DIÁRIO - 24/07/2025 - O poder do reconhecimento

 

O poder do reconhecimento

Sempre dou graças a [meu] Deus a vosso respeito, a propósito da sua graça, que vos foi dada em Cristo Jesus. —1 Coríntios 1:4


Em um estudo recente, 200 mil funcionários foram entrevistados para descobrir o ingrediente que falta em sua produtividade. Concluiu-se que a valorização e o reconhecimento eram os primeiros itens da lista do que eles queriam de seus superiores. Esta pesquisa indica que obter reconhecimento é uma necessidade humana básica.
O apóstolo Paulo parecia perceber esta necessidade nos cristãos de Corinto, por isso, antes de enchê-los com palavras de disciplina, os cobriu de reconhecimento. Como o seu líder espiritual, Paulo iniciou a sua carta com agradecimentos a Deus pela graça despendida na vida deles.
Antes distantes de Deus, estes cristãos eram agora participantes em Sua graça por meio da morte e ressurreição de Cristo. Unidos em Jesus, eles estavam recebendo dele as suas vidas espirituais e o fruto desta união era o crescimento espiritual em santidade (1 Coríntios 1:4-7). Paulo, deliberada e continuamente, agradeceu ao Senhor pela obra na vida dos cristãos coríntios. Acredito que eles estavam mais aptos a suportar as duras críticas de Paulo por causa do seu afetuoso reconhecimento.
Ao vermos pessoas que estejam obedecendo a Deus, dediquemos um momento para reafirmá-las e para agradecer a Deus pelo que Ele tem feito por intermédio delas.
— Marvin Williams


Leia: 1 Coríntios 1:4-9

Examine: A Bíblia em um ano: Provérbios 8-9;2 Coríntios 3

Considere: Elogie em voz alta, corrija com palavras gentis.

A RESPOSTA DE MOISÉS AO DESESPERO DOS ISRAELITAS

 



Resultado de imagem para Moisés ouviu as instruções do Senhor.


Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais vereis para sempre.   Êxodo 14.13
  

Moisés ouviu as instruções do Senhor. Ele estava acostumado a ser usado por Deus, por isso falou com ousadia aos israelitas sobre o que sucederia se fossem obedientes. Cada ponto da orientação veio dos Céus; logo, a chance de dar errado era zero. Eles entenderam: tinham de marchar em direção àquele mar aberto diante deles, crendo que chegariam do outro lado.

Eis a primeira ordem de Deus: Não temais. Embora fosse perigosa a travessia pelo vale que surgiu entre as duas paredes de águas, feitas pelo vento leste que soprava toda noite, nada lhes aconteceria, porque a Palavra do Senhor garantia isso. Nos momentos mais difíceis da vida, o segredo é confiar em Deus. Mesmo tudo dando a entender que nada pode ser feito, a mão divina sustentará quem nEle crer. 

A segunda ordem foi: Estai quietos. Os israelitas não poderiam falar uns com os outros, nem comentar que estavam com medo. A fé no Senhor não deixa dúvidas surgirem em seu coração. Então, esteja convicto de que Quem prometeu é poderoso para fazer a Sua Palavra ser cumprida. Pelo lado humano, a caminhada para o êxodo era só de confiança. Da mesma forma, também devemos nos tranquilizar e crer!

Agora, a terceira orientação: Vede o livramento do SENHOR. Afinal, cooperando com Ele, tudo daria certo para o povo santo. A nossa parte no plano de Deus é pequena, mas necessária. Não temos de saber como Ele cura o cego, o paralítico ou outro enfermo. Se crermos nEle, veremos a obra ser realizada diante dos nossos olhos.

Havia um tempo marcado para aquela maravilha ocorrer: aquele dia. Deus estava à frente do Seu povo; portanto, nenhum soldado do Egito faria mal a qualquer israelita, fosse um idoso ou uma criança. Tudo funciona como o Senhor planeja. O homem ainda não descobriu como aquele vento separou o mar e manteve as duas muralhas de águas de pé, durante o percurso dos descendentes de Jacó até o outro lado. 

Após esse evento, eles nunca mais veriam aqueles egípcios. Chegará um momento no qual a paciência de Deus se esgotará em relação às pessoas que procuram destruir a Sua obra. Mas, até esse momento chegar, temos de continuar caminhando e crendo. Porém, o certo é que os inimigos serão riscados da vida. Ao terminar a obra, não voltaremos a ver quem prejudicou.

A resposta de Moisés ao desespero dos israelitas era tudo o que precisavam ter. O Altíssimo lhes deu a vitória sobre quem procurou acabar com eles. Da mesma forma, nada derrotará você, se seguir as orientações do Senhor em Sua Palavra. 

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

terça-feira, 22 de julho de 2025

Versículo do Dia

   Versículo do Dia


Se de fato é justo diante de Deus que dê em paga tribulação aos que vos atribulam,

E a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder,

Sarah Farias - Majestoso (Ao Vivo) (Clipe Oficial MK Music)


 

PÃO DIÁRIO - 23/07/2025 - Durante toda esta hora

 


Durante toda esta hora

Guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação, em quem eu espero todo o dia. —Salmo 25:5

Muitos conhecem o majestoso carrilhão do Grande Relógio de Westminster, de Londres, conhecido como Big Ben. Na verdade, alguns de nós podemos ter relógios em casa que soem a mesma badalada a cada hora. De acordo com o pensamento tradicional, a melodia foi tirada do oratório Messias de Händel. E as palavras inscritas na sala do relógio Big Ben têm um significado transcendente:
Durante toda esta hora,
Guia-me, Senhor;
E que por Teu poder,
Nenhum passo se desvie.
Estas palavras são um bom lembrete da nossa constante necessidade pela orientação de Deus. O rei Davi reconheceu que precisava ser orientado ao longo do dia à medida que enfrentava os desafios da vida. No Salmo 25, ele diz: “Guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação, em quem eu espero todo o dia” (v.5). Desejando ser um seguidor aprendiz de Deus, Davi olhou para o seu Redentor em busca de direção. O desejo de seu coração era depender confiadamente no Senhor durante o dia todo.
Que este seja o nosso desejo também. Geralmente começamos o dia pedindo a ajuda de Deus, mas então as distrações concorrentes podem desviar a nossa atenção dele. Senhor, lembre-nos de orar: Durante toda esta hora, guia-me, Senhor.
— Dennis Fisher

Leia: Salmo 25:1-11 

Examine: A Bíblia em um ano: Provérbios 6-7;2 Coríntios 2

Considere: Que Jesus seja o seu primeiro pensamento pela manhã e o último pensamento à noite.

NA CRISE, O MOCINHO DESAPARECE

 

 

Resultado de imagem para Não abra a boca em tempos de crise,


E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirares de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, que nos tens tirado do Egito?    Êxodo 14.11
  

Quando os hebreus saíram do Egito, eram mais de três milhões de pessoas. Essa foi uma obra mais que perfeita! Embora Faraó fosse um homem mau e vingativo, o Senhor soube fazê-lo libertar Seus filhos, sem que nenhum deles morresse. As pragas lançadas por Moisés quebraram as reservas do rei. Se este tivesse permitido que seus escravos fossem embora quando surgiu a primeira praga, ele os teria matado em seguida.

Tudo corria às mil maravilhas, até os hebreus ouvirem que Faraó saíra atrás deles com seu exército, e isso significava destruição. Então, desesperaram-se e começaram a murmurar. Por que fazer isso, se o Senhor garante que nenhum mal nos sucederá nem praga alguma chegará à nossa casa? (Sl 91.10). Ao dar ouvidos a Faraó, encheram-se de medo e deixaram de ser os mocinhos. 

Fique firme na Palavra de Deus. Desse modo, você desprezará o inimigo. Com receio, os hebreus falaram coisas que desagradaram ao Senhor, esquecendo-se de que Ele é poderoso para fazer o necessário para livrar os Seus. Não abra a boca em tempos de crise, porque você pode ofender o Todo-Poderoso. Dirija-se a Ele em oração.

Ao falar sem a unção divina, você cava seu próprio túmulo. O povo de Deus recordou-se de que havia pedido a Moisés, ainda no Egito, que o deixasse servir aos egípcios, pois preferia curvar-se ao adversário a morrer no deserto. Essa foi uma demonstração de fraqueza! Ora, o Senhor não poderia vencer o malvado Faraó? Eles não aprenderam que Deus é perfeito?

O homem é o mesmo em todos os lugares e fala as mesmas palavras sempre. Por isso, não temos de dar atenção a ele, e sim ao Criador. O Senhor havia prometido que libertaria Seu povo da escravidão e o levaria a terra prometida a Abraão, Isaque e Jacó. Os hebreus deveriam ter confiado em Quem nunca errou, mas cumpriu Suas promessas. A atitude deles não foi boa.

O Altíssimo endureceu o perverso coração de Faraó, para que ele e demais egípcios perseguissem o povo de Deus, pois queria dar um fim neles. Como não entenderam, os hebreus temeram e falaram novamente palavras ofensivas contra Moisés, lembrando que, no Egito, ao contrário do deserto, havia sepulcros para que eles mesmos fossem enterrados. Eles passaram dos limites!

O servo do Senhor orou a Ele e ouviu dEle que deveria dar uma mensagem positiva ao povo e obrigá-lo a caminhar em direção ao mar. Ao ferir as águas, um vento forte vindo de leste a oeste, começou a soprar, e elas se abriram.

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

segunda-feira, 21 de julho de 2025

Versículo do Dia

   Versículo do Dia


A palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é o Senhor de todos);

Gisele Nascimento - DVD 20 Anos (Ao Vivo)


 

PÃO DIÁRIO - 22/07/2025 - Ilumine a noite


Ilumine a noite


Os que forem sábios, pois, resplandecerão […] como as estrelas, sempre e eternamente. —Daniel 12:3


Em uma noite branda de outono quando o céu estava escuro e a lua estava cheia, milhares de pessoas da minha cidade se reuniram nas margens do rio para soltar pequenos balões de ar quente conhecidos como lâmpadas celestes. Eles as soltaram na escuridão e observaram enquanto as luzes subiam para se juntar à lua numa exibição deslumbrante que transformou o céu noturno numa obra de arte brilhante.
Quando eu vi fotos da ocasião, fiquei chateada por eu não estar na cidade e ficar de fora. Mas alguns dias depois, percebi que o que aconteceu em Michigan, EUA, poderia ser visto como um símbolo da conferência em que eu participei em Nova Iorque. Mais de mil pessoas vindas de 100 cidades ao redor do mundo se reuniram para planejar uma “obra de arte” — como iluminar a escuridão em suas cidades pela implantação de igrejas e o alcance de milhares de pessoas com o evangelho de Cristo, a Luz do mundo.
O profeta Daniel escreveu sobre um tempo quando aqueles que trouxerem outros ao Senhor brilharão como estrelas para sempre (Daniel 12:3). Todos nós podemos nos unir nessa grande ocasião. Quando brilhamos a luz de Cristo em lugares escuros onde trabalhamos e vivemos, Ele está iluminando o céu escuro com estrelas que jamais se apagarão.
— Julie Ackerman Link


Leia: Daniel 12:1-3 

Examine: A Bíblia em um ano: Provérbios 3:5;2 Coríntios 1

Considere: Quando a Luz do mundo iluminar a terra, a Sua beleza atrairá as pessoas de todas as nações.

Versículo do Dia

  Versículo do Dia ⁹ E todo o povo o viu andar e louvar a Deus;  Atos 3:9