segunda-feira, 5 de março de 2018

PERDÃO CONDICIONADO



Resultado de imagem para Olhai por vós mesmos. E, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; e, se ele se arrepender, perdoa-lhe


Olhai por vós mesmos. E, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; e, se ele se arrepender, perdoa-lhe.Lucas 17.3
  

O pecado que cometemos contra uma pessoa nos submete à autoridade dela. Porém, se somos convencidos pelo Santo Espírito do nosso erro, devemos procurar o dom do arrependimento e suplicar a Deus que o coração dela nos ouça e nos perdoe. Certamente, Quem começou a boa obra há de terminá-la (Fp 1.6). Assim, podemos estar convictos de que o senhorio do espírito imundo será erradicado da nossa vida. Aleluia!

É preciso ter cautela para repreender quem pecou contra você, pois o objetivo principal é levar tal pessoa a se arrepender. Não podemos ser apressados, dizendo que ela está errada e já lhe perdoarmos. Precisamos trabalhar com o Espírito Santo, para que ela não se perca. Veja bem, sofremos com as atitudes dela e ainda daremos conta da perdição que lhe está reservada?

Só podemos oferecer o perdão a quem quer deixar o pecado. De outro modo, esse indivíduo banalizará esse ato de altíssimo significado, aceitará outras tentações e recusará a oferta do Senhor de arrependimento e salvação. Que não seja por sua culpa se ele se retirar triste da presença do Altíssimo! Infelizmente, pelo fato de amarem o pecado, muitos preferem ir para a perdição eterna a deixar o seu erro. Quem está na posição de pecador deve ser tratado pelo próprio Deus.

Perdoar é tão sério, que, se a pessoa se arrepender, você deve conceder o perdão a ela. Ora, ninguém se arrepende por si só, mas debaixo de uma convicção do Santo Espírito. Porém, algumas pessoas são acometidas pelo remorso, mas isso não significa arrependimento. O arrependido se mostra arrasado, confessa detalhes das suas faltas e, por fim, suplica pelo perdão. Somos proibidos de perdoar a quem não se arrepende, para o próprio bem dele.

A obra tem de começar pelo Espírito de Deus e terminar com Ele. Se você ficou chocado com o que ouviu e se irou, peça um tempo para orar e sentir do Senhor como proceder. Depois de meditar na orientação divina e clamar, comunique a sua decisão. Quando alguém foi convencido pelo Espírito Santo de seu erro, não podemos negar a essa pessoa o perdão, sob pena de nos acharmos lutando contra o Senhor. Porém, não se apresse a dizer nada, a não ser o que sentir de Deus.

Ao ouvir do Mestre sobre esse assunto, os apóstolos pediram que lhes acrescentasse a fé, pois se tratava de algo muito sério. A fé é dada a nós para nos livrarmos de doenças e problemas financeiros, familiares, além de outros. Medite nos textos bíblicos sobre perdão, a fim de poder perdoar, pois tudo o que não é de fé é pecado (Rm 14.23). Só mesmo com fé você conseguirá conceder o verdadeiro perdão e salvar alguém que já se encontra à porta da condenação. Vigie e ore!

Quando eles pediram a Jesus que lhes acrescentasse a fé para perdoar, Ele respondeu: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui e planta-te no mar, e ela vos obedeceria (Lc 17.6). Ninguém jamais viu uma planta se soltar da terra, dirigir-se ao mar e se fincar lá. Medite na Palavra e aprenda tudo o que é necessário à sua vida espiritual!

Em Cristo com amor,



R. R. Soares

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Quem poderá dizer: Purifiquei o meu coração, limpo estou de meu pecado? Provérbios 20:9